[Tutorial] Criando seu primeiro jogo 3d

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[Tutorial] Criando seu primeiro jogo 3d

Mensagem por delta games em Qua 12 Out 2011, 21:41

Plataforma utilizada: gm 8 pro.
Nivel de dificuldade: Iniciante/Intermediario.

Olá galera, reservei um tempinho para fazer esse tutorial sobre o 3d do game maker! Bom... O game maker não possui muinto suporte para 3d, se voce quiser criar um jogo 3d de verdade mesmo terá que baixar aplicativos feitos para isso como: Blender, Unity, 3d studio max, etc. Mas como o meu objetivo é game maker... vamos lá!
Se voce quiser saber o que é 3d leia os tutoriais do Kabeção!

Ok, nesse game nó vamos usar sprites bidimensionais e texturas. Primeiro vamos criar os sprites que servirá de identificação para os objetos, porque no 3d é mais usado texturas e não sprites.

Criaremos então o sprite spr_wall, sugiro que voces peguem a imagem que está no link abaixo para não ter mais complicações a voce:
imageshack.us/photo/my-images/72/sprwall.png/

Blz, depois disso vamos criar outro sprite esse será um sprite bidimensional que será utilizado quando estiver jogando. Ele é o player parado, nomeio ele de stoped:
imageshack.us/photo/my-images/97/stoped.png/

Certo, depois disso vamos criar o player indo pra direita (outro sprite bidimensional), nomeio ele de right:
imageshack.us/photo/my-images/528/rightp.png/

E por fim vamos criar o movimeno do player indo pra esquerda, nomearei ele de left:
imageshack.us/photo/my-images/213/leftf.png/

ok! já terminamos a parte dos sprites bidimensionais e dos sprites de identificação, agora vamos para as texturas, que será usado backgrounds....

A nossa unica textura será o do chao, que tambem será usado como parede, nomearemos o mesmo de tex_wall:
imageshack.us/photo/my-images/31/texwall.png/

Ok, depois de ter criado os sprites e as texturas, vamos para os objetos e os codigos...

Certo... Criaremos um dos objetos mais importantes do 3d, que sera a camera, nomeio de:
p3d (a camera nao tem sprite).
1 - Crie um Draw.
2 - Puxe o execute a piece code e cole este código:
Código:
d3d_set_projection(char.x,char.y-6.9,200,char.x,char.y-7,190,0,0,1) // focaliza a camera no player
//seperador
draw_set_alpha(1); // local em que a camera está
    draw_set_color(c_white); // se estiver longe de onde a camera está ficará branco.

ok, vou esplicar as partes do codigo que não está explicado:
char.x: o local x que a camera sera posicionada.
char.y-6.9: local y que a camera será posicionada -6.9 da sua região padrão.
200: local x.
char.x: local x² que a camera sera posicionada.
char.y-7: local y² que a camera será posicionada -7 da sua região padrão.
190: local x².
0: local y.
0: local y².
1: Se será true ou false (1= true e 0= false).

Ok, terminamos com a camera. Agora vamos para o objeto do player, nomearei de char, o sprite dele será o stopped.
1- Crie um step e cole o codigo:
Código:
if place_free(x,y+1) then{gravity=1.0} //gravidade = 1
    else{gravity=0} // caso contrario, gravidade = 0
if vspeed>12 then{vspeed=12} // velocidade em que o player volta ao chao.
( a explicaçaõ está no mesmo )

2- Crie um room start e cole este codigo nele:
Código:
d3d_start(); //inicial o 3d do game maker
( a explicaçaõ está no mesmo )

3- Crie um room end e cole este codigo nele:
Código:
d3d_end(); //finaliza o 3d do game maker.
( a explicaçaõ está no mesmo )

4 - Crie o keyboard left, up, right e any key. No left puxe o lib Check Empity que se encontra na aba control. Em x (posição x) coloque -4 e em y (poisção y) deixe como está (0) em objects deixe only solids (todos objetos solidos serão colididos) e marque a opção relative. Ainda no keyboard left puxe o lib jump to position que se encontra na aba move. Em x (esquerda e direita) coloque -4.8 e em y (cima e baixo) deixe como está (0), marque a opção relative. E por final puxe o lib Change sprite que se encontra na aba Main1, em sprite (sprite selecionado) selecione left em subimage (imagem subposta) deixe 0 e speed (velocidade) deixe 1. Ok, agora abra o keyboard right, copie todas as funçoes que acabei de citar para ele tirando os negativos dos x deixando so 4 e 4.8 e no change sprite troque left por right. Certo abra o any key, puxe o lib change sprite, em sprite coloque stopped, em subimage deixe 0 e speed deixe 1. Blz, agora abra o Keyboard up, puxe o lib Check colision, que se encontra na aba control, em x (posição x) deixe 0 em y (posição y) deixe 1 e em objects deixe only solids e deixa relative marcado. Ok, agora puxe o lib Speed Vertical que se encontra na aba move, em ver. Speed (velocidade na vertical) deixe -10 e não marque relative.

Uff... Certo, terminamos com o player, agora crie o obj_wall, seu sprite será spr_wall (marque a opção Solid).

1- Crie um Create e cole este codigo:
Código:
tex=background_get_texture(tex_wall) //variavel da textura e a textura
( explicação no mesmo )

2 - Crie um draw e cole o codigo:
Código:
d3d_draw_block(x,y,32,x+16,y+16,-32,tex,1,1); // cria um bloco
(explicação no mesmo)

Pronto!!! agora monte a room colocando a camera sempre por ultimo de tudo!
Download da engine: 4shared.com/file/_1TKNsPD/engine3d_-gmbr.html

OBS.: Tudo foi testado, e está tudo funcionando!


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Re: [Tutorial] Criando seu primeiro jogo 3d

Mensagem por Eudes - Hyo em Qua 12 Out 2011, 22:54

Achei manero vc postar tuto sobre 3D no GM.
eu já fiz essa parte aí do 3D usando um video tuto,
mas até agora só vi em ingles mesmo.
eu até estava pensando em passar pra o ke eu fiz pra PT.
acho que seu tuto deve ajudar o pessoal que está iniciando no 3D.

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Re: [Tutorial] Criando seu primeiro jogo 3d

Mensagem por Super Games em Qui 13 Out 2011, 08:05

Bom...mesmo que ensine o conteúdo, falta organização no tópico, pois não aprovarão o tópico sem ter uma boa organização.

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Re: [Tutorial] Criando seu primeiro jogo 3d

Mensagem por delta games em Qui 13 Out 2011, 09:27

Eudes - Hyo escreveu:Achei manero vc postar tuto sobre 3D no GM.
eu já fiz essa parte aí do 3D usando um video tuto,
mas até agora só vi em ingles mesmo.
eu até estava pensando em passar pra o ke eu fiz pra PT.
acho que seu tuto deve ajudar o pessoal que está iniciando no 3D.

vlw.

Editado por Dancity:
Mensagem sem conteúdo é considerado flood.
Vou tirar -25% pois já não é a primeira vez que você é alertado.

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Re: [Tutorial] Criando seu primeiro jogo 3d

Mensagem por gustavo ferreira em Qui 13 Out 2011, 16:08

ae cara gostei do tuto, ta fácil de entender se alguém for desenvolver pode sair um jogo bem legal, parabéns cara XD !!

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Re: [Tutorial] Criando seu primeiro jogo 3d

Mensagem por delta games em Qui 13 Out 2011, 16:12

gustavo ferreira escreveu:ae cara gostei do tuto, ta fácil de entender se alguém for desenvolver pode sair um jogo bem legal, parabéns cara XD !!

vlw cara, depos vou fazer outro tutor sobre o 3d, mais pra frente..

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Re: [Tutorial] Criando seu primeiro jogo 3d

Mensagem por Luis Matheus em Qui 24 Nov 2011, 18:41

mto bo tuto, estava querendo aprender o 3d, e com esse tuto ajuda um poco.

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Re: [Tutorial] Criando seu primeiro jogo 3d

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