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Movimentar id (objeto criado)
4 participantes
Página 1 de 1
Movimentar id (objeto criado)
Olá pessoal, tudo bem?
Esses dias, me surgiu uma dúvida, muito frequente, que desde que entrei no fórum, não acho a resposta.
Queria parar de usar os drag'n'drop nos meus jogos, mesmo que seja uma coisinha de nada:
1-Estou querendo fazer um botão de fullscreen, e infelizmente não consegui fazer tal código. Usei o [Change Fullscreen] (Draw/Settings/Set full screen). Se alguém souber me dizer como fazer um switch de fullscren pra windowed, apenas em code, responda com o "1", atrás.
2-Timelines. Eita bixo difícil, viu. Não preciso nem dizer qual foi o D'n'D que usei. Se conseguir me ajudar neste ponto, faça o mesmo que na "1".
3-Criar tal objeto movimentando, mas apenas um instance desse tipo de objeto. Não sei usar outra saída ao invés de [create moving] (Main1/Objects/Create moving).Mesmo jeito como a primeira pede.
Ficarei grato por qualquer ajuda!
Esses dias, me surgiu uma dúvida, muito frequente, que desde que entrei no fórum, não acho a resposta.
Queria parar de usar os drag'n'drop nos meus jogos, mesmo que seja uma coisinha de nada:
1-Estou querendo fazer um botão de fullscreen, e infelizmente não consegui fazer tal código. Usei o [Change Fullscreen] (Draw/Settings/Set full screen). Se alguém souber me dizer como fazer um switch de fullscren pra windowed, apenas em code, responda com o "1", atrás.
2-Timelines. Eita bixo difícil, viu. Não preciso nem dizer qual foi o D'n'D que usei. Se conseguir me ajudar neste ponto, faça o mesmo que na "1".
3-Criar tal objeto movimentando, mas apenas um instance desse tipo de objeto. Não sei usar outra saída ao invés de [create moving] (Main1/Objects/Create moving).Mesmo jeito como a primeira pede.
Ficarei grato por qualquer ajuda!
Re: Movimentar id (objeto criado)
Movimentar Id
- Código:
with(instance_create(x,y,obj))
{
speed = 5;
}
diego333- Data de inscrição : 06/10/2010
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Re: Movimentar id (objeto criado)
Poxa diego, realmente não sabia que poderia criar e movimentar o objeto usando o próprio code para cirar, junto com seu movimento!
Mas ele cria o objeto e esse code fica apenas para o mesmo, certo?
Mas ele cria o objeto e esse code fica apenas para o mesmo, certo?
Re: Movimentar id (objeto criado)
1 - Talvez a função que você procure seja
2 - existem muitas funções e variáveis pra timelines:
3 - A declaração "with" te coloca dentro do(s) objeto(s). A função instance_create te retorna a id do objeto criado. Assim, quando você coloca "with (instance_create(x, y, objeto))", você estará escrevendo o código dentro DAQUELA INSTÂNCIA recém-criada, não no objeto. Pra realizar a função em TODAS as instâncias do mesmo objeto, basta não ser específico:
Eu usava muito esse link pra ver as "traduções" do drag'n'drop pra gml, acho que ainda é válido (embora tenha muito tempo que eu não visite o site).
- Código:
window_set_fullscreen(full)
2 - existem muitas funções e variáveis pra timelines:
- Código:
timeline_index
timeline_position
timeline_speed
timeline_running
timeline_loop
timeline_exists(ind)
timeline_get_name(ind)
timeline_add()
timeline_delete(ind)
timeline_clear(ind)
timeline_moment_clear(ind,step)
timeline_moment_add(ind,step,codestr)
3 - A declaração "with" te coloca dentro do(s) objeto(s). A função instance_create te retorna a id do objeto criado. Assim, quando você coloca "with (instance_create(x, y, objeto))", você estará escrevendo o código dentro DAQUELA INSTÂNCIA recém-criada, não no objeto. Pra realizar a função em TODAS as instâncias do mesmo objeto, basta não ser específico:
- Código:
instance_create(x, y, objeto) //fora do "with"
with (objeto){ //todas instâncias do objeto
//faz coisas
}
Eu usava muito esse link pra ver as "traduções" do drag'n'drop pra gml, acho que ainda é válido (embora tenha muito tempo que eu não visite o site).
Última edição por saim em Ter 06 Set 2011, 13:32, editado 1 vez(es)
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Re: Movimentar id (objeto criado)
1-Usei este code, mas quando quero voltar pra window, ele não volta.
2-Se puder explicar como fazer uma timeline em code, com speed 1, começar do zero e não dar loop? (basico de tudo)
3-Obrigado pela explicação sobre instance moving, me ajudou mesmo!
2-Se puder explicar como fazer uma timeline em code, com speed 1, começar do zero e não dar loop? (basico de tudo)
3-Obrigado pela explicação sobre instance moving, me ajudou mesmo!
Re: Movimentar id (objeto criado)
É só você ir usando um programa para converter DND pra GML até você se acostumar com o GML das timelines ;D
Re: Movimentar id (objeto criado)
1 - Como disse, estou sem o manual. Eu supunha que o argumento da função seria apenas true (pra fullscreen) ou false (pra janela). Se isso não resolver, só a partir de hoje à noite poderei ajudar (mas outros membros podem entrar na conversa também! ).
Já que você está começando com gml, aqui vai um truquezinho muito útil: o "!", antes de alguma coisa quer dizer "não".
2 - daqui a pouco dou edit, tenho que correr.
Edit: Nunca fiz isso, portanto é tudo chute. Teste e conte:
Já que você está começando com gml, aqui vai um truquezinho muito útil: o "!", antes de alguma coisa quer dizer "não".
- Código:
//create event
fullScreen=false //não quero fullscreen no create
- Código:
//evento de apertar alguma tecla (espaço, pra facilitar)
window_set_fullscreen(fullScreen)
fullScreen= !fullScreen //transforma true em false e false em true
2 - daqui a pouco dou edit, tenho que correr.
Edit: Nunca fiz isso, portanto é tudo chute. Teste e conte:
- Código:
tempo=timeline_add(); //cria a timeline e chama ela de "tempo"
var i;
for(i=0; i<1000; i+=30){ //adiciona uma linha de código a cada 30 steps
timeline_moment_add(tempo, i, "instance_create(20, 20, obj_inimigo)"); //cria um obj_inimigo
timeline_moment_add(tempo, i+15, "instance_create(room_width-20, 20, obj_inimigo)"); //idem, 15 steps depois
}
//de agora pra frente é que é chute MESMO
tempo.timeline_speed=1
tempo.timeline_loop=false
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