Efeito de luz no ponteiro do mouse

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Efeito de luz no ponteiro do mouse

Mensagem por itarodrigo em Qui 22 Set 2011, 21:55

Nome:Efeito de luz seguindo o ponteiro do mouse
Descrição:Ao mover o poteiro do mouse, uma luz irá seguí-lo
Nível de Dificuldade:Iniciante / Intermediário
Requerimentos:Foi criado no GM8.1 Standard
Desenvolvimento:
Última Edição em 24/09/2011

1 - Primeiro crie um sprite com um círculo branco:


renomeie para spr_bola

2 - Crie um objeto chamado 'obj_bola'.

3 - obj_bola > create:
Código:
i = 1; //variável que irá representar o tamanho da bola (sprite)

4 - obj_bola > draw:
Código:
draw_sprite_ext(spr_bola,image_index,x,y,i,i,0,c_white,i); //desenha a sprite usando o tamanho e a transparencia '1' que está na variável 'i'
i -= 0.1; //a cada quadro que passa, a variável 'i' diminui 0.1, o que fará a bola ficar menor e mais transparente

if (i = 0) //se a variável 'i' chegar a '0'
{
instance_destroy(); //destrói a imagem
}

5 - crie um objeto chamado 'obj_cria'.

6 - obj_cria > create:
Código:
xx = mouse_x; //pega a posicao x do mouse para a variável xx
yy = mouse_y; //pega a posicao y do mouse para a variável yy

7 - obj_cria > step:
Código:
if ((mouse_x != xx) or (mouse_y != yy)) //verifica se as variaveis xx e yy estão diferentes ao x e y do mouse (se ele está se movendo)
{
instance_create(mouse_x,mouse_y,obj_bola); //se ele se moveu, irá criar uma nova bola
xx = mouse_x; //pega a nova posicao x
yy = mouse_y; //pega a nova posicao y
}

8 - crie uma room e na aba 'backgrounds > color', selecione a cor preta.

9 - Inclua um obj_cria na room.

10 - salve e teste.

Ao passar o mouse pela tela, deverá aparecer um círculo branco seguindo ele.

Qualquer dúvida comentem.

Obs: nao sou bom com desenhos, por isso, voces podem trocar o sprite por uma luz mais bonita, o que vale é o código, ;)

Abraços.


Última edição por itarodrigo em Sab 24 Set 2011, 18:42, editado 4 vez(es)

itarodrigo

Número de Mensagens : 599
Idade : 33
Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse

Mensagem por y_Tiago em Qui 22 Set 2011, 23:05

Algumas dicas:
> Dê uma explicação sobre o que cada código faz e o porquê daquele código.
> Explore mais o português para criar explicações mais elaboradas e que não deixem dúvidas sobre o que é para ser feito.
Fora isso está bom, parabéns.

y_Tiago

Número de Mensagens : 149
Idade : 19
Data de inscrição : 13/10/2010
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse

Mensagem por itarodrigo em Sex 23 Set 2011, 21:48

alterei algumas coisas.

itarodrigo

Número de Mensagens : 599
Idade : 33
Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse

Mensagem por Limalokão em Sab 24 Set 2011, 01:35

itarodrigo escreveu:


5 - crie um objeto chamado 'obj_cria'. PRA?

6 - obj_bola > create:
Código:
xx = mouse_x; //pega a posicao x do mouse para a variável xx
yy = mouse_y; //pega a posicao y do mouse para a variável yy

7 - obj_bola > step:
Código:
if ((mouse_x != xx) or (mouse_y != yy)) //verifica se as variaveis xx e yy estão diferentes ao x e y do mouse (se ele está se movendo)
{
instance_create(mouse_x,mouse_y,obj_bola); //se ele se moveu, irá criar uma nova bola
xx = mouse_x; //pega a nova posicao x
yy = mouse_y; //pega a nova posicao y
}

TODOS OS CÓDIGOS VÃO NO OBJ BOLA?

8 - crie uma room e na aba 'backgrounds > color', selecione a cor preta.

9 - salve e teste. QUAL OBJETO DEVO COLOCAR NA ROOM?

Ao passar o mouse pela tela, deverá aparecer um círculo branco seguindo ele.

Qualquer dúvida comentem.

Obs: nao sou bom com desenhos, por isso, voces podem trocar o sprite por uma luz mais bonita, o que vale é o código, ;)

Abraços.

Só arrumando cara, pq pros iniciantes está dificil!

Limalokão

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 803
Idade : 24
Data de inscrição : 24/11/2009
Notas recebidas : C
Reputação : 10
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse

Mensagem por itarodrigo em Sab 24 Set 2011, 18:42

oi soul,

dei outra arrumada, valew pelas dicas.

itarodrigo

Número de Mensagens : 599
Idade : 33
Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse

Mensagem por Lauro em Sab 24 Set 2011, 20:18

Aí sim, agora o sistema funcionou perfeitamente, valeus! Smile

Lauro

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 854
Idade : 19
Data de inscrição : 09/11/2010
Notas recebidas : C+D
Reputação : 11
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://www.google.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse

Mensagem por itarodrigo em Sab 24 Set 2011, 21:10

grato a soul que percebeu as falhas.

qualquer outro erro, só postarem.

abraço.

itarodrigo

Número de Mensagens : 599
Idade : 33
Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse

Mensagem por Limalokão em Dom 25 Set 2011, 01:05

Aeee, agora sim cara! , muito legal esse efeito man! Bom para menus apontados por mouse! =] é praticamente o mesmo sistema do alpha fico bem interessante! Flws

Limalokão

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 803
Idade : 24
Data de inscrição : 24/11/2009
Notas recebidas : C
Reputação : 10
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

QUE NADA!

Mensagem por GuiMaker em Dom 09 Out 2011, 23:11

Soul Limaloko escreveu:
itarodrigo escreveu:


5 - crie um objeto chamado 'obj_cria'. PRA?

6 - obj_bola > create:
Código:
xx = mouse_x; //pega a posicao x do mouse para a variável xx
yy = mouse_y; //pega a posicao y do mouse para a variável yy

7 - obj_bola > step:
Código:
if ((mouse_x != xx) or (mouse_y != yy)) //verifica se as variaveis xx e yy estão diferentes ao x e y do mouse (se ele está se movendo)
{
instance_create(mouse_x,mouse_y,obj_bola); //se ele se moveu, irá criar uma nova bola
xx = mouse_x; //pega a nova posicao x
yy = mouse_y; //pega a nova posicao y
}

TODOS OS CÓDIGOS VÃO NO OBJ BOLA?

8 - crie uma room e na aba 'backgrounds > color', selecione a cor preta.

9 - salve e teste. QUAL OBJETO DEVO COLOCAR NA ROOM?

Ao passar o mouse pela tela, deverá aparecer um círculo branco seguindo ele.

Qualquer dúvida comentem.

Obs: nao sou bom com desenhos, por isso, voces podem trocar o sprite por uma luz mais bonita, o que vale é o código, ;)

Abraços.

Só arrumando cara, pq pros iniciantes está dificil!

OQUE EU ACHEI DESSA MENSAGEM : "Que nada cara,ta muito facil e o tópico ajudou muito aqui,e...alias,você deve ser um iniciante não?"


GuiMaker

Número de Mensagens : 23
Data de inscrição : 09/10/2011
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse

Mensagem por itarodrigo em Seg 10 Out 2011, 09:40

na verdade, eu dei uma modificada no codigo, antes do soul me mostrar tinha algumas coisas pra corrigir.

itarodrigo

Número de Mensagens : 599
Idade : 33
Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse

Mensagem por delta games em Seg 10 Out 2011, 21:51

noooosa cara! muinto boa, me ajudou muito, flws!

delta games

Número de Mensagens : 70
Data de inscrição : 08/10/2011
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse

Mensagem por Limalokão em Ter 11 Out 2011, 02:02

GuiMaker escreveu:
Soul Limaloko escreveu:
itarodrigo escreveu:


5 - crie um objeto chamado 'obj_cria'. PRA?

6 - obj_bola > create:
Código:
xx = mouse_x; //pega a posicao x do mouse para a variável xx
yy = mouse_y; //pega a posicao y do mouse para a variável yy

7 - obj_bola > step:
Código:
if ((mouse_x != xx) or (mouse_y != yy)) //verifica se as variaveis xx e yy estão diferentes ao x e y do mouse (se ele está se movendo)
{
instance_create(mouse_x,mouse_y,obj_bola); //se ele se moveu, irá criar uma nova bola
xx = mouse_x; //pega a nova posicao x
yy = mouse_y; //pega a nova posicao y
}

TODOS OS CÓDIGOS VÃO NO OBJ BOLA?

8 - crie uma room e na aba 'backgrounds > color', selecione a cor preta.

9 - salve e teste. QUAL OBJETO DEVO COLOCAR NA ROOM?

Ao passar o mouse pela tela, deverá aparecer um círculo branco seguindo ele.

Qualquer dúvida comentem.

Obs: nao sou bom com desenhos, por isso, voces podem trocar o sprite por uma luz mais bonita, o que vale é o código, ;)

Abraços.

Só arrumando cara, pq pros iniciantes está dificil!

OQUE EU ACHEI DESSA MENSAGEM : "Que nada cara,ta muito facil e o tópico ajudou muito aqui,e...alias,você deve ser um iniciante não?"


Eu não! To aqui desde 436 postagens! E você?

Limalokão

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 803
Idade : 24
Data de inscrição : 24/11/2009
Notas recebidas : C
Reputação : 10
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse

Mensagem por klius em Ter 18 Out 2011, 11:56

excelnt tutorial .especificado e claro !
aprendi muito com est .
mostre mais tutoriais assim.

klius

Número de Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/10/2011
Reputação : 1
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 11:36


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum