GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Interpretação de Script

3 participantes

Ir para baixo

Interpretação de Script Empty Interpretação de Script

Mensagem por Klior Qua 07 Set 2011, 11:25

Estou com uma duvida, sobre utilização de colchete ([]) em scripts, já tinha visto em outras linguagens e agora vi no game maker, queria entender como elas funcionam, um exemplo:

normal_detect(x,y,obj [,rad [,res]])
http://www.gmlscripts.com/script/normal_detect

internamente no script essas colchete não são utilizadas, a duvida mesmo é oque elas significam.


Última edição por Klior em Qua 07 Set 2011, 13:20, editado 1 vez(es)
Klior
Klior

Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 13
Número de Mensagens : 426
Prêmios : Interpretação de Script Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • C#
  • Javascript


Ir para o topo Ir para baixo

Interpretação de Script Empty Re: Interpretação de Script

Mensagem por Igor KinGamer Qua 07 Set 2011, 11:46

Nesse caso, os colchetes não fazem parte dos códigos. O que eles querem dizer aí é "se você quiser, pode colocar um valor para o argumento rad e para o argumento res".

Observe que na descrição dos argumentos está escrito:
rad raio da área testada, int positivo, opcional (padrão 4)
res resolução do teste, int positivo, opcional (padrão 1)

Dentro dos códigos, os colchetes funcionam como nas outras linguagens, para índices de arrays.
lista[4, 5] = "Vazio";
Igor KinGamer
Igor KinGamer

Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios : Interpretação de Script Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Interpretação de Script Empty Re: Interpretação de Script

Mensagem por Klior Qua 07 Set 2011, 12:22

Igor KinGamer escreveu:Nesse caso, os colchetes não fazem parte dos códigos. O que eles querem dizer aí é "se você quiser, pode colocar um valor para o argumento rad e para o argumento res".

Observe que na descrição dos argumentos está escrito:
rad raio da área testada, int positivo, opcional (padrão 4)
res resolução do teste, int positivo, opcional (padrão 1)

Dentro dos códigos, os colchetes funcionam como nas outras linguagens, para índices de arrays.
lista[4, 5] = "Vazio";

Hmm, então os colchetes querem dizer que aqueles argumentos são opcionais, certo?
existem algumas regras para isso? por exemplo:

poderia ser assim?
normal_detect(x,y,obj [,rad][,res])

sei que isso não influenciara no funcionamento do script, estou querendo mesmo poder entender oque eles querem dizer.
Klior
Klior

Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 13
Número de Mensagens : 426
Prêmios : Interpretação de Script Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • C#
  • Javascript


Ir para o topo Ir para baixo

Interpretação de Script Empty Re: Interpretação de Script

Mensagem por Igor KinGamer Qua 07 Set 2011, 12:50

O problema aí é que não há como você colocar o argumento res sem ter colocado o argumento rad.
Perceba que o quarto argumento é o rad. Se você não colocá-lo e tentar colocar um valor para res, este será o quarto argumento, e não o quinto, como você quer. Por isso o [,res] está dentro do [,rad].
Igor KinGamer
Igor KinGamer

Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios : Interpretação de Script Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Interpretação de Script Empty Re: Interpretação de Script

Mensagem por itallo Qua 07 Set 2011, 12:53

estes colchetes são para criar varáveis com `fases` que os valores dentro dos colchetes são essas diferentes `fases`.

exemplo:

bla[0,1] = 15
bla[0,2] = 14
bla[0,3] = 13
bla[0,4] = 19


for (i=1;i<=4;i+=1)
{
show_message("A var bla[0,"+string(i)+"] é igual a: "+string(bla[0,i]))
}

game_end()

/*
teste esse script no game maker, coloco ele no evento step e rode.
acho que com isso você vai entender o funcionamento dos colchetes.

no game maker, as variáveis que tem colchetes, são como variáveis comuns, e não sofrem nenhuma limitação, comparando com as variáveis comuns.

ai o certo seria:
normal_detect(x,y,obj [rad,res])
itallo
itallo

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B - D
Data de inscrição : 26/08/2009
Reputação : 12
Número de Mensagens : 970
Prêmios : Interpretação de Script Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Interpretação de Script Empty Re: Interpretação de Script

Mensagem por Klior Qua 07 Set 2011, 13:18

Igor KinGamer escreveu:O problema aí é que não há como você colocar o argumento res sem ter colocado o argumento rad.
Perceba que o quarto argumento é o rad. Se você não colocá-lo e tentar colocar um valor para res, este será o quarto argumento, e não o quinto, como você quer. Por isso o [,res] está dentro do [,rad].

Valeu, já consegui entender perfeitamente agora.

@CogumeloDoRock
vlw por tentar ajudar, mais não era sobre array minha duvida, o Igor KinGamer já me explicou como funciona.
Klior
Klior

Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 13
Número de Mensagens : 426
Prêmios : Interpretação de Script Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • C#
  • Javascript


Ir para o topo Ir para baixo

Interpretação de Script Empty Re: Interpretação de Script

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos