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por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16
como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal
5 participantes
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como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal
como algumas pessoas sabem o meu jogo tem 3 partes e agora eu estou fasendo a parte pacman.
o que acontece é que eu não quero que os inimigos fiquem se movendo aleatoriamente,eu quero que eles venham atacar(encostar) o personagem.mas lenbrando que isso é um jogo pacman ou seja desviando as pedras(aquelas coisas que tem para faser um labirinto).
eu to achando bem dificil apesar do meu incrivel conhecimento no gml(em uma escala de 0 a 999999999999999999999999999999999999999999999 eu tenho 2).
o que acontece é que eu não quero que os inimigos fiquem se movendo aleatoriamente,eu quero que eles venham atacar(encostar) o personagem.mas lenbrando que isso é um jogo pacman ou seja desviando as pedras(aquelas coisas que tem para faser um labirinto).
eu to achando bem dificil apesar do meu incrivel conhecimento no gml(em uma escala de 0 a 999999999999999999999999999999999999999999999 eu tenho 2).
golfinho hipie assasino- Data de inscrição : 22/10/2008
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Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal
cara, usa o mp_potential_step, da uma olhada la no help do gm pra ti entende como ele funciona
Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal
bem eu faria assim...
Script(cria um Script ali do lado nas pastas e coloca o seguinte...):
aí tu faz isto também(os efeitos a seguir coloque no inimigo):
Creat:
MOVE FIXED(aquele icone das setas...):
Directions: esquerda, direita, cima, baixo
Speed: 4
Step:
Check Grid(vá na aba control... é um ícone que é uma grade):
Snap hor: 32
Snap ver: 32
EXECUTE SCRIPT(um papel com uma seta verde, ta na aba control):
Script: ESCOLHA O SCRIPT QUE VOCÊ FEZ
Colision com a parede:
REVERSE HORIZONTAL(ícone que é umaseta dando a volta, ela tava indo para a direita e agora ta virada para a esquerda):
REVERSE VERTICAL(ícone que é uma seta dando a volta, ela tava indo para a cima e agora ta virada para baixo):
EXECUTE SCRIPT(um papel com uma seta verde, ta na aba control):
Script: ESCOLHA O SCRIPT QUE VOCÊ FEZ
Pronto... agora ele anda randomico pelo labirinto
FLW perguntas e sejestões poste aqui
Script(cria um Script ali do lado nas pastas e coloca o seguinte...):
- Código:
{
if (hspeed == 0)
{
if (random(3)<1 && place_free(x-4,y))
{ hspeed = -4; vspeed = 0;}
if (random(3)<1 && place_free(x+4,y))
{ hspeed = 4; vspeed = 0;}
}
else
{
if (random(3)<1 && place_free(x,y-4))
{ hspeed = 0; vspeed = -4;}
if (random(3)<1 && place_free(x,y+4))
{ hspeed = 0; vspeed = 4;}
}
}
aí tu faz isto também(os efeitos a seguir coloque no inimigo):
Creat:
MOVE FIXED(aquele icone das setas...):
Directions: esquerda, direita, cima, baixo
Speed: 4
Step:
Check Grid(vá na aba control... é um ícone que é uma grade):
Snap hor: 32
Snap ver: 32
EXECUTE SCRIPT(um papel com uma seta verde, ta na aba control):
Script: ESCOLHA O SCRIPT QUE VOCÊ FEZ
Colision com a parede:
REVERSE HORIZONTAL(ícone que é umaseta dando a volta, ela tava indo para a direita e agora ta virada para a esquerda):
REVERSE VERTICAL(ícone que é uma seta dando a volta, ela tava indo para a cima e agora ta virada para baixo):
EXECUTE SCRIPT(um papel com uma seta verde, ta na aba control):
Script: ESCOLHA O SCRIPT QUE VOCÊ FEZ
Pronto... agora ele anda randomico pelo labirinto
FLW perguntas e sejestões poste aqui
Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal
golfinho hipie assasino escreveu:[...]o que acontece é que eu não quero que os inimigos fiquem se movendo ALEATÓRIAMENTE,eu quero que eles venham atacar(encostar) o personagem[...]
Da pra usar o mp_potential_step mesmo, só que vc teria que fazer os sprites dos fantasmas do mesmo tamanho que os dos blocos, e nas opçoes dos sprites deles, desmarcar a opção "Precise Collision Checking" (Assim, independente do formato dos fantasmas, os sprites deles serão como quadrados, de jeito que eles fiquem sempre no meio dos corredores).
O único problema com isso é que daria para prender um fantasma num beco, pois ele tentaria o tempo inteiro ir na sua direção, independente de haver ou não caminho...
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal
então junte os dois tipos... esse que postei junto com o mp_potential_step... aí o fantasma anda aleatóriamente te seguindo... entendeu ????
oO
oO
Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal
eu tenho que por o mp_potential_step no scripit do inimigo, é isso?
me explica melhor porfavor.vcs esqueseram da escala que eu coloquei no inicio desse topico?
me explica melhor porfavor.vcs esqueseram da escala que eu coloquei no inicio desse topico?
golfinho hipie assasino- Data de inscrição : 22/10/2008
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Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal
hehehe.... escala boa em?
mas você coloca este script np Creat(acho)
mas tenta lá
mas você coloca este script np Creat(acho)
mas tenta lá
Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal
coloca no step do inimigo:
mp_potential_step(jogador.x,jogador.y,velocidade,true)
em "jogador" coloca o nome do objeto jogador, em "velocidade" coloca o velocidade q tu qué
mp_potential_step(jogador.x,jogador.y,velocidade,true)
em "jogador" coloca o nome do objeto jogador, em "velocidade" coloca o velocidade q tu qué
golfinho hipie assasino- Data de inscrição : 22/10/2008
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Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal
primeiramente eu gostaria de me desculpar pelo post duplo.
o mp_potential_step não foi muito bem o que e queria. os monstros só me seguem quando eu chego perto deles e eles não encostam no meu personagem. eles ficam a um milimitro(literalmente,eu medi com a regua) do jogador e ai eles FOGEM.
o mp_potential_step não foi muito bem o que e queria. os monstros só me seguem quando eu chego perto deles e eles não encostam no meu personagem. eles ficam a um milimitro(literalmente,eu medi com a regua) do jogador e ai eles FOGEM.
golfinho hipie assasino- Data de inscrição : 22/10/2008
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Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal
... cara não coloque os inimigos como solido... muito provavel que foi isto...
bem tente isto:
coloque o mp_potential_step (deixe na onde você já esta com ele )
e no Step coloque assim
FLW
tente isto se não der poste aqui denovo
bem tente isto:
coloque o mp_potential_step (deixe na onde você já esta com ele )
e no Step coloque assim
- Código:
x = Player_1.x
y = Player_1.y
//Ps:. TROQUE O Player_1 pelo nome do seu Personagem principal
FLW
tente isto se não der poste aqui denovo
Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal
isso é no mesmo script(pice of code) do mp_potential ou é em um outro?
ps:virei um usuario ocasional,yahoo.
ps:virei um usuario ocasional,yahoo.
golfinho hipie assasino- Data de inscrição : 22/10/2008
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Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal
hehehe
parabéns golfinho hipie assasino FLws
parabéns golfinho hipie assasino FLws
Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal
não deu certo:todos os montros da fase vão na velocidade da luz(não foi literalmente dessa vez,mas foram rapido o suficiente pare eu ver eles uma vez e depois...)e aparecem atras do personagem pricipal(eu ainda não coloquei a colisão entre eles)e ai ficou um tanto quanto pior do que antes.se alguem tiver uma solução eu agradesso
golfinho hipie assasino- Data de inscrição : 22/10/2008
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Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal
Pra mim vc tem duas escolhas. Usa move_towards_point(player.x, player.y, speed(bota 4 q fik manero)) no step event ou cria uma inteligencia artificial mais aprimorada
Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal
deuquase certo.agora eles estão me seguindo de verdade mas eles não estão evitandoa as paredes como eu fasso para eles evitarem?
golfinho hipie assasino- Data de inscrição : 22/10/2008
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Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal
usa o mp_potential_step(aonde.x,aonde.y,velocidade,true)
Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal
Essa eh a parte q vc vai precisa duma inteligencia artificial. Ou entaum faz eles ficarem burros msm.
Se eles naum tiverem trombano na parede coloca o msm código q vc coloco no jogador pra q ele num passe dah parede nos inimigos.
O jogo q tem na yoyogames por exemplo, PACMAN, os inimigo era tudo stupido, andava de modo aleatório sem seguir o jogador mas msm assim o jogo era legal e dificil ateh
Se eles naum tiverem trombano na parede coloca o msm código q vc coloco no jogador pra q ele num passe dah parede nos inimigos.
O jogo q tem na yoyogames por exemplo, PACMAN, os inimigo era tudo stupido, andava de modo aleatório sem seguir o jogador mas msm assim o jogo era legal e dificil ateh
Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal
faz oq eu falei q ele desvia automatico com uma pequena inteligencia do proprio gm
Re: como faser os inimigos seguirem o personagem pricipal
inteligencia artificial para jogo estilo PAC MAN
ta aí uma inteligência artificial.... num sei se vai ajuda muito oO mas testa aew...
PS:. Coloque este código na pasta Script e Executa no Step do inimigo
FLW
- Código:
{
if (hspeed == 0)
{
if (random(3)<1 && place_free(x-4,y))
{ hspeed = -4; vspeed = 0;}
if (random(3)<1 && place_free(x+4,y))
{ hspeed = 4; vspeed = 0;}
}
else
{
if (random(3)<1 && place_free(x,y-4))
{ hspeed = 0; vspeed = -4;}
if (random(3)<1 && place_free(x,y+4))
{ hspeed = 0; vspeed = 4;}
}
}
ta aí uma inteligência artificial.... num sei se vai ajuda muito oO mas testa aew...
PS:. Coloque este código na pasta Script e Executa no Step do inimigo
FLW
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