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[Resolvido]Como funciona a isometria?

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[Resolvido]Como funciona a isometria? Empty [Resolvido]Como funciona a isometria?

Mensagem por Limalokão Sáb 22 Out 2011, 18:09

Olá de novo amigos. Então como funciona a isometria? Aliás, o grid isométrico, é de acordo com o tamanho da imagem? Eu tenho uma imagem isométrica que fiz aqui para meu novo projeto, (ela eh quase perfeita) 100x100:
[Resolvido]Como funciona a isometria? Contrucao1

e eu preciso saber o tamanho do grid na room para que quando eu crie este objeto ele se alinhe automaticamente digamos assim "ponta com ponta" entendem? Obrigado!

EDIT

E mais uma coisa, o x e o y desse objeto é no mouse, tem como o x e o y dele ser no Mouse mas de acordo com o grid? tipo o movimento dele for em grid e nao de 1 em 1 pixel? Vlws!


Última edição por Soul Limaloko em Sáb 22 Out 2011, 20:06, editado 3 vez(es)
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[Resolvido]Como funciona a isometria? Empty Re: [Resolvido]Como funciona a isometria?

Mensagem por Licht Sáb 22 Out 2011, 18:24

Realmente a imagem é muito boa! Very Happy Parabéns!

Bom, pra um Grid isométrico de 30 GRAUS eu já usei de 2x4. Tem outros valores bem melhores mais o melhor que eu conheci até agora só foi esse.

Na Pixelaria por exemplo em algumas páginas fala sobre isometria. Aqui na GMBR também.
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[Resolvido]Como funciona a isometria? Empty Re: [Resolvido]Como funciona a isometria?

Mensagem por Limalokão Sáb 22 Out 2011, 18:30

Obrigado. ;D 2x4 eu fui testando e usei 32x16 ficou mt bom =D Vlws! Agora, digamos assim será que existe como eu desenhar o GRID quando alguma tecla estiver sendo pressionada? Vlws! =]
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[Resolvido]Como funciona a isometria? Empty Re: [Resolvido]Como funciona a isometria?

Mensagem por Licht Sáb 22 Out 2011, 18:41

Tipo assim, você quer que durante o Runtime (execução) do game o grid apareça na room?

Pra isso crie um background do mesmo jeito que UM quadro isométrico do Grid (do mesmo jeito que tá na room, só que só um), defina como um dos backgrounds da room desejada e se quiser por como foreground pode por. Depois, crie um objeto invisível, e no evento que você quer que apareça/desapareça o grid coloque:

Código:

if background_visible[n]=0 //Se tal background for INvisível...
{
background_visible[n]=1 //Ele se torna VIsível
}

else //Se não...

{
background_visible[n]=0 //Invisível
}

Sendo "n" o número do background que você definiu para o grid (o que você desenhou) na room o/
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[Resolvido]Como funciona a isometria? Empty Re: [Resolvido]Como funciona a isometria?

Mensagem por Limalokão Sáb 22 Out 2011, 18:45

aaa muito bom garoto! Vlws! ;D tem só 13 anos e sabe mais que eu! Parabéns mano! Dei um edit no topico la em cima da uma olha ve se vc pde me ajudar? Vlws
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[Resolvido]Como funciona a isometria? Empty Re: [Resolvido]Como funciona a isometria?

Mensagem por Joker Sáb 22 Out 2011, 18:48

Muito bom lucas lunar,bem explicadinho o codico,bom tabem vc e a pessoa mais indicada pra fala sobre isometria aki no forum (minha opiniao)pois o goobie e isometrico,um otimo game,

@Soul Limaloko a tempos ia fazer essa pergunta tabem,mais vc foi mais rapido =D

Abraço a todos ,
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[Resolvido]Como funciona a isometria? Empty Re: [Resolvido]Como funciona a isometria?

Mensagem por Licht Sáb 22 Out 2011, 18:53

Obrigado Joker santa

Também recomendo dar uma olhada nos tutoriais sobre isometria do João Vitor JV, são muito bons também na minha opnião! o/

Lembrando que o Gobie é um game isométrico, porém, seu ângulo de visão é de 45º. O padrão de games isométricos é geralmente 30º. Eu também tenho um projeto aqui na GMBR de um de 30º que é o Power Star. Quem quiser dar uma olhada fica avontade xD (Não precisa comentar nem nada não, só tô dando uma nota ;) )


Última edição por Lucas Lunar em Sáb 22 Out 2011, 18:57, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : "Malditas letras ninjas"!? xD)
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[Resolvido]Como funciona a isometria? Empty Re: [Resolvido]Como funciona a isometria?

Mensagem por Limalokão Sáb 22 Out 2011, 18:55

BoA Lucas! Aloko os Lucas são phoda! ;D eu tbm sou Lucas aushauhsuahsuahsuasuhaus' Flws Vou dar uma olhada nesse joa vitor ai! ;D
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[Resolvido]Como funciona a isometria? Empty Re: [Resolvido]Como funciona a isometria?

Mensagem por Joker Sáb 22 Out 2011, 18:57

Soul Limaloko escreveu:BoA Lucas! Aloko os Lucas são phoda! ;D eu tbm sou Lucas aushauhsuahsuahsuasuhaus' Flws Vou dar uma olhada nesse joa vitor ai! ;D



vou da uma olhada no tutoriais dele obrigada pelas explicaçoes Lucas Lunar,como sempre contrubuindo com seu vasto conhecimento =D

offtopic:KKK os lucas sao os cara msm, kk tabem sou lucas kk, (3 e de mais )
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[Resolvido]Como funciona a isometria? Empty Re: [Resolvido]Como funciona a isometria?

Mensagem por Limalokão Sáb 22 Out 2011, 19:12

Aloook, é nóis! Mas ainda falta uma pergunta eu nao consigui descobrir! D=
o x e o y desse objeto é no mouse, tem como o x e o y dele ser no Mouse mas de acordo com o grid? tipo o movimento dele for em grid e nao de 1 em 1 pixel? Vlws!
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[Resolvido]Como funciona a isometria? Empty Re: [Resolvido]Como funciona a isometria?

Mensagem por luiz_eldorado Sáb 22 Out 2011, 19:17

[Resolvido]Como funciona a isometria? 1414-10
Soul Limaloko:
E mais uma coisa, o x e o y desse objeto é no mouse, tem como o x e o y dele ser no Mouse mas de acordo com o grid? tipo o movimento dele for em grid e nao de 1 em 1 pixel? Vlws!
Aí depende de que jeito você está fazendo o movimento do objeto com o mouse. Se você está simplesmente usando y=mouse_y, dá pra fazer o seguinte:
Código:
var mx,my; // Definimos as variáveis
mx=floor(mouse_x/32)*32 // Fazemos o mouse_x ficar divisível por 32
my=floor(mouse_y/16)*16 // Fazemos o mouse_y ficar divisível por 16
// Esse números são o tamanho da grid
x=mx // O x é o mx
y=my // O y é o my
Coloque no lugar do código de mover o objeto.
Acho que dá certo.

OFF: Eu não sou Lucas :|

Até mais! cyclops
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[Resolvido]Como funciona a isometria? Empty Re: [Resolvido]Como funciona a isometria?

Mensagem por Licht Sáb 22 Out 2011, 19:23

shaushushashuauahsuahahaushauaua xD Euri alto aqui! É nóiz on the tape! xD

@Soul:
Ai complica mais <=/ Sendo o seu Grid um Background ai complica. Porém, se você por como objeto fica mais fácil. Ai você só teria que fazer uma besteirinha usando instance_nearest (E sobre o sistema de visibilidade, era só trocar "background_visible" por "objeto_tal.visible").

Tipo, a lógica é no evento de release do botão esquerdo do mouse colocar algo assim:

Código:

x=(instance_nearest(x,y,obj_grid)) //O objeto vai pro X da instância do "obj_grid" mais próximo
y=(instance_nearest(x,y,obj_grid)) //O objeto vai pro Y da instância do "obj_grid" mais próximo
Mas você tem que mudar alí no X e no Y (os que estão dentro dos parâmetros das funções "instance_nearest"). Esse código é só um exemplo mas é algo assim.

Ou você pode fazer algo baseado no próprio evento de movimento do objeto pelo mouse como o Luiz sugere.
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[Resolvido]Como funciona a isometria? Empty Re: [Resolvido]Como funciona a isometria?

Mensagem por Limalokão Sáb 22 Out 2011, 19:37

Ok Funcionou muito bem Luiz! Voce não eh Lucas mas Começa com ord("L") também! aushaushashuahsuahsuahs' agora ta quase tudo certão! ;D só falta o seguinte! Eu to fazendo essa movimentação toda atraves de um objeto controle, que cada vez que eu clico com o mouse ele cria a imagem la de cima e acompanha o mouse até eu soltar! Quando eu solto ela fica ali. Só que quando eu crio mais uma todas as outras vem junto! D= to usando o seguinte no objeto controle:
Código:
if keyboard_check(ord("A"))
{
    if mouse_check_button_pressed(mb_left)
    {
    instance_create(mouse_x,mouse_y,object0)
    drag=1
    }
    if mouse_check_button(mb_left)
    {
    if drag=1 with object0{
    var mx,my; // Definimos as variáveis
    mx=floor(mouse_x/22)*22 // Fazemos o mouse_x ficar divisível por 22
    my=floor(mouse_y/11)*11 // Fazemos o mouse_y ficar divisível por 11
    // Esse números são o tamanho da grid
    x=mx // O x é o mx
    y=my // O y é o my
    }
    }
}
if mouse_check_button_released(mb_left){drag=0}
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[Resolvido]Como funciona a isometria? Empty Re: [Resolvido]Como funciona a isometria?

Mensagem por luiz_eldorado Sáb 22 Out 2011, 19:53

Ah, já sei o problema... está bem aqui:
Código:
if drag=1 with object0
Ele tá dizendo para TODOS os object0's.
Para que somente o object0 que você esta puxando seja movido, você tem que dar a ID dele.
Nessa parte:
Código:
instance_create(mouse_x,mouse_y,object0)
Substitua por isto:
Código:
puxando_quem=instance_create(mouse_x,mouse_y,object0)
E nesta parte:
Código:
if drag=1 with object0
Ponha isto:
Código:
if drag=1 with (puxando_quem)

A função instance_create alem de criar a instância, também retorna a ID da instância criada. Então armazenamos esta ID na variável, que depois usamos para nos referir à aquele objeto que foi criado.

OFF EDIT: É nois no "L"!!!

Até mais! cyclops
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[Resolvido]Como funciona a isometria? Empty Re: [Resolvido]Como funciona a isometria?

Mensagem por Limalokão Sáb 22 Out 2011, 19:59

Nossa, nem pensei em variaveis aushauhsauhaus Vlws L Ajudaram pakas! Resolvido tudo! Muito obrigado a todos e até a próxima pergunta! ;D
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