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gart30, Tedi Ripper, Willy

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[Resolvido]Image_angle (Denovo)

em Qui 18 Ago 2011, 14:57
Gostaria de fazer assim:
Eu uso um chão todo irregular, meu chão é só um objeto (Que adquire o formato da bmp que está junto da gmk).
É o seguinte, gostaria que o image_angle do meu player ao andar esteja de acordo com a deformação do meu terreno.
Alguém sabe?
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Re: [Resolvido]Image_angle (Denovo)

em Qui 18 Ago 2011, 15:02
Como o seu boneco se movimenta?(código
ex: hspeed=5

ex2: x+=5)
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Re: [Resolvido]Image_angle (Denovo)

em Qui 18 Ago 2011, 15:07
Uso o x e y para ele verificar se dá pra subir.
Se der adiciona o x e o y.
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Re: [Resolvido]Image_angle (Denovo)

em Qui 18 Ago 2011, 15:20
O código ajudaria muito mais. Mas enfim:
Considere 'facing' a direção horizontal
1 para direita
-1 para esquerda
Código:
if collision_point(x+velocidade*facing,y,obj_parede,true,true){
//se houver colisão com o chão no ponto indicado
livre=false;
//livre indica se ele está livre de chao

for(i=1;i<=10 and livre=false;i+=1){
//repetir o codigo 10 vezes enquanto livre for falso
//esse '10' será a altura máxima que ele pode subir em uma rampa
if !collision_point(x+velocidade*facing,y-i,obj_parede,true,true){
//se não houver colisão na nova altura
livre=true;
//livre é verdadeiro(não tem mais parede)
y-=i;
//poe o y no lugar onde nao tem colisão
x+=velocidade*facing;
//move o personagem
};
};
};
else{
//se nao houver parede a inicio
x+=velocidade*facing;
//move o personagem
};
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Re: [Resolvido]Image_angle (Denovo)

em Qui 18 Ago 2011, 15:34
Isso não altera o angulo da imagem.
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Re: [Resolvido]Image_angle (Denovo)

em Qui 18 Ago 2011, 16:06
Achei que o resto era dedutível. Agora basta traçar o angulo comparando a diferença de posição.
Antes do código de movimento ponha:
Código:
x_ant=x;
y_ant=y
Assim guardaremos a ultima posição.
Após o movimento, comparamos as 2 posições e calculamos o angulo.
Código:
if x_ant>x{
image_angle=point_direction(x,y,x_ant,y_ant)};
if x_ant<x{
image_angle=point_direction(x_ant,y_ant,x,y)};
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Re: [Resolvido]Image_angle (Denovo)

em Qui 18 Ago 2011, 16:48
cara, ñ entendi direito, vc quis dizer isto:

por exemplo, a room tem montanhas e deformações, vc quer que quando o player passe seguir elas? - isso q entendi. se for isso, respondo por edit.
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Re: [Resolvido]Image_angle (Denovo)

em Qui 18 Ago 2011, 17:22
Ficou muito legal mateus, mas tem como deixar mais sensível?
Tipo mudar de angulo mais bruscamente?
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Re: [Resolvido]Image_angle (Denovo)

em Qui 18 Ago 2011, 19:18
Sei como suavizar, mas essa já é a mudança bruta, o 'mais brusco possivel'. Isso agora irá variar com o terreno. Talvez se essa mudança fosse exagerada(Mas pode causar tremulação) você consiga o que quer.

Aí está o código de suavizar. Talvez, mudando os valores, você consiga o resultado desejado.
Código:
suaviz=0.5;
if x_ant>x{
image_angle+=(point_direction(x,y,x_ant,y_ant)-image_angle)*suaviz};
if x_ant<x{
image_angle+=(point_direction(x_ant,y_ant,x,y)-image_angle)*suaviz};
suaviz deve estar entre 0 e 1 para funcionar, sendo 0 sem mudança e 1 mudança normal(sem suavizar).
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Re: [Resolvido]Image_angle (Denovo)

em Sex 19 Ago 2011, 11:05
pesquise no gmb key3 que vai enender tudo
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Re: [Resolvido]Image_angle (Denovo)

em Sex 19 Ago 2011, 11:14
Pow manolo, muito bom!
Valew, tópico resolvido!
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