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Fechar o jogo...

em Ter 01 Nov 2011, 23:15
Iae galera, coloque no meu jogo pra quando terminar as vidas aparecer uma question e se a resposta for sim reinicia game, se for não fecha o game.

Mas quando aperta yes ou no tem q apertar umas 2 ou 3 vezes para entrar, como paro com isso??

e como faço isso em codes, pois eu fiz isso naqueles quadradinhos não sei como checar a resposta em forma de codigo...

toda ajuda sera bem vinda

flw
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Re: Fechar o jogo...

em Ter 01 Nov 2011, 23:42
Qual code está usando?mostra ae pra jente.

Você pode usar esse código aqui para fazer a pergunta:

Código:
terminar=show_question("Terminar o jogo?")
if terminar=1
{
game_end()
}
else
{
game_restart()
}
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Re: Fechar o jogo...

em Qua 02 Nov 2011, 10:21
Eu fiz um exemplo, se quiser é só adaptar. Dá um feedback ae pra ver se é isso mesmo^^


Spoiler:

//Se quiser coloque esse code dentro de uma condição, no caso, do término da vida do char

continuar = show_message_ext("Deseja continuar o jogo?","SiM","NÂO","CANCELAR")
switch continuar{
case(1):
room_restart();
break;
case(2):
game_end();
break;
case(3):
break;}

Flws
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Re: Fechar o jogo...

em Qua 02 Nov 2011, 10:26
Quebrei a cabeça e num consegui fazer o q queria,pq quero fazer assim:

if global.chances<0{
show_message_ext("Deseja jogar novamente?","Sim","Não",0)}
o problema ta aki.como faço p tipo -se a resposta for sim{
blá blá blá}

já tentei fazer

if global.chances<0{
terminar=show_question("Terminar")}

Mas naum dá certo como ja tinha imaginado..

alguma sugestão, dica?

flw


EDIT:
Consegui, vlw ai a ajuda..

olha como ficou

Código:
if global.chances<1{
pergunta=show_message_ext("Deseja jogar novamente?","Sim","Não",0)
switch pergunta{
case(1):
game_restart();
break;
case(2):
game_end();
break;
case(3):
break;
}}

vlw a todos

flw


Última edição por Denbs em Qua 02 Nov 2011, 10:39, editado 1 vez(es)
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Re: Fechar o jogo...

em Qua 02 Nov 2011, 10:31
Usa o switch que postei, adaptei ae:

continuar = show_message_ext("Deseja continuar o jogo?","SiM","NÂO","")

if global.chances<0{
switch continuar{
case(1):
room_restart();
break;
case(2):
game_end();
break;}
}

//O case(1) checa se respondeu sim, o case(2) checa se respondeu não, e assim sucessivamente...
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Re: Fechar o jogo...

em Qua 02 Nov 2011, 10:40
@Denbs escreveu:Quebrei a cabeça e num consegui fazer o q queria,pq quero fazer assim:

if global.chances<0{
show_message_ext("Deseja jogar novamente?","Sim","Não",0)}
o problema ta aki.como faço p tipo -se a resposta for sim{
blá blá blá}

já tentei fazer

if global.chances<0{
terminar=show_question("Terminar")}

Mas naum dá certo como ja tinha imaginado..

alguma sugestão, dica?

flw
Tenta fazer assim:

if global.chances<0{
if (show_question("Deseja jogar novamente?"))
{
game_restart
}
else
{
game_end
}
}
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Re: Fechar o jogo...

em Qua 02 Nov 2011, 10:42
KevinBandicoot vlw..
consegui adaptar antes de vc postar ae

só queria sabe o q significa break,pra q serve?
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Re: Fechar o jogo...

em Qua 02 Nov 2011, 10:47
Pra ficar uma coisa bonitinha:
Código:
message_background(bg_fundo);//imagem de fundo da mensagem
message_alpha(1);//visibilidade da mensagem
message_text_font(font0,15,c_black,"Cosmic Sans MS");//fonte de texto da mensagem
message_button(spr_butao);//imagem de fundo dos botões
message_button_font(font0,15,c_green,"Cosmic Sans MS");//fonte de texto dos botões
mensagem = show_question("        Fim de jogo
        Deseja Sair?")
switch(mensagem){//interruptor da mensagem
case 0: game_restart();//caso "0" reinicia
break;//parar
case 1: game_end();//caso "1" encerar o jogo
break;//parar
}
Resultado:

O break serve pra separar um bloco de outro, pra que não aja confusão ao executar, se não usar o break o programa vai executar todos os códigos do switch.
No case você cria casos pro seu switch, pode ser quantos forem necessários pra você e alguns deles podem ser especificando em variáveis e não necessariamente em números como de costume. Depende do que você precisa.

Valeu?


Última edição por Super Maker em Qua 02 Nov 2011, 11:22, editado 7 vez(es)
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Re: Fechar o jogo...

em Qua 02 Nov 2011, 10:47
O break, como o nome fala, serve basicamente para parar. No caso ele parará somente na opção selecionada e não executará o restante do código.

Ex: Se você escolher "SIM", ele parará no "SIM" e executará somente o room_restart()

Switches são bem úteis para diferentes casos^^

Se quiser outras explicações sobre switch, break, case, há um ótimo tópico fixado feito pelo Pedro Henrique:

Spoiler:
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