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como fazer um jogo estilo mahjong

em Sex 12 Ago 2011, 13:19
vocês conhecem o jogo mahjong? É aquele jogo de cartas [t]que tem em celular da china[/t] que o objetivo é fazer com que todas as cartas sumao , ligando as iguais que tiverem acessível. Como posso, já sei arrastar cartas, mas queria que ela fosse voltar ao lugar onde ela tava, se não liga-se com outra. (EU NÃO QUERO CÓDIGOS a não ser que isso seja realmente necessário)
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Re: como fazer um jogo estilo mahjong

em Sex 12 Ago 2011, 14:37
cara, eu n sei nd sobre esse jogo, me explica bem oq vc quer que eu faço.
flw
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Re: como fazer um jogo estilo mahjong

em Sex 12 Ago 2011, 14:55
eu queria que, tipo voce pega uma carta, arrasta pra qualquer lugar, ela volte para onde estava. Caso ela toque em uma carta, ambas serão destruídas e pontos adicionados. E que as cartas que estiverem no meio (entre outras cartas) não se mova.
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Re: como fazer um jogo estilo mahjong

em Sex 12 Ago 2011, 17:27
Nos jogos tipo mahjohng que eu conheço, você não arrasta a carta... Você clica numa e ela fica em evidência (normalmente um efeito de iluminação). Aí, quando clica na outra, ou elas somem, ou o efeito some.
Pra fazer isso, você precisa de uma variável global pra checar, na hora do clique, se existe alguma carta em evidência. Seria algo assim:
>click event da carta<
Código:
//se não tem carta selecionada, seleciona
if (global.temCartaSelecionada==false){
   if (podeSelecionarEssaCarta==true){
      selecionda=true //ativa o efeito que evidencia a carta
      global.temCartaSelecionada=true
      }
   else{ //se tem, verifica qual está selecionada e se elas devem sumir
      with (cartas){
         if selecionada=true{
            other.checa=id //grava a carta que já está selecionada numa variável
            }
      //checou qual está selecionada, agora vê se o atributo bate
      if checa.atributo=atributo{
         eliminaAsCartas(id, checa) //isso é um script, a ser escrito
         }
         else{
            with (checa){
               selecionada=false //desseleciona
               }
            global.temCartaSelecionada==false //idem pra global
            }
      }

Se você realmente quiser arrastar, basta gravar as coordenadas iniciais numa variável. Ao não bater, volta pra essas coordenadas. Só que isso pode gerar problemas, tipo quando ao soltar, se a carta colidir com duas cartas iguais, quais serão eliminadas? As 3?
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