2 Duvidas - Chão e Pause

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2 Duvidas - Chão e Pause

Mensagem por Dark-Yes em Dom 04 Jan 2009, 13:16

1 - Então Tive Outro Problema com o chão
Ta quase tudo certo mas o problema é quando eu pulo e bato do lado do obj_chao(que é uma plataforma),vamos pegar de exemplo o lado esquerdo,se eu pulo e bato contra ele e seguro a esquerda o carinha fica parado e passando a sprite andando la e só desce quando eu solto a tecla.



como resolvo isso?


2 - tipo no meio do jogo queria botar um pause neh,mais tipo queria que de fundo estivesse a tela em que o jogo pausou.

tem como faz isso?

tipo assim:


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Re: 2 Duvidas - Chão e Pause

Mensagem por Igor KinGamer em Dom 04 Jan 2009, 14:19

1 - Você deve estar usando esse código:
Código:
if vspeed > 0
{
    move_contact_solid(direction,10);
    vspeed = 0;
}

Então, nesse código, ele para ao encostar na plataforma, incluindo quando encosta de lado. Tente deletar o "vspeed = 0", se não funcionar, diga onde está a origin dos sprites do personagem e do chão, e a largura deles.

2 - show_message("PAUSE").

Isso mostrará uma caixa de texto escrito pause.

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Re: 2 Duvidas - Chão e Pause

Mensagem por Dark-Yes em Dom 04 Jan 2009, 16:22

[quote="Igor KinGamer"]

Então, nesse código, ele para ao encostar na plataforma, incluindo quando encosta de lado. Tente deletar o "vspeed = 0", se não funcionar, diga onde está a origin dos sprites do personagem e do chão, e a largura deles.
[quote]
como assim origin?

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Re: 2 Duvidas - Chão e Pause

Mensagem por Froidz em Dom 04 Jan 2009, 19:10

Para o pause, sugiro uma coisa melhor,
já usei esse método, mas não é uma boa escolha.

Faça o seguinte:

Crie uma room que será usada para fazer o pause, as outras rooms,
você deixa marcada a opção Persistent na aba Settings.

Agora, cria um objeto chamado obj_pause,
coloque ele na primeira room e marque a opção Persistent.

Agora, cria um evento create e adicione o seguinte código:

Código:
back="" //Variável que identificará o fundo
arquivo="" //Este código é usado para salvar o fundo
global.pause=false //Identifica se o pause está ativo ou não

Agora, no evento Draw digite:

Código:
//Desenhando o fundo na tela do pause
if global.pause=true
{
draw_sprite(back,-1,0,0)
}

Agora no evento keyboard check pressed enter digite:

Código:
if global.pause=false
{
global.pause=true
room_goto(room_pause)
}
else
{
global.pause=false
room_goto(room_jogo)
}
arquivo="capture.bmp"
screen_save_part(arquivo,0,0,room_width,room_height)
back=sprite_add(arquivo,-1,0,0,0,1,0,0)

Agora na room do pause, você configura tudo do pause, as opções, etc.

Isso tudo faz com que, de impressão que foi apenas criado o menu do pause na tela do jogo, mas não, esse código todo simplesmente tira um print da tela do jogo e vai para a room do pause, onde esse print é desenhado na room.

Lembre-se de mudar as rooms que estão configuradas no código, pois a room_fase foi usada aqui na minha engine que fiz para os testes.

Espero que funcione aí.
Valeu!Happy

Edit:

Fiz uma engine simples:
http://www.4shared.com/file/78950158/f5510df3/pause_game.html

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Re: 2 Duvidas - Chão e Pause

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