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joas025

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como fazer barreira de protecao girando no boss

em Dom 18 Set 2011, 17:40
eu tenho uma duvida como faco varios inimigos como barreira de protecao ao boss, tipo esses inimigos vao ficar girando como se fosse carrosel ao redor do boss como escudo, se o player destruir todas as barreiras de protecao do boss, ele cria novamente, como faco isso? flw
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Re: como fazer barreira de protecao girando no boss

em Dom 18 Set 2011, 18:00
Beleza?
Me lembrei de um tutorial do Kabeção que pode te ajudar, da uma olhada:
http://gmbr.forumeiros.com/t10283-aula-01-arte-grafica-e-efeitos-especiais-para-game-maker
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Re: como fazer barreira de protecao girando no boss

em Dom 18 Set 2011, 22:58
Bom se for o que eu quero eu agradeço, vou da uma olhada la vlw ;)
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Re: como fazer barreira de protecao girando no boss

em Seg 19 Set 2011, 07:12
Você pode usar parths, assim fica super fácil de fazer, basta criar um parths circulando o inimigo, o boss e colocar os escudos para executar aquele parth
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Re: como fazer barreira de protecao girando no boss

em Seg 19 Set 2011, 11:35
Antes de destruir cada um, cheque pelo número de instâncias do objeto. Se for 1 (a última instância está prestes a ser destruída), rode o script de criar tudo de novo.
Ou seu problema está na parte de criar?
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Re: como fazer barreira de protecao girando no boss

em Seg 19 Set 2011, 11:42
É um típico caso de uso de vetores 2D (Envolve trigonometria, ângulos e outras cositas). Estou desenvolvendo uma engine sobre isso, acho que postarei ainda hoje.

Só vou criar mais alguns exemplos e te mandarei uma MP.

FLWS!
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Re: como fazer barreira de protecao girando no boss

em Ter 20 Set 2011, 14:29
megaxgames escreveu:Você pode usar parths, assim fica super fácil de fazer, basta criar um parths circulando o inimigo, o boss e colocar os escudos para executar aquele parth

Bom eu já tentei fazer isso, mas não deu muito certo.

saim escreveu:Antes de destruir cada um, cheque pelo número de instâncias do objeto. Se for 1 (a última instância está prestes a ser destruída), rode o script de criar tudo de novo.
Ou seu problema está na parte de criar?

Bom o meu problema ta na parte de criar e esse objeto barreira inimigo começa a passar circularmente no boss, e quando tiver mais ou menos 5 ou 10 objetos barreira inimigo rodando no boss ele para de criar, e se destruir todos ele cria novamente. Bom o code de criar eu uso assim no step:

Código:
{
time+=.1
if time>4 {
instance_create(x,y+35,objqIA);time=0 }
tempo = 0

Alex FC escreveu:É um típico caso de uso de vetores 2D (Envolve trigonometria, ângulos e outras cositas). Estou desenvolvendo uma engine sobre isso, acho que postarei ainda hoje.

Só vou criar mais alguns exemplos e te mandarei uma MP.

FLWS!

Vlw! ;) Bom se quiser postar aqui a engine também pode ser, já que acho que vai ter gente que vai precisar também.
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Re: como fazer barreira de protecao girando no boss

em Ter 20 Set 2011, 16:24
É, pra criar, está ok, mas eu mudaria o tempo em função da velocidad angular e do número de instâncias.
Assim: Você quer que os objetos rodem um ângulo de 6°/step e quer que hajam 10 instâncias ao redor do boss. Então, pra ficar tudo uniforme, você precisa que eles estejam espaçados (360°/10=)36° uns dos outros. Assim, o tempo pra esperar antes que o outro seja criado será de (36°/(6°/step)=)6 steps.

E, pra rodar, basta fazer assim: você criou ele numa posição definida, em relação ao boss, certo? Mantenha essa distância constante e varie o ângulo.
Algo assim:
Código:
ângulo+=6; //tem que ser definido no create event
x=boss.x+legthdir_x(distância, ângulo);
y=boss.y+legthdir_y(distância, ângulo);
lembre-se de que o "ângulo" é o ângulo do boss ao objeto, não o contrário.

PS: lembre-se, também, de que só é pra criar enquanto algum contador não tiver chegado ao número desejado de instâncias. Senão, o bicho sai criando instâncias indefinidamente.
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Re: como fazer barreira de protecao girando no boss

em Ter 20 Set 2011, 17:06
Minha engine da o mesmo efeito que os códigos do saim, mas vai que lhe enteressa:

http://gmbr.forumeiros.com/t18592-engine-vetores-2d

FLWS!
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