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Atributo de personagem

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Atributo de personagem Empty Atributo de personagem

Mensagem por Makibara Sáb 15 Out 2011, 00:40

Olá, eu gostaria de saber como posso fazer para criar atributos de um personagem, que ele ganhe experiencia, e que os atributos aumentam conforme aumenta o nível do personagem.
Obrigado.
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Atributo de personagem Empty Re: Atributo de personagem

Mensagem por Thyago Sáb 15 Out 2011, 01:01

.Crie uma variavel base para cada atributo exemplo:
Código:
atack_base=6;
defsa_base=4;
stamina_base=7;

.E crie uma variavel que representara o valor final do atributo:
Código:
atack_proporcional=atack_base*(level/10);
defsa_proporcional=defesa_base*(level/10);
stamina_proporcional=stamina_base*(level/10)

nesse exemplo seu ataque no level_1=6 no level 2 =6.6 no 3=7.2 e assim por diante.



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Atributo de personagem Empty Re: Atributo de personagem

Mensagem por Makibara Sáb 15 Out 2011, 04:04

Mas isso eu crio no objeto personagem? Ou crio um objeto pra isso? Fazendo esse código, essa variavel também funcionará para todas as rooms?
Obrigado
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Atributo de personagem Empty Re: Atributo de personagem

Mensagem por Limalokão Sáb 15 Out 2011, 04:08

Thyago escreveu: .Crie uma variavel base para cada atributo exemplo:
NO CREATE
Código:
atack_base=6;
defsa_base=4;
stamina_base=7;

.E crie uma variavel que representara o valor final do atributo:
NO STEP
Código:
atack_proporcional=atack_base*(level/10);
defsa_proporcional=defesa_base*(level/10);
stamina_proporcional=stamina_base*(level/10)

nesse exemplo seu ataque no level_1=6 no level 2 =6.6 no 3=7.2 e assim por diante.

Voce pode criar um objeto ou colocar no próprio personagem(que eh melhor)

Se vc criar um objeto teria que clocar global. na frente de cada variavel.
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Atributo de personagem Empty Re: Atributo de personagem

Mensagem por Thyago Sáb 15 Out 2011, 08:42

.Com certeza funciona em qualquer room,é simplesmente matematica é uma continha de vezes e dividir,mesmo quem não sabe programar só de ler o que esta escrito consegue entender o codigo:

Matematica do código:
x=a*(b/c)

onde
x=valor final do atributo:
a=valor inicial do atributo
b=level
c=faz a proporção em relação ao level.

.Nesse caso toda vez que se aumenta o level o atributo aumenta um decimo ou 10% do valor inicial,se você colocar o codigo,no personagem a não ser que voce não queira,ele sempre vai executar essa '"continha de quinta série".E se você tivesse testado saberia que funcionaria em qualquer room,basta coloca-lo na room e testar o jogo.


Até mais.

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Atributo de personagem Empty Re: Atributo de personagem

Mensagem por Makibara Sáb 15 Out 2011, 17:12

Eu entendi a parte da conta, a dúvida era exatamente o global, ou colocar o objeto em cada room, já que ele aparece em room de inventório e na room de batalha. Então só pra constar, se eu colocar o objeto com as variáveis em cada room eu não preciso do global. Mas se eu fizer global eu posso fazer draw em qualquer room?
Obrigado galera, e eu não testei porque eu tava sem o hd. Eu vo testar agora pra dizer se as perguntas nessa mensagem serão necessárias.
Obrigado gente.

Edit:
Então, eu fiz as variaveis no personagem, mas quando eu mando fazer o draw, aparece 0 em todas... fiz exatamente como o código, não deu certo, coloquei global e mesmo assim continua aparecendo 0 nos valores... o que posso estar fazendo errado?
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Atributo de personagem Empty Re: Atributo de personagem

Mensagem por Rhouros Qui 20 Out 2011, 00:17

Você copiou os códigos passados corretamente?
Tenta aí de novo pra ver se funciona.
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Atributo de personagem Empty Re: Atributo de personagem

Mensagem por theokof98 Qui 20 Out 2011, 10:28

@Makibara tenta fazer o seguinte

Create
Código:

// Declare as variavis do seu heroi
ataque = 4
defesa = 5
velocidade = 6

variante_ataque = ataque
variante_defesa = defesa
variante_velocidade = velocidade

//Variaveis de nivel
level = 1 // nivel do heroi
xp = 0 // XP atual do mesmo
xp_n = 10 // XP para ele passar para o proximo nivel
 
Step

Código:
if xp >= xp_n
{
xp_n = level*(10)
ataque = ataque+(variante_ataque/10)
defesa = defesa +(variante_defesa/10)
velocidade = velocidade +(variante_velocidade/10)
}

Draw

Código:
draw_text (0,20,ataque)
draw_text (0,40,defesa)
draw_text (0,60,velocidade)
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Atributo de personagem Empty Re: Atributo de personagem

Mensagem por Makibara Sex 21 Out 2011, 01:03

Mas isso em que objeto, e como faço para que ela esteja visivel em várias rooms?
Obrigado e desculpe por fazer esse tópico grande e demorado. =p
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