[ajuda]ajuda com bala

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resolvido [ajuda]ajuda com bala

Mensagem por lucas8lima em Ter 20 Set 2011, 23:50

eae galera Happy
eu estava fazendo meu jogo de tiro, tinha acabado de fazer o instance_create e me deparei de uma coisa que não tinha bala, criei a bala so que quando clicava com o mouse a bala ficava parada e então oq eu boto na bala para ela andar em direção ao mouse onde tem um tuto ?

OBS:não botem em codigo botem um tuto que ai eu tenho que estudar sobre, e não pegar pronto (leiam sobre isso no topico do alex fc '[Dica] Mal costume')

Última edição por lucas8lima em Sab 05 Nov 2011, 11:54, editado 1 vez(es)

lucas8lima

Número de Mensagens : 96
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Resolvido Re: [ajuda]ajuda com bala

Mensagem por saim em Qua 21 Set 2011, 09:03

Lucas, um tutorial é diferente de uma explicação. O que você quer é uma explicação.
Bom, já que você está tendo dificuldades com isso, suponho que seja novato. Eu vou responder sua pergunta, mas sugiro que, logo depois, você leia os tutoriais passo-a-passo que vêm com o game maker. Se não me engano, o segundo exemplo já vem com essa resposta.

Olha só, você criou um objeto. Ele existe, tem sprite, está lá. Mas o que tem nele, mandando ele se mexer? Nada. O nome, "bala", não significa p* nenhuma pro computador. Poderia ser "chiclete", "sdjkl", "tiro", "objeto426", dá tudo na mesma, o que importa é o que existe dentro dos eventos.
Então, vamos definir um pouco de eventos.

Você poderia, no step event (aquele que acontece o tempo todo, umas 30 vezes por segundo, a princípio), um pulinho pra uma posição pertinho de onde o objeto está. Seria como um desenho animado. Já deu pausa num desenho animado e rodou quadro-a-quadro? A teoria é a mesma, um monte de imagens em sequência dando a ilusão de movimento. Mas não vamos fazer isso.
O game maker já faz isso automaticamente se você usar as variáveis certas. Existem algumas variáveis pré-definidas que o game maker já vem pronto pra lidar com elas, já sabe o que fazer. As que te interessam no momento são chamadas de speed (velocidade) e direction (direção). Acho que você já sabe onde eu quero chegar.
No create event (que acontece no momento em que a instância é criada, ou seja, apenas uma vez), você vai definir uma direction e uma speed. Fim. O game maker faz o resto.

Antes que surjam os problemas, deixe-me lembrá-lo que objetos demais cansam o computador, então garanta que, uma vez terminada a utilidade, as balas sejam destruídas. Tipo quando elas saírem da tela ou coisa assim.

saim

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 2964
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 121
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares