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Efeito de luz no ponteiro do mouse

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Efeito de luz no ponteiro do mouse

Mensagem por itarodrigo em Qui 22 Set 2011, 21:55

Nome:Efeito de luz seguindo o ponteiro do mouse
Descrição:Ao mover o poteiro do mouse, uma luz irá seguí-lo
Nível de Dificuldade:Iniciante / Intermediário
Requerimentos:Foi criado no GM8.1 Standard
Desenvolvimento:
Última Edição em 24/09/2011

1 - Primeiro crie um sprite com um círculo branco:


renomeie para spr_bola

2 - Crie um objeto chamado 'obj_bola'.

3 - obj_bola > create:
Código:
i = 1; //variável que irá representar o tamanho da bola (sprite)

4 - obj_bola > draw:
Código:
draw_sprite_ext(spr_bola,image_index,x,y,i,i,0,c_white,i); //desenha a sprite usando o tamanho e a transparencia '1' que está na variável 'i'
i -= 0.1; //a cada quadro que passa, a variável 'i' diminui 0.1, o que fará a bola ficar menor e mais transparente

if (i = 0) //se a variável 'i' chegar a '0'
{
instance_destroy(); //destrói a imagem
}

5 - crie um objeto chamado 'obj_cria'.

6 - obj_cria > create:
Código:
xx = mouse_x; //pega a posicao x do mouse para a variável xx
yy = mouse_y; //pega a posicao y do mouse para a variável yy

7 - obj_cria > step:
Código:
if ((mouse_x != xx) or (mouse_y != yy)) //verifica se as variaveis xx e yy estão diferentes ao x e y do mouse (se ele está se movendo)
{
instance_create(mouse_x,mouse_y,obj_bola); //se ele se moveu, irá criar uma nova bola
xx = mouse_x; //pega a nova posicao x
yy = mouse_y; //pega a nova posicao y
}

8 - crie uma room e na aba 'backgrounds > color', selecione a cor preta.

9 - Inclua um obj_cria na room.

10 - salve e teste.

Ao passar o mouse pela tela, deverá aparecer um círculo branco seguindo ele.

Qualquer dúvida comentem.

Obs: nao sou bom com desenhos, por isso, voces podem trocar o sprite por uma luz mais bonita, o que vale é o código, ;)

Abraços.


Última edição por itarodrigo em Sab 24 Set 2011, 18:42, editado 4 vez(es)
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Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse

Mensagem por y_Tiago em Qui 22 Set 2011, 23:05

Algumas dicas:
> Dê uma explicação sobre o que cada código faz e o porquê daquele código.
> Explore mais o português para criar explicações mais elaboradas e que não deixem dúvidas sobre o que é para ser feito.
Fora isso está bom, parabéns.
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Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse

Mensagem por itarodrigo em Sex 23 Set 2011, 21:48

alterei algumas coisas.
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Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse

Mensagem por Limalokão em Sab 24 Set 2011, 01:35

@itarodrigo escreveu:


5 - crie um objeto chamado 'obj_cria'. PRA?

6 - obj_bola > create:
Código:
xx = mouse_x; //pega a posicao x do mouse para a variável xx
yy = mouse_y; //pega a posicao y do mouse para a variável yy

7 - obj_bola > step:
Código:
if ((mouse_x != xx) or (mouse_y != yy)) //verifica se as variaveis xx e yy estão diferentes ao x e y do mouse (se ele está se movendo)
{
instance_create(mouse_x,mouse_y,obj_bola); //se ele se moveu, irá criar uma nova bola
xx = mouse_x; //pega a nova posicao x
yy = mouse_y; //pega a nova posicao y
}

TODOS OS CÓDIGOS VÃO NO OBJ BOLA?

8 - crie uma room e na aba 'backgrounds > color', selecione a cor preta.

9 - salve e teste. QUAL OBJETO DEVO COLOCAR NA ROOM?

Ao passar o mouse pela tela, deverá aparecer um círculo branco seguindo ele.

Qualquer dúvida comentem.

Obs: nao sou bom com desenhos, por isso, voces podem trocar o sprite por uma luz mais bonita, o que vale é o código, ;)

Abraços.

Só arrumando cara, pq pros iniciantes está dificil!
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Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse

Mensagem por itarodrigo em Sab 24 Set 2011, 18:42

oi soul,

dei outra arrumada, valew pelas dicas.
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Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse

Mensagem por Lauro em Sab 24 Set 2011, 20:18

Aí sim, agora o sistema funcionou perfeitamente, valeus! Smile
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Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse

Mensagem por itarodrigo em Sab 24 Set 2011, 21:10

grato a soul que percebeu as falhas.

qualquer outro erro, só postarem.

abraço.
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Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse

Mensagem por Limalokão em Dom 25 Set 2011, 01:05

Aeee, agora sim cara! , muito legal esse efeito man! Bom para menus apontados por mouse! =] é praticamente o mesmo sistema do alpha fico bem interessante! Flws
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QUE NADA!

Mensagem por GuiMaker em Dom 09 Out 2011, 23:11

Soul Limaloko escreveu:
@itarodrigo escreveu:


5 - crie um objeto chamado 'obj_cria'. PRA?

6 - obj_bola > create:
Código:
xx = mouse_x; //pega a posicao x do mouse para a variável xx
yy = mouse_y; //pega a posicao y do mouse para a variável yy

7 - obj_bola > step:
Código:
if ((mouse_x != xx) or (mouse_y != yy)) //verifica se as variaveis xx e yy estão diferentes ao x e y do mouse (se ele está se movendo)
{
instance_create(mouse_x,mouse_y,obj_bola); //se ele se moveu, irá criar uma nova bola
xx = mouse_x; //pega a nova posicao x
yy = mouse_y; //pega a nova posicao y
}

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Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse

Mensagem por itarodrigo em Seg 10 Out 2011, 09:40

na verdade, eu dei uma modificada no codigo, antes do soul me mostrar tinha algumas coisas pra corrigir.
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Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse

Mensagem por delta games em Seg 10 Out 2011, 21:51

noooosa cara! muinto boa, me ajudou muito, flws!
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Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse

Mensagem por Limalokão em Ter 11 Out 2011, 02:02

@GuiMaker escreveu:
Soul Limaloko escreveu:
@itarodrigo escreveu:


5 - crie um objeto chamado 'obj_cria'. PRA?

6 - obj_bola > create:
Código:
xx = mouse_x; //pega a posicao x do mouse para a variável xx
yy = mouse_y; //pega a posicao y do mouse para a variável yy

7 - obj_bola > step:
Código:
if ((mouse_x != xx) or (mouse_y != yy)) //verifica se as variaveis xx e yy estão diferentes ao x e y do mouse (se ele está se movendo)
{
instance_create(mouse_x,mouse_y,obj_bola); //se ele se moveu, irá criar uma nova bola
xx = mouse_x; //pega a nova posicao x
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Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse

Mensagem por klius em Ter 18 Out 2011, 11:56

excelnt tutorial .especificado e claro !
aprendi muito com est .
mostre mais tutoriais assim.
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Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse

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