Novo formato de imagen SCPX

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Novo formato de imagen SCPX

Mensagem por LeandroDaher em Seg 31 Out 2011, 19:43

Nome: Formato de imagen SCPX
Plataforma: Delphi
Desenvolvedor: leandrohackerx
Requerimentos: Windows XP, Vista, Seven
Descrição:
Formato de imagen SCPX criado por leandrohackerx
SCPX = Simple Color Pixel
SCPX v1.0
Copyright © 2011 leandrohackerx

Simple Color Pixel [SCPX] é um formato de imagen que eu criei para que eu possa aprender a trabalhar melhor com arquivos binário.A minha maior dúvida foi:
Como criar um cabeçalho para o arquivo igual os formatos de arquivos que tem por aí?
E então eu fui pesquisando e descobri que o caminho era pelos bytes, até então eu não tinha ideia de como trabalhar com bytes e bits e nem mesmo os entendia.Foi quando eu pesquisei mais ainda até entender como isso tudo funciona.Depois eu penssei em criar um novo formato de imagen, atoa, só pra treinar mesmo, MasterMC (é um cara de outro forum) me ajudou com o nome e a entender algumas coisas.Eu comecei a estudar o cabeçalho do BMP 24 bits e como ele armazena as suas informações.Um cabeçalho de uma imagen BMP 24 bits ocupa em torno de 54 bytes e cada pixel é armazenado de traz para frente em 3 bytes com 3 numeros de 0 a 255 (RGB só que ao contrario), então eu decidí fazer um cabeçalho mais simples, o meu formato, tem um cabeçalho que ocupa 8 bytes, e cada pixel ocupa 3 bytes com 3 numeros de 0 a 255 (RGB), porem o meu não os armazena de traz para frente, e sim na ordem normal.

Assim um BMP 24 bits com 1 pixel não importa a cor tem 57 bytes ao total (54+3) e um SCPX com 1 pixel tambem não importando a cor tem 11 bytes ao total (8+3).

Eu fiz um pequeno aplicativo que tem 2 funções.
1 - Converter um BMP em SCPX
2 - Visualizar um arquivo SCPX

Download: http://www.4shared.com/file/qLILEOC9/SCPXCoverterAndViewer.html

Imagen:

LeandroDaher

Número de Mensagens : 357
Reputação : 3
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0