GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


[resolvido] ordem de eventos + negative array index

+2
delta games
saim
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por saim Dom 16 Out 2011, 17:12

Seguinte: de acordo com o manual, os eventos do mouse ocorrem antes do evento draw.
manual escreveu:In some situation it is important to understand the order in which Game Maker processes the events. This is as follows:

Begin step events
Alarm events
Keyboard, Key press, and Key release events
Mouse events
Normal step events
(now all instances are set to their new positions)
Collision events
End step events
Draw events
Então, eu tenho, no create event, a seguinte definição:
Código:
foto=0
e, no clique do mouse,
Código:
album[foto]=surface_create(etc)
(...)
foto+=1;//essa parte é importante
e, finalmente, no draw, tenho:
Código:
if (variable_local_exists("album")){
    draw_surface(album[foto-1], 0, 0)
    }
Problema: ao tirar a primeira foto clicar pela primeira vez, aparece esse erro:
game maker escreveu:___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_camera:

Error in code at line 3:
draw_surface(album[foto-1], 0, 0)
^
at position 25: Negative array index

O bacana é que, se eu ignoro o erro, o jogo continua numa boa - e a surface passa a ser desenhada.

alguém sabe porque o erro está acontecendo e como evitá-lo?


Última edição por saim em Seg 17 Out 2011, 20:56, editado 1 vez(es)
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por delta games Dom 16 Out 2011, 17:17

edita aquele codigo do drw e coloca esse:

Código:
if (variable_local_exists("album")){
    draw_surface(album[foto-=1], 0, 0)
    }

se contuinuar dando erro:

Código:
if (variable_local_exists("album")){
    draw_surface(album[foto=-1], 0, 0)
    }
delta games
delta games

Data de inscrição : 08/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 70
Prêmios : [resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por saim Dom 16 Out 2011, 17:31

Isso não faz sentido. Obviamente, eu quero mostrar a última foto tirada. A array começa do zero (album[foto], sendo que o valor de "foto" é zero) e, ao final do evento de clique, o valor de "foto" aumenta em 1 (no primeiro clique, passa a ser um).
Daí, no draw event, eu quero mostrar a surface da foto mais recente. Como ainda não há de existir o album[foto] (porque "foto" tem sempre um valor superior à array "album"), eu quero mostrar o valor de "foto-1". E, à exceção da primeira foto, dá certo.

Sua primeira sugestão não passa nem pelo compilador do game maker (não é possível definir o valor de uma variável quando o programa procura o valor do índice da array). A segunda só vai fazer uma comparação - se "foto" é ou não é igual a "-1" e, como não é, vai retornar sempre "falso", o que equivale a zero. Resolve pra primeira foto, mas não importa quantas fotos eu tire, só vai mostrar a primeira.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por delta games Dom 16 Out 2011, 17:35

saim escreveu:Isso não faz sentido. Obviamente, eu quero mostrar a última foto tirada. A array começa do zero (album[foto], sendo que o valor de "foto" é zero) e, ao final do evento de clique, o valor de "foto" aumenta em 1 (no primeiro clique, passa a ser um).
Daí, no draw event, eu quero mostrar a surface da foto mais recente. Como ainda não há de existir o album[foto] (porque "foto" tem sempre um valor superior à array "album"), eu quero mostrar o valor de "foto-1". E, à exceção da primeira foto, dá certo.

Sua primeira sugestão não passa nem pelo compilador do game maker (não é possível definir o valor de uma variável quando o programa procura o valor do índice da array). A segunda só vai fazer uma comparação - se "foto" é ou não é igual a "-1" e, como não é, vai retornar sempre "falso", o que equivale a zero. Resolve pra primeira foto, mas não importa quantas fotos eu tire, só vai mostrar a primeira.
mmmm.... agora entendi, vc coloco o clique do mouse em um global left pressed? ou vez isso em code?
delta games
delta games

Data de inscrição : 08/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 70
Prêmios : [resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por saim Dom 16 Out 2011, 17:52

global left pressed. Teoricamente, não deveria fazer diferença.
ahn... por "fazer isso em code" você quer dizer usar o step event, né?
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por PedroX Dom 16 Out 2011, 17:58

Executa o jogo desenhando o valor de 'foto'.
Veja qual é o valor dessa variavel.
Assim talvez o erro pode ser matado.

Até mais!

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : [resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por saim Dom 16 Out 2011, 18:03

Já debuguei, o valor é aquele esperado mesmo: 0 antes da primeira foto, 1 depois da primeira, 2 depois da segunda e assim por diante.
Como eu disse, apesar o erro aparecer na tela, ao ignorá-lo a surface é desenhada, como se não houvesse ocorrido nenhum erro.
Será que eu devo postar os códigos completos?
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por delta games Dom 16 Out 2011, 18:23

saim escreveu:global left pressed. Teoricamente, não deveria fazer diferença.
ahn... por "fazer isso em code" você quer dizer usar o step event, né?
isso mesmo....
já que vc fez no global left pressed puxe aquele codigo dele lá, e coloca no step envent.
delta games
delta games

Data de inscrição : 08/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 70
Prêmios : [resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por Mr.Brum Dom 16 Out 2011, 18:36

if (variable_local_exists("album")){
draw_surface(album[foto-1], 0, 0)
}
Eu acho que seria foto-=1...

Tenta aí pra ver se dá certo...

if (variable_local_exists("album")){
draw_surface(album[foto-=1], 0, 0)
}
Mr.Brum
Mr.Brum

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D + D + C + C + D + B
Data de inscrição : 28/04/2011
Reputação : 41
Número de Mensagens : 915
Prêmios : [resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://mrbrumgames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por PedroX Dom 16 Out 2011, 18:52

Gente, não tem como fazer isso.
Você só pode colocar isso dentro de uma estrutura, como if, while, for...
Não tem como mudar o valor dentro de algo que se quer definir.

E ele não quer diminuir o valor da variavel, mas sim 'mandar' o valor da variavel menos um.

Até!

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : [resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por Klior Dom 16 Out 2011, 18:53

saim escreveu:Seguinte: de acordo com o manual, os eventos do mouse ocorrem antes do evento draw.
manual escreveu:In some situation it is important to understand the order in which Game Maker processes the events. This is as follows:

Begin step events
Alarm events
Keyboard, Key press, and Key release events
Mouse events
Normal step events
(now all instances are set to their new positions)
Collision events
End step events
Draw events
Então, eu tenho, no create event, a seguinte definição:
Código:
foto=0
e, no clique do mouse,
Código:
album[foto]=surface_create(etc)
(...)
foto+=1;//essa parte é importante
e, finalmente, no draw, tenho:
Código:
if (variable_local_exists("album")){
    draw_surface(album[foto-1], 0, 0)
    }
Problema: ao tirar a primeira foto clicar pela primeira vez, aparece esse erro:
game maker escreveu:___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_camera:

Error in code at line 3:
draw_surface(album[foto-1], 0, 0)
^
at position 25: Negative array index

O bacana é que, se eu ignoro o erro, o jogo continua numa boa - e a surface passa a ser desenhada.

alguém sabe porque o erro está acontecendo e como evitá-lo?

Muito estranho, parece que oque acontece é que imediatamente no momento que a variável álbum é criada no evento do mouse, o evento draw já entende que ela foi criada então tenta desenha-la, porém por questões de milissegundos seu valor é 0, então o valor da array passa a ser negativo e como você disse, quando clica em ignorar passa a funcionar normalmente, isso porque a var foto passa a ter o valor 1, talvez uma solução seria usar um draw_surface(album[max(0, foto-1)], 0, 0)
Klior
Klior

Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 13
Número de Mensagens : 426
Prêmios : [resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • C#
  • Javascript


Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por Mr.Brum Dom 16 Out 2011, 18:57

Pedro Henrique escreveu:Gente, não tem como fazer isso.
Você só pode colocar isso dentro de uma estrutura, como if, while, for...
Não tem como mudar o valor dentro de algo que se quer definir.

E ele não quer diminuir o valor da variavel, mas sim 'mandar' o valor da variavel menos um.

Até!
verdade, mas então ele poderia NÃO INCREMENTAR a variável foto, usar o código normal,sem o -1.
if (variable_local_exists("album")){
draw_surface(album[foto], 0, 0)
}

e depois aumentar a var foto em 1.

OU

ele pode usar isso no draw:
Código:
if foto<=0 foto=1
Mr.Brum
Mr.Brum

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D + D + C + C + D + B
Data de inscrição : 28/04/2011
Reputação : 41
Número de Mensagens : 915
Prêmios : [resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://mrbrumgames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por saim Dom 16 Out 2011, 19:03

Por isso citei a ordem dos eventos. O erro simplesmente não deveria ocorrer. Seria o mesmo que, num mesmo evento, criar a array com índice 0, referir-me a ela e ocorrer esse erro.
De qualquer forma, o que está acontecendo é isso mesmo, porque fiz a sugestão do Klior e o erro parou de acontecer. O triste é que surgiu outro erro que não surgia antes: uma variável criada no mesmo evento de clicar parou de ser reconhecida...
Ou seja, realmente preciso descobrir o que está acontecendo. Vou postar o .gmk (daqui a pouco), pro caso de alguém querer dar uma olhada.

aqui, o link
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por Mr.Brum Dom 16 Out 2011, 19:18

Resolvi o problema com uma simples condição no evento draw:

draw_rectangle_color(x1, y1, x2, y2, $00ffff, $00ffff, $00ffff, $00ffff, 1);
if (variable_local_exists("album")){
if foto>0 draw_surface(album[foto-1], 0, 0)

}


Última edição por mrbrum22 em Dom 16 Out 2011, 21:23, editado 1 vez(es)
Mr.Brum
Mr.Brum

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D + D + C + C + D + B
Data de inscrição : 28/04/2011
Reputação : 41
Número de Mensagens : 915
Prêmios : [resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://mrbrumgames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por Pit Bull Dom 16 Out 2011, 20:23

ja tentou usar abs()???
Pit Bull
Pit Bull

Data de inscrição : 31/08/2010
Reputação : 16
Número de Mensagens : 646
Prêmios : [resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Unity
  • C#
  • Outros


https://discord.gg/ZPM2d6q

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por delta games Dom 16 Out 2011, 22:21

saim escreveu:Por isso citei a ordem dos eventos. O erro simplesmente não deveria ocorrer. Seria o mesmo que, num mesmo evento, criar a array com índice 0, referir-me a ela e ocorrer esse erro.
De qualquer forma, o que está acontecendo é isso mesmo, porque fiz a sugestão do Klior e o erro parou de acontecer. O triste é que surgiu outro erro que não surgia antes: uma variável criada no mesmo evento de clicar parou de ser reconhecida...
Ou seja, realmente preciso descobrir o que está acontecendo. Vou postar o .gmk (daqui a pouco), pro caso de alguém querer dar uma olhada.

aqui, o link
manda a engine, vou ve o erro.
delta games
delta games

Data de inscrição : 08/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 70
Prêmios : [resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por saim Dom 16 Out 2011, 22:23

Moçada, por favor, entendam uma coisa: eu estou procurando o motivo do erro. Porque o jogo chega no draw event com foto=0 sendo que, no clique, foto TEM que passar a ser 1.
Na versão final (se eu chegar até ela), eu nem vou desenhar as surfaces nessa room. Mas posso ter um bocado de problemas se eu não compreender a ordem dos eventos. Eu achei que conhecia essa ordem, mas parece que não.

@delta games: o link pra engine está onde eu escrevi "aqui, o link".
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por delta games Dom 16 Out 2011, 22:31

saim escreveu:Moçada, por favor, entendam uma coisa: eu estou procurando o motivo do erro. Porque o jogo chega no draw event com foto=0 sendo que, no clique, foto TEM que passar a ser 1.
Na versão final (se eu chegar até ela), eu nem vou desenhar as surfaces nessa room. Mas posso ter um bocado de problemas se eu não compreender a ordem dos eventos. Eu achei que conhecia essa ordem, mas parece que não.

@delta games: o link pra engine está onde eu escrevi "aqui, o link".
ok, vo baixa, se consegui resolve, eu posto a engine.
delta games
delta games

Data de inscrição : 08/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 70
Prêmios : [resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por Mr.Brum Dom 16 Out 2011, 22:48

mrbrum22 escreveu:Resolvi o problema com uma simples condição no evento draw:

draw_rectangle_color(x1, y1, x2, y2, $00ffff, $00ffff, $00ffff, $00ffff, 1);
if (variable_local_exists("album")){
if foto>0 draw_surface(album[foto-1], 0, 0)

}

Aí galera, como eu disse lá atrás , eu encontrei a solução!

Mas vamos aos poréms:
O erro acontece porque a variável foto é = a 0.
No momento que tentamos desenhar o array com o índice dela-1, o indice passa a ser negativo, e aí temos o erro...
Não vejo outra solução que não seja,a de colocar uma condição antes do desenho.
Que só irá desenhá-la se o índice for maior que 0...

PLUS: Eu retirei aquele código abaixo desse que eu postei, que desenha o texto na tela com o valor do índice, fiz essa alteração que eu falei, e funcionou perfeitamente...
Mr.Brum
Mr.Brum

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D + D + C + C + D + B
Data de inscrição : 28/04/2011
Reputação : 41
Número de Mensagens : 915
Prêmios : [resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://mrbrumgames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por saim Dom 16 Out 2011, 23:01

mrbrum22, o valor é zero mesmo, isso está claro. Só que não deveria ser, certo? minha pergunta é: porque o valor é zero?
Isso não é simples. A variável que permita que o código seja lido é criada no mesmo evento em que "foto" passa a valer 1. Então porque ela ainda é zero?
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[resolvido] ordem de eventos + negative array index Empty Re: [resolvido] ordem de eventos + negative array index

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos