GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


[tuto] Função "message" mensagem personalizada

2 participantes

Ir para baixo

[tuto] Função "message" mensagem personalizada Empty [tuto] Função "message" mensagem personalizada

Mensagem por megaxgames Sáb 17 Set 2011, 09:18

Tutorial: Mensagens personalizadas
Descrição Mostra como usar a função message
Requer: Nível básico, Game Maker 8 pro
Com engine: ( X ) Sim ( ) Não

Que funções eu vou aprender nesse tutorial?

Você vai aprender a colocar em suas mensagens:
Background
Botão
Fontes para botão e texto
Configurar tamanho
Configurar posição

Iniciando:
Primeiramente, nós iremos configurar a nossa mensagem, definindo o seu tamanho e em que parte da room vai ficar (sua posição).
Para isso colocaremos no evento create o código a seguir:
Código:
message_size(L,A)
message_position(X,Y)

No primeiro códigos vemos a parte "L,A" que no caso quer dizer a altura e a largura da mensagem ou mensagens. No segundo código, observamos a parte "X,Y" ou seja, nela definimos a posição X e Y da mensagem, o meu código ta ficando assim:

Código:
message_size(100,50)
message_position(16,368)

Agora que definimos o tamanho e a posição de sua mensagem, começaremos a personalizar.

Botão e background da mensagem:
Código:
message_background(back)
message_button(sprite)

Na primeira linha de código podemos ver a função "back", no locar da palavra "back" você coloca o nome de seu background.
Já na segunda linha, podemos ver a função "sprite", onde definimos o sprite do botão ou botões de sua mensagem. Meu código estar assim agora:
Código:
message_size(100,50)
message_position(16,368)
message_background(fundo)
message_button(spr_botao_message)

Para concluirmos, a fonte e a mensagem
Estamos chegando ao fim do tutorial, iriemos aprender as duas ultimas funções, a fonte do texto e a mensagem, vejamos os códigos:

Código:
message_text_font(font,tamanho,cor,15)
show_message(Texto)
Bem, eu acho que tenho pouca coisa para explicar agora, font é a fonte da mensagem, tamanho o tamanho e cor a cor. E Texto é a mensagem.

Observação: Caso o show_message não pegue, você pode usar o Display Message localizado na aba main2, primeiro item do Info ok? E chegamos ao fim de mais um tutorial, espero que todos tenham entendido, engine serar publicada em um edit.
megaxgames
megaxgames

Data de inscrição : 13/09/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 42
Prêmios : [tuto] Função "message" mensagem personalizada Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[tuto] Função "message" mensagem personalizada Empty Re: [tuto] Função "message" mensagem personalizada

Mensagem por Luiz A. Oliveira Sáb 17 Set 2011, 10:58

Apesar de ser uma coisa que muitos aqui saibam, gostei do tutorial e poderia mandá-lo para o FAQ e pra seção de Tutos aprovados, porque está muito bem explicado.
Luiz A. Oliveira
Luiz A. Oliveira

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D-B-C
Data de inscrição : 08/09/2010
Reputação : 5
Número de Mensagens : 914
Prêmios : [tuto] Função "message" mensagem personalizada Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://luizgm.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos