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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Tutorial - Online -Aula 1
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Tutorial - Online -Aula 1
Ola, meu nome é João e vou trazer aqui no fórum do GMBR vários tutoriais sobre games online.
Plataforma: Game Maker Pro/ Standard
Dificuldade: Intermediário
Introdução:
Bem , a primeira pergunta que se deve fazer quando estivermos fazendo um jogo online é: "como sera feita a comunicação entre os players?"
O Game maker sem o auxilio de Dlls possibilita trés tipos de conexão:
-IPX
-TPC IP
-Modem
A nossa primeira aula sera sobre a conexão TPC IP que é a que eu estou mais familiarizado
Vamos começar:
-Abra o Game Maker
-Adicione 2 sprites(aconselho usar estes):
Ps:Esses serão nossos botoes.
-Crie 2 objetos e adicione a eles os nomes:
-Server
-Client
e também adicione a eles os sprites adicionados anteriormente.
-No objeto server , e no evento "create" adicione o codigo:
IP = ip --'
salan = Nome da sala
Playern = Nick Name
pnum = Numeros de players
-No mesmo objeto , no evento "mouse left pressed" coloque o codigo:
Na segunda linha o modo online é "ativado".
Crie uma room e coloque o nome dela de "Server" (sem aspas)
4º ,5º e 6º linha o user da digita o nome da sala, o seu nick name e o numero de players(máximo)
Na ultima linha uma sala e criada.
-Agora no Objeto client, no evento "mouse left pressed" adicione o Código:
Na segunda inicia-se uma conexão com o ip do server
Na terceira vai para a run Client(crie ela)
-Crie 2 objetos oserver e oclient;
Não adicione sprites a eles.
-No objeto oserver e no evento "draw" adicione o codigo:
-No mesmo objeto , no evento "draw" adicione o código:
Ps:ela tem que ser a primeira.
-Coloque na room com nome de Client o objeto oclient
-E na room Server o objeto oserver
-Para testar e so ver no .exe:
se o numero estiver 1 ou mais esta funcionando , se estiver 0 não
Ps:.
vc para testar terá que abrir 2 .exe uma vc deve clicar em server e outra em client.
para quem não conseguiu :
.gmk
http://www.mediafire.com/?1y44ecars5ppt9w
Esse é o fim da primeira aula!
Plataforma: Game Maker Pro/ Standard
Dificuldade: Intermediário
Introdução:
Bem , a primeira pergunta que se deve fazer quando estivermos fazendo um jogo online é: "como sera feita a comunicação entre os players?"
O Game maker sem o auxilio de Dlls possibilita trés tipos de conexão:
-IPX
-TPC IP
-Modem
A nossa primeira aula sera sobre a conexão TPC IP que é a que eu estou mais familiarizado
Vamos começar:
-Abra o Game Maker
-Adicione 2 sprites(aconselho usar estes):
Ps:Esses serão nossos botoes.
-Crie 2 objetos e adicione a eles os nomes:
-Server
-Client
e também adicione a eles os sprites adicionados anteriormente.
-No objeto server , e no evento "create" adicione o codigo:
- Código:
global.ip = 0
global.salan = 0
global.playern = 0
global.pnum = 0
IP = ip --'
salan = Nome da sala
Playern = Nick Name
pnum = Numeros de players
-No mesmo objeto , no evento "mouse left pressed" coloque o codigo:
- Código:
global.ip = mplay_ipaddress()
mplay_init_tcpip(global.ip)
room = Server
global.playern = get_string ("nome do seu user", "")
global.salan = get_string ("nome da sala","")
global.pnum = get_string ("numero de players(max)","")
mplay_session_create(global.salan, global.pnum , global.playern)
Na segunda linha o modo online é "ativado".
Crie uma room e coloque o nome dela de "Server" (sem aspas)
4º ,5º e 6º linha o user da digita o nome da sala, o seu nick name e o numero de players(máximo)
Na ultima linha uma sala e criada.
-Agora no Objeto client, no evento "mouse left pressed" adicione o Código:
- Código:
global.ip = get_string ("IP do server", "")
mplay_init_tcpip (global.ip)
room = Client
Na segunda inicia-se uma conexão com o ip do server
Na terceira vai para a run Client(crie ela)
-Crie 2 objetos oserver e oclient;
Não adicione sprites a eles.
-No objeto oserver e no evento "draw" adicione o codigo:
- Código:
draw_text (50,0 , global.ip)
draw_text (0,0 , "seu ip:")
- Código:
global.numsala = mplay_session_find()
-No mesmo objeto , no evento "draw" adicione o código:
- Código:
draw_text (0, 10 , global.numsala)
Ps:ela tem que ser a primeira.
-Coloque na room com nome de Client o objeto oclient
-E na room Server o objeto oserver
-Para testar e so ver no .exe:
se o numero estiver 1 ou mais esta funcionando , se estiver 0 não
Ps:.
vc para testar terá que abrir 2 .exe uma vc deve clicar em server e outra em client.
para quem não conseguiu :
.gmk
http://www.mediafire.com/?1y44ecars5ppt9w
Esse é o fim da primeira aula!
jp-dragon- Data de inscrição : 17/12/2011
Reputação : 1
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Re: Tutorial - Online -Aula 1
Sim existem só que muitos dos criadores dos tópicos estão inativos a muito tempo e alias , nas próximas aulas terão coisas exclusivas!
jp-dragon- Data de inscrição : 17/12/2011
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Re: Tutorial - Online -Aula 1
legal eu consegui , quando vai ser a 2ª aula?
Gabrielnp- Data de inscrição : 15/12/2011
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Re: Tutorial - Online -Aula 1
No maximo ate sexta da semana que vem
jp-dragon- Data de inscrição : 17/12/2011
Reputação : 1
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Re: Tutorial - Online -Aula 1
sim, muitos estao inativos, estou esperando pelas coisas exclusivas, pretendo criar um game de batalha espacial online, mas e ai, ta tirando isso tudo de uma engine ou vc mesmo que fez?
Re: Tutorial - Online -Aula 1
Eu mesmo fiz =D Fiquei bastante tempo estudando o online do gm pó e a coisa que mais me fascina, bem as coisas exclusivas quem vão existir nos próximos tutoriais:
-Sistemas de salas
-O "dono da sala" poderá kikar jogadores.
-Sistema de mapas
Acho que a aula 2 vai sair hoje!
-Sistemas de salas
-O "dono da sala" poderá kikar jogadores.
-Sistema de mapas
Acho que a aula 2 vai sair hoje!
jp-dragon- Data de inscrição : 17/12/2011
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Re: Tutorial - Online -Aula 1
Hehehe vai ser legal! bem a segunda aula ja ta pronta...
https://gmbr.forumeiros.com/t22245-tutorial-online-aula-2#167281
https://gmbr.forumeiros.com/t22245-tutorial-online-aula-2#167281
jp-dragon- Data de inscrição : 17/12/2011
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Re: Tutorial - Online -Aula 1
Arkades. Acho que deviam ter é mais tópicos assim! Por que se de algum modo, alguem pode nao ter entendido pela forma de ensinar/explicar de um autor, talvez de outro modo como foi o caso desse(bem simplificado), esse user entenda! além do mais, que os tópicos antigos estao fechados ou proibido(uma pena) de postar neles, por serem antigos, e talvez considerado resolvidos.
Re: Tutorial - Online -Aula 1
Muito bom! fácil e pratico de fazer é aprender, só tem alguns probleminhas na hora de fazer o teste...
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