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[Divida] Objetos não se sobreporem
+2
Igor KinGamer
Leydine
6 participantes
Página 1 de 1
[Divida] Objetos não se sobreporem
Eu gostaria de adicionar randomicamente uma pedra até a room ficar completamente coberta, mas essas pedras não podem ficar uma em cima da outra, precisam ficar uma ao lado da outra.
A parte de adicionar objetos randomicamente eu sei fazer, mas não sei como fazer com que os objetos não se sobreponham.
Alguém tem alguma idéia?
A parte de adicionar objetos randomicamente eu sei fazer, mas não sei como fazer com que os objetos não se sobreponham.
Alguém tem alguma idéia?
Última edição por Leydine em Seg 31 Out 2011, 15:10, editado 1 vez(es)
Leydine- Data de inscrição : 16/09/2011
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Re: [Divida] Objetos não se sobreporem
Após criar a instância, teste se ela está colidindo com outra, e no caso de estar, mova-a aleatoriamente até que não colida mais.
Só que você poderá ter problemas se a room estiver cheia e você tentar posicionar mais uma pedra. Não havendo espaço livre, entrará num loop infinito e o jogo travará.
Só que você poderá ter problemas se a room estiver cheia e você tentar posicionar mais uma pedra. Não havendo espaço livre, entrará num loop infinito e o jogo travará.
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: [Divida] Objetos não se sobreporem
Antes de criar a pedra, verifique se o lugar em que ela vai ser criada não está ocupada por uma outra pedra:
- Código:
if !place_meeting(x+valor,y+valor,obj_pedra){
instance_create(x+valor,y-valor,obj_pedra)
}
Espero ter ajudado!
Re: [Divida] Objetos não se sobreporem
Tente esse código:
- Código:
if distance_to_object(nome_do_objeto_pedra)<10 //Se a distancia entre uma pedra e outra for menor que 10 pixels
{
y+=2 //Mantem um espaço de 2 na posição Y e X
x+=2
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Re: [Divida] Objetos não se sobreporem
Uma outra forma de preencher a room é usando a função "for".
Montei uma engine para você.
Montei uma engine para você.
- Código:
http://www.4shared.com/file/_gxR-QxI/Preencher_room_com_blocos.html
Se tiver dúvidas, é só falar.
Espero ter ajudado!
Espero ter ajudado!
Re: [Divida] Objetos não se sobreporem
Obrigado pela Engine, ficou perfeito, mas vou procurar um tutorial explicando como funciona esse FOR porque eu não entendi nada.
Leydine- Data de inscrição : 16/09/2011
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Re: [Divida] Objetos não se sobreporem
Dê uma olhada nessa explicação básica: http://www.brasilacademico.com/apostilas/A7_Para.pdfLeydine escreveu:mas vou procurar um tutorial explicando como funciona esse FOR porque eu não entendi nada.
Carlos Mahnke- Games Ranking :
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Re: [Divida] Objetos não se sobreporem
Ja mandaram um link PDF,mas vou tentar explicar de um jeito simples:
A "afirmaçao1",é o valor inicial. exemplo:
A "expressao",é como se fosse um if, exemplo:
A "afirmaçao2",é o valor que deverá ser atribuido a variavel se a expressao for verdadeira.Ex:
E a "afirmaçao3" é a açao.
Agora um exemplo e um exemplo "traduzido" de for.
Espero que tenha entendido...
Obs:Linha de codigo retirada do Help do Game Maker,apenas traduzido.for (afirmaçao1 ; expressao ;afirmaçao2) afirmaçao3
A "afirmaçao1",é o valor inicial. exemplo:
- Código:
i=0
A "expressao",é como se fosse um if, exemplo:
- Código:
y>=10;//se y for maior ou igual a 10
A "afirmaçao2",é o valor que deverá ser atribuido a variavel se a expressao for verdadeira.Ex:
- Código:
i+=1
E a "afirmaçao3" é a açao.
Agora um exemplo e um exemplo "traduzido" de for.
- Código:
for(i=0; i>=10; i+=1)
{
array[i]=0//Esse script de for irá criar uma array com 10 com de valor 0
}
- Código:
for(valor inicial de i=0; enquanto nao for maior ou igual a 10; acrescenta 1 a variavel i)
{
array[i]=0//Esse script de for irá criar uma array com 10 com de valor 0
}
Espero que tenha entendido...
Luca$- Games Ranking :
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