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gart30, Katerp, Willy

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O que é: "Retorna"

em Sex 30 Set 2011, 05:00
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Tal ID que "retorna" tal coisa.
... checa e "retorna" o valor tal.
"retorna" a chave.
mostra e "retorna" a variavel.

Em fim, o que é "retorna"??? scratch

Obrigado!
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Re: O que é: "Retorna"

em Sex 30 Set 2011, 06:40
Bom, vamos usar como exemplo a função file
file_text_open_read(fname) Opens the file with the indicated name for reading. The function returns the id of the file that must be used in the other functions. You can open multiple files at the same time (32 max). Don't forget to close them once you are finished with them.

quando você chama a função file_text_open_read, você está querendo que o game maker abra um arquivo para você,quando ele abre o arquivo ele cria uma variavel para que você possa usar esse arquivo que acabou de abrir, a variavel se chama id , então quando você chama a função ele terá que te passar o valor da variavel, e o unico jeito será retornando ela para os codigos principais(seu código que está em algum evento(draw,step,create,etc))

dai você faz assim:exemplo

contas=file_text_open_read("contas.txt")

antes de chamar a função você está dizendo para o game maker que se retornar alguma variável para o código principal, que o game maker armazene-a em outra variável que se chama contas, que no caso vai retorna o id do arquivo.

Ainda está com duvida?

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Re: O que é: "Retorna"

em Sex 30 Set 2011, 08:06
retorna é a variavel que a funcao dá ao voce usa-la, ex:

random(x)
Retorna um número real aleatório entre 0 e x. O número é sempre menor do
que x.

entao se eu escrever um codigo:

i = random(x);

irá retornar, ou seja, enviar para minha variavel 'i', um numero aleatorio.
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Re: O que é: "Retorna"

em Sex 30 Set 2011, 09:29
Retorna seria "responde".
Usando o exemplo do itarodrigo, e falando a mesma coisa com outras palavras, você pergunta ao computador "me diz aí um número aleatório entre 0 e x, por favor?" (o "por favor" é opcional) e ele te retorna (ou responde): "mete um 2.145532, aí!".
Você pergunta "qual a id da instância que está entre os pontos A e B?" (collision_line) e ele te responde "É 100385, anote esse número numa variável, aí, senão você esquece!"

Você pode usar a função (ou é sintaxe?) "return" dentro de scripts, de modo que o script te responde alguma coisa, seja o que você queira que o script te responda (uma medida, uma id, um ângulo, um string, talvez até a id de outro script).
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Re: O que é: "Retorna"

em Sex 30 Set 2011, 09:58
é mesmo, eu tinha esquecido dos scripts, segue um exemplo:
Código:

{
//dec_to_roman(dec)
    var n,ones,tens,huns,thos,roman;
    n = floor(argument0);
    if ((n < 0) || (n > 4999)) return "";
    n = string_replace_all(string_format(n,4,0)," ","0");
    ones = "    I  II  III IV  V  VI  VII VIIIIX  ";
    tens = "    X  XX  XXX XL  L  LX  LXX LXXXXC  ";
    huns = "    C  CC  CCC CD  D  DC  DCC DCCCCM  ";
    thos = "    M  MM  MMM MMMM";
    roman  = string_copy(thos,4*real(string_char_at(n,1))+1,4);
    roman += string_copy(huns,4*real(string_char_at(n,2))+1,4);
    roman += string_copy(tens,4*real(string_char_at(n,3))+1,4);
    roman += string_copy(ones,4*real(string_char_at(n,4))+1,4);
    roman  = string_replace_all(roman," ","");
    return roman;
}

ele recebe um numero decimal e retorna o mesmo numero em algarismos romanos.

outro ponto importante que o saim citou é:
anote esse número numa variável, aí, senão você esquece!

entao, sempre que uma funcao retorna um valor, voce deve sempre inclui-lo em uma variavel, ou já usa-lo em um codigo que seja necessario, ex:

no exemplo do random, pode ser usado das seguintes formas:

i = irandom(x); //inclui o numero na variavel 'i' para ser usado mais tarde ou

score += irandom(x); //acrescenta um valor x no score do player, sem precisar salvar em uma variavel.

abraço.
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Re: O que é: "Retorna"

em Sex 30 Set 2011, 10:11
O itarodrigo foi mais rápido em postar um exemplo do que eu mais eu vou postar o meu mesmo assim já que ele é bem mole de entender tambem - e já tava todo escrito : (

Só pra exemplificar vamos escrever uma função:

Código:

// obs.: esse código não funcionará em gml dessa forma...

function multiplica(a, b) //cria a função multiplica com dois parâmetros (a e b)
{
    //aqui dentro fica escrito o que deve ser executado
    //no lugar que a função foi escrita

    return (a * b); //retorna o resultado da operação a vezes b, código pequeno...
}

O funcionamento é bem simples, se eu escrever no código multiplica(5, 6), o GM vai colocar o valor de 5 na variável a e de 6 na variável b, em seguida vai pra dentro do código da função fazer o que manda lá, quando chegar na linha que tá escrito return ele vai multiplicar a por b, retornar esse valor - ou seja "substituar a função no código pelo que está escrito em return" - e parar de executar o que tá escrito na função.

Pra chamar a função e fácil:
Código:

multiplica(5, 6); // só soltar no código

Onde tá escrita a função ele vai apagar ela e escrever o retorno dela no lugar (nesse caso 30), mas do jeito que tá ai esse 30 vai ficar perdido, portanto e necessário colocar a função dentro de uma variável para quando a função der o retorno ele ficar guardado na variavel e podermos usar, uma função não precisa retornar algo obrigatoriamente e dentro dela pode haver um código muito complexo
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Re: O que é: "Retorna"

em Sex 30 Set 2011, 10:57
essa pergunta rendeu muitas respostas, rsrs.

só faltou o proprio soul aqui pra nos dizer se entendeu ou nao ;)
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Re: O que é: "Retorna"

em Sab 01 Out 2011, 00:00
Aaa Bendito seja o Retorna! Entedi agora! kkkkkkkkkk eh mais facil falar: "retorna" do que: "o computador te mostra" ;D Tendeo agora vlws Galerinha!
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