[Tutorial] Básicos para escrever um roteiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Tutorial] Básicos para escrever um roteiro

Mensagem por ManiacoBranco em Qui 29 Set 2011, 17:18

1) Iniciando uma história

Esse é o ponto que particularmente acho mais díficil de escrever uma história. Você acaba tendo tantas idéias, que fica díficil de escolher uma.

Eu uso dois metódos para descobrir de qual imaginação eu faço.

O primeiro é simples, eu separo algumas imaginações minhas e as outras eu esqueço. Então começo o ínicio de uma história com cada imaginação, e a que eu achar melhor eu uso. Por exemplo, pego essas duas imaginações: Cachorro ou Dinossauro.

A do cachorro eu começo assim:
"Um cachorro falante, é estranho. Mas é claro já sou acostumado com isso, pois sou um cachorro falante..."

A do dinossauro começo assim:
"Durante milhões de anos os dinossauros foram extintos. Mas durante uma experiência com um fóssil, o dinossauro começa a se recompor novamente e voltar a vida..."

E logo depois eu imagino como seria a história. A do cachorro seria extremamente estranha, já a do dinossauro seria até legal, os humanos sobrevivendo a uma grande
quantidade de dinossauros. Eu iria escolher a do dinossauro.


[b]E o segundo modo que tenho, é pesquisar sobre o tema de história na internet, e se ter uma história famosa ou que já foi publicada nesse mesmo tema já vou parando de pensar nele.




2) Os personagens

Acho que o principal elemento de uma história que possui personagens, são os personagens. Por isso hoje estarei dando umas pequenas dicas para não deixar seus personagens de qualquer jeito.

Primeiramente, busque dar mais descrições sobre o visual deles.
Busque também dar alguns detalhes da vida dele ao passar a história, não logo quando eles chegarem na história.


A útilidade dos personagens também é um elemento MUITO importante em uma história. Primeiramente porque se o personagem não ter útilidade nem uma na história vai ser inútil e perda de tempo ele existir lá. Por isso busque sempre alguma importância em cada personagem de sua história, e não que eles sejam apenas da equipe para lutar (caso exista uma equipe).

Um ponto legal também, é o passado desse personagem. Ele não precisa falar o passado dele na história, mas falar alguns pontos que podem ser útil ou que foi marcante na vida dele para outros personagens.

Para deixar uma história que possa prender o leitor, coloque um personagem que seja apenas um espião, isso deixa a história bem interessante.



3) Cinco dicas simples

Uma das coisas mais importantes para se tornar um roteirista, é deixar a imaginação fluir. Mas não apenas isso, e é claro, saber escrever uma boa história. Vou deixar aqui alguns elementos que podem ser úteis na hora de escrever uma história bem planejada.

1) Primeiramente, é bom sempre colocar momentos onde o personagem precisa fazer uma escolha, e isso deixa o leitor mais preso a história, pois é claro, ele vai querer saber a escolha que o personagem irá fazer.

2) Coisa que por mim é bem legal de se ver em algumas histórias, é a morte de alguem importante ou do amigo de alguem. Isso torna a história bem legal, pela minha opnião.

3) Outra coisa que gosto muito é a conhecida e famosa traição, isso pode deixar o leitor surpreso dependendo do modo da traição.

4) Legal também, é se o persongem principal encontrasse algo muito raro,ou muito poderoso, por acaso e acabasse virando alvo de alguem muito forte que estaria atrás desse objeto.

5) E a mais importante... Gostar de ler e ler muitos livros! Eu nunca segui tutorial algum, eu apenas li e aprendi um modo de escrever, passou um bom tempo e agora escrevo os livros do meu modo!

Espero que essas pequenas dicas ajudem a alguns iniciantes e possam ser útil para outros que já estão mais tempos nesse ramo, como eu. Essas dicas foram usadas na primeira aventura que eu escrevi.



4) Pontos que deixam sua história feia

Tem muitas pessoas que tem uma imaginação extraordinária, porém não sabem um bom modo para escrever suas histórias. Primeiramente é bom buscar fugir de "Ai o cara" ou "Ai ele", isso deixa a história HORRÍVEL. Você pode trocar, em vez de colocar "Ai o cara" Coloque, "Então o homem" e em vez de "Ai ele", coloque "Então ele". Esses são uns erros feios, e deixam a história com cara de "mal planejada".



5) Os detalhes


Os detalhes são elementos necessários em uma história onde possui paisagem. Imagine uma história, onde alguém vai e diz: "Então eles caminham para a floresta, e quando chegam buscam lenha e acendem uma fogueira", onde eles acharam a lenha, como acenderam o fogo?! É disso que vim falar.

Vamos modificar essa frase e a transformar em algo mais formal.
Na minha melhoria, eu consegui produzir deste modo:

"Então eles caminham para a floresta que ficava em uma longa distância da cidade e se apronfudaram na floresta. Eles pegaram algumas lenhas em que acharam perto de algumas árvores e formaram um bolo com as lenhas. Então como mágica, Guurnif derramou um liquído vermelho de sua capsula em cima da fogueira e o fogo cubriu a fogueira".

Ficou bem melhor de se ler, viram? Espero que de uma base para vocês melhorarem mais.



6) Atenção nas suas palavras

Quando você inicia uma história, é bom se lembrar e cumprir o objetivo de reler a história. Talvez você pense que não, mas a sua história terá um erro no mínimo.

Bom, o que quero passar neste tópico, é para você sempre reler sua história e prestar atenção em CADA detalhe e arrumar os pontos em que acha necessário.
Sempre vejo roteiros com erros bobos de grámatica pela internet, as vezes eles até colocam "vc" no meio da história. Isso é simplesmente a coisa inicial que um roteirista deve saber, saber reler sua história e corrigir o que deve.



7) Criando um simples diálogo narrado em primeira pessoa


Em um livro, básicamente o diálogo faz parte e não deve ser produzido de qualquer modo. Hoje irei mostrar um simples modelo de diálogo, que foi criado por mim, ou melhor, comecei por outros e acabei desenvolvendo meu próprio modo de escrever um diálogo. Para um diálogo, é bom começar pela base do diálogo de algum escritor ou de alguém, e mais tarde vai desenvolver seu próprio modelo.

Primeiramente, eu desenvolvo praticamente todos os meus livros usando a narração de
primeira pessoa, ou seja, o personagem principal da história narra a história. E hoje irei ensinar a criar um diálogo em primeira pessoa.

Criei um diálogo em quanto eu desenvolvia o tutorial. Vamos a prática.

___________________________________
Normalmente, quando eu não uso "Ele disse", ou "Eu disse", eu coloco um simples
traço "-" no final da fala do personagem e coloco logo depois do traço uma coisa que não sei explicar, por exemplo: Marth? - Eu perguntei, olhando bem nos olhos dele.


Observem o melhor exemplo abaixo.

Então eu pensava, será que John era gay?
- John... Você gosta do Marth? - Eu perguntei, olhando bem nos olhos dele.

E
agora, quando eu uso o "Então disse" Não utilizo o traço e a coisa representando alguma ação do personagem depois dele. Eu apenas não uso nada, observem na fala do exemplo a baixo.


John começou a rir olhando para mim então disse, levando sua mão esquerda em meu ombro direito:
- Você acha que sou gay? Vou te matar, Butters!
Rapidamente, puxei a espada da minha cintura e com um movimento rápido e leve cortei a mão dele.
Ele soltou um grito de dor, caiu no chão e desmaiou.

Existe um modo estranho que uso para expressar uma ação bem na hora que ele fala uma palavra. Exemplo abaixo:

- Oi - Disse Bizerro, babando. - Tudo bem?

Viram? Logo depois do "Oi", cerquei a ação com dois traços e escrevi a ação dele lá, no meio dos traços.

E como fazer quando se vai usar várias frases seguidas umas das outras?
Mas como assim?


- Ola! - Disse Bizerro, sem babar novamente. - Como vai?
- Bem, e você? - Respondeu Grandão, sorrindo.
- Também. Tá afim de dançar na rua?
- Eu to, vamos lá?
- Vamos.

Observaram? Não existe segredo, você apenas pega o jeito.
________________________________

Fiz cada passo separado em outros fóruns, desculpem-me caso tenha ficado díficil de entede-lo.

Espero que tenha dado para compreender o tutorial.
Até mais!

ManiacoBranco

Número de Mensagens : 157
Idade : 17
Data de inscrição : 07/03/2011
Reputação : 8
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial] Básicos para escrever um roteiro

Mensagem por y_Tiago em Qui 29 Set 2011, 19:19

Você seguiu suas próprias regras?
Criei um diálogo em quanto eu desenvolvia o tutorial. Vamos a prática.
Razz
Quanto ao tutorial, muito bem elaborado, bom para os iniciantes se orientarem e não sairem por aí colocando cada ideia que vem na cabeça no fórum, assim evitamos posts desnecessários junto com comentários depreciativos.

y_Tiago

Número de Mensagens : 149
Idade : 19
Data de inscrição : 13/10/2010
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial] Básicos para escrever um roteiro

Mensagem por ManiacoBranco em Qui 29 Set 2011, 20:07

A sim, eu não ia desenvolver nem um tipo de diálogo no tutorial, então acabou que construi ele junto ao tutorial.

E obrigado pelo elogio. Também concordo na parte dos membros saírem postando qualquer idéia, sem mesmo construir ela em um estilo formal para leitura e interpretação.

ManiacoBranco

Número de Mensagens : 157
Idade : 17
Data de inscrição : 07/03/2011
Reputação : 8
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Tutorial] Básicos para escrever um roteiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 08:38


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum