[Duvidas] Atirar e outras coisas.

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Resolvido [Duvidas] Atirar e outras coisas.

Mensagem por Kael GM em Qui 13 Out 2011, 19:39

Olá pessoal do fórum, como vão? Sou novo aqui o>

Seguinte, sou estudante do curso de Jogos Digitais ( 1 período) e estou tendo algumas dificuldades em usar o Game Maker e o GML x.x

Estou desenvolvendo basicamente um jogo de naves e tiros, que tem como objetivo destruir asteroides que só podem ser destruídos após o jogador resolver uma conta matemática (O tema é jogo educacional e.e', por isso colocamos a matemática no meio).

Se já tiver algo relacionado as minhas perguntas aqui, me desculpem porque tô meio perdido ainda.

Como Atirar no game Maker?
Teremos um jogo de naves onde destruiremos certos tipos de objeto A com uma arma padrão e de cunho infinito, essa mesmas será utilizada para abrir passagem entre os objetos(asteroides menores) para que disparemos os TIROS ESPECIAIS (Para asteroides maiores que necessitam de contas matemáticas).
Estes tiros Especiais são 5 diferentes cada um com um valor numérico (1,2, 4 ,6 , Cool na qual devem ser combinados para que no final tenhamos o resultado da multiplicação no qual aparece a OPERAÇÃO descrita no OBJETO B, onde ele só pode ser destruído se a combinação dos valores for correta. Lembrando que eu terei de ter um medidor de cada bala onde o jogador fica limitado a escolher os tiros mais convenientes para cada operação e lógico o contato entre os objetos acontecer se qualquer interrupção. Se errar durante a seleção o jogador pode resetar o calculo e iniciar uma nova contagem caso se desespere e aperte botões que não deve. Bem este é o nosso dilema o que podemos fazer para simplicar isso na programação, já que pelo meu ver eu terei de criar um sprite
para cada operação da TABUADA o que eu acho massante. Porém o maior galho e fazer essa interface de maneira simples que que obedeça a esses critérios porém para começar devemos aprender a ATIRAR para que esse desafio dê certo.
Mas enfim o se puderem me dar uma idéia de como fazer isso ficarei muito grato já que isso é em função acadêmica?
obs: Duvida feita por um colega.

Basicamente é essa a duvida. Se alguém puder também me indicar guias e tutoriais do forum para simplificar a criação de um jogo de nave, ficaria grato.

Se não tiver alguma coisa clara, por favor dizer também que nós tentaremos simplificar a explicação da duvida.

Obrigado, Kael.

Kael GM

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Resolvido Re: [Duvidas] Atirar e outras coisas.

Mensagem por delta games em Dom 16 Out 2011, 17:20

Kael GM escreveu:Olá pessoal do fórum, como vão? Sou novo aqui o>

Seguinte, sou estudante do curso de Jogos Digitais ( 1 período) e estou tendo algumas dificuldades em usar o Game Maker e o GML x.x

Estou desenvolvendo basicamente um jogo de naves e tiros, que tem como objetivo destruir asteroides que só podem ser destruídos após o jogador resolver uma conta matemática (O tema é jogo educacional e.e', por isso colocamos a matemática no meio).

Se já tiver algo relacionado as minhas perguntas aqui, me desculpem porque tô meio perdido ainda.

Como Atirar no game Maker?
Teremos um jogo de naves onde destruiremos certos tipos de objeto A com uma arma padrão e de cunho infinito, essa mesmas será utilizada para abrir passagem entre os objetos(asteroides menores) para que disparemos os TIROS ESPECIAIS (Para asteroides maiores que necessitam de contas matemáticas).
Estes tiros Especiais são 5 diferentes cada um com um valor numérico (1,2, 4 ,6 , Cool na qual devem ser combinados para que no final tenhamos o resultado da multiplicação no qual aparece a OPERAÇÃO descrita no OBJETO B, onde ele só pode ser destruído se a combinação dos valores for correta. Lembrando que eu terei de ter um medidor de cada bala onde o jogador fica limitado a escolher os tiros mais convenientes para cada operação e lógico o contato entre os objetos acontecer se qualquer interrupção. Se errar durante a seleção o jogador pode resetar o calculo e iniciar uma nova contagem caso se desespere e aperte botões que não deve. Bem este é o nosso dilema o que podemos fazer para simplicar isso na programação, já que pelo meu ver eu terei de criar um sprite
para cada operação da TABUADA o que eu acho massante. Porém o maior galho e fazer essa interface de maneira simples que que obedeça a esses critérios porém para começar devemos aprender a ATIRAR para que esse desafio dê certo.
Mas enfim o se puderem me dar uma idéia de como fazer isso ficarei muito grato já que isso é em função acadêmica?
obs: Duvida feita por um colega.

Basicamente é essa a duvida. Se alguém puder também me indicar guias e tutoriais do forum para simplificar a criação de um jogo de nave, ficaria grato.

Se não tiver alguma coisa clara, por favor dizer também que nós tentaremos simplificar a explicação da duvida.

Obrigado, Kael.

da uma olhada nos tutoriais do forum: http://gmbr.forumeiros.com/t19020-thyago-tutotutorial-de-proporcao-parte1

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Resolvido Re: [Duvidas] Atirar e outras coisas.

Mensagem por Kael GM em Seg 17 Out 2011, 22:04

Muito obrigado, cara Happy Resolveu aqui. o>

Kael GM

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Resolvido Re: [Duvidas] Atirar e outras coisas.

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