GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Mensagem não transparente! | message_background

5 participantes

Ir para baixo

Mensagem não transparente! | message_background Empty Mensagem não transparente! | message_background

Mensagem por gabrielsch Sex 14 Out 2011, 13:12

Olá pessoal, tenho um BG que irá servir como a mensagem do jogo, ou seja, quando eu mandar mostrar uma mensagem irá aparecer esse BG, ele é meio trnaslucido e tem bordas arrendodadas e um espaço transparente de 16px para os lados.

Depois de eu definir o BG com o code:
Código:
message_background(bg_message)

Eu vou testar o jogo, mas ao mostrar a mensagem, ela fica quadrada e sem as bordas arredondas...

Alguém poderia me ajudar com isso?
gabrielsch
gabrielsch

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios : Mensagem não transparente! | message_background Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem não transparente! | message_background Empty Re: Mensagem não transparente! | message_background

Mensagem por MatheusReis Sex 14 Out 2011, 13:18

show_message não dá suporte a backgrounds com 'tons de alpha'. Ele desenha tudo com alpha=1, exceto a cor localizada na parte inferior esquerda do background, que será considerada transparente.

ex: se o background tiver a cor rosa nessa posição, todo tom igual a esse rosa será considerado transparente(alpha=0)
MatheusReis
MatheusReis

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B-A-A
Data de inscrição : 13/01/2010
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1093
Prêmios : Mensagem não transparente! | message_background Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Unity
  • Java
  • C#
  • Javascript


http://www.mathaeuz.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem não transparente! | message_background Empty Re: Mensagem não transparente! | message_background

Mensagem por gabrielsch Sex 14 Out 2011, 13:27

MatheusReis escreveu:show_message não dá suporte a backgrounds com 'tons de alpha'. Ele desenha tudo com alpha=1, exceto a cor localizada na parte inferior esquerda do background, que será considerada transparente.

ex: se o background tiver a cor rosa nessa posição, todo tom igual a esse rosa será considerado transparente(alpha=0)

Sendo assim, ha outro jeito de fazer uma mensagem usando opacidade?
Sem usar o show_message? Com algum tipo de script entre outros?
gabrielsch
gabrielsch

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios : Mensagem não transparente! | message_background Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem não transparente! | message_background Empty Re: Mensagem não transparente! | message_background

Mensagem por Super Games Sex 14 Out 2011, 13:35

Então veja os tutoriais de Janelas Dinâmicas do Fuzenrad, elas explicam como faz isto direitinho, caso queira ver procure no fórum ou veja o guia de tutoriais do fórum.
Super Games
Super Games

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2799
Prêmios : Mensagem não transparente! | message_background Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Java
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem não transparente! | message_background Empty Re: Mensagem não transparente! | message_background

Mensagem por MatheusReis Sex 14 Out 2011, 13:41

Eu quando preciso pausar o jogo eu crio um ciclo 'eterno'. Nele eu tenho funções de desenho e funções que vão atualizar a tela para mim. Vamos criar um novo script chamado new_message.
Nele, insira o código:
Código:
Tela_atual=background_create_from_screen(0,0,largura_da_tela,altura_da_tela,0,0);
//Isto tira uma espécie de screen shot da tela, e salva em um background
ciclo=true;
//isto irá controlar o loop
while(ciclo=true){
//enquanto ciclo for verdadeiro
io_handle();
//atualiza os estatus de tecla a mouse
draw_background(Tela_atual,0,0);
//desenha a tela salva anteriormente
//
draw_set_color(c_white);
draw_text(320,240,argument0+"
[Aperte enter para continuar]");
//irá escrever o texto inserido no script mais uma linha dizendo "[Aperte enter para continuar]"
//ex: new_message("Olá");
//Você pode formatar o texto como quizer aqui (cor, fonte, etc)
//E tambem pode desenhar outros backgrounds ou sprites por cima. como desejar
//
if keyboard_check_pressed(vk_enter) {ciclo=false};
//termina o ciclo, fechando a mensagem e voltando para onde o jogo estava
io_clear();
//limpa os estatus de tecla e mouse;
screen_refresh();
//atualiza o desenho na tela
screen_wait_vsync();
//espera a sincronia de vídeo para desenhar na tela novamente
};
Em resumo, ele trava o jogo num ciclo enquanto desenha informações e aguarda a tecla enter ser pressionada.


Última edição por MatheusReis em Sex 14 Out 2011, 13:41, editado 1 vez(es)
MatheusReis
MatheusReis

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B-A-A
Data de inscrição : 13/01/2010
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1093
Prêmios : Mensagem não transparente! | message_background Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Unity
  • Java
  • C#
  • Javascript


http://www.mathaeuz.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem não transparente! | message_background Empty Re: Mensagem não transparente! | message_background

Mensagem por Luca$ Sex 14 Out 2011, 13:41

Tem um jeito sim,com a função:

Código:
image_alpha(alpha)

Mas se você colocar 0,a mensagem nao irá aparecer,entao ponha um valor maior.
Como o Super Games sugeriu,procure os tutoriais de Janelas Dinamicas do Fuzenrad.
Luca$
Luca$

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D-C
Data de inscrição : 10/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 582
Prêmios : Mensagem não transparente! | message_background Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem não transparente! | message_background Empty Re: Mensagem não transparente! | message_background

Mensagem por gabrielsch Sex 14 Out 2011, 13:46

Muito bem!
Consegui resolver meu problema, antes de ver o tutorial do Fuzenrad eu estava tentaando fazer a mesma coisa que ele fez no tutorial dele. Só depois que eu vi que era praticamente igual.

Mesmo assim vi que o Game Maker tem que melhorar bastante nesse ponto de mensagens entre outros.

TÓPICO RESOLVIDO!
gabrielsch
gabrielsch

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios : Mensagem não transparente! | message_background Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem não transparente! | message_background Empty Re: Mensagem não transparente! | message_background

Mensagem por luiz_eldorado Sex 14 Out 2011, 13:48

Se você quiser que TODA a mensagem fique sem opacidade parcialmente, da pra usar este código:
Código:
message_alpha(alpha)
E retirar a transparência do Background. E no alpha, você coloca 0.9 ou 0.8, sei lá.

Até mais!


EDIT
Opa, alguém já postou antes XD
luiz_eldorado
luiz_eldorado

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 30/07/2011
Reputação : 47
Número de Mensagens : 928
Prêmios : Mensagem não transparente! | message_background Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://luizpontes.tk/

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem não transparente! | message_background Empty Re: Mensagem não transparente! | message_background

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos