Interpretação de Script

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Resolvido Interpretação de Script

Mensagem por Klior em Qua 07 Set 2011, 11:25

Estou com uma duvida, sobre utilização de colchete ([]) em scripts, já tinha visto em outras linguagens e agora vi no game maker, queria entender como elas funcionam, um exemplo:

normal_detect(x,y,obj [,rad [,res]])
http://www.gmlscripts.com/script/normal_detect

internamente no script essas colchete não são utilizadas, a duvida mesmo é oque elas significam.


Última edição por Klior em Qua 07 Set 2011, 13:20, editado 1 vez(es)

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Resolvido Re: Interpretação de Script

Mensagem por Igor KinGamer em Qua 07 Set 2011, 11:46

Nesse caso, os colchetes não fazem parte dos códigos. O que eles querem dizer aí é "se você quiser, pode colocar um valor para o argumento rad e para o argumento res".

Observe que na descrição dos argumentos está escrito:
rad raio da área testada, int positivo, opcional (padrão 4)
res resolução do teste, int positivo, opcional (padrão 1)

Dentro dos códigos, os colchetes funcionam como nas outras linguagens, para índices de arrays.
lista[4, 5] = "Vazio";

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Resolvido Re: Interpretação de Script

Mensagem por Klior em Qua 07 Set 2011, 12:22

Igor KinGamer escreveu:Nesse caso, os colchetes não fazem parte dos códigos. O que eles querem dizer aí é "se você quiser, pode colocar um valor para o argumento rad e para o argumento res".

Observe que na descrição dos argumentos está escrito:
rad raio da área testada, int positivo, opcional (padrão 4)
res resolução do teste, int positivo, opcional (padrão 1)

Dentro dos códigos, os colchetes funcionam como nas outras linguagens, para índices de arrays.
lista[4, 5] = "Vazio";

Hmm, então os colchetes querem dizer que aqueles argumentos são opcionais, certo?
existem algumas regras para isso? por exemplo:

poderia ser assim?
normal_detect(x,y,obj [,rad][,res])

sei que isso não influenciara no funcionamento do script, estou querendo mesmo poder entender oque eles querem dizer.

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Resolvido Re: Interpretação de Script

Mensagem por Igor KinGamer em Qua 07 Set 2011, 12:50

O problema aí é que não há como você colocar o argumento res sem ter colocado o argumento rad.
Perceba que o quarto argumento é o rad. Se você não colocá-lo e tentar colocar um valor para res, este será o quarto argumento, e não o quinto, como você quer. Por isso o [,res] está dentro do [,rad].

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Resolvido Re: Interpretação de Script

Mensagem por itallo em Qua 07 Set 2011, 12:53

estes colchetes são para criar varáveis com `fases` que os valores dentro dos colchetes são essas diferentes `fases`.

exemplo:

bla[0,1] = 15
bla[0,2] = 14
bla[0,3] = 13
bla[0,4] = 19


for (i=1;i<=4;i+=1)
{
show_message("A var bla[0,"+string(i)+"] é igual a: "+string(bla[0,i]))
}

game_end()

/*
teste esse script no game maker, coloco ele no evento step e rode.
acho que com isso você vai entender o funcionamento dos colchetes.

no game maker, as variáveis que tem colchetes, são como variáveis comuns, e não sofrem nenhuma limitação, comparando com as variáveis comuns.

ai o certo seria:
normal_detect(x,y,obj [rad,res])

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Resolvido Re: Interpretação de Script

Mensagem por Klior em Qua 07 Set 2011, 13:18

Igor KinGamer escreveu:O problema aí é que não há como você colocar o argumento res sem ter colocado o argumento rad.
Perceba que o quarto argumento é o rad. Se você não colocá-lo e tentar colocar um valor para res, este será o quarto argumento, e não o quinto, como você quer. Por isso o [,res] está dentro do [,rad].

Valeu, já consegui entender perfeitamente agora.

@CogumeloDoRock
vlw por tentar ajudar, mais não era sobre array minha duvida, o Igor KinGamer já me explicou como funciona.

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Resolvido Re: Interpretação de Script

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