GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Retorno da GMBR!!!
por theguitarmester Ter 19 Mar 2024, 22:38

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Mudar cor de apenas uma palavra
por lunalol Sex 01 Mar 2024, 13:42

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16

» a funçao approach ainda existe?
por PEDRINDEV Ter 26 Dez 2023, 20:05

» Inimigo ataca até por trás! >:(
por saim Sex 22 Dez 2023, 08:55

» [RESOLVIDO]Spawn após morte
por Deception_1999 Dom 17 Dez 2023, 16:39

» Remunerado $$$ - Procuro programador para ajudar a "montar" um jogo
por theguitarmester Sáb 02 Dez 2023, 16:28

» Game maker nao abre
por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01


Dúvida sobre blend

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida sobre blend Empty Dúvida sobre blend

Mensagem por lol xD Sex 19 Dez 2008, 19:18

Olá gente, hoje eu estava tentando criar um sistema de luz no meu jogo, porém, após ver um tópico aqui na GMBR percebi o seguinte:


Código:
draw_set_blend_mode(bm_add)
draw_circle_color(x,y,50,c_white,c_black,0)
draw_set_blend_mode(bm_normal)


Usando este código, criaremos um círculo de luz, porém, quando eu fiz isso em meu jogo, não ficou transparente, ou seja, o personagem quando passa por debaixo dessa "fonte de luz" desaparece, como se esse círculo estivesse o cobrindo, e só aparece quando a lanterna dele está ligada e apontada para essa fonte de luz, pois as cores irão se fundir. o_o

O que estou querendo fazer é:
Eu possuo uma imagem na qual será usada como fonte de iluminação em algumas partes do meu jogo (diferente da imagem da lanterna). Gostaria de saber se é possível eu dar mais transparência a essa imagem (via blend) que eu irei usar, pois eu tentei aqui e dava o mesmo resultado que deu a tentativa do "círculo de luz".

EDIT:

Peguei uma imagem que explica melhor o que quero fazer:
Dúvida sobre blend Lighting2db0

Como eu poderia fazer isso com minhas imagens? Eu as fiz no photoshop, porém, quando jogo em meu jogo, elas não ficam assim como na imagem.

Por favor, ajudem, estou desde ontem o dia todo quebrando a cabeça com isso. 😢 😢
lol xD
lol xD

Data de inscrição : 07/08/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 40
Prêmios : Dúvida sobre blend Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre blend Empty Re: Dúvida sobre blend

Mensagem por Convidad Dom 21 Dez 2008, 16:03

Eu acho que o blend está muito forte, ocasionando o desaparecimento do personagem. Tente escurecer a imagem que está usando como fonte de luz. Abra-a no Photoshop, ajuste a luminosidade pelo atalho "Crtl+L". Vai abrir uma janela e logo abaixo dela um degradê preto e branco.

Esse degradê é o nível de luminosidade da cor. Pegue a setinha do meio e arraste-a para a parte preta, você vai notar que a imagem vai escurecer por igual. Daí você fazendo isso e usando no GM até chegar no ponto que quer...

Se usar o Draw, troque o branco pelo cinza escuro:


Código:
draw_set_blend_mode(bm_add)
draw_circle_color(x,y,50,c_dkgray,c_black,0)
draw_set_blend_mode(bm_normal)

E também dá pra ajustar o alpha do blend com a função:

Código:
draw_set_alpha() // vai de zero à um

Não esqueça de retornar o alpha pra um quando terminar o desenho.

Código:
draw_set_alpha(1);
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre blend Empty Re: Dúvida sobre blend

Mensagem por rodrigo1434 Dom 21 Dez 2008, 17:20

Cara, o modo blend add significa adicionar, ou seja, o branco adicionado com qualquer outra cor, vai ficar branco do mesmo jeito, ou seja todas as cores irão se somar, com o branco iluminação, e com o preto num acontece nada, porq preto é zero, e se somar zero com qualquer valor não causará diferença
rodrigo1434
rodrigo1434

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 25/04/2008
Reputação : 5
Número de Mensagens : 324
Prêmios : Dúvida sobre blend Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://brasilgame.forumbrasil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre blend Empty Re: Dúvida sobre blend

Mensagem por lol xD Dom 21 Dez 2008, 22:37

Brendan, tentei seguir o que você falou, mas não consegui o efeito que eu quero. Estou querendo dar o mesmo efeito que a lanterna do meu jogo, pois ela é transparente (se eu botar um fundo verde claro, por exemplo, era irá se tornar verde claro), e eu gostaria de dar o mesmo nas luzes que sairam de algumas lâmpadas.
Não sei se é permitido, mas encontrei esse exemplo de luzes dinâmicas, cujo o autor utilizou sprites, scripts e (acho) que através de comandos do blend, ele conseguiu dar transparência, fazendo com que vira-se uma lanterna mesmo. Eu queria fazer o mesmo que ele fez, só que sem scripts. Seria possível?

Link:
http://www.4shared.com/file/77044514/fcc7b3c6/dynamic.html


Postarei a imagem que eu fiz. É um cone de luz, pois sairá de uma lâmpada de parede.

Imagem:
Dúvida sobre blend Imagem2dj7
lol xD
lol xD

Data de inscrição : 07/08/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 40
Prêmios : Dúvida sobre blend Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre blend Empty Re: Dúvida sobre blend

Mensagem por Gusba Dom 21 Dez 2008, 22:39

cara, pode se por causa da camada q vc esta, se o personagem esta a uma camada mais baixa q a luz, ele nao vai aparecer
Gusba
Gusba

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1156
Prêmios : Dúvida sobre blend Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.ciganospictures.hd1.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre blend Empty Re: Dúvida sobre blend

Mensagem por Convidad Seg 22 Dez 2008, 02:14

Cara, mas eu acho que o que você quer dá pra controlar no alpha do Draw. Você tentou a função draw_set_alpha() ?

Essa imagen da lanterna já vai dar uma transparência natural por causa do preto da imagem. Só o que é branco vai somar à cor de baixo, então o ideal é controlar a intensidade do blend com o draw_set_alpha()...

Tente aews...
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida sobre blend Empty Re: Dúvida sobre blend

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos