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Como criar o jogo dos 7 erros

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Sidney FS
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Como criar o jogo dos 7 erros Empty Como criar o jogo dos 7 erros

Mensagem por Sidney FS Dom 30 Out 2011, 09:40

Pessoal, estou iniciando no GM e gostaria de aprender a fazer o jogo do 7 erros.
Já tentei de várias formas e toda vez que dou um click em qualquer parte do room aparece o "X".
Gostaria de saber como difinir o objeto e o espaço do objeto, para que o "X" não aparece em lugar diferente.

Desde já obrigado!!!
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Como criar o jogo dos 7 erros Empty Re: Como criar o jogo dos 7 erros

Mensagem por Carlos Mahnke Dom 30 Out 2011, 10:46

Como vc diz estar iniciando na ferramenta acho que a forma mais simples seria usando objetos contendo as partes erradas da imagem como sprite.

Tais objetos seriam posicionados sobre a imagem completa (usada como background da room) e programados de forma a quando o jogador clicar sobre eles computar um acerto e consequentemente a vitória ao finalizar os 7.

Para o retorno visual ("x" marcado na imagem) vc pode usar o evento draw para desenhar uma outra sprite previamente criada com base na condição de uma variável que seria "true" quando o objeto fosse clicado (jogador encontra o erro).

Enfim, isso é apenas um ponto de partida, não é a melhor forma nem a mais técnica, mas cabe a vc exercitar e aprender.
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Como criar o jogo dos 7 erros Empty Re: Como criar o jogo dos 7 erros

Mensagem por CRP-Max Dom 30 Out 2011, 11:16

Fiz uma engine básica pra você estudar, blz? lendo jornal

https://gmbr.forumeiros.com/t19274-engine-jogo-7erros#144976
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Como criar o jogo dos 7 erros Empty Re: Como criar o jogo dos 7 erros

Mensagem por Carlos Mahnke Dom 30 Out 2011, 11:36

CRP-Max escreveu:Fiz uma engine básica pra você estudar, blz?
Vlw por retirar a oportunidade do cara se esforçar e aprender por si mesmo fornecendo não só um código pronto como toda uma engine (por sinal pra algo estupidamente simples)
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Como criar o jogo dos 7 erros Empty Re: Como criar o jogo dos 7 erros

Mensagem por Licht Dom 30 Out 2011, 11:43

Manolo, não interprete isso que o CRP-MAX fez de forma errada... Olha só, tem determinados assuntos que pra certas pessoas ficam mais fáceis de aprender com uma engine, por que você deve ter um exemplo do funcionamento de algum sistema que você deseconhece. Eu já vi muita engine na minha vida pra poder aprender a fazer certas coisas.

Agora, quando se trata de engines com códigos GML, elas precisam ser bem comentadas. E também depende de como o usuário vai usar ela, se ele simplesmente vai fazer o jogo encima dela (errado), se vai simplesmente copiar e colar o código dela (errado também), ou se ele vai estudar o sistema que ela usa (correto!).

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Como criar o jogo dos 7 erros Empty Re: Como criar o jogo dos 7 erros

Mensagem por CRP-Max Dom 30 Out 2011, 11:48

Carlos Mahnke escreveu:
CRP-Max escreveu:Fiz uma engine básica pra você estudar, blz?
Vlw por retirar a oportunidade do cara se esforçar e aprender por si mesmo fornecendo não só um código pronto como toda uma engine (por sinal pra algo estupidamente simples)
É simples mesmo, essa era a ideia, pra quem esta começando drag & drop é a melhor opção.
Enfim, isso é apenas um ponto de partida, não é a melhor forma nem a mais técnica, mas cabe a vc exercitar e aprender.
Agora ele tem um ponto de partida.

Mesmo sendo pronto para se fazer um algo a mais ele terá que entender o que eu fiz.
Espero que tenha gostado da engine. cheers
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Como criar o jogo dos 7 erros Empty Re: Como criar o jogo dos 7 erros

Mensagem por Carlos Mahnke Dom 30 Out 2011, 12:41

Lucas Lunar escreveu:Manolo, não interprete isso que o CRP-MAX fez de forma errada...
Não estou interpretando nada, é fato que a maioria dos usuários viciados em copy-paste são fruto dessa mania de postar códigos prontos e engines editáveis.

Estudar engines é sim uma prática válida, porém, é muito mais proveitoso pra alguém que já consegue dar alguns passos sozinho. Ele tinha um desafio a ser superado mas então alguém vem e lhe dá a solução embrulhada pra presente, acha mesmo que ele irá evoluir tanto quanto poderia se estivesse quebrando a cabeça e se virando por conta própria?


Lucas Lunar escreveu:Eu já vi muita engine na minha vida pra poder aprender a fazer certas coisas.
Um user que talvez vc conheça chamado Caio Pinheiro dizia o mesmo. Nem todos são iguais e sim, a maioria fica mal acostumada recebendo sempre tudo de mão beijada.

O engraçado é que depois reclamam da comunidade ser (em parte) imatura mas sempre que há a chance de mudar isso parece que preferem ficar amarrados no comodismo.
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Como criar o jogo dos 7 erros Empty Re: Como criar o jogo dos 7 erros

Mensagem por Licht Dom 30 Out 2011, 12:48

Quando falei em interpretação, eu quis dizer "não veja o ato do CRP-MAX em fazer engine dessa forma".

Bom, quando eu tava aprendendo a programar, antes de fazer as coisas primeiro eu tinha que entender como as coisas funcionavam no Game Maker. Então o único jeito que me fez REALMENTE aprender o funcionamento do programa foi vendo as engines que vinham junto com ele. Nem tutorial nem nada tava me ajudando, só as engines, depois que eu entendi como funcionava o Sistema D&D ai sim eu consegui fazer minhas próprias coisas e aprendi GML. Mas eu nunca copiei uma engine (nem decompilei executáveis).

PRA MIM foi assim. Se o resto não faz o mesmo uso das engines e se eles preferem só Copy and Paste não é comigo... As dicas foram dadas.

PS.: Sim, eu conheço o Caio Pinheiro. Não duvido que ele esteja entre nós de tanto fake que o cara já fez '-'
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Mensagem por Carlos Mahnke Dom 30 Out 2011, 12:53

Lucas Lunar escreveu:PRA MIM foi assim. Se o resto não faz o mesmo uso das engines e se eles preferem só Copy and Paste não é comigo.
Perfeito, mas o que pra vc é o melhor pode não ser pros demais, e em se tratando de algo público...
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Mensagem por CRP-Max Dom 30 Out 2011, 12:53

Então o melhor a fazer é eliminar o tópico de engines, nem responder ou ajudar os iniciantes, talves isso nos torne "maduros".
Cara tem um monte de engine de plataforma, snake, 3D e tantas outras, POR QUE DIABOS você vem reclamar da minha?(seria falta do que fazer?).
Se eu quiser distribuir engines de tudo o que eu sei, farei isso.
Se você tem essa maturidade toda e não precisa de um lugar pra aprender, ou ganhar alguma coisa, o que faz aqui?
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Mensagem por vinians Dom 30 Out 2011, 13:00

CRP-Max escreveu:Então o melhor a fazer é eliminar o tópico de engines, nem responder ou ajudar os iniciantes, talves isso nos torne "maduros".
Cara tem um monte de engine de plataforma, snake, 3D e tantas outras, POR QUE DIABOS você vem reclamar da minha?(seria falta do que fazer?).
Se eu quiser distribuir engines de tudo o que eu sei, farei isso.
Se você tem essa maturidade toda e não precisa de um lugar pra aprender, ou ganhar alguma coisa, o que faz aqui?
Amigo, continue ajudando com suas engines, pois aqui no fórum é comum quem sabe mais ajudar que ainda está aprendendo.

@Carlos Mahnke Entendo perfeitamente seu ponto de vista e concordo com ele, mas aqui na GMBR já se tornou comum essa prática de criar engines para os iniciantes, por isso não podemos descontar tudo no CRP-Max que só está tentando ajudar.

@Novatos, amigos novatos, estudem as engines que forem feitas pra vocês mas não a usem diretamente no seu jogo, tentem entende-la primeiro, e depois a modifique para que se encaixe no seu jogo. Leiam tutoriais, procurem bastante, perguntem, mas antes de perguntar deem o seu máximo e só depois poste sua pergunta.

Flws!
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Como criar o jogo dos 7 erros Empty Re: Como criar o jogo dos 7 erros

Mensagem por Carlos Mahnke Dom 30 Out 2011, 13:04

CRP-Max escreveu:Então o melhor a fazer é eliminar o tópico de engines, nem responder ou ajudar os iniciantes, talves isso nos torne "maduros".
E não é esse o objetivo??? Ou as pessoas vem aqui pra ficar eternamente dependentes?


CRP-Max escreveu:Cara tem um monte de engine de plataforma, snake, 3D e tantas outras, POR QUE DIABOS você vem reclamar da minha?(seria falta do que fazer?).
Se souber ser imparcial na leitura perceberá que a crítica é quanto ao ato (e na referida situação) e não o objeto.


CRP-Max escreveu:Se eu quiser distribuir engines de tudo o que eu sei, farei isso.
Ninguém está te proibindo.


CRP-Max escreveu:Se você tem essa maturidade toda e não precisa de um lugar pra aprender, ou ganhar alguma coisa, o que faz aqui?
Irei relevar a sua nítida birra e responder que hoje eu estou nessa condição pois no passado houveram pessoas que me ensinaram de forma correta possibilitando que em certo ponto não fosse mais necessário correr no forum pra cada boberinha que não conseguisse fazer.

É realmente uma pena que tudo aqui seja levado pro lado pessoal e termine sempre em coitadismo. Tenho certeza que muitos não preferem apenas ouvir o famoso "muito bom nota 10!!!!!111!!!!" pra tudo que aparece, e não é atoa que o estilo linha dura do Adm tenha surtido tanto efeito.


EDIT

vinians escreveu:@Carlos Mahnke Entendo perfeitamente seu ponto de vista e concordo com ele, mas aqui na GMBR já se tornou comum essa prática de criar engines para os iniciantes, por isso não podemos descontar tudo no CRP-Max que só está tentando ajudar.
Meldels, agora uma simples crítica virou apedrejamento em praça pública. Descontar tudo nele? Fala sério! A crítica surge em dado momento e é óbvio que não se limita nem mesmo é direcionada a uma pessoa ou especificamente ao CRP-Max.
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Mensagem por Licht Dom 30 Out 2011, 13:11

Vinians escreveu:depois a(!) modifique para que se encaixe no seu jogo
INICIANTES, por favor, não interpretem isso errado! O que Vinians quer dizer, NÃO é que você deve simplesmente pegar a engine e diretamente fazer modificações nela.

Você deve fazer o que ele disse antes, entendam o código dela e então ai você vai saber usar as funções e manipular elas corretamente para se adequar ao seu jogo! E também quem sabe fazer outras coisas baseadas naquilo que entendeu o/

(Só pra previnir)
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Mensagem por Mr. Kaleb Dom 30 Out 2011, 13:20

Me intrometendo na discussão, de qualquer forma, temos que ser complacentes com os iniciantes; quando eu comecei também não tinha a minima ideia de como usar x e y para movimentar o personagem; olhando algumas engines eu fui aprendendo, então, depois de um tempo, adquirimos raciocínio lógico e assim aprendemos a "criar" sem precisar de engines ou algo parecido.
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Como criar o jogo dos 7 erros Empty Re: Como criar o jogo dos 7 erros

Mensagem por Carlos Mahnke Dom 30 Out 2011, 13:32

Só complementando algo que pelo visto não ficou claro antes...

Se alguém posta uma engine qualquer sem que tenha sido "solicitado" ou etc irá despertar o interesse apenas de quem quer estudá-la pra aprender, como o Lucas disse.

Por outro lado, é muito difícil achar que um sistema pronto e funcional pra uma necessidade imediata que um usuário questiona não acabará incentivando o copy-paste.

É unicamente disto que trata a crítica, postada nesta ocasião por mera casualidade, enfim.
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Mensagem por CRP-Max Dom 30 Out 2011, 13:45

Sidney FS escreveu:Pessoal, estou iniciando no GM e gostaria de aprender a fazer o jogo do 7 erros.
Já tentei de várias formas e toda vez que dou um click em qualquer parte do room aparece o "X".
Gostaria de saber como difinir o objeto e o espaço do objeto, para que o "X" não aparece em lugar diferente.

Desde já obrigado!!!

Bom, então a minha engine tem um desafio pra você.
Tenta altera-lo para aparecer um "X" onde já foi encontrado o erro. What a Face
Gostaria, sinceramente de ver o quanto você pode aprender e evoluir a partir desta engine. lol!
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