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Movimentar id (objeto criado)

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Movimentar id (objeto criado) Empty Movimentar id (objeto criado)

Mensagem por vitor_liminha123 Ter 06 Set 2011, 10:26

Olá pessoal, tudo bem?
Esses dias, me surgiu uma dúvida, muito frequente, que desde que entrei no fórum, não acho a resposta. tonto
Queria parar de usar os drag'n'drop nos meus jogos, mesmo que seja uma coisinha de nada:

1-Estou querendo fazer um botão de fullscreen, e infelizmente não consegui fazer tal código. Usei o [Change Fullscreen] (Draw/Settings/Set full screen). Se alguém souber me dizer como fazer um switch de fullscren pra windowed, apenas em code, responda com o "1", atrás.
2-Timelines. Eita bixo difícil, viu. Não preciso nem dizer qual foi o D'n'D que usei. Se conseguir me ajudar neste ponto, faça o mesmo que na "1".
3-Criar tal objeto movimentando, mas apenas um instance desse tipo de objeto. Não sei usar outra saída ao invés de [create moving] (Main1/Objects/Create moving).Mesmo jeito como a primeira pede.

Ficarei grato por qualquer ajuda! feliz3
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Movimentar id (objeto criado) Empty Re: Movimentar id (objeto criado)

Mensagem por diego333 Ter 06 Set 2011, 11:26

Movimentar Id
Código:

with(instance_create(x,y,obj))
{
      speed = 5;
}
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Movimentar id (objeto criado) Empty Re: Movimentar id (objeto criado)

Mensagem por vitor_liminha123 Ter 06 Set 2011, 11:34

Poxa diego, realmente não sabia que poderia criar e movimentar o objeto usando o próprio code para cirar, junto com seu movimento!
Mas ele cria o objeto e esse code fica apenas para o mesmo, certo?
surpreso2
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Mensagem por saim Ter 06 Set 2011, 12:24

1 - Talvez a função que você procure seja
Código:
window_set_fullscreen(full)

2 - existem muitas funções e variáveis pra timelines:
Código:
timeline_index
timeline_position
timeline_speed
timeline_running
timeline_loop
timeline_exists(ind)
timeline_get_name(ind)
timeline_add()
timeline_delete(ind)
timeline_clear(ind)
timeline_moment_clear(ind,step)
timeline_moment_add(ind,step,codestr)
Estou só com uma lista de funções, sem o manual, portanto não posso fazer mais do que listá-las, mas uma busca rápida no manual te explica o que cada uma faz.

3 - A declaração "with" te coloca dentro do(s) objeto(s). A função instance_create te retorna a id do objeto criado. Assim, quando você coloca "with (instance_create(x, y, objeto))", você estará escrevendo o código dentro DAQUELA INSTÂNCIA recém-criada, não no objeto. Pra realizar a função em TODAS as instâncias do mesmo objeto, basta não ser específico:
Código:
instance_create(x, y, objeto) //fora do "with"
with (objeto){ //todas instâncias do objeto
//faz coisas
}
Existem outras funções que te retornam ids de instâncias, você pode usar essas ids da mesma forma.

Eu usava muito esse link pra ver as "traduções" do drag'n'drop pra gml, acho que ainda é válido (embora tenha muito tempo que eu não visite o site).


Última edição por saim em Ter 06 Set 2011, 13:32, editado 1 vez(es)
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Movimentar id (objeto criado) Empty Re: Movimentar id (objeto criado)

Mensagem por vitor_liminha123 Ter 06 Set 2011, 12:46

1-Usei este code, mas quando quero voltar pra window, ele não volta.
2-Se puder explicar como fazer uma timeline em code, com speed 1, começar do zero e não dar loop? (basico de tudo)
3-Obrigado pela explicação sobre instance moving, me ajudou mesmo! feliz2
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Movimentar id (objeto criado) Empty Re: Movimentar id (objeto criado)

Mensagem por Luiz A. Oliveira Ter 06 Set 2011, 12:58

É só você ir usando um programa para converter DND pra GML até você se acostumar com o GML das timelines ;D
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Movimentar id (objeto criado) Empty Re: Movimentar id (objeto criado)

Mensagem por saim Ter 06 Set 2011, 13:52

1 - Como disse, estou sem o manual. Eu supunha que o argumento da função seria apenas true (pra fullscreen) ou false (pra janela). Se isso não resolver, só a partir de hoje à noite poderei ajudar (mas outros membros podem entrar na conversa também! Smile ).
Já que você está começando com gml, aqui vai um truquezinho muito útil: o "!", antes de alguma coisa quer dizer "não".
Código:
//create event
fullScreen=false //não quero fullscreen no create
Código:
//evento de apertar alguma tecla (espaço, pra facilitar)
window_set_fullscreen(fullScreen)
fullScreen= !fullScreen //transforma true em false e false em true
Note que usar "=!" é diferente de usar "!=". O primeiro é uma definição (será igual ao inverso de...) e o segundo, uma checagem (se for diferente de...)

2 - daqui a pouco dou edit, tenho que correr.
Edit: Nunca fiz isso, portanto é tudo chute. Teste e conte:
Código:
tempo=timeline_add(); //cria a timeline e chama ela de "tempo"
var i;
for(i=0; i<1000; i+=30){ //adiciona uma linha de código a cada 30 steps
   timeline_moment_add(tempo, i, "instance_create(20, 20, obj_inimigo)"); //cria um obj_inimigo
   timeline_moment_add(tempo, i+15, "instance_create(room_width-20, 20, obj_inimigo)"); //idem, 15 steps depois
   }
//de agora pra frente é que é chute MESMO
tempo.timeline_speed=1
tempo.timeline_loop=false
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