[tutorial]fazendo pontuação crescente

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[tutorial]fazendo pontuação crescente

Mensagem por Lukbebalduke em Qua 21 Set 2011, 20:50

Fazendo pontuação crescente


Introdução:
Sabe aqueles jogas que no final da fase aparece a pontuação ? Então, sabe aquelas pontuações que vão subindo até chegar em seu valor real ? É isso que eu vou incinar.

Começando:
1º Coisa; crie um obj chamado obj_contagem

No create coloque:

Código:
global.pontuacao=0
global.reserva=0

Isto cria 2 variaveis globais

A pontuação são seus pontos
A reserva é o que armazena os pontos

No step coloque:

Código:
if global.reserva>=1
{
global.reserva-=1
global.pontuacao+=1
}

Isso checa se tem 1 na reserva, ele tira um da reserva e manda para os pontos reais, assim eles vão aumentando de um em um.

Ai quando você for ganhar pontos:

Código:
global.reserva+=50

Isso aumenta os pontos da reserva. Agora teste.

Mais já acabou ?

Não. Agora vou mostrar como fazer diminuir de um em um.

Coloque no step

Código:
if global.reserva<=-1
{
global.reserva+=1
global.pontuacao-=1
}

Isso faz o mesmo que o outro só que negativo.
E quando for perder dinheiro:

Código:
global.reserva-=50

E ai gostou ? Se gostou comente por favor.

Falow galera até a proxima.

Lukbebalduke

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Re: [tutorial]fazendo pontuação crescente

Mensagem por KingChaos em Qua 21 Set 2011, 21:31

Muito bom vo usar no meu jogo de tower defense, no meu score e dinheiro tbm ! Happy

KingChaos

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Re: [tutorial]fazendo pontuação crescente

Mensagem por Limalokão em Qua 21 Set 2011, 23:36

Faltou mostrar a global.pontuacao. draw_text(64,64,"Pontos:"+string(global.pontuacao)) ;D Só pra complementar! Flws

Limalokão

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Re: [tutorial]fazendo pontuação crescente

Mensagem por saim em Qui 22 Set 2011, 11:26

Sugiro implementar mais. Mostre como fazer pra:
- mudar a pontuação em valores pré-determinados (tipo de 10 em 10, mas num sistema de pontos que permite que o jogador use números fracionários pra pontuar)
- mudar a pontuação de modo que a contagem sempre termine em um tempo pré-determinado (evitando longas esperas até o placar chegar no resultado)
- permitir que o jogador aperte alguma tecla e o placar termine de se atualizar "de uma vez"
- mostrar que quando a reserva chegou no zero, algum evento deve ser iniciado (acabou de mostrar a pontuação, volta pro jogo, ou vai pra próxima tela, ou libera a entrada de comandos ou...)

saim

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Re: [tutorial]fazendo pontuação crescente

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