Entrar
Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game makerpor Ralphed Ontem à(s) 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
Efeito de luz no ponteiro do mouse
+3
Limalokão
y_Tiago
itarodrigo
7 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Efeito de luz no ponteiro do mouse
Nome:Efeito de luz seguindo o ponteiro do mouse
Descrição:Ao mover o poteiro do mouse, uma luz irá seguí-lo
Nível de Dificuldade:Iniciante / Intermediário
Requerimentos:Foi criado no GM8.1 Standard
Desenvolvimento:
Última Edição em 24/09/2011
1 - Primeiro crie um sprite com um círculo branco:
renomeie para spr_bola
2 - Crie um objeto chamado 'obj_bola'.
3 - obj_bola > create:
4 - obj_bola > draw:
5 - crie um objeto chamado 'obj_cria'.
6 - obj_cria > create:
7 - obj_cria > step:
8 - crie uma room e na aba 'backgrounds > color', selecione a cor preta.
9 - Inclua um obj_cria na room.
10 - salve e teste.
Ao passar o mouse pela tela, deverá aparecer um círculo branco seguindo ele.
Qualquer dúvida comentem.
Obs: nao sou bom com desenhos, por isso, voces podem trocar o sprite por uma luz mais bonita, o que vale é o código, ;)
Abraços.
Descrição:Ao mover o poteiro do mouse, uma luz irá seguí-lo
Nível de Dificuldade:Iniciante / Intermediário
Requerimentos:Foi criado no GM8.1 Standard
Desenvolvimento:
Última Edição em 24/09/2011
1 - Primeiro crie um sprite com um círculo branco:
renomeie para spr_bola
2 - Crie um objeto chamado 'obj_bola'.
3 - obj_bola > create:
- Código:
i = 1; //variável que irá representar o tamanho da bola (sprite)
4 - obj_bola > draw:
- Código:
draw_sprite_ext(spr_bola,image_index,x,y,i,i,0,c_white,i); //desenha a sprite usando o tamanho e a transparencia '1' que está na variável 'i'
i -= 0.1; //a cada quadro que passa, a variável 'i' diminui 0.1, o que fará a bola ficar menor e mais transparente
if (i = 0) //se a variável 'i' chegar a '0'
{
instance_destroy(); //destrói a imagem
}
5 - crie um objeto chamado 'obj_cria'.
6 - obj_cria > create:
- Código:
xx = mouse_x; //pega a posicao x do mouse para a variável xx
yy = mouse_y; //pega a posicao y do mouse para a variável yy
7 - obj_cria > step:
- Código:
if ((mouse_x != xx) or (mouse_y != yy)) //verifica se as variaveis xx e yy estão diferentes ao x e y do mouse (se ele está se movendo)
{
instance_create(mouse_x,mouse_y,obj_bola); //se ele se moveu, irá criar uma nova bola
xx = mouse_x; //pega a nova posicao x
yy = mouse_y; //pega a nova posicao y
}
8 - crie uma room e na aba 'backgrounds > color', selecione a cor preta.
9 - Inclua um obj_cria na room.
10 - salve e teste.
Ao passar o mouse pela tela, deverá aparecer um círculo branco seguindo ele.
Qualquer dúvida comentem.
Obs: nao sou bom com desenhos, por isso, voces podem trocar o sprite por uma luz mais bonita, o que vale é o código, ;)
Abraços.
Última edição por itarodrigo em Sáb 24 Set 2011, 18:42, editado 4 vez(es)
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Número de Mensagens : 599
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse
Algumas dicas:
> Dê uma explicação sobre o que cada código faz e o porquê daquele código.
> Explore mais o português para criar explicações mais elaboradas e que não deixem dúvidas sobre o que é para ser feito.
Fora isso está bom, parabéns.
> Dê uma explicação sobre o que cada código faz e o porquê daquele código.
> Explore mais o português para criar explicações mais elaboradas e que não deixem dúvidas sobre o que é para ser feito.
Fora isso está bom, parabéns.
y_Tiago- Data de inscrição : 13/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 149
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse
alterei algumas coisas.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Número de Mensagens : 599
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse
itarodrigo escreveu:
5 - crie um objeto chamado 'obj_cria'. PRA?
6 - obj_bola > create:
- Código:
xx = mouse_x; //pega a posicao x do mouse para a variável xx
yy = mouse_y; //pega a posicao y do mouse para a variável yy
7 - obj_bola > step:
- Código:
if ((mouse_x != xx) or (mouse_y != yy)) //verifica se as variaveis xx e yy estão diferentes ao x e y do mouse (se ele está se movendo)
{
instance_create(mouse_x,mouse_y,obj_bola); //se ele se moveu, irá criar uma nova bola
xx = mouse_x; //pega a nova posicao x
yy = mouse_y; //pega a nova posicao y
}
TODOS OS CÓDIGOS VÃO NO OBJ BOLA?
8 - crie uma room e na aba 'backgrounds > color', selecione a cor preta.
9 - salve e teste. QUAL OBJETO DEVO COLOCAR NA ROOM?
Ao passar o mouse pela tela, deverá aparecer um círculo branco seguindo ele.
Qualquer dúvida comentem.
Obs: nao sou bom com desenhos, por isso, voces podem trocar o sprite por uma luz mais bonita, o que vale é o código, ;)
Abraços.
Só arrumando cara, pq pros iniciantes está dificil!
Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse
oi soul,
dei outra arrumada, valew pelas dicas.
dei outra arrumada, valew pelas dicas.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Número de Mensagens : 599
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse
Aí sim, agora o sistema funcionou perfeitamente, valeus!
Lauro- Games Ranking :
Notas recebidas : C+D
Data de inscrição : 09/11/2010
Reputação : 11
Número de Mensagens : 855
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse
grato a soul que percebeu as falhas.
qualquer outro erro, só postarem.
abraço.
qualquer outro erro, só postarem.
abraço.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Número de Mensagens : 599
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse
Aeee, agora sim cara! , muito legal esse efeito man! Bom para menus apontados por mouse! =] é praticamente o mesmo sistema do alpha fico bem interessante! Flws
QUE NADA!
Soul Limaloko escreveu:itarodrigo escreveu:
5 - crie um objeto chamado 'obj_cria'. PRA?
6 - obj_bola > create:
- Código:
xx = mouse_x; //pega a posicao x do mouse para a variável xx
yy = mouse_y; //pega a posicao y do mouse para a variável yy
7 - obj_bola > step:
- Código:
if ((mouse_x != xx) or (mouse_y != yy)) //verifica se as variaveis xx e yy estão diferentes ao x e y do mouse (se ele está se movendo)
{
instance_create(mouse_x,mouse_y,obj_bola); //se ele se moveu, irá criar uma nova bola
xx = mouse_x; //pega a nova posicao x
yy = mouse_y; //pega a nova posicao y
}
TODOS OS CÓDIGOS VÃO NO OBJ BOLA?
8 - crie uma room e na aba 'backgrounds > color', selecione a cor preta.
9 - salve e teste. QUAL OBJETO DEVO COLOCAR NA ROOM?
Ao passar o mouse pela tela, deverá aparecer um círculo branco seguindo ele.
Qualquer dúvida comentem.
Obs: nao sou bom com desenhos, por isso, voces podem trocar o sprite por uma luz mais bonita, o que vale é o código, ;)
Abraços.
Só arrumando cara, pq pros iniciantes está dificil!
OQUE EU ACHEI DESSA MENSAGEM : "Que nada cara,ta muito facil e o tópico ajudou muito aqui,e...alias,você deve ser um iniciante não?"
GuiMaker- Data de inscrição : 09/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 23
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse
na verdade, eu dei uma modificada no codigo, antes do soul me mostrar tinha algumas coisas pra corrigir.
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
Reputação : 52
Número de Mensagens : 599
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse
noooosa cara! muinto boa, me ajudou muito, flws!
delta games- Data de inscrição : 08/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 70
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse
GuiMaker escreveu:Soul Limaloko escreveu:itarodrigo escreveu:
5 - crie um objeto chamado 'obj_cria'. PRA?
6 - obj_bola > create:
- Código:
xx = mouse_x; //pega a posicao x do mouse para a variável xx
yy = mouse_y; //pega a posicao y do mouse para a variável yy
7 - obj_bola > step:
- Código:
if ((mouse_x != xx) or (mouse_y != yy)) //verifica se as variaveis xx e yy estão diferentes ao x e y do mouse (se ele está se movendo)
{
instance_create(mouse_x,mouse_y,obj_bola); //se ele se moveu, irá criar uma nova bola
xx = mouse_x; //pega a nova posicao x
yy = mouse_y; //pega a nova posicao y
}
TODOS OS CÓDIGOS VÃO NO OBJ BOLA?
8 - crie uma room e na aba 'backgrounds > color', selecione a cor preta.
9 - salve e teste. QUAL OBJETO DEVO COLOCAR NA ROOM?
Ao passar o mouse pela tela, deverá aparecer um círculo branco seguindo ele.
Qualquer dúvida comentem.
Obs: nao sou bom com desenhos, por isso, voces podem trocar o sprite por uma luz mais bonita, o que vale é o código, ;)
Abraços.
Só arrumando cara, pq pros iniciantes está dificil!
OQUE EU ACHEI DESSA MENSAGEM : "Que nada cara,ta muito facil e o tópico ajudou muito aqui,e...alias,você deve ser um iniciante não?"
Eu não! To aqui desde 436 postagens! E você?
Re: Efeito de luz no ponteiro do mouse
excelnt tutorial .especificado e claro !
aprendi muito com est .
mostre mais tutoriais assim.
aprendi muito com est .
mostre mais tutoriais assim.
klius- Data de inscrição : 17/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 10
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [RESOLVIDO] Detectar a posição do "ponteiro do mouse" / colisão mouse
» [Resolvido]Humano Olhar ponteiro do mouse
» Como aplicar efeito mouse hover nos itens do menu?
» Apertar o botão do Mouse no objeto e ele seguir o Mouse de acordo com a posição do Mouse para o Objeto !
» Relógio de ponteiro
» [Resolvido]Humano Olhar ponteiro do mouse
» Como aplicar efeito mouse hover nos itens do menu?
» Apertar o botão do Mouse no objeto e ele seguir o Mouse de acordo com a posição do Mouse para o Objeto !
» Relógio de ponteiro
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|