GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Como fazer o objeto andar só um grid

2 participantes

Ir para baixo

Como fazer o objeto andar só um grid Empty Como fazer o objeto andar só um grid

Mensagem por Makibara Qua 02 Nov 2011, 16:23

Gostaria de saber como fazer um objeto ir para o grid ao lado caso um botão fosse pressionado. Se possível caso ele faça colisão a direita, ir para esquerda, e vice versa.
Obrigado desde ja
Makibara
Makibara

Data de inscrição : 03/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 45
Prêmios : Como fazer o objeto andar só um grid Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o objeto andar só um grid Empty Re: Como fazer o objeto andar só um grid

Mensagem por Markituh Qua 02 Nov 2011, 17:54

Entendi, você quer uma espécie de alavanca, certo? Isso é fácil, só é ter em mãos a sprite dele para um lado e outra para o outro. Então no evento de colisão com o jogador, checa qual lado a alavanca está e muda pra o lado oposto desse. Na prática, seria algo assim:

Create:
Código:
lado = 0 // Esquerda = 0 | Direita = 1. Não é obrigado esses valores, só pra exemplo
Step:
Código:
if lado == 0
{
    sprite_index = spr_alavanca_esquerda;
}
else if lado == 1
{
    sprite_index = spr_alavanca_direita;
}
Evento de colisão com o obj_player:
Código:
if keyboard_check_pressed(vk_space) // Se o player apertou a barra de espaço
{
    if lado == 0 // Se o lado for 0, vamos colocar para o lado 1
    {
          lado = 1;
    }
    else if lado == 1 // Se o lado for 1, vamos colocar o lado 0
    {
          lado = 0;
    }

}
O Step vai cuidar da troca de sprites, portanto apenas atribuição de variáveis são necessárias na colisão. Só é encostar na alavanca e apertar espaço que a mágica acontece! Claro que isso fica a seu critério sobre qual tecla ter que apertar.
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Como fazer o objeto andar só um grid Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o objeto andar só um grid Empty Re: Como fazer o objeto andar só um grid

Mensagem por Makibara Qua 02 Nov 2011, 18:39

Na verdade, eu tenho um sprite. uma caixa retangular 16x32, e várias caixas quadradas 16x16 uma do lado da outra. Eu queria, ao apertar espaço, que se o quadrado estiver dentro do retangulo no lado direito(do retangulo) ele andasse pra esquerda e se tiver um quadrado dentro do retangulo no lado esquerdo, ir para a direita. Mas queria que as caixas movessem apenas um grid, pois do jeito que eu fiz, o quadrado anda e nunca mais para. e se eu colocar colission do quadrado com o retangulo ele não anda de jeito nenhum.
Obrigado pelo tempo.
Makibara
Makibara

Data de inscrição : 03/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 45
Prêmios : Como fazer o objeto andar só um grid Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como fazer o objeto andar só um grid Empty Re: Como fazer o objeto andar só um grid

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos