Movimentação real

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Movimentação real

Mensagem por rafarubim em Sab 29 Out 2011, 14:06

Aew galera estou com uma dúvida que na minha opinião é algo dificílimo tanto de eu explicar como fazer. Já pesquisei e não achei nada, mas se for muito complicado para explicar alguém poderia me indicar um tutorial?

É o seguinte:

Quria fazer um jogo em que os objetos possuissem uma movimentação real. Exemplo:
Se eu coloco uma barra horizontal em cima de um pequeno ponto sólido, ela não se equilibrará e cairá para um dos lados, ao mesmo tempo que muda seu ângulo. Pretendo fazer isso num jogo em que eu darei uma base (exemplo: um retâncgulo comprido na horizontal) para o player ir colocando diversas formas geométricas na tela e equilibrar tudo, sem deixar cair. Tirei essa ideia de um jogo chamado addictive balance, para Iphone. Agradeço a ajuda.

Aproveitando o tópico, também estou com uma dúvida num jogo atual que estou fazendo em que você ajusta um ângulo e atirar um canhão, como aqueles jogos do clickjogos. Você seleciona um ângulo e atira um projétil. Na step do projétil coloquei:

image_angle=direction
if place_free(x,y+1)
gravity=0.1

na colisão com o chão, coloquei:

vspeed=0


Porém, ao atingir o chão, o projétil para. Como faço para que ele continue escorregando no chão até parar?

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Re: Movimentação real

Mensagem por Luca$ em Sab 29 Out 2011, 14:10

Cara,a primeira coisa,é pura fisica,da pra fazer com o GM,mas aconselho a fazer com DLL's,porque vai facilitar muito.Tem um site de dlls,chamado GMToolBox,na tem dll de tudo,inclusive de fisica,mas aconselho a Extreme Phisics.

A segunda,oque você quer dizer com escorregar?para baixo e afundar no chao ou ir diminuindo a velocidade na horizontal ao chegar no chao?Se for a segunda coisa,use fricçao.

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Re: Movimentação real

Mensagem por rafarubim em Sab 29 Out 2011, 14:13

eu sei que devo usar a fricção, mas eu não sei usar direito, e na colisão com o chão, o projétil para, e não escorrega.


Sobre a física, eu não sei usar dlls, será que poderia me passar um tutorial?
(especialmente sobre dlls de física)
EDIT: se não precisar do dll e tiver como usar códigos, melhor ainda, porque aumento meu conhecimento Smile

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Re: Movimentação real

Mensagem por Luca$ em Sab 29 Out 2011, 14:20

Cara,sobre a fricçao,é muito fácil.
A unica coisa que você tem que fazer,é no create do projetil,colocar:
Código:
friction=valor//substitua valor pelo valor numérico
A fricçao significa o seguinte:

O valor que você por,será reduzido por step.
Exemplo:
Velocidade atual:2
Fricçao: 0.5

Resultado: Em quatro steps o objeto irá parar totalmente.

Mas se você quiser apenas reduzir a velocidade horizontal,axo melhor nao utilizar fricçao.Use um modo que to usando no meu projeto.

No evento que você quer que ocorra o "escorregamento"(Ex: Colisao com o Chao),coloque o seguinte código:
Código:
if hspeed<0
        {
        hspeed+=0.2
        }
        if hspeed>0
        {
        hspeed-=0.2
        }

Pode modificar os valores como quiser.

Já sobre as dll's de fisica,eu nao sei usar,pois nunca utilizei,indiquei a Extreme Phisics,pois é a melhor que conheço.
E se você ainda nao sabe utilizar dll's,vc deve ser iniciante,entao axo melhor nao começar com um projeto tao dificil assim,pois usará fisica.

Se quiser só aprender a utilizar dll's,e outras coisas,pode me adicionar no msn.

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Re: Movimentação real

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