Atirar a parede

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Atirar a parede

Mensagem por rafarubim em Dom 21 Ago 2011, 12:33

No meu mais novo jogo quero fazer o player atirar a parede para um lado quando encostar nela(a parede e um bloco de tijolos), o problema e que não posso usar o evento colision, e sim, os eventos left,up,down,right ou o step.como tem várias paredes espalhadas pelo jogo, como faço apenas aquela na qual eu encostei seja jogada?

Tem como fazer isso usando o place_meeting? exemplo: no evento [left], colocar:

if place_meeting(x-5,y,tijolo)
{
fazer aqui apenas a parede na posição x-5 ser atirada
}

quem puder ajudar eu agradeço :/

rafarubim

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Re: Atirar a parede

Mensagem por zzxc em Dom 21 Ago 2011, 17:45

tu pode colocar no evento a tag "other"
acho q isso faz com q o outro objeto se mova
vlw espero ter ajudado

zzxc

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Re: Atirar a parede

Mensagem por Luca$ em Dom 21 Ago 2011, 21:04

Cara,pode usar o código em que está usando.
O código não afetará o "objeto", e sim a instancia.
Espero que tenha entendido,se tiver dúvidas da diferença de objeto apra instancia,ou do código,só falar.

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Re: Atirar a parede

Mensagem por Markituh em Dom 21 Ago 2011, 21:23

other só pode ser usado em colisões e em comandos with para indicar a instância que chamou o comando. O que você pode fazer no place_meeting é o seguinte: usar a função instance_position que retorna a ID da instância localizada na posição que você definiu:
Código:
if place_meeting(x-5,y,tijolo)
{
parede = instance_position(x-5,y,tijolo)
// Suas ações aqui
}
Daí é só colocar por exemplo, parede.[algum valor dela] = expressão. Digamos que você vai destruir a parede:
Código:
with (parede)
instance_destroy();
Ou fazer ela se mover
Código:
parede.hspeed = 4
Ainda pode usar o with se quiser:
Código:
 with (parede)
{
hspeed = 4
}
O esquema é basicamente esse. Mas é claro defina "parede" com instance_position antes Happy Espero que seja isso que estava procurando

___________

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Índice de Tutoriais
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Re: Atirar a parede

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