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Como fazer o objeto andar só um grid

em Qua 02 Nov 2011, 16:23
Gostaria de saber como fazer um objeto ir para o grid ao lado caso um botão fosse pressionado. Se possível caso ele faça colisão a direita, ir para esquerda, e vice versa.
Obrigado desde ja
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Re: Como fazer o objeto andar só um grid

em Qua 02 Nov 2011, 17:54
Entendi, você quer uma espécie de alavanca, certo? Isso é fácil, só é ter em mãos a sprite dele para um lado e outra para o outro. Então no evento de colisão com o jogador, checa qual lado a alavanca está e muda pra o lado oposto desse. Na prática, seria algo assim:

Create:
Código:
lado = 0 // Esquerda = 0 | Direita = 1. Não é obrigado esses valores, só pra exemplo
Step:
Código:
if lado == 0
{
    sprite_index = spr_alavanca_esquerda;
}
else if lado == 1
{
    sprite_index = spr_alavanca_direita;
}
Evento de colisão com o obj_player:
Código:
if keyboard_check_pressed(vk_space) // Se o player apertou a barra de espaço
{
    if lado == 0 // Se o lado for 0, vamos colocar para o lado 1
    {
          lado = 1;
    }
    else if lado == 1 // Se o lado for 1, vamos colocar o lado 0
    {
          lado = 0;
    }

}
O Step vai cuidar da troca de sprites, portanto apenas atribuição de variáveis são necessárias na colisão. Só é encostar na alavanca e apertar espaço que a mágica acontece! Claro que isso fica a seu critério sobre qual tecla ter que apertar.
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Re: Como fazer o objeto andar só um grid

em Qua 02 Nov 2011, 18:39
Na verdade, eu tenho um sprite. uma caixa retangular 16x32, e várias caixas quadradas 16x16 uma do lado da outra. Eu queria, ao apertar espaço, que se o quadrado estiver dentro do retangulo no lado direito(do retangulo) ele andasse pra esquerda e se tiver um quadrado dentro do retangulo no lado esquerdo, ir para a direita. Mas queria que as caixas movessem apenas um grid, pois do jeito que eu fiz, o quadrado anda e nunca mais para. e se eu colocar colission do quadrado com o retangulo ele não anda de jeito nenhum.
Obrigado pelo tempo.
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