[resolvido] ordem de eventos + negative array index

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Resolvido [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por saim em Dom 16 Out 2011, 17:12

Seguinte: de acordo com o manual, os eventos do mouse ocorrem antes do evento draw.
manual escreveu:In some situation it is important to understand the order in which Game Maker processes the events. This is as follows:

Begin step events
Alarm events
Keyboard, Key press, and Key release events
Mouse events
Normal step events
(now all instances are set to their new positions)
Collision events
End step events
Draw events
Então, eu tenho, no create event, a seguinte definição:
Código:
foto=0
e, no clique do mouse,
Código:
album[foto]=surface_create(etc)
(...)
foto+=1;//essa parte é importante
e, finalmente, no draw, tenho:
Código:
if (variable_local_exists("album")){
    draw_surface(album[foto-1], 0, 0)
    }
Problema: ao tirar a primeira foto clicar pela primeira vez, aparece esse erro:
game maker escreveu:___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_camera:

Error in code at line 3:
draw_surface(album[foto-1], 0, 0)
^
at position 25: Negative array index

O bacana é que, se eu ignoro o erro, o jogo continua numa boa - e a surface passa a ser desenhada.

alguém sabe porque o erro está acontecendo e como evitá-lo?


Última edição por saim em Seg 17 Out 2011, 20:56, editado 1 vez(es)

saim

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por delta games em Dom 16 Out 2011, 17:17

edita aquele codigo do drw e coloca esse:

Código:
if (variable_local_exists("album")){
    draw_surface(album[foto-=1], 0, 0)
    }

se contuinuar dando erro:

Código:
if (variable_local_exists("album")){
    draw_surface(album[foto=-1], 0, 0)
    }

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por saim em Dom 16 Out 2011, 17:31

Isso não faz sentido. Obviamente, eu quero mostrar a última foto tirada. A array começa do zero (album[foto], sendo que o valor de "foto" é zero) e, ao final do evento de clique, o valor de "foto" aumenta em 1 (no primeiro clique, passa a ser um).
Daí, no draw event, eu quero mostrar a surface da foto mais recente. Como ainda não há de existir o album[foto] (porque "foto" tem sempre um valor superior à array "album"), eu quero mostrar o valor de "foto-1". E, à exceção da primeira foto, dá certo.

Sua primeira sugestão não passa nem pelo compilador do game maker (não é possível definir o valor de uma variável quando o programa procura o valor do índice da array). A segunda só vai fazer uma comparação - se "foto" é ou não é igual a "-1" e, como não é, vai retornar sempre "falso", o que equivale a zero. Resolve pra primeira foto, mas não importa quantas fotos eu tire, só vai mostrar a primeira.

saim

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por delta games em Dom 16 Out 2011, 17:35

saim escreveu:Isso não faz sentido. Obviamente, eu quero mostrar a última foto tirada. A array começa do zero (album[foto], sendo que o valor de "foto" é zero) e, ao final do evento de clique, o valor de "foto" aumenta em 1 (no primeiro clique, passa a ser um).
Daí, no draw event, eu quero mostrar a surface da foto mais recente. Como ainda não há de existir o album[foto] (porque "foto" tem sempre um valor superior à array "album"), eu quero mostrar o valor de "foto-1". E, à exceção da primeira foto, dá certo.

Sua primeira sugestão não passa nem pelo compilador do game maker (não é possível definir o valor de uma variável quando o programa procura o valor do índice da array). A segunda só vai fazer uma comparação - se "foto" é ou não é igual a "-1" e, como não é, vai retornar sempre "falso", o que equivale a zero. Resolve pra primeira foto, mas não importa quantas fotos eu tire, só vai mostrar a primeira.
mmmm.... agora entendi, vc coloco o clique do mouse em um global left pressed? ou vez isso em code?

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por saim em Dom 16 Out 2011, 17:52

global left pressed. Teoricamente, não deveria fazer diferença.
ahn... por "fazer isso em code" você quer dizer usar o step event, né?

saim

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por PedroX em Dom 16 Out 2011, 17:58

Executa o jogo desenhando o valor de 'foto'.
Veja qual é o valor dessa variavel.
Assim talvez o erro pode ser matado.

Até mais!

PedroX

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por saim em Dom 16 Out 2011, 18:03

Já debuguei, o valor é aquele esperado mesmo: 0 antes da primeira foto, 1 depois da primeira, 2 depois da segunda e assim por diante.
Como eu disse, apesar o erro aparecer na tela, ao ignorá-lo a surface é desenhada, como se não houvesse ocorrido nenhum erro.
Será que eu devo postar os códigos completos?

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por delta games em Dom 16 Out 2011, 18:23

saim escreveu:global left pressed. Teoricamente, não deveria fazer diferença.
ahn... por "fazer isso em code" você quer dizer usar o step event, né?
isso mesmo....
já que vc fez no global left pressed puxe aquele codigo dele lá, e coloca no step envent.

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por Mr.Brum em Dom 16 Out 2011, 18:36

if (variable_local_exists("album")){
draw_surface(album[foto-1], 0, 0)
}
Eu acho que seria foto-=1...

Tenta aí pra ver se dá certo...

if (variable_local_exists("album")){
draw_surface(album[foto-=1], 0, 0)
}

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por PedroX em Dom 16 Out 2011, 18:52

Gente, não tem como fazer isso.
Você só pode colocar isso dentro de uma estrutura, como if, while, for...
Não tem como mudar o valor dentro de algo que se quer definir.

E ele não quer diminuir o valor da variavel, mas sim 'mandar' o valor da variavel menos um.

Até!

PedroX

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por Klior em Dom 16 Out 2011, 18:53

saim escreveu:Seguinte: de acordo com o manual, os eventos do mouse ocorrem antes do evento draw.
manual escreveu:In some situation it is important to understand the order in which Game Maker processes the events. This is as follows:

Begin step events
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Keyboard, Key press, and Key release events
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Então, eu tenho, no create event, a seguinte definição:
Código:
foto=0
e, no clique do mouse,
Código:
album[foto]=surface_create(etc)
(...)
foto+=1;//essa parte é importante
e, finalmente, no draw, tenho:
Código:
if (variable_local_exists("album")){
    draw_surface(album[foto-1], 0, 0)
    }
Problema: ao tirar a primeira foto clicar pela primeira vez, aparece esse erro:
game maker escreveu:___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_camera:

Error in code at line 3:
draw_surface(album[foto-1], 0, 0)
^
at position 25: Negative array index

O bacana é que, se eu ignoro o erro, o jogo continua numa boa - e a surface passa a ser desenhada.

alguém sabe porque o erro está acontecendo e como evitá-lo?

Muito estranho, parece que oque acontece é que imediatamente no momento que a variável álbum é criada no evento do mouse, o evento draw já entende que ela foi criada então tenta desenha-la, porém por questões de milissegundos seu valor é 0, então o valor da array passa a ser negativo e como você disse, quando clica em ignorar passa a funcionar normalmente, isso porque a var foto passa a ter o valor 1, talvez uma solução seria usar um draw_surface(album[max(0, foto-1)], 0, 0)

Klior

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por Mr.Brum em Dom 16 Out 2011, 18:57

Pedro Henrique escreveu:Gente, não tem como fazer isso.
Você só pode colocar isso dentro de uma estrutura, como if, while, for...
Não tem como mudar o valor dentro de algo que se quer definir.

E ele não quer diminuir o valor da variavel, mas sim 'mandar' o valor da variavel menos um.

Até!
verdade, mas então ele poderia NÃO INCREMENTAR a variável foto, usar o código normal,sem o -1.
if (variable_local_exists("album")){
draw_surface(album[foto], 0, 0)
}

e depois aumentar a var foto em 1.

OU

ele pode usar isso no draw:
Código:
if foto<=0 foto=1

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por saim em Dom 16 Out 2011, 19:03

Por isso citei a ordem dos eventos. O erro simplesmente não deveria ocorrer. Seria o mesmo que, num mesmo evento, criar a array com índice 0, referir-me a ela e ocorrer esse erro.
De qualquer forma, o que está acontecendo é isso mesmo, porque fiz a sugestão do Klior e o erro parou de acontecer. O triste é que surgiu outro erro que não surgia antes: uma variável criada no mesmo evento de clicar parou de ser reconhecida...
Ou seja, realmente preciso descobrir o que está acontecendo. Vou postar o .gmk (daqui a pouco), pro caso de alguém querer dar uma olhada.

aqui, o link

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por Mr.Brum em Dom 16 Out 2011, 19:18

Resolvi o problema com uma simples condição no evento draw:

draw_rectangle_color(x1, y1, x2, y2, $00ffff, $00ffff, $00ffff, $00ffff, 1);
if (variable_local_exists("album")){
if foto>0 draw_surface(album[foto-1], 0, 0)

}


Última edição por mrbrum22 em Dom 16 Out 2011, 21:23, editado 1 vez(es)

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por Pit Bull em Dom 16 Out 2011, 20:23

ja tentou usar abs()???

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por delta games em Dom 16 Out 2011, 22:21

saim escreveu:Por isso citei a ordem dos eventos. O erro simplesmente não deveria ocorrer. Seria o mesmo que, num mesmo evento, criar a array com índice 0, referir-me a ela e ocorrer esse erro.
De qualquer forma, o que está acontecendo é isso mesmo, porque fiz a sugestão do Klior e o erro parou de acontecer. O triste é que surgiu outro erro que não surgia antes: uma variável criada no mesmo evento de clicar parou de ser reconhecida...
Ou seja, realmente preciso descobrir o que está acontecendo. Vou postar o .gmk (daqui a pouco), pro caso de alguém querer dar uma olhada.

aqui, o link
manda a engine, vou ve o erro.

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por saim em Dom 16 Out 2011, 22:23

Moçada, por favor, entendam uma coisa: eu estou procurando o motivo do erro. Porque o jogo chega no draw event com foto=0 sendo que, no clique, foto TEM que passar a ser 1.
Na versão final (se eu chegar até ela), eu nem vou desenhar as surfaces nessa room. Mas posso ter um bocado de problemas se eu não compreender a ordem dos eventos. Eu achei que conhecia essa ordem, mas parece que não.

@delta games: o link pra engine está onde eu escrevi "aqui, o link".

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por delta games em Dom 16 Out 2011, 22:31

saim escreveu:Moçada, por favor, entendam uma coisa: eu estou procurando o motivo do erro. Porque o jogo chega no draw event com foto=0 sendo que, no clique, foto TEM que passar a ser 1.
Na versão final (se eu chegar até ela), eu nem vou desenhar as surfaces nessa room. Mas posso ter um bocado de problemas se eu não compreender a ordem dos eventos. Eu achei que conhecia essa ordem, mas parece que não.

@delta games: o link pra engine está onde eu escrevi "aqui, o link".
ok, vo baixa, se consegui resolve, eu posto a engine.

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por Mr.Brum em Dom 16 Out 2011, 22:48

mrbrum22 escreveu:Resolvi o problema com uma simples condição no evento draw:

draw_rectangle_color(x1, y1, x2, y2, $00ffff, $00ffff, $00ffff, $00ffff, 1);
if (variable_local_exists("album")){
if foto>0 draw_surface(album[foto-1], 0, 0)

}

Aí galera, como eu disse lá atrás , eu encontrei a solução!

Mas vamos aos poréms:
O erro acontece porque a variável foto é = a 0.
No momento que tentamos desenhar o array com o índice dela-1, o indice passa a ser negativo, e aí temos o erro...
Não vejo outra solução que não seja,a de colocar uma condição antes do desenho.
Que só irá desenhá-la se o índice for maior que 0...

PLUS: Eu retirei aquele código abaixo desse que eu postei, que desenha o texto na tela com o valor do índice, fiz essa alteração que eu falei, e funcionou perfeitamente...

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por saim em Dom 16 Out 2011, 23:01

mrbrum22, o valor é zero mesmo, isso está claro. Só que não deveria ser, certo? minha pergunta é: porque o valor é zero?
Isso não é simples. A variável que permita que o código seja lido é criada no mesmo evento em que "foto" passa a valer 1. Então porque ela ainda é zero?

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por PedroX em Dom 16 Out 2011, 23:07

saim
Você pode passar o código completo do evento do mouse?

Até mais!

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por delta games em Dom 16 Out 2011, 23:38

mrbrum22 escreveu:
mrbrum22 escreveu:Resolvi o problema com uma simples condição no evento draw:

draw_rectangle_color(x1, y1, x2, y2, $00ffff, $00ffff, $00ffff, $00ffff, 1);
if (variable_local_exists("album")){
if foto>0 draw_surface(album[foto-1], 0, 0)

}

Aí galera, como eu disse lá atrás , eu encontrei a solução!

Mas vamos aos poréms:
O erro acontece porque a variável foto é = a 0.
No momento que tentamos desenhar o array com o índice dela-1, o indice passa a ser negativo, e aí temos o erro...
Não vejo outra solução que não seja,a de colocar uma condição antes do desenho.
Que só irá desenhá-la se o índice for maior que 0...

PLUS: Eu retirei aquele código abaixo desse que eu postei, que desenha o texto na tela com o valor do índice, fiz essa alteração que eu falei, e funcionou perfeitamente...

sim o code funcionou mesmo, mas se coloca denovo o text coninua dando erro.
ps.: to tentando..

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por saim em Seg 17 Out 2011, 01:22

@Pedro Henrique:
Código:
album[foto]=surface_create(3*base, 2*base);
surface_set_target(tela);
draw_clear(0);
screen_redraw();
surface_set_target(album[foto]);
draw_clear(0);
draw_surface_ext(tela, -x1, -y1, 1, 1, 0, $ffffff, 1);
surface_reset_target();

var val;
val=0;
with(obj_passarim){
    var lar, alt;
    lar=sprite_get_width(sprite_index)/3; alt=sprite_get_height(sprite_index)/3;
    if collision_rectangle(other.x1+lar, other.y1+alt, other.x2-lar, other.y2-alt, id, 1, 0){
        val+=1;
        }
    }
valor[foto]=val;

foto+=1;
(mas já disponibilizei o link, tô postando só pro caso de você ter algum problema em baixar)
@delta games:
Já foram encontradas algumas soluções (e, moçada, faltou o "obrigado", foi mal). O que está me perturbando é o motivo do erro. Porque é que "foto" chega ao draw event valendo 0, mesmo depois do clique?

saim

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por delta games em Seg 17 Out 2011, 01:29

saim escreveu:@Pedro Henrique:
Código:
album[foto]=surface_create(3*base, 2*base);
surface_set_target(tela);
draw_clear(0);
screen_redraw();
surface_set_target(album[foto]);
draw_clear(0);
draw_surface_ext(tela, -x1, -y1, 1, 1, 0, $ffffff, 1);
surface_reset_target();

var val;
val=0;
with(obj_passarim){
    var lar, alt;
    lar=sprite_get_width(sprite_index)/3; alt=sprite_get_height(sprite_index)/3;
    if collision_rectangle(other.x1+lar, other.y1+alt, other.x2-lar, other.y2-alt, id, 1, 0){
        val+=1;
        }
    }
valor[foto]=val;

foto+=1;
(mas já disponibilizei o link, tô postando só pro caso de você ter algum problema em baixar)
@delta games:
Já foram encontradas algumas soluções (e, moçada, faltou o "obrigado", foi mal). O que está me perturbando é o motivo do erro. Porque é que "foto" chega ao draw event valendo 0, mesmo depois do clique?
pois e cara, eu to quebrando a cabeca aki pra tenta resolve isso, e o engracado e q quando vc ignora o erro ele funciona normal, acho q e pq da segunda vez ele chega em 1.

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por PedroX em Seg 17 Out 2011, 14:24

Descobri o erro, eu acho.

No seu código, você colocou:
screen_redraw();

Segundo o help:
Help escreveu:Redraws the room by calling all drawing events.

Ele chama todos os eventos do draw, incluindo o daquele objeto.

Edit: Além disso, eu achei um bom tutorial do Brendan que fala sobre isso:
faz a atualização dos eventos Draw das instâncias que estão dentro da
room, ou se preferir, do primeiro buffer que eu havia comentado.

Todas as instâncias tem seu draw ativado.
Isso faz com que o draw seja executado, depois termina de executar o resto.

Até mais!

PedroX

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por saim em Seg 17 Out 2011, 20:55

Show de bola, Pedro Henrique! TINHA que ter alguma coisa! Então não era a ordem dos eventos (ufa!), mas o fato de eu chamar o evento draw pra ser executado fora da ordem.

Soluções já foram apresentadas. Com essa, eu considero o tópico encerrado!

Obrigado a todos!

saim

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Resolvido Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

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