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[RESOLVIDO] como criar um botão para pausar a musica

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Mensagem por taninhabaixinha Sex 02 Set 2011, 01:44

Olá, sou nova aqui e queria saber como faço pra colocar um botão pra pausar a musica de fundo do jogo, e que esse botão ficasse na tela sempre, um botao que pausa e outro e toca de novo a musica exatamente assim, como faço isso ??? nervoso


Última edição por taninhabaixinha em Seg 12 Set 2011, 15:04, editado 1 vez(es)
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Mensagem por saim Seg 05 Set 2011, 15:13

Ih, taninhabaixinha, o game maker não tem a função "sound_pause". Ou você se conforma em a) diminuir o volume do som pra zero ou b) parar a música tendo que reiniciá-la, ou então baixe a supersound.dll. Você já usou dlls antes?
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Mensagem por Ritton Seg 05 Set 2011, 18:10

Seja bem-vinda ao fórum e espero que possamos aprender com você do mesmo modo que você poderá aprender com a gente!

Não sei se pode ajudar, mas existe um modo bem básico de fazer isso e usaremos apenas 2 objetos:

1º Crie um objeto_play e nele coloque o evento "Mouse Left Pressed" e em seguida coloque a ação "Play Sound" e selecione o som desejado.

OBS: Esse evento é programado para tocar apenas uma música!

2º Crie um objeto_pause e nele coloque o evento "Mouse Left Pressed" e em seguida coloque a ação "Stop Sound" e selecione o som escolhido anteriormente.

O que podemos analisar deste tutorial básico?O objeto_play fará com que música escolhida toque na room e o objeto_pause fará com que essa música pare.

Existe uma maneira de alternar esses objetos poupando o espaço na room, basta apenas adicionar junto aos eventos criados nos objetos anteriores, o seguinte código:

Código:
instance_change(objeto,performevents)

Em "objeto" você põe o nome do objeto que vai virar e em "performevents", você coloca 0 (false) ou 1 (true).Colocando 1, o performevents é execultado, ou seja, os eventos "create" e "destroy" desses objetos serão execultados.

Espero ter ajudado e boa sorte! investigador
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Mensagem por saim Ter 06 Set 2011, 10:11

Ritton escreveu:O objeto_play fará com que música escolhida toque na room e o objeto_pause fará com que essa música pare.
A menos que eu tenha entendido errado, ela quer que a música PAUSE, não que PARE, ou seja, que quando voltar a tocar, esteja no ponto em que parou. O game maker não suporta essa alternativa, mas há extensões que a possibilitam.
Se eu entendi errado, essa explicação resolve a parada! Smile
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Mensagem por taninhabaixinha Qua 07 Set 2011, 01:58

Ritton deu certo sim, muito obrigada, mas agora queria saber se teria como fazer com que os dois botões, o de dar play e o de pausar ficassem fixos na room, como uma healthbar ?
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Mensagem por Luiz A. Oliveira Qua 07 Set 2011, 08:03

Use esse codigo:
x=view_xview+posicão x
y=view_yview+posicão y
Oque fizemos? Se eu colocasse simplesmente x é igual a tanto ele ficari fixado na room, mas usando a view, podemos fixalo na tela, ou área que o jogador está vendo.
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Mensagem por taninhabaixinha Qua 07 Set 2011, 14:29

Pera ae, nao entendi direito... esse "posicão" no lugar dele eu coloco o que ? e em que evento e ação ?? anh!
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Mensagem por Luiz A. Oliveira Qua 07 Set 2011, 14:33

Você usa no evento draw e na ação execute code.
E o posicao, mude para as coordenadas que o objeto vai ficar
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Mensagem por taninhabaixinha Qua 07 Set 2011, 15:45

Deu certo mas só mais uma coisa, como eu faço pra colocar no codigo que ele seja relativo ?
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Mensagem por luiz_eldorado Qua 07 Set 2011, 16:06

para usar o 'Relative' no codigo, ex. em vez de fazer tipo 10, vc faz x+10, assim será a posição dele mais o valor (no caso 10).
Abraço
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Mensagem por taninhabaixinha Qui 08 Set 2011, 18:40

Ok entendi, mas como fica nesse código ?
x=view_xview+928
y=view_yview+23

como eu faço pra ele ficar relativo ? tentei e nao deu certo :SSS
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Mensagem por luiz_eldorado Qui 08 Set 2011, 19:08

x=view_xview+x+(numero)
Axo que eh assim...
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Mensagem por taninhabaixinha Qui 08 Set 2011, 19:20

Fiz assim mas nao deu muito certo, os botoes se movem conforme o personagem anda e a camera lhe acompanha, mas quando a camera para eles voltam a posiçao original! Alguem poderia me ajudar a corrigir isso, e fazer com que os botoes nao se movam ?
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Mensagem por Luiz A. Oliveira Qui 08 Set 2011, 21:27

Código:
x=view_xview+928
y=view_yview+23
Esse código é o correto, não use o do Luiz(O outro), as variáveis view_ podem ser alteradas durante o jogo, mas são quase constantes (ou que o valor é o mesmo o jogo todo), então não faz sentido ser relativo ou não.
Suponhamos que a área visível ao jogador seja de 320x240, isso é a view. Os valores de view são 0, então se definirmos um objeto na posição view_xview+32 é 0+32. Porém esse 0 é calculado com a posição da view na room, então em qualquer posição que a view estiver na room o valor de view_xview será zero.
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Mensagem por taninhabaixinha Seg 12 Set 2011, 15:04

Ok muito obrigado a todos! Laughing
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