GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


[M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes

3 participantes

Ir para baixo

[M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes Empty [M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes

Mensagem por All-x Qui 22 Set 2011, 11:54

[M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes Logo
Matérias anteriores:

[M - 00] A arte do Game Design - Introdução

Matéria 01 - Tipos de equipes:

Antes de começar a fazer qualquer projeto, o Game Designer deve medir sua capacidade para saber se ele pode ou não tocar um projeto sozinho. Geralmente ele desenvolve sozinho projetos pequenos como jogos para Web e para dispositivos móveis. Mas quando a plataforma é um computador ou um console tudo é potencialmente mais difícil de trabalhar. Isso acontece porque o público alvo são pessoas que procuram se divertir por horas, o que um Passa-Tempo não faz, não é verdade?

Logo é necessária uma equipe para jogos que vão além de 15 minutos de Game Play. Mas você não faz ideia de como montar uma equipe? Calma, aprenderemos juntos a fazer isso no decorrer das matérias (incluindo essa).

Antes de começar a chamar pessoas você deve estabelecer quantos serão e o que farão. Então vou colocar alguns tipos base de equipes para já terem uma ideia:

Projeto pequeno (Web e celular):

[M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes 01


1 Programador;
1 Artista 2D ou 3D.

É o tipo de equipe fácil de trabalhar. Onde os dois podem ser Game Designers. É altamente recomendado começar com esse tipo de equipe. Justo para o aprendizado e experiência. Forma ideal de projetos para celulares ou que são exibidos direto no navegador.

Projeto médio (Web, online, Plataformas móveis avançadas e PC):

[M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes 02


1 a 2 Programadores;
2 artistas 2D ou 3D .

Às vezes o jogo possui modos em rede e para ter certeza de um ótimo resultado, um programador somente para esse quesito é indispensável. Um dos artistas cria personagens e itens o outro cuida do Level Design, ou seja monta todo o mundo em que o jogo acontece.

Projeto grande (PC e Consoles):


[M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes 03


2 a 3 Programadores;
3 artistas 2D ou 3D;
1 a 2 Sonoplastas.

Esse tipo de projeto é para jogos comerciais. Por serem projetos longos, mais programadores são necessários, pois são muitos sistemas a serem criados. Aqui temos um artista a mais para cuidar do acabamento do jogo, como efeitos especiais. Em um jogo comercial é recomendado que todos os recursos sejam originais, como sons e músicas por exemplo. Sonoplastas são raríssimos de achar. Às vezes irá precisar de um sonoplasta para as músicas e outro para os efeitos sonoros.

Lembre-se que esses 3 tipos que citei são para jogos independentes, que possuem poucos recursos e necessitam poupar mão-de-obra. O Game Designer deve estar entre os integrantes, mas raramente ele é só Game Designer. Só reforço que será cansativo e o resultado não vai ser 100%.

Isso não é um padrão, é apenas uma base para você entender a equivalência da coisa. E que nada impede uma dupla de fazer um projeto grande ou médio.

Escolhida a forma que irá trabalhar o Game Designer já pode começar a escrever o projeto. Lembre-se que se você não tiver nada para apresentar a quem você chamar para equipe, ninguém dará crédito. Como alguém vai entrar em uma equipe sem saber o que será feito?

Então é disso que trataremos na próxima matéria, “Escrevendo um projeto”. Esta só foi uma introdução à formação de equipes. Falaremos muito mais sobre isso em outras matérias.

Próxima matéria:

[M - 02] A arte do Game Design - Escrevendo um projeto

FLWS!


Última edição por Alex FC em Seg 26 Set 2011, 19:58, editado 1 vez(es)
All-x
All-x

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B A
Data de inscrição : 20/12/2008
Reputação : 189
Número de Mensagens : 2571
Prêmios : [M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 25 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Javascript
  • C ou C++


https://redscreensoft.com

Ir para o topo Ir para baixo

[M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes Empty Re: [M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes

Mensagem por Grotle Qui 22 Set 2011, 12:06

Parabéns pelo tutorial!!

Acho que aqui na GMBR, as formações de equipes não dão muito certo, principalmente por causa da comunicação, que geralmente só acontece pela internet porque a maioria das equipes que o pessoal monta aqui são de pessoas que não se conhecem e que não tem contato direto. Acho que uma boa equipe de desenvolvimento de jogos é aquela que reúne pessoas que morem na mesma cidade, que se conheçam e que possam se reunir em casa pra discutir o projeto e fazê-lo. Essa é uma realidade que desanima muita gente que quer fazer jogos, por não achar pessoas que sejam de confiança e que tenham tempo pra desenvolver o projeto.

O seu tutorial explica bem sobre as formas que se tem pra montar uma equipe, o tutorial ficou muito bom!
Parabéns, e continue fazendo bons tutoriais!

Flws!
Grotle
Grotle

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-B
Data de inscrição : 28/02/2010
Reputação : 12
Número de Mensagens : 559
Prêmios : [M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://gsogaming.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

[M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes Empty Re: [M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes

Mensagem por Ritton Qui 22 Set 2011, 12:31

Excelente a matéria, meu caro amigo!Realmente uma pessoa que não tem suas capacidades de Game Designer bastante reduzida não poderá fazer um projeto como um MMO, ainda mais sozinho.É importante a equipe saber as limitações e capacidades do outro, pois pode-se trabalhar em uma melhor maneira de desenvolver o jogo.Meus sinceros parabéns e aguardarei novas matérias!

Abraços! investigador
Ritton
Ritton

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/06/2011
Reputação : 2
Número de Mensagens : 673
Prêmios : [M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes Empty Re: [M - 01] A arte do Game Design - Tipos de equipes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos