GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


Ativar e desativar instancias

3 participantes

Ir para baixo

Ativar e desativar instancias Empty Ativar e desativar instancias

Mensagem por Fireheaddew Ter 11 Out 2011, 23:28

Bem, o meu problema é o seguinte:
Estou fazendo um jogo de nave, perfeito, sem bugs, e que rapidamente será postado aqui na GMBR. Então, nele, a nave vai avançando automaticamente na room(que é enorme). Existem inimigos dispersos na room, e que se movem na direção oposta da nave do jogador para atacá-lo. Porém, mesmo fora do view, eles continuam se movendo, e saindo da posição em que foram posicionados. Ou seja, no final da room, não há mais inimigos, já que todos eles já escaparam pela esquerda. Estudei o recurso de ativar e desativar instâncias, mas, ao desativar as instancias fora do view, eles não voltam mais, mesmo no evento Boundary View 0, que ao meu ver, parece ser o oposto de Outside View 0(Quando o inimigo fica fora do view). Mas, mesmo utilizando o código, ele não funciona de jeito nenhum e mesmo que esteja dentro do view.

Minha pergunta: como evitar que as instancias fora do view 0 realizem eventos e ações até que estes entrem no view 0, que é seguido pelo player?
Fireheaddew
Fireheaddew

Data de inscrição : 04/11/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 235
Prêmios : Ativar e desativar instancias Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar e desativar instancias Empty Re: Ativar e desativar instancias

Mensagem por fonetico Ter 11 Out 2011, 23:41

Eu meio que tive uma idéia um tanto tosca, mas que talvez dê certo, afinal, errar é humano.

Pra começar, no objeto da nave, no create, poderíamos definir para que todas as instâncias sejam desativadas, ou algum inimigo em específico, utilizando as funções:

Código:
instance_deactivate_all(notme)
Em notme você coloca 1: para deativar tudo exceto este objeto que chamou a função
Ou 0: Para ser desativado também.

OU

Código:
instance_deactivate_object(obj)

Em obj você coloca o nome ou id do objeto que deseja desativar (no caso os inimigos).

O importante aqui é apenas desativar os inimigos.

Agora, no Step da nave ou de qualquer objeto de controle, podemos dizer para que quando um objeto entrar na view, ele ser ativado. É importante que este código não esteja em um objeto que esteja desativado, caso contrário não surtirá efeito (estando desativado não poderá fazer nada).

Um exemplo:

Código:
instance_activate_region(view_xview[0],view_yview[0],view_wview[0],view_hview[0],1)

A estrutura do código acima é a seguinte:

Código:
instance_activate_region(left,top,width,height,inside)

Agora tô sem tempo para explicá-lo, mas qualquer erro ou dúvida poste.
fonetico
fonetico

Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios : Ativar e desativar instancias Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar e desativar instancias Empty Re: Ativar e desativar instancias

Mensagem por y_Tiago Ter 11 Out 2011, 23:56

Ou então o exemplo presente no wiki do GML.
No Step do objeto que se movimenta:
Código:
{
  instance_activate_all();
  instance_deactivate_region(view_xview[0],view_yview[0],view_wview[0],view_hview[0],false,true);
 }
Uma observação na wiki é que na prática pode ser melhor deixar ativado uma área um pouco maior que a view.

Código:
Código:
instance_deactivate_region(left,top,width,height,inside,notme)
Inside indica se é para desativar o que está dentro (1) ou o que está fora (0) da view. Notme indica se é para desativar o objeto que chama o script (0) ou não (1).
y_Tiago
y_Tiago

Data de inscrição : 13/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 149
Prêmios : Ativar e desativar instancias Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar e desativar instancias Empty Re: Ativar e desativar instancias

Mensagem por Fireheaddew Sáb 15 Out 2011, 11:49

Muito obrigado aos dois! =D Só não respondi antes porque não consegui usar antes, mas resolvi agora o meu problema.
Podem trancar o tópico!
Fireheaddew
Fireheaddew

Data de inscrição : 04/11/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 235
Prêmios : Ativar e desativar instancias Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Ativar e desativar instancias Empty Re: Ativar e desativar instancias

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos