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Dia & Noite!!Velocidade na agua!

em Dom 16 Out 2011, 16:02
Oláaaaa galera , hooje eu vim pedir como fazer dia e noite ?? Por favor não me deem códigos prontos!!

não sei esplicar melhor , tem um tempo que isso eu sei fazer , mas como fazer para quando de noite o jogo fica mais escuro , e fazer uma tocha que quando ta na parede acende?? não me deem códigos prontos por favor , sera que seria por surfaces?? E me mandem um tutorial de surfaces se der por exemplo , vamos supor que para fazer isso seja por surfaces , aí se der vocês me mandam tutorial de surfaces!! Valeu!
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Re: Dia & Noite!!Velocidade na agua!

em Dom 16 Out 2011, 16:25
cria uma background preta, ai coloca ela como Foreground image (eu acho que é isso), ai por codigo, coloca background_set_alpha[n]=0 pra fica transparente, ai quando for noite vai almentando a alpha
eu nao testei nenhum codigo, se o codigo ali de cima nao existir, use a logica

ah, n sei fazer a da tocha, tem alguns tutos ai pelo forum, acho que tem engines, se n tiver aki, pesquisa na gmc.
flw
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Re: Dia & Noite!!Velocidade na agua!

em Dom 16 Out 2011, 16:35
Pode até funcionar , mas so o background vai ficar escuro , paredes e outras coisas nao !!
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Re: Dia & Noite!!Velocidade na agua!

em Dom 16 Out 2011, 16:50
Olha eu tive uma ideia, mas ai sai do enredo da luz na parede:

Crie uma sprite do tamanho da sua room, crie um objoeto e coloque essa sprite nele (sprite sem desenho nenhum) crie uma outra sprite do tamanho da sua room, Logo pegue a lata de tinta e no lado direito tem Opacity deixa 170(quanto menos mais claro ficara a cor) pegue a cor preta e pinte! Voce verá que os quadradinhos apareceram em baixo da imagem, depois vai em file e save png file salva ela onde vc quiser! Volta na sprite anterior(akela primeira criada) e vai la em animation e depois Morph seleciona a imagem que vc criou na segunda sprite (akela com 170 de opacity) e coloca uma taxa de 20 frames. Ai depois vai em animation de novo e seleciona ADD REVERSE e ele fara uma transição de imagem como se estivesse anoitecendo e amanhecendo.

Depois de tudo isso voce pode criar uma variavel para a image_index (neste caso voce terá que ter um tempo "RELÓGIO") a cada hora do seu relógio vc coloca pra aumentar uma image_index ou seja vai ficando escuro aos poucos!

Quer uma engine? Eu posso fazer para voce! Isto é se vc gostou da ideia neh! ;D
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Re: Dia & Noite!!Velocidade na agua!

em Dom 16 Out 2011, 16:59
O que o Tedi Ripper quis dizer é que você deve colocar essa imagem preta por cima de tudo. Aí, quando for noite, ela fica opaca, quando for dia, ela fica transparente, de forma que a claridade, ou seja, a visibilidade do jogo dependa da hora. Pra não deixar a noite impossível, limite essa opacidade a uns 0.75.

Pra dar um efeito bacana, você pode usar surfaces. Onde houver tochas, essa surface será 100% transparente 100% do tempo, dando a impressão que ali há uma área iluminada. O tutorial mostra como fazer isso.

Tem um tutorial sobre surfaces e outro sobre blend modes na minha assinatura. Misturar os dois dá esse efeito.
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Re: Dia & Noite!!Velocidade na agua!

em Dom 16 Out 2011, 17:00
ee saim sempre resolvendo Comvoscos problemas neh! Vou dar uma olhada nesse seu Tuto! Vlws cara tu eh fera!
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Re: Dia & Noite!!Velocidade na agua!

em Dom 16 Out 2011, 19:37
Haha , Esse saim manja muito ehehe , e se eu fizesse com surfaces ... como ficaria ?? e como eu faria para fazer isto?? valeu
Tentei oque o tedi falou , mais nao consegui , fica sempre preto o negocio , como deixar o background mais claro por códigos ?? que códigos utilizar ?? e como ?
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Re: Dia & Noite!!Velocidade na agua!

em Seg 17 Out 2011, 13:43
Usando o foreground e draw_background_ext. Um dos argumentos (o último) é o valor da alpha que você vai usar.
Pra usar surfaces, mesma coisa, só que você tem que se virar pra garantir que a surface esteja no objeto com menor depth da room (ou maior apenas que a HUD). Faça a surface preta, use draw_surface_ext, que também tem alpha como argumento, e pra dar um charme extra, use blend modes pra recortar a surface nos pontos em que há tochas.
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Re: Dia & Noite!!Velocidade na agua!

em Seg 17 Out 2011, 14:08
Eu tentei , mas nao funcionou ... O draw_background_ext nao funcionou , eu nao sei seb usei certo ...
Código:
draw_background_ext(background1,640,600,x,x,0,c_black,110)
Provavelmente está errado , mas de qualquer jeito , tentei neh , como deveria colocar ?
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Re: Dia & Noite!!Velocidade na agua!

em Seg 17 Out 2011, 20:57
alpha tem que variar entre 0 e 1. 110 é considerado 1.
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Re: Dia & Noite!!Velocidade na agua!

em Seg 17 Out 2011, 20:58
sim , eu ja tente colocar 0 tbm mas nao mudou nada :O oque eu faço ??É no draw neh?
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Re: Dia & Noite!!Velocidade na agua!

em Seg 17 Out 2011, 21:09
Eu ia editar lá, mas já que você respondeu, faço outro post.
Os argumentos estão todos estranhos. Deixa eu explicar um por um:

draw_background_ext(back,x,y,xscale,yscale,rot,color,alpha)
back é o nome do background usado. Parece que está ok.
x é a posição no eixo x que o bg será desenhado. Normalmente é zero, mas se você usar views ou coisa do tipo, pode variar, mas dificilmente será um valor fixo, se não for zero.
y é mesma coisa, no eixo y
xscale é a escala no eixo x, ou seja, por quanto será multiplicada a largura da imagem. Pra não esticá-la, use 1 (é meio que um valor padrão).
yscale é a mesma coisa, no eixo y
rot é o quanto o bg deve entrar rodado. Zero é um bom valor, não mexa nele.
color é a cor que vai ser misturada ao bg. Branco (c_white ou $ffffff) deixa ele da cor que você o fez. Preto (c_black ou $000000) deixa ele todo preto. Como ele já é todo preto mesmo, não faz diferença, então não precisa mexer.
alpha você já sabe, é a transparência. Use valores entre 0 e 1.
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Re: Dia & Noite!!Velocidade na agua!

em Seg 17 Out 2011, 21:31
Desculpa a chatice , mas ta dificil aqui kkk ,
No final ficou assim certo :
Código:
draw_background_ext(background1,0,0,1,1,0,c_black,1)

Pois é , não sei se agora está certo , mas não teve efeito algum, eu tentei colocar o background 1 na room e nao foi , tbm tentei com ele fora , tentei vários jeitos , oque eu devo fazer em geral ?? Obg denovo
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Re: Dia & Noite!!Velocidade na agua!

em Seg 17 Out 2011, 21:43
Tá perfeito, só que 1 é opaco e 0, transparente. Tente usar um valor intermediário, pra teste. 0.25 e 0.75, por exemplo.
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Re: Dia & Noite!!Velocidade na agua!

em Seg 17 Out 2011, 21:46
Tentei 0.25 , não notei diferença , mas so uma outra duvida ... Precisa estar pintado o bg??Não funcionou :OOO Isso é estranho!
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Re: Dia & Noite!!Velocidade na agua!

em Seg 17 Out 2011, 21:51
Ele precisa ter alguma cor, sim. Já que você está mesclando com preto, qualquer uma serve, mas ele precisa ser 100% opaco.
Uai, eu achava que o erro era que ele estava deixando a tela toda preta!...
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Re: Dia & Noite!!Velocidade na agua!

em Seg 17 Out 2011, 21:57
Aaaahahaha , conseguindo hehehe Obrigado !!!!!!!! Ajudo demais cara , se nao tem noção heheh!!
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Re: Dia & Noite!!Velocidade na agua!

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