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Ativar e desativar instancias
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Ativar e desativar instancias
Bem, o meu problema é o seguinte:
Estou fazendo um jogo de nave, perfeito, sem bugs, e que rapidamente será postado aqui na GMBR. Então, nele, a nave vai avançando automaticamente na room(que é enorme). Existem inimigos dispersos na room, e que se movem na direção oposta da nave do jogador para atacá-lo. Porém, mesmo fora do view, eles continuam se movendo, e saindo da posição em que foram posicionados. Ou seja, no final da room, não há mais inimigos, já que todos eles já escaparam pela esquerda. Estudei o recurso de ativar e desativar instâncias, mas, ao desativar as instancias fora do view, eles não voltam mais, mesmo no evento Boundary View 0, que ao meu ver, parece ser o oposto de Outside View 0(Quando o inimigo fica fora do view). Mas, mesmo utilizando o código, ele não funciona de jeito nenhum e mesmo que esteja dentro do view.
Minha pergunta: como evitar que as instancias fora do view 0 realizem eventos e ações até que estes entrem no view 0, que é seguido pelo player?
Estou fazendo um jogo de nave, perfeito, sem bugs, e que rapidamente será postado aqui na GMBR. Então, nele, a nave vai avançando automaticamente na room(que é enorme). Existem inimigos dispersos na room, e que se movem na direção oposta da nave do jogador para atacá-lo. Porém, mesmo fora do view, eles continuam se movendo, e saindo da posição em que foram posicionados. Ou seja, no final da room, não há mais inimigos, já que todos eles já escaparam pela esquerda. Estudei o recurso de ativar e desativar instâncias, mas, ao desativar as instancias fora do view, eles não voltam mais, mesmo no evento Boundary View 0, que ao meu ver, parece ser o oposto de Outside View 0(Quando o inimigo fica fora do view). Mas, mesmo utilizando o código, ele não funciona de jeito nenhum e mesmo que esteja dentro do view.
Minha pergunta: como evitar que as instancias fora do view 0 realizem eventos e ações até que estes entrem no view 0, que é seguido pelo player?
Fireheaddew- Data de inscrição : 04/11/2010
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Re: Ativar e desativar instancias
Eu meio que tive uma idéia um tanto tosca, mas que talvez dê certo, afinal, errar é humano.
Pra começar, no objeto da nave, no create, poderíamos definir para que todas as instâncias sejam desativadas, ou algum inimigo em específico, utilizando as funções:
Ou 0: Para ser desativado também.
OU
Em obj você coloca o nome ou id do objeto que deseja desativar (no caso os inimigos).
O importante aqui é apenas desativar os inimigos.
Agora, no Step da nave ou de qualquer objeto de controle, podemos dizer para que quando um objeto entrar na view, ele ser ativado. É importante que este código não esteja em um objeto que esteja desativado, caso contrário não surtirá efeito (estando desativado não poderá fazer nada).
Um exemplo:
A estrutura do código acima é a seguinte:
Agora tô sem tempo para explicá-lo, mas qualquer erro ou dúvida poste.
Pra começar, no objeto da nave, no create, poderíamos definir para que todas as instâncias sejam desativadas, ou algum inimigo em específico, utilizando as funções:
- Código:
instance_deactivate_all(notme)
Ou 0: Para ser desativado também.
OU
- Código:
instance_deactivate_object(obj)
Em obj você coloca o nome ou id do objeto que deseja desativar (no caso os inimigos).
O importante aqui é apenas desativar os inimigos.
Agora, no Step da nave ou de qualquer objeto de controle, podemos dizer para que quando um objeto entrar na view, ele ser ativado. É importante que este código não esteja em um objeto que esteja desativado, caso contrário não surtirá efeito (estando desativado não poderá fazer nada).
Um exemplo:
- Código:
instance_activate_region(view_xview[0],view_yview[0],view_wview[0],view_hview[0],1)
A estrutura do código acima é a seguinte:
- Código:
instance_activate_region(left,top,width,height,inside)
Agora tô sem tempo para explicá-lo, mas qualquer erro ou dúvida poste.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: Ativar e desativar instancias
Ou então o exemplo presente no wiki do GML.
No Step do objeto que se movimenta:
Código:
No Step do objeto que se movimenta:
- Código:
{
instance_activate_all();
instance_deactivate_region(view_xview[0],view_yview[0],view_wview[0],view_hview[0],false,true);
}
Código:
- Código:
instance_deactivate_region(left,top,width,height,inside,notme)
y_Tiago- Data de inscrição : 13/10/2010
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Re: Ativar e desativar instancias
Muito obrigado aos dois! =D Só não respondi antes porque não consegui usar antes, mas resolvi agora o meu problema.
Podem trancar o tópico!
Podem trancar o tópico!
Fireheaddew- Data de inscrição : 04/11/2010
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