Movimentos diagonais, sprite parado e andando

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Movimentos diagonais, sprite parado e andando

Mensagem por Ryder em Sex 14 Out 2011, 15:34

Estou fazendo um jogo top down , ja fiz os movimentos horizontais e verticais com este codigo:

//movimentos basicos
//direita
if keyboard_check(vk_right)
{
sprite_index=sprite_direita
if place_free(x+4,y){x+=4}
}
//esquerda
if keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index=sprite_esquerda
if place_free(x-4,y){x-=4}
}
//cima
if keyboard_check(vk_up)
{
sprite_index=sprite_cima
if place_free(x,y-4){y-=4}
}
//baixo
if keyboard_check(vk_down)
{
sprite_index=sprite_baixo
if place_free(x,y+4){y+=4}
}

com isto o player ja se move na diagonal, mas eu gostaria de saber como eu faço para ele mudar para o sprite de andando na diagonal e quando parado mudar para o sprite parado na diagonal

Ryder

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Re: Movimentos diagonais, sprite parado e andando

Mensagem por JV Justino em Sex 14 Out 2011, 17:18

Somente adicione o seguinte código:
Código:
if(keyboard_check(vk_left) && keyboard_check(vk_up)) sprite_index=spr_esquerda_cima
else if(keyboard_check(vk_right) && keyboard_check(vk_up)) sprite_index=spr_direita_cima
else if(keyboard_check(vk_left) && keyboard_check(vk_down)) sprite_index=spr_esquerda_baixo
else if(keyboard_check(vk_right) && keyboard_check(vk_down)) sprite_index=spr_direita_baixo
Depois, substitua os nomes pelos das sprites correspondentes.

Espero ter ajudado!
flw

JV Justino

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Re: Movimentos diagonais, sprite parado e andando

Mensagem por Fireheaddew em Sex 14 Out 2011, 17:25

Use variáveis para as 8 direções, tipo:
Código:
dir=0 //direita
esq=0 //esquerda
cima=0 //cima
baixo=0 //baixo
dircima=0 //direita e cima
dirbaixo=0 //direita e baixo
esqcima=0 //esquerda e cima
esqbaixo=0 //esquerda e baixo
Marque uma dessas variáveis como 1(ou true) e o resto fica como 0( ou false) mesmo.
Agora para mudar para diagonal:
Código:
//movimentos basicos
//direita
if keyboard_check(vk_right)
{
sprite_index=sprite_direita
if place_free(x+4,y){x+=4}
dir=1 //direita
esq=0 //esquerda
cima=0 //cima
baixo=0 //baixo
dircima=0 //direita e cima
dirbaixo=0 //direita e baixo
esqcima=0 //esquerda e cima
esqbaixo=0 //esquerda e baixo
}
//esquerda
if keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index=sprite_esquerda
if place_free(x-4,y){x-=4}
dir=0 //direita
esq=1 //esquerda
cima=0 //cima
baixo=0 //baixo
dircima=0 //direita e cima
dirbaixo=0 //direita e baixo
esqcima=0 //esquerda e cima
esqbaixo=0 //esquerda e baixo
}
//cima
if keyboard_check(vk_up)
{
sprite_index=sprite_cima
if place_free(x,y-4){y-=4}
dir=0 //direita
esq=0 //esquerda
cima=1 //cima
baixo=0 //baixo
dircima=0 //direita e cima
dirbaixo=0 //direita e baixo
esqcima=0 //esquerda e cima
esqbaixo=0 //esquerda e baixo
}
//baixo
if keyboard_check(vk_down)
{
sprite_index=sprite_baixo
if place_free(x,y+4){y+=4}
dir=0 //direita
esq=0 //esquerda
cima=0 //cima
baixo=1 //baixo
dircima=0 //direita e cima
dirbaixo=0 //direita e baixo
esqcima=0 //esquerda e cima
esqbaixo=0 //esquerda e baixo
}
//diagonal
//direita e cima
if keyboard_check(vk_right) and keyboard_check(vk_up)
{
sprite_index=sprite_direita_cima
if place_free(x+4,y-4){x+=4;y=-4}
dir=0 //direita
esq=0 //esquerda
cima=0 //cima
baixo=0 //baixo
dircima=1 //direita e cima
dirbaixo=0 //direita e baixo
esqcima=0 //esquerda e cima
esqbaixo=0 //esquerda e baixo
}
//direita e baixo
if keyboard_check(vk_right) and keyboard_check(vk_down)
{
sprite_index=sprite_direita_baixo
if place_free(x+4,y+4){x+=4;y=+4}
dir=0 //direita
esq=0 //esquerda
cima=0 //cima
baixo=0 //baixo
dircima=0 //direita e cima
dirbaixo=1 //direita e baixo
esqcima=0 //esquerda e cima
esqbaixo=0 //esquerda e baixo
}
//esquerda e cima
if keyboard_check(vk_left) and keyboard_check(vk_up)
{
sprite_index=sprite_esquerda_cima
if place_free(x-4,y-4){x-=4;y=-4}
dir=0 //direita
esq=0 //esquerda
cima=0 //cima
baixo=0 //baixo
dircima=0 //direita e cima
dirbaixo=0 //direita e baixo
esqcima=1 //esquerda e cima
esqbaixo=0 //esquerda e baixo
}
//esquerda e baixo
if keyboard_check(vk_left) and keyboard_check(vk_down)
{
sprite_index=sprite_esquerda_baixo
if place_free(x-4,y+4){x-=4;y=+4}
dir=0 //direita
esq=0 //esquerda
cima=0 //cima
baixo=0 //baixo
dircima=0 //direita e cima
dirbaixo=0 //direita e baixo
esqcima=0 //esquerda e cima
esqbaixo=1 //esquerda e baixo
}
Esse post tá demorando para ser postado, depois eu explico melhor.

Fireheaddew

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Re: Movimentos diagonais, sprite parado e andando

Mensagem por Ryder em Sex 14 Out 2011, 17:45

vlw, usei o codigo do JV Justino e ele troca de sprite normalmente, mas o meu problema real quando o sprite para de se movimentar, ele mudar para o sprite_parado_diagonal.

Ryder

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Re: Movimentos diagonais, sprite parado e andando

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