[COMPLEMENTO]Livros Relacionados a Desenvolvimento de Jogos!

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[COMPLEMENTO]Livros Relacionados a Desenvolvimento de Jogos!

Mensagem por Ritton em Seg 19 Set 2011, 22:04

Olá pessoal!Estava procurando na internet algo relacionado a dicas para desenvolvedores de jogos e encontrei algo que pode ser de interesse de muitos.Trata-se de uma lista de livros relacionados a desenvolvimento de jogos em geral.O motivo de eu ter feito um tópico para exibir os livros foi porque é um assunto bastante discutido no fórum e também ajuda no desenvolvimento da leitura XD.

OBS: Os livros se encontram em inglês!

Matemática e Física

  • Physics for Game Developers


David M. Bourg – Physics for Game Developers

  • Mathematics for Computer Graphics


  • Mathematics and Physics for Programmers (Game Development Series)


Inteligência Artificial

  • AI and Artificial Life in Video Games


  • Artificial Intelligence for GamesleeFrom_1_To_895


  • Biologically Inspired Artificial Intelligence for Computer Games


Game Design

  • Design de Games: Uma Abordagem Prática


Paul Shuytema: Design de Games – Uma Abordagem Prática

  • A Theory of Fun


Raph Koster – A Theory of Fun: Livro que fala mais sobre como incorporar o elemento diversão nos jogos

  • Game Design: Theory & Practice


Richard Rouse: Game Design: Theory & Practice: Livro mais focado em Game Design;

  • The Video Game Theory Reader 2


Programação

  • Game Programming Gems Series (1,2,3)


  • Introduction to 3D Game Programming with DirectX 9.0


Frank D. Luna – Introduction to 3D Game Programming with DirectX 9.0:
conceitos matemáticos 3D e programação em DirectX.

  • Game Engine Gems


Livro dedicado a ensinar como confeccionar uma game engine.

  • Beginning C++ Game Programming


  • Programming Video Games for the Evil Genius


Descrição: Ensina a programar Java e faz isso apresentando os conceitos na forma de um jogo. Cada jogo introduz um conceito diferente, iniciando-se dos básicos com jogos como adivinhe o número, progredindo para jogos mais complexos à medida que o leitor iniciar o estudo de conceitos mais avançados.

Computação Gráfica

  • Data structures and Algorithms for Game Developers (Game Development Series)


  • Shader X Series (1,2,3,4,5,6,7)


  • Real Time Rendering


Autores: Tomas Akenine-Möller, Eric Haines

Descrição: O tema é algoritmos usados na renderização de tempo real, como de aliasing, tonalização (shading), texturamento (texturing), shaders pixel e vértice, etc.

  • Advanced Lighting and Materials with Shaders


Descrição: Este livro fala sobre princípios de shading como tipos de luz, algoritmo de ray tracing, etc.

  • Computer Graphics: Principles and Practice


Autores: Foley, Van Dam, Feiner e Hughes

Descrição: Este livro é uma referência para computação gráfica. Inclui diversas áreas como transformações geométricas, Aliasing, Rendering, Curvas e Superfícies, etc.

  • Geometric Tools for Computer Graphics


Autores: Dave Eberly

Descrição: Este livro contém algoritmos geométricos usados tipicamente em programas de computação gráfica como CAxs, jogos, modeladores de sólidos entre outros. Fazem parte dele operações matriciais, intersecções com objetos geométricos 2D e 3D.

  • OpenGL The SuperBible


Autores: Richard Wright Jr e Benjamim Lipchak

Descrição: Este livro serve como um tutorial para aprender OpenGL. Ele inicia por descrever os detalhes mais básicos de um programa openGL que é a especificação de vértices, até mais complexos como Shaders e objetos buffer

  • Programming Vertex Pixel Shaders Programming Series


Recursos Sonoros

  • Audio Programming for Interactive Games


  • Game Sound an Introduction To The History Theory and Practice of Video Game Music and Sound Design


Diversos

  • Game Developer’s: The Definitive Guide to Making it Big in the Interactive Game Industry


Dados Bibliográficos:
SAWYER, ben; DUNNE, Alex; BERG, Tor. Game Developer’s Marketplace: The Definitive Guide to Making It Big in the Interactive Game Industry. Coriolis Group Books, 1998. 728p.

Resumo:
O livro dá uma visão do mercado de jogos, abordando história, custos, processo de desenvolvimento, fornecendo dicas úteis para quem quer entrar. O livro vem com um CD e uma listagem ao estilo páginas amarelas de empresas relacionados a atividade do jogo, da indústria dos EUA na época em que o livro foi publicado.

  • Game Over


Resumo:
O livro conta a história da Nintendo, desde sua fundaćão no final do século XIX até a sua ascensão no mundo dos jogos eletrônicos. Algum dos temas abordados são como a Nintendo passou de uma fabricante de baralhos (hanafuda) a uma fabricante de jogos eletrônicos, a criaćão de Tetris e a criaćão de Mario.

  • Mobile 3D Graphics with OpenGL ES and M3G the Morgan Kaufmann Series in Computer Graphics


  • Linux 3D Graphics Programming


Descrição: Ensina alguns conceitos de programação gráfica geral e mostra como se programar graficamente para Linux.

  • Videogames and Art Intellect


Vintage Games: An Insider Look at the History of Grand Theft Auto (GTA)

Descrição: Este livro analisa quais foram os jogos mais influentes de todos os tempos, classificando-os por gênero e discutindo um pouco da história do gênero daquele jogo qual foi a sua principal contribuição.

Passei um bom tempo pesquisando e consegui finalmente montar uma biblioteca para vocês!Espero que tenham gostado desta lista de livros!Sinto muito, mas todos os livros estão em inglês, mas um google tradutor na vida pode resolver XD!

Até mais! investigador

Ritton

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