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Fazer o inimigo andar de um lado para o outro

em Sab 03 Set 2011, 21:38
Eu quero simplesmente saber como faço para o meu inimigo andar de um lado para o outro (assim como nos jogos do Mario) e também q ele mude de sprite de acordo com o lado q ele esta virado.
ja pesquisei mas não achei nada q funcionasse

alguém pode me ajudar?
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Re: Fazer o inimigo andar de um lado para o outro

em Sab 03 Set 2011, 22:09
Simples é só colocar no step do inimigo:
Código:

//coloque antes dos codes para que funcionem em todos
image_speed=0.25
//variavel do movimento já que eu não sei o tanto que você quer que ele ande
distancia=3
if place_free(-distancia,y){//esquerda
x-=distancia
sprite_index=nome da sprite
}else
if place_free(distancia,y){//direita
x+=distancia
sprite_index=nome da sprite
}
//essa parte aqui você coloca se seu jogo não for de plataforma \/
else
if place_free(x,distancia){//se eu não me engano e para baixo
y+=distancia
sprite_index=nome da sprite
}else
if place_free(x,-distancia){//se eu não me engano e para cima
y-=distancia
sprite_index=nome da sprite
}

Pronto! esse sistema é o que o inimigo ficará andando aleatoriamente e só andará se não tiver um objeto solido na direção que ele andar.

blz

Edit: não vi o outro pedido, já arrumei o code.
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Re: Fazer o inimigo andar de um lado para o outro

em Sab 03 Set 2011, 22:21
Coloque o seguinte código no Step do player / inimigo.

Código:
if hspeed > 0{ // Se Hspeed for maior que zero, a sprite irá virar para direita
image_xscale=1
}
if hspeed < 0{ // Se Hspeed for menor que zero, a sprite irá virar para esquerda
image_xscale=-1
}

Coloque gravidade nele coloque-o para andar para Direita. Crie um objeto e coloque ele como obstaculo ( Se for o inimigo ). Depois crie uma colisão entre Inimigo e Obstaculo e faça com que o inimigo simplesmente inverta na horizontal. O código fará todo o resto.
Qualquer duvida me avise.
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Re: Fazer o inimigo andar de um lado para o outro

em Sab 03 Set 2011, 22:39
vlw pit bull, mas o inimigo só anda em uma direção
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Re: Fazer o inimigo andar de um lado para o outro

em Sab 03 Set 2011, 22:43
foi mal amigo esqueci disso:
ta aqui o certo:
Código:

//coloque antes dos codes para que funcionem em todos
image_speed=0.25
chance=floor(random(3))
//variavel do movimento já que eu não sei o tanto que você quer que ele ande
distancia=3
if chance=0{
if place_free(-distancia,y){//esquerda
x-=distancia
sprite_index=nome da sprite
}}else
if chance=1{
if place_free(distancia,y){//direita
x+=distancia
sprite_index=nome da sprite
}}
//essa parte aqui você coloca se seu jogo não for de plataforma \/
else
if chance=2{
if place_free(x,distancia){//se eu não me engano e para baixo
y+=distancia
sprite_index=nome da sprite
}}else
if chance=3{
if place_free(x,-distancia){//se eu não me engano e para cima
y-=distancia
sprite_index=nome da sprite
}}

talvez o random tenha que ser 4 , veja ai se tive errado coloca 4 e arruma os outros codes(if chance=0{...)
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