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[resolvido] ordem de eventos + negative array index

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[resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por saim em Dom 16 Out 2011, 17:12

Seguinte: de acordo com o manual, os eventos do mouse ocorrem antes do evento draw.
manual escreveu:In some situation it is important to understand the order in which Game Maker processes the events. This is as follows:

Begin step events
Alarm events
Keyboard, Key press, and Key release events
Mouse events
Normal step events
(now all instances are set to their new positions)
Collision events
End step events
Draw events
Então, eu tenho, no create event, a seguinte definição:
Código:
foto=0
e, no clique do mouse,
Código:
album[foto]=surface_create(etc)
(...)
foto+=1;//essa parte é importante
e, finalmente, no draw, tenho:
Código:
if (variable_local_exists("album")){
    draw_surface(album[foto-1], 0, 0)
    }
Problema: ao tirar a primeira foto clicar pela primeira vez, aparece esse erro:
game maker escreveu:___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_camera:

Error in code at line 3:
draw_surface(album[foto-1], 0, 0)
^
at position 25: Negative array index

O bacana é que, se eu ignoro o erro, o jogo continua numa boa - e a surface passa a ser desenhada.

alguém sabe porque o erro está acontecendo e como evitá-lo?


Última edição por saim em Seg 17 Out 2011, 20:56, editado 1 vez(es)
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Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por delta games em Dom 16 Out 2011, 17:17

edita aquele codigo do drw e coloca esse:

Código:
if (variable_local_exists("album")){
    draw_surface(album[foto-=1], 0, 0)
    }

se contuinuar dando erro:

Código:
if (variable_local_exists("album")){
    draw_surface(album[foto=-1], 0, 0)
    }
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Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por saim em Dom 16 Out 2011, 17:31

Isso não faz sentido. Obviamente, eu quero mostrar a última foto tirada. A array começa do zero (album[foto], sendo que o valor de "foto" é zero) e, ao final do evento de clique, o valor de "foto" aumenta em 1 (no primeiro clique, passa a ser um).
Daí, no draw event, eu quero mostrar a surface da foto mais recente. Como ainda não há de existir o album[foto] (porque "foto" tem sempre um valor superior à array "album"), eu quero mostrar o valor de "foto-1". E, à exceção da primeira foto, dá certo.

Sua primeira sugestão não passa nem pelo compilador do game maker (não é possível definir o valor de uma variável quando o programa procura o valor do índice da array). A segunda só vai fazer uma comparação - se "foto" é ou não é igual a "-1" e, como não é, vai retornar sempre "falso", o que equivale a zero. Resolve pra primeira foto, mas não importa quantas fotos eu tire, só vai mostrar a primeira.
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Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por delta games em Dom 16 Out 2011, 17:35

@saim escreveu:Isso não faz sentido. Obviamente, eu quero mostrar a última foto tirada. A array começa do zero (album[foto], sendo que o valor de "foto" é zero) e, ao final do evento de clique, o valor de "foto" aumenta em 1 (no primeiro clique, passa a ser um).
Daí, no draw event, eu quero mostrar a surface da foto mais recente. Como ainda não há de existir o album[foto] (porque "foto" tem sempre um valor superior à array "album"), eu quero mostrar o valor de "foto-1". E, à exceção da primeira foto, dá certo.

Sua primeira sugestão não passa nem pelo compilador do game maker (não é possível definir o valor de uma variável quando o programa procura o valor do índice da array). A segunda só vai fazer uma comparação - se "foto" é ou não é igual a "-1" e, como não é, vai retornar sempre "falso", o que equivale a zero. Resolve pra primeira foto, mas não importa quantas fotos eu tire, só vai mostrar a primeira.
mmmm.... agora entendi, vc coloco o clique do mouse em um global left pressed? ou vez isso em code?
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Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por saim em Dom 16 Out 2011, 17:52

global left pressed. Teoricamente, não deveria fazer diferença.
ahn... por "fazer isso em code" você quer dizer usar o step event, né?
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Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por PedroX em Dom 16 Out 2011, 17:58

Executa o jogo desenhando o valor de 'foto'.
Veja qual é o valor dessa variavel.
Assim talvez o erro pode ser matado.

Até mais!

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Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por saim em Dom 16 Out 2011, 18:03

Já debuguei, o valor é aquele esperado mesmo: 0 antes da primeira foto, 1 depois da primeira, 2 depois da segunda e assim por diante.
Como eu disse, apesar o erro aparecer na tela, ao ignorá-lo a surface é desenhada, como se não houvesse ocorrido nenhum erro.
Será que eu devo postar os códigos completos?
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Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por delta games em Dom 16 Out 2011, 18:23

@saim escreveu:global left pressed. Teoricamente, não deveria fazer diferença.
ahn... por "fazer isso em code" você quer dizer usar o step event, né?
isso mesmo....
já que vc fez no global left pressed puxe aquele codigo dele lá, e coloca no step envent.
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Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por Mr.Brum em Dom 16 Out 2011, 18:36

if (variable_local_exists("album")){
draw_surface(album[foto-1], 0, 0)
}
Eu acho que seria foto-=1...

Tenta aí pra ver se dá certo...

if (variable_local_exists("album")){
draw_surface(album[foto-=1], 0, 0)
}
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Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por PedroX em Dom 16 Out 2011, 18:52

Gente, não tem como fazer isso.
Você só pode colocar isso dentro de uma estrutura, como if, while, for...
Não tem como mudar o valor dentro de algo que se quer definir.

E ele não quer diminuir o valor da variavel, mas sim 'mandar' o valor da variavel menos um.

Até!

PedroX

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Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por Klior em Dom 16 Out 2011, 18:53

@saim escreveu:Seguinte: de acordo com o manual, os eventos do mouse ocorrem antes do evento draw.
manual escreveu:In some situation it is important to understand the order in which Game Maker processes the events. This is as follows:

Begin step events
Alarm events
Keyboard, Key press, and Key release events
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End step events
Draw events
Então, eu tenho, no create event, a seguinte definição:
Código:
foto=0
e, no clique do mouse,
Código:
album[foto]=surface_create(etc)
(...)
foto+=1;//essa parte é importante
e, finalmente, no draw, tenho:
Código:
if (variable_local_exists("album")){
    draw_surface(album[foto-1], 0, 0)
    }
Problema: ao tirar a primeira foto clicar pela primeira vez, aparece esse erro:
game maker escreveu:___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_camera:

Error in code at line 3:
draw_surface(album[foto-1], 0, 0)
^
at position 25: Negative array index

O bacana é que, se eu ignoro o erro, o jogo continua numa boa - e a surface passa a ser desenhada.

alguém sabe porque o erro está acontecendo e como evitá-lo?

Muito estranho, parece que oque acontece é que imediatamente no momento que a variável álbum é criada no evento do mouse, o evento draw já entende que ela foi criada então tenta desenha-la, porém por questões de milissegundos seu valor é 0, então o valor da array passa a ser negativo e como você disse, quando clica em ignorar passa a funcionar normalmente, isso porque a var foto passa a ter o valor 1, talvez uma solução seria usar um draw_surface(album[max(0, foto-1)], 0, 0)
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Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por Mr.Brum em Dom 16 Out 2011, 18:57

@Pedro Henrique escreveu:Gente, não tem como fazer isso.
Você só pode colocar isso dentro de uma estrutura, como if, while, for...
Não tem como mudar o valor dentro de algo que se quer definir.

E ele não quer diminuir o valor da variavel, mas sim 'mandar' o valor da variavel menos um.

Até!
verdade, mas então ele poderia NÃO INCREMENTAR a variável foto, usar o código normal,sem o -1.
if (variable_local_exists("album")){
draw_surface(album[foto], 0, 0)
}

e depois aumentar a var foto em 1.

OU

ele pode usar isso no draw:
Código:
if foto<=0 foto=1
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Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por saim em Dom 16 Out 2011, 19:03

Por isso citei a ordem dos eventos. O erro simplesmente não deveria ocorrer. Seria o mesmo que, num mesmo evento, criar a array com índice 0, referir-me a ela e ocorrer esse erro.
De qualquer forma, o que está acontecendo é isso mesmo, porque fiz a sugestão do Klior e o erro parou de acontecer. O triste é que surgiu outro erro que não surgia antes: uma variável criada no mesmo evento de clicar parou de ser reconhecida...
Ou seja, realmente preciso descobrir o que está acontecendo. Vou postar o .gmk (daqui a pouco), pro caso de alguém querer dar uma olhada.

aqui, o link
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Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por Mr.Brum em Dom 16 Out 2011, 19:18

Resolvi o problema com uma simples condição no evento draw:

draw_rectangle_color(x1, y1, x2, y2, $00ffff, $00ffff, $00ffff, $00ffff, 1);
if (variable_local_exists("album")){
if foto>0 draw_surface(album[foto-1], 0, 0)

}


Última edição por mrbrum22 em Dom 16 Out 2011, 21:23, editado 1 vez(es)
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Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por Pit Bull em Dom 16 Out 2011, 20:23

ja tentou usar abs()???
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Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por delta games em Dom 16 Out 2011, 22:21

@saim escreveu:Por isso citei a ordem dos eventos. O erro simplesmente não deveria ocorrer. Seria o mesmo que, num mesmo evento, criar a array com índice 0, referir-me a ela e ocorrer esse erro.
De qualquer forma, o que está acontecendo é isso mesmo, porque fiz a sugestão do Klior e o erro parou de acontecer. O triste é que surgiu outro erro que não surgia antes: uma variável criada no mesmo evento de clicar parou de ser reconhecida...
Ou seja, realmente preciso descobrir o que está acontecendo. Vou postar o .gmk (daqui a pouco), pro caso de alguém querer dar uma olhada.

aqui, o link
manda a engine, vou ve o erro.
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Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por saim em Dom 16 Out 2011, 22:23

Moçada, por favor, entendam uma coisa: eu estou procurando o motivo do erro. Porque o jogo chega no draw event com foto=0 sendo que, no clique, foto TEM que passar a ser 1.
Na versão final (se eu chegar até ela), eu nem vou desenhar as surfaces nessa room. Mas posso ter um bocado de problemas se eu não compreender a ordem dos eventos. Eu achei que conhecia essa ordem, mas parece que não.

@delta games: o link pra engine está onde eu escrevi "aqui, o link".
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Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por delta games em Dom 16 Out 2011, 22:31

@saim escreveu:Moçada, por favor, entendam uma coisa: eu estou procurando o motivo do erro. Porque o jogo chega no draw event com foto=0 sendo que, no clique, foto TEM que passar a ser 1.
Na versão final (se eu chegar até ela), eu nem vou desenhar as surfaces nessa room. Mas posso ter um bocado de problemas se eu não compreender a ordem dos eventos. Eu achei que conhecia essa ordem, mas parece que não.

@delta games: o link pra engine está onde eu escrevi "aqui, o link".
ok, vo baixa, se consegui resolve, eu posto a engine.
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Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por Mr.Brum em Dom 16 Out 2011, 22:48

mrbrum22 escreveu:Resolvi o problema com uma simples condição no evento draw:

draw_rectangle_color(x1, y1, x2, y2, $00ffff, $00ffff, $00ffff, $00ffff, 1);
if (variable_local_exists("album")){
if foto>0 draw_surface(album[foto-1], 0, 0)

}

Aí galera, como eu disse lá atrás , eu encontrei a solução!

Mas vamos aos poréms:
O erro acontece porque a variável foto é = a 0.
No momento que tentamos desenhar o array com o índice dela-1, o indice passa a ser negativo, e aí temos o erro...
Não vejo outra solução que não seja,a de colocar uma condição antes do desenho.
Que só irá desenhá-la se o índice for maior que 0...

PLUS: Eu retirei aquele código abaixo desse que eu postei, que desenha o texto na tela com o valor do índice, fiz essa alteração que eu falei, e funcionou perfeitamente...
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Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por saim em Dom 16 Out 2011, 23:01

mrbrum22, o valor é zero mesmo, isso está claro. Só que não deveria ser, certo? minha pergunta é: porque o valor é zero?
Isso não é simples. A variável que permita que o código seja lido é criada no mesmo evento em que "foto" passa a valer 1. Então porque ela ainda é zero?
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