Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

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Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Froidz em Dom 21 Dez 2008, 22:45

Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Gente, até pouco tempo, eu usava o método de converter meus jogos para o vista para burlar o decompiler.

Mas hoje, eu decompilei um jogo convertido com o decompiler 2.0,
e consegui decompilar.

Foi um susto enorme, pois descobri que não estamos seguros.

Mas minha opinião mudou agora pouco.
Baixei um programa, que tem a função do debbug do Game Maker,
o que ele faz é ver o debbug de qualquer jogo em .exe.
Com ele, você joga o jogo com a janelinha do debbug aberta, pode
ser qualquer jogo criado no gm.

Bom, eu converti um jogo para o vista, e depois rodei esse debbuger
no jogo, e fiz um teste com o decompiler 2, e então me veio a grande
surpresa..

Não dá pra decompilar nem com a última atualização do decompiler!

É isso mesmo, com um jogo convertido para vista e rodado no debbuger,
não tem como decompilar, nem com a última versão do terrível decompiler.

Então, darei as instruções de como fazer seu jogo antidecompilável.

1 - Baixe o debbuger e o convert to vista

Primeiro, baixe os programas necessários:

Convert to vista:
http://wiki.yoyogames.com/index.php/Making_games_work_under_Windows_Vista

Debbuger:
http://www.4shared.com/file/77045382/7857b66d/Debug_Enabler.html
(Eu mesmo hospedei, pois no site onde estava hospedado, havia um link para baixar o último decompiler)

2 - Convertendo para Windows Vista

Antes de tudo, é necessário converter para o vista, clique no botão "Convert to vista" e selecione o jogo que quer tornar "anti-decompilável", aguarde
até aparecer a mensagem dizendo que a conversão foi concluída.

3 - E por fim, usando o debbuger

O Debbug Enabler não tem interface gráfica, a única coisa que ele
faz é selecionar o jogo e rodar ele no modo Debbug.
Então, o que você vai fazer é selecionar o jogo convertido.

Vocês iram notar que não dará para abrir o jogo clicando diretamente nele, então você terá que abrir seu jogo sempre pelo Debbuger, é algo meio chato,
mas isso é para garantir que seu jogo está seguro.

Esse, talvez seja o fim do decompiler!
Quero créditos hein! sauhsuashauhsuashaushauhs

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Lap1994 em Dom 21 Dez 2008, 22:59

Eu realmente acho muito triste o fato de ter gente que, deus sabe por que, quer decompilar jogos feitos no GM. Ah, mas tanto faz. Pra cada um q decompila tem 1000 q soh joga o jogo Smile

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Convidad em Seg 22 Dez 2008, 03:22

Boa garoto!

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por golfinho hipie assasino em Seg 22 Dez 2008, 14:50

oque é decompiler?,que mal o decompiler pode faser para mim?

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por dumetal em Seg 22 Dez 2008, 14:57

Somente roubar toda e qualquer parte do seu jogo O.O

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Kabeção em Seg 22 Dez 2008, 15:07

Vai ter que rodar o jogo sempre no debug?
Mas ai da pra ver e alterar muita coisa so no debug.

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Froidz em Seg 22 Dez 2008, 15:27

Sim, mas não dará para tornar o jogo como era antes de rodar o debug..

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Lap1994 em Seg 22 Dez 2008, 15:28

Mas isso detona com o gameplay :/

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Froidz em Seg 22 Dez 2008, 16:56

Realmente, ai o unico jeito eh abrir com o debbuger, mas pelo menos vc pode ter certeza de que seu jogo esta seguro Happy

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Kabeção em Seg 22 Dez 2008, 17:59

Bom, é um modo pra evitar mas ainda não é totalmente o que queremos por quase do debbuger. Pelo memos já da pra manter a database segura.

Vamos procurando, daqui uns tempo a gente acha a solução definitiva. Razz

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Froidz em Seg 22 Dez 2008, 18:27

E também, se acharmos, é melhor não postarmos nada em fóruns como o fórum oficial do gm, pois como já me disseram lá, isso pode estimular a criação de decompilers ainda mais poderosos..

Valeu!Happy

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Convidad em Seg 22 Dez 2008, 18:58

Froidz escreveu:E também, se acharmos, é melhor não postarmos nada em fóruns como o fórum oficial do gm, pois como já me disseram lá, isso pode estimular a criação de decompilers ainda mais poderosos..

Valeu!Happy

Mas não adianta de nada, velho. Até aqui no fórum nada impede de haver alguma pessoa capaz de decompilar qualquer jogo no braço, ou de criar um decompiler melhor. É o mesmo que tentar parar um caminhão pulando na frente dele...

Foi que nem um carinha falou tem pouco tempo: proteção, pelo menos um pouco a mais, tem que ser com java.

Eu já tô almoçando apostilas dessa porra pra ver no que dá, porque já manjo um pouco de Delphi. Pra você fazer jogos no GM, pelo menos hoje, tem que colocar na cabeça uma coisa: isso é hoby, não trampo. Hobby.

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Kevin em Seg 22 Dez 2008, 21:37

olha.... acho que não tenho nada contra o decompiler...
pois pense bem.... você pode dar uma esperiença a mais para uma pessoa Happy

por isto que não uso meu arcenal completo no jogos em GM, mas sim nos Jogos em 3D, RPG e 2D que faço ne outro pregrama... Happy

VLW e FLW

PS:. eu uso GM só para brincar um pouco... Não vendo... Máximo é disponibilizar na NET... Mas os jogos feito no outro programa sempre vendo Razz

FLWs

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Lap1994 em Seg 22 Dez 2008, 23:26

kekegames escreveu:olha.... acho que não tenho nada contra o decompiler...
pois pense bem.... você pode dar uma esperiença a mais para uma pessoa Happy
Ngm ganha experiencia robano coisas dos outros ¬¬

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Kevin em Ter 23 Dez 2008, 14:55

bem... acho que o Game Maker ainda não é uma ferramenta tão Proficional assim.... Mas é boa para se divertir... Para que guardar códigos que você saiba das outras pessoas?
Só para você ser o melhor???

acho que o Game Maker deu muita força a várias pessoas que queriam fazer jogos.... Se a pessoa quiser continuar nesta área terá que mudar de programa algum dia oO

bem acho que o Game Maker foi feito mesmo para dar um apoio para o pessoal que sempre gostou de Games, e sempre quis criar um com a sua própria cara oO

bem eu particularmente penso isto... quando o Game Maker for um Programa Proficional mesmo eu vou ser contra a decompilação... mas em quanto isso não acontece eu sou não a favor, mas também não sou contra oO

não sou a favor pois descompilação é Crime...

mas sou a "favor" pois o Programa não é Proficional ainda...

Só uma opnião...

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Convidad em Ter 23 Dez 2008, 16:58

Não adianta proteger velho. Olha só isso: Conte os mortos CROM!!

Isso aí são aplicativos que rodam sobre plataforma muito mais difícil de ser crackeada do que a Win32. Isso aí foram feitos em C e C++...

E no final triste...


Última edição por V-brendan em Seg 29 Dez 2008, 22:31, editado 2 vez(es)

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Kevin em Ter 23 Dez 2008, 21:16

mas afinal V-brendam... pra que que serce este programa?

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Convidad em Ter 23 Dez 2008, 22:20

kekegames escreveu:mas afinal V-brendam... pra que que serce este programa?

FLWs Happy

São jogos, meu velho. Jogos muito mais difíceis de serem crackeados do que os softwares Win32. Cara, mesmo sem o Decompiler, é possível destrinchar qualquer aplicativo...

Estes jogos estão com suas proteções quebradas.

Quem será que fez essa coisa tão horrível, PÔ???? What a Face What a Face What a Face


Última edição por V-brendan em Qua 24 Dez 2008, 22:44, editado 1 vez(es)

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Kevin em Ter 23 Dez 2008, 22:58

Humm...

bem vou dar uma olhada... oO

depois comento um pouco aqui Happy

FLWs Happy

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Convidad em Qua 24 Dez 2008, 23:23

Eu já passei a manha pro Cláudio de como ele se protege do Decompiler, se ele vai adotar o método ou não isso é problema dele.

- Morte - escreveu:NOSSA!

é isso ai pessoal, tem que se preocupar com os crackers mesmo, alem do porque, os jogos daqui são SUPERPRODUÇÕES e esse é o site mais visitado por crackers do mundo, todos vem aqui só para pegar os fontes. eu teria MEDO de postar algum projeto aqui, o risco é muito grande. (risos)

Surprised

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por cristian113 em Dom 11 Jan 2009, 17:52

algumas perguntas
não tem uma maneira + facil de se proteger
e se agente quebra patente fazendo um game do mario por exemplo também é crime né?
e se for fangame a quebra de patente é crime?
vlws

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Kabeção em Seg 12 Jan 2009, 14:09

Isso foi algo postado na PDJ a algum tempo mas acho que esclarece bem.
l04d1ng escreveu:
Luiz escreveu:
Speeder escreveu:Só se lembre de algo:

Bejeweled pertence a PopCap, e é uma das maiores fontes de rendas deles (ou Flagship product como algusn chamam) e fazer um bejeweled 3D, com o /nome/ Bejeweled 3D ainda por cima, é cotucar onça com vara curta... Se o jogo ficar ruim, não vai te acontecer nada, mas se tu ficar popular e eles então verem...
Hum, agora me surgiu uma dúvida. As leis de direitos autorais também protegem jogos? É possível processar alguém por ter plagiado um jogo?

Tem um caso em que a Sega processou a EA por um jogo dos Simpsons parecido com Crazy Taxi, mas a Sega tem uma patente sobre um sistema de jogo de carro em cidade, onde tem uma seta indicando as localizações e as pessoas pulam fora do caminho do carro.

óbvio q sim... por mais q vc coloque q é só um "fan game" ou oq quer q seja, podem te processar... como já disse eu vivo tirando essas dúvidas com a minha mãe q é advogada Very Happy
capitalismo selvagem meu amigo, num tem conversa não, no mercy Laughing

No caso se seu fangame lhe faz ganhar dinheiro ou simplesmente chama muita atenção você corre riscos sim.
Como você pode ver ai encima a SEGA processou a Eletronic Arts por ter feito um jogo com a mesma estrutura do Crazy Taxi.

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Lap1994 em Seg 12 Jan 2009, 14:48

Kekegames! Se o GM não é tão profissional assim então me diz por que eles dão premios de até 1000 dolares cada semestre? Nunca ganhei 2000 conto brincano :/

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Kabeção em Seg 12 Jan 2009, 15:09

Quem viu a Monalisa ser desenhada no paint sabe que os autores dos trabalho que são os profissionais, não os programas que usaram. Happy

Kabeção

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Kevin em Ter 13 Jan 2009, 11:46

LAP 1994

Kekegames! Se o GM não é tão profissional assim então me diz por que eles dão premios de até 1000 dolares cada semestre? Nunca ganhei 2000 conto brincano :/

Kabecão

Quem viu a Monalisa ser desenhada no paint sabe que os autores dos trabalho que são os profissionais, não os programas que usaram. Happy

bem lap 1994 o GM ainda não é um programa totalmente PRO oO
Pois além de ele ter quase infinitas coisas que tu pode fazer com ele também ele tem alguns BUGs

E também como disse o kabecão... quem faz o trabalho que é o proficional... não o programa...

pois o programa não vai te dar tudo pronto oO

bem... o GM não é PRO pois tem que melhorar bastante... ele só é PRO junto com os programas que arrastam para fazer o efeito... mas mesmo assim ele não é o 1º da lista...

bem um Programa PRO de criar jogos é basicamente só SCRIPT e sem LIMITAÇÕES... E que dá para você fazer jogo em "qualquer formato..." não só EXE oO

bem... e várias outras coisas a mais... Happy

bem se tem alguem contra pode falar Happy

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Lap1994 em Ter 13 Jan 2009, 11:59

Tá bom. Pra termina com essa discussão.
1. PRO > Profissional > Profissão >> Ganhar dinheiro trabalhando em algo.
O GM é pro pois você pode ganhar dinheiro trabalhando nele. Ele não é brinquedo.
2. Já ouviu falar em dlls?
3. Fim de papo. Esse tópico é outro.

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Kevin em Ter 13 Jan 2009, 12:17

bem o GM na realidade ele é dividido em 2 partes

a versão LITE e a versão PRO...

bem a versão LITE é a versão Básica... a versão PRO é a que tem alguns aumentos de efeitos... o PRO não é pq ele é considerado uma profisão oO

sim... DLLs já ouvi ¬¬

bem só que você tem que fazer um código do cão para fazer o efeito da DLL... sendo que em programas próprios de Linguagens você só coloca mesmo o efeito da DLL e pronto oO

pronto.. até aqui ta bom Happy

bem...

eu criei um Anti-decompilar para o GM Happy
funcionou... ele faz mais ou menos o seguinte...

vc transforma o EXE em EXE
este EXE transformado ele ta com todo o script dele dentro...
quando este EXE é violado todas as letras dos Códigos são espalhadas em várias pastas...
aí quando você executa ele reune tudo novamente...

bem aí tu me pergunta assim:

se caso o jogo tiver executando e eu tentar descompilar... da certo? pois os códigos vão estar unidos... Happy

aí eu te digo...

também não da certo Happy

pois quando você executa ele ele não fica mais em formato WIN32

aí vc me pergunta...

neste novo formato que o jogo fica tem como pegar um decompiler e decompilar?

aí te digo...

NÃO... pois além de estar em outro formato sem ser WIN32 ele continua sendo um jogo do GM... só que em outro formato Happy





hum... e se tiverem mais perguntas é só postar aqui Happy

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por CPinheiro em Dom 18 Jan 2009, 01:09

Não adianta tentar burlar, sempre vai ter um método para resolver. Provavelmente irá sair um Decompiler que destruia essa e outras proteções. Sei que é chato ter o código-fonte de seu jogo aberto pra todos, mas não tem jeito, e dificilmente terá.

Eu uso o Decompiler, sim. Sempre que vejo algo interessante em um jogo, uso o programa e vejo como aquilo é feito. Não vejo problema nenhum disso, muito menos em uma comunidade como essa. Afinal, o objetivo não é compartilhar conhecimento? Na minha humilde opinião, o único problema seria se a pessoa criasse um jogo a partir do código-fonte de outro, obtido através do Decompiler. Mas aí vai da cabeça de quem está usando.

CPinheiro

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por M.A.S. em Dom 18 Jan 2009, 11:11

Acho que a melhor maneira de se proteger ainda é criptografando os executáveis. Isso também não impende um programador experiente de tentar engenharia reversa usando ferramentas mais poderosas, mas... toda proteção é bem-vinda. =]

Eu li em um outro fórum que alguns programadores faziam versões portáteis dos seus softwares para impedir a ação do decompiler, e realmente funciona muito bem, uma vez que a estrutura original da compilação é alterada. =]


CPinheiro escreveu:
Eu uso o Decompiler, sim. Sempre que vejo algo interessante em um jogo, uso o programa e vejo como aquilo é feito. Não vejo problema nenhum disso, muito menos em uma comunidade como essa. Afinal, o objetivo não é compartilhar conhecimento? Na minha humilde opinião, o único problema seria se a pessoa criasse um jogo a partir do código-fonte de outro, obtido através do Decompiler. Mas aí vai da cabeça de quem está usando.

Eu já sou contra. Acho que se o código fonte deve estar disponível ou não, isso cabe ao criador do código. Não me entenda mal, mas eu não acho que decompilar um jogo de um amigo do fórum seja compartilhar conhecimento. =|

Eu tenho minhas opiniões sobre softwares open-source e vejo muitas vantagens e desvantagens neles, mas disponibilizar o código-fonte ou não é um direito irrevogável do programador. =]

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Froidz em Dom 18 Jan 2009, 11:50

Outro modo, é se você não quer o código de seu jogo
aberto por qualquer um, é não usar o game maker.

Este é um dos motivos que estou abandonando ele. Happy

Eu também sou contra decompilação,
mesmo sendo um super jogo, não decompilo.

Minhas únicas decompilações até hoje, foram de
projetos antigos, e de uma cópia do programmer Happy

Concordo com o amigo aí de cima, isso não é compartilhar informações,
mas sim roubá-las, pois se você quiser compartilhar seu código
fonte é só disponibilizá-lo sem que outros precisam usar o decompiler.

Bom, essa é só minha opinião,
mas cada um tem a sua né.

Valeu! o/

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por M.A.S. em Dom 18 Jan 2009, 12:17

Eu não tenho certeza, mas, tenho esperança de que a nova versão do Game Maker venha ser mais segura. Talvez, se os autores o fizessem em outra plataforma diferente do Delphi, mantendo porém toda a estrutura original da interface de programação... =]. Até lá o jeito é ter paciência e tentar proteger os jogos da maneira que der... =]

Tchau tchau. =]
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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Janx em Dom 18 Jan 2009, 13:59

Bom, pra mim o GM seria perfeito se nao tivesse 2 coisas:
1º - poder decompilar os jogos =/
2º - fosse 100% free!!!!!

Eu tbm nao gosto q decompilem meus jogos =/
So decompilei um jogo para ver como o cara tinha escrito na tela xD!!!!!! (q foi eu era novo xD!!)

Sera q tem como saber, SE vai sair uma versao nova do gm?? E ter alguma ideia de quando???


FLW!!

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Froidz em Dom 18 Jan 2009, 14:55

O que tem de mais ele ser free? oO'

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Ticky em Dom 18 Jan 2009, 14:59

Não vai prescisar pagar para ter o GM Pro!

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Froidz em Dom 18 Jan 2009, 15:01

Como nao? Essa eu nao entendi, nao vi nada disso no forum oficial.

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Ticky em Dom 18 Jan 2009, 15:07

Você perguntou: "O que tem de mais ele ser free?"
E eu respondi: "Que não vai prescisar pagar para ter o GM Pro!"

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Janx em Dom 18 Jan 2009, 17:32

Axo q me expressei mal =/
Quiz dizer q queria q fosse 100% free, nao tivesse essa coisa de versao pro e lite, fossem tudo 'pro'.

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Froidz em Dom 18 Jan 2009, 18:45

Seria realmente muito bom,
mas nao muda nada pois sempre ha
um crack ou serial para burlar o sistema Happy

Valeu! o/

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por 4toxic em Dom 18 Jan 2009, 19:17

Janx escreveu:So decompilei um jogo para ver como o cara tinha escrito na tela xD
Froidz escreveu:mas nao muda nada pois sempre ha
um crack ou serial para burlar o sistema
pou ki legau!!!!11111!!! o admin roba codigu e o mod fala di coiza ki num podi no foru Laughing Razz :oops: Exclamation Shocked

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Froidz em Dom 18 Jan 2009, 19:20

Mais um noob, isso deveria ser proibido por aqui.

Bom, voltando ao caso.
Falar sobre como evitar o decompiler NÃO é ilegal aqui,
o que não pode é alertar sobre novas versões,
disponibilizar downloads, etc.

Eu que sou moderador, sem o que pode e o que não pode fazer
aqui, por exemplo, o que eu fiz na primeira linha desse post,
não deveria ser feito, mas fiz. =)

Valeu! o/

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por CPinheiro em Seg 19 Jan 2009, 16:28

eu não acho que decompilar um jogo de um amigo do fórum seja compartilhar conhecimento. =|

Por quê? Você aprende, e isso é o importante. Errado seria você copiar o código do colega e botar no seu jogo, mas isso já vai da cabeça de quem estive usando o programa. Agora, só não me diga que estudar o código fonte de algum programa para aprender como ele foi feito é errado.


Concordo com o amigo aí de cima, isso não é compartilhar informações,
mas sim roubá-las, pois se você quiser compartilhar seu código
fonte é só disponibilizá-lo sem que outros precisam usar o decompiler.

Olha o equivoco, meu amigo. Este é um fórum de Game Maker, e o objetivo dele é compartilhar conhecimento. Já que o usuário fodão não quis compartilhar, vou ficar sem aprender? Claro que não.

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por vinians em Seg 19 Jan 2009, 20:02

CPinheiro escreveu:
eu não acho que decompilar um jogo de um amigo do fórum seja compartilhar conhecimento. =|

Por quê? Você aprende, e isso é o importante. Errado seria você copiar o código do colega e botar no seu jogo, mas isso já vai da cabeça de quem estive usando o programa. Agora, só não me diga que estudar o código fonte de algum programa para aprender como ele foi feito é errado.


Concordo com o amigo aí de cima, isso não é compartilhar informações,
mas sim roubá-las, pois se você quiser compartilhar seu código
fonte é só disponibilizá-lo sem que outros precisam usar o decompiler.

Olha o equivoco, meu amigo. Este é um fórum de Game Maker, e o objetivo dele é compartilhar conhecimento. Já que o usuário fodão não quis compartilhar, vou ficar sem aprender? Claro que não.

Bom, sem sombra de dúvida se você descompilar um programa podera aprender com o fonte, mais isso não quer dizer que seja a coisa correta a se fazer. Quando o programador (que detem a propriedade intelectual do codigo fonte) quer disponibilizá-lo para outros fica explicitamente dito pelo proprio ou se anexa uma lincensa do tipo GPL, por isso existem os projetos open-source. Se você tem dúvida, pergunte! que outros tentarão responder sua pergunta, isso sim é compartilhar conhecimento. Quer um exemplo de código? Verifique a seção engine do forum. Muitas pessoas podem fazer uma engine pra você. Mais não vá por esse caminho de descompilação, pois isso é propriedade intelectual do criador, e você como programador estaria prejudicando a sí próprio.

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Kevin em Sab 24 Jan 2009, 13:46

bem pessoal... tenho uma ótima notícia e uma péssima... oO

o anti-decompiler não funciona 100%
eu fiz um anti do meu anti-decompiler oO
tipo essse anti do anti ele consegue abrir o jogo Razz

bem... a boa é que eu fiz um NOVO Game Maker...

chamo ele de Criador de Jogos Razz (é Game Maker traduzido Razz)

eu fiz a continuação... a versão 8.0 Happy

bem... melhorei o 3D dele... agora ele vai ter altura... vai dar para fazer jogos estilo GTA mais fácil...

sprite com modelagem Happy

e umonte de melhorações Happy

bem... e o melhor... os decompilers não funcionam... Happy

é só isso mesmo...

FLW galera Happy

FUIX

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por A vírgula em Qua 28 Jan 2009, 21:33

Vixi!! @_@

O Gamem Aker 8! Eita... vo baxa.. paça u linq ay...

Brincadeira... é que ultimamente aparece muito disso aqui no fórum... Foi apenas uma piadinha... rrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

Poxa.. você tem um ótimo alto estima... OU... seu software ficou SUPER, pra poder intitulá-lo Game Maker 8! Te cuida... FUI

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por M.A.S. em Sex 20 Fev 2009, 21:44

Eu gosto desse tipo de discussão. É muito construtivo. Bom, vamos lá...

CPinheiro escreveu:
eu não acho que decompilar um jogo de um amigo do fórum seja compartilhar conhecimento. =|

Por quê? Você aprende, e isso é o importante. Errado seria você copiar o código do colega e botar no seu jogo, mas isso já vai da cabeça de quem estive usando o programa. Agora, só não me diga que estudar o código fonte de algum programa para aprender como ele foi feito é errado.

Não, não é errado estudar o código. Mas lembre-se de que é muito mais produtivo estudar a idéia do código do que o código em si. Na minha opinião, tentar imitar algum feito de um grande programador pode ser muito mais estimulante e criativo.

De que serve um código fonte para "pular", por exemplo, se eu não sei conheço o mecanismo do pulo?



Concordo com o amigo aí de cima, isso não é compartilhar informações,
mas sim roubá-las, pois se você quiser compartilhar seu código
fonte é só disponibilizá-lo sem que outros precisam usar o decompiler.

Olha o equivoco, meu amigo. Este é um fórum de Game Maker, e o objetivo dele é compartilhar conhecimento. Já que o usuário fodão não quis compartilhar, vou ficar sem aprender? Claro que não.

É claro que eu prefiro perguntar do que descompilar. Não existem usuários "fodões", e sim os que acham que são fodões. "Amarrar" conhecimento, ainda mais de uma linguagem básica como GML só mostra um "programador" incompetente e incapaz.

Se um usuário não me ensina, eu aprendo e ensino a ele quando ele precisar de mim. Dessa forma eu ensino a ele 2 coisas. =]

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por CPinheiro em Sab 21 Fev 2009, 12:43

Não, não é errado estudar o código. Mas lembre-se de que é muito mais produtivo estudar a idéia do código do que o código em si. Na minha opinião, tentar imitar algum feito de um grande programador pode ser muito mais estimulante e criativo.
De que serve um código fonte para "pular", por exemplo, se eu não sei conheço o mecanismo do pulo? [/color]
Serve justamente para isso: conhecer o mecanismo do pulo. Na boa, pra quê vou postar uma dúvida no fórum se lá já tem o mecanismo pronto para ser estudado? Poupa meu trabalho de criar um tópico e o trabalho dos outros usuários de responderem.

É claro que eu prefiro perguntar do que descompilar. Não existem usuários "fodões", e sim os que acham que são fodões. "Amarrar" conhecimento, ainda mais de uma linguagem básica como GML só mostra um "programador" incompetente e incapaz.

Se um usuário não me ensina, eu aprendo e ensino a ele quando ele precisar de mim. Dessa forma eu ensino a ele 2 coisas. =]
Ué, se o pensamento é esse... por que essa preocupação de todos com o Decompiler? Se amarrar conhecimento é errado e objetivo do fórum é justamente outro, que todos os jogos daqui tenham código-fonte aberto, então.

Mas... claro que isso seria impossível. Por quê? Porque todos aqui não querem dar o código de seus jogos de mão beijada, muito menos querem que algum usuário chegue lá e dê Ctrl + C no código. A questão é que alguns desses usuários que dão Ctrl + C são espertos e querem copiar dos outros, inventaram um programa chamado GM Decompiler, que como todos sabem, mostra o código-fonte do jogo. Esses usuários ficam felizes e copiam o código, essa é a parte ruim.

A questão é que ele dá possibilidades antes impossíveis. Se você quiser saber como foi feito aquele sistema de partículas de um jogo que foi cancelado, você poderá estudá-lo (que foi o meu caso). Se quiser aprender a fazer um jogo de RPG, você pode pegar as noções básicas. Entederam o meu ponto de vista?

Nota: quando disse usuário fodão, quis dizer um usuário bom em programação.

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por M.A.S. em Ter 24 Fev 2009, 14:49

CPinheiro escreveu:Serve justamente para isso: conhecer o mecanismo do pulo. Na boa, pra quê vou postar uma dúvida no fórum se lá já tem o mecanismo pronto para ser estudado? Poupa meu trabalho de criar um tópico e o trabalho dos outros usuários de responderem.

Errado. Tente estudar um código com funções ou fórmulas mais complexas e no final, sempre se busca ajuda de alguém.

CPinheiro escreveu:Ué, se o pensamento é esse... por que essa preocupação de todos com o Decompiler? Se amarrar conhecimento é errado e objetivo do fórum é justamente outro, que todos os jogos daqui tenham código-fonte aberto, então.

Ora, a preocupação é justamente arrancar do programador o direito de proteger o código. A grande questão de tudo é ensinar a fazer, explicando passo-a-passo o funcionamento da coisa ou então restringir tudo. Se o autor restringe o código, faça melhor que ele.

Cpinheiro escreveu:A questão é que ele dá possibilidades antes impossíveis. Se você quiser saber como foi feito aquele sistema de partículas de um jogo que foi cancelado, você poderá estudá-lo (que foi o meu caso). Se quiser aprender a fazer um jogo de RPG, você pode pegar as noções básicas. Entederam o meu ponto de vista?

Entendi. Mas veja bem, você pega o código-fonte de alguém e estuda, certo? Se você souber a teoria da coisa, você vai fazer melhor.

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por CPinheiro em Ter 24 Fev 2009, 17:47

M.A.S. escreveu:Errado. Tente estudar um código com funções ou fórmulas mais complexas e no final, sempre se busca ajuda de alguém.
Exato. E para conseguir esse código com funções ou fórmulas mais complexas para serem estudadas... posso decompilar um jogo! :]
Eu sempre evito postar dúvidas. Gosto de procurar antes o que eu quero no Google e se achar um jogo quer tenha o que preciso, decompilo ele e vejo como foi feito.

M.A.S. escreveu:Ora, a preocupação é justamente arrancar do programador o direito de proteger o código. A grande questão de tudo é ensinar a fazer, explicando passo-a-passo o funcionamento da coisa ou então restringir tudo.
Mas o objetivo do fórum não é compartilhar conhecimento ao máximo? Então, não precisamos "proteger" o código. Mas como quase ninguém que dar o código pro pessoal (querem "proteger" o código), vou procurar algo open-source no Google e na comunidade oficial do Game Maker, mas e se eu não achar?´
M.A.S. escreveu:Se o autor restringe o código, faça melhor que ele.
Isso se resume ao que você mesmo falou: "para fazer um pulo, precisa ter a noção de um pulo". Como vou fazer algo melhor, se eu não saber como foi feito?
Tentando? É uma idéia. Conseguir é uma possibilidade, e bem pequena. Não adianta ter força de vontade, é preciso saber como fazer.

M.A.S. escreveu:Entendi. Mas veja bem, você pega o código-fonte de alguém e estuda, certo? Se você souber a teoria da coisa, você vai fazer melhor.
E se eu não souber a teoria, aproveito pra aprender! =]

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por M.A.S. em Ter 24 Fev 2009, 18:05

CPinheiro escreveu:Exato. E para conseguir esse código com funções ou fórmulas mais complexas para serem estudadas... posso decompilar um jogo! :]

Apoiemos os Open Sources, então, e não o Decompiler.

CPinheiro escreveu:Mas o objetivo do fórum não é compartilhar conhecimento ao máximo? Então, não precisamos "proteger" o código. Mas como quase ninguém que dar o código pro pessoal (querem "proteger" o código), vou procurar algo open-source no Google e na comunidade oficial do Game Maker, mas e se eu não achar?´

Então o fórum deveria ter algumas políticas administrativas, como por exemplo, a postagem de jogos acompanhados do código-fonte. Aí sim a comunidade ia crescer de forma extraordinária.

Nós aqui do fórum somos programadores e jogadores também. A maioria das pessoas que se cadastraram aqui buscaram por jogos, não acharam e foram embora. A prova disso é a pouca quantidade de posts de quem realmente está engajado em GML, ou seja, só os programadores.

Com base nisso, eu tenho minha opinião: eu não vejo nenhum problema em colocar o open-source de qualquer jogo meu aqui e acrescento que ninguém faz nada sozinho. Enquanto o pessoal não se unir e tentar algum projeto realmente sério, um trabalho de equipe, o fórum não vai sair do que está.

Voltando ao assunto...

Ainda acho que descompilar é errado. =] Cada um tem a sua opinião e eu respeito a sua.

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

Mensagem por Igor KinGamer em Ter 24 Fev 2009, 19:10

Se decompilar não fosse errado, Mark Overmars não teria escrito na parte "License Agreement" do livro:

Proprietary Notices. You may not remove, disable, modify, add to or tamper with any program code or data, copyright, trademark or other proprietary notices and legends contained within the object (compiled) code of the Software. You are not allowed to reverse engineer, decompile, or disassemble the program.

Traduzindo (não muito bem traduzido):

Observações sobre direitos de propriedade. Você não pode remover, desabilitar, modificar, adicionar ou adulterar códigos ou dados de nenhum programa, direitos autorais, marcas registradas ou outros direitos proprietários e lendas contidas dentro do código do objeto (compilado) do software. Você não tem permissão para alterar a engenharia, decompilar ou desmontar o programa.

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Re: Um modo de evitar até a última atualização do decompiler!

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