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GML Maker - Projeto Off!

em Seg 08 Ago 2011, 21:03

Conheça o software que dará suporte aos seus projetos de Game Maker!

Ficha Técnica


Nome: GML Maker
Versão: 1.0
Produção: Ritton Games
Desenvolvimento: Ritton & Luiz_eldorado
Gênero: Software

Plataforma de Desenvolvimento: Game Maker 8 PRO
Data de Início: 06/08/2011
Data de Lançamento Prevista: Cancelado


Descrição


O projeto é um software capaz de gerar códigos de GML através de um sistema de busca e de acordo com o pedido do software.O que ele pode te proporcionar? Se você é iniciante, ele pode te ajudar a programar seus jogos ou se você é um maker experiente, ele pode agilizar sua programação de maneira simples e rápida. Um software que promete revolucionar o modo de se trabalhar com GM.

O mesmo é um grande banco de GMLs prontas para serem geradas e editadas ao seu gosto. Ele também conta com uma seção para a criação de códigos GML para serem adicionados a enorme biblioteca que a cada 2 meses é atualizada. Um programa totalmente prático que é controlado apenas com o mouse, simplificando os controles.

Funcionamento do Sistema


O sistema funciona de uma maneira muito prática. Você pode escolher iniciar um novo projeto de script GML ou pesquisar pela biblioteca algum código que você necessita. Quando inicia-se um novo projeto, você pode salvá-lo em sua biblioteca pessoal. Também é permitido a exportação do script para ser aberto no Game Maker.

Design


O design está sendo cuidadosamente trabalhado por mim. Estou desenvolvendo ele de uma maneira que seja agradável aos usuários e que ao mesmo tempo realce a simplicidade. O objetivo é criar um software que seja profissional e apresentável ao público de maneira que o mesmo valorize o software. Atualmente, a cor padrão é o verde para valorizar o tema do Game Maker.

Sistemas


Todos os sistemas abaixo serão implantados no software, sendo melhorados a cada atualização. Estaremos trabalhando firme e cuidadosamente neles para que não diminuam o potencial que o programa promete exercer. Os sistemas com seta verde são os concluídos por nós e os azuis são os que ainda não foram realizados. Abaixo a lista de sistemas:

Sistema de Editor de Texto

Esse sistema foi trabalhado para a seção "Novo Projeto". O mesmo consiste em um editor de texto para que usuário possa fazer seus próprios scripts que serão adicionados a biblioteca pessoal ou abrir um arquivo já feito.

Sistema de Exportação

O sistema de exportação foi uma ideia criada pelo Luiz. Após fazer ou abrir um determinado script, basta apenas exportá-lo para o formato GML. O mesmo poderá ser aberto manualmente no Game Maker. As vantagens que este pode proporcionar é que pode ajudar na criação de um projeto de maneira mais fácil, bastando apenas selecionar os scripts para serem exportados e depois modificá-los no Game Maker.

Sistema de Busca

Esse sistema consiste em um navegador interno do programa. O usuário pode utilizar tal sistema para encontrar determinando script nas bibliotecas a partir do uso de palavras chaves. Após encontrar os resultados, o sistema os listará.

Sistema de Listagem (Ds_list)

O sistema de listagem está sendo desenvolvido somente para as áreas das bibliotecas. O mesmo consiste em organizar os códigos em ordem alfabética para que o usuário possa ter mais facilidade ao encontrar determinado script.

Sistema de Atualização Dinâmica

Estaremos trabalhando futuramente em um sistema de atualização dinâmica, através do excelente tutorial do TRFN. O mesmo não deve estar presente até a versão 1.0 ser lançada, por isso os usuários terão que fazer o download manualmente. Ele consiste em atualizar a biblioteca a cada 2 meses.

Screenshots


O design do software está sendo feito totalmente por mim, desde o logo até todos os botões. Fugi da cor verde para sair do tema que está relacionado ao Game Maker. O novo design melhorou bastante em relação ao último e acredito que está mais agradável.


Novo Projeto


Biblioteca GML Maker


Biblioteca Pessoal

Agradecimentos


Gostaria de agradecer os seguintes membros que colaboraram diretamente e indiretamente com o projeto. Sugestões, críticas construtivas e ideias para serem implementadas no programa serão muito bem vindas.

Colaboradores: Por ajudar com a montagem da biblioteca de códigos
Mark Overmars: Criador do GM
YoYo Games: Empresa sócia do criador do GM

Espero que tenham gostado!


Última edição por Ritton em Qui 16 Ago 2012, 18:03, editado 43 vez(es)
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Re: GML Maker - Projeto Off!

em Seg 08 Ago 2011, 21:41
Script de subir rampa:
Código:
for (i = 0; i < 3; i += 1)
{if place_free(x + 1,y - i)
{
x += 1
y -= i
exit;
}}
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Re: GML Maker - Projeto Off!

em Seg 08 Ago 2011, 21:53
São dois códigos para facilitar, respectivamente, o movimento e a troca (inversão) do sprite:
Código:
hspeed=(keyboard_check(vk_right)-keyboard_check(vk_left))*5;

Código:
if hspeed<>0 image_xscale=sign(hspeed);

Até mais!
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Re: GML Maker - Projeto Off!

em Seg 08 Ago 2011, 22:11
não entendi o que o programa faz. Ele tem uma biblioteca de códigos? Ou tem as funções e variável? Não sei.
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Re: GML Maker - Projeto Off!

em Ter 09 Ago 2011, 11:39
@luiz_eldorado escreveu:não entendi o que o programa faz. Ele tem uma biblioteca de códigos? Ou tem as funções e variável? Não sei.
Você pode pesquisar códigos nele.

On:
Um bem básico:
Código:
speed=0
Para parar um objeto.
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Re: GML Maker - Projeto Off!

em Ter 09 Ago 2011, 12:54
Opa pessoal, obrigado por contribuir!Vamos lá, ajudem esse software crescer!Coloquem códigos usados em tutoriais ou em seus projetos que você acha que gostaria de compartilhar.Obrigado aos colaboradores e seus nomes já estão sendo gravados para serem inseridos no software! Happy

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Re: GML Maker - Projeto Off!

em Ter 09 Ago 2011, 13:20
Rotação de objetos:

Código:
image_angle+=5  //Roda no sentido horário na velocidade 5

Image_angle-=5 //Roda no sentido anti-horário na velocidade 5

Save e Load Game:
Código:
game_save (NOME DO SAVE AKI)

game_load (NOME DO SAVE NOVAMENTE AKI)

ROOMS:
Código:
room_goto_next() //vai para a próxima room
room_goto_previous () //Volta para a room anterior
room_restart() //reinicia a room
room_goto(nome da room) //Vai para uma room diferente

3D:
Código:
d3d_start() // inicia o 3d
d3d_end() //encerra o 3d

SPRITES:
Código:
cursor_sprite(nome da sprite) //Define um sprite como cursor de mouse no jogo

sprite_delete //deleta um sprite
sprite_duplicate //duplica um sprite
sprite_exists // Se existir um sprite

==============(EDIT) MAIS CÓDIGOS=============================

Visibilidade:
Código:
visible=true  //Objeto fica visível
visible=false // Objeto fica invisível

Arquivos fora do programa:
Código:
execute_program("CAMINHO E EXECUTÁVEL DO ARQUIVO",0,true) //Abre um software (arquivo .exe) fora do GM

splash_show_video(nome do arquivo,true para repetir ou false para não repetir) //Abre um video

INTERNET

Essa é o melhor de todos que eu passei, com ele, é possivel vc saber se estar conectado a internet ou não
Código:
if string(mplay_ipaddress())='127.0.0.1' {
ação aki  // coloque a ação que deseja que aconteça se o usuário não estiver conectado a net
} else {
ação aki  // coloque a ação que deseja que aconteça se o usuário estiver conectado a net

}

Player e outros objetos

Pular
Código:
if place_free(x,y+1)
{
vspeed+=0.5
}
else
{
vspeed=0
if keyboard_check_pressed(tecla){vspeed+=-8}
}

Vidas:
Código:
lives=numero de vidas //Define quantas vidas terá o objeto
lives-=numero //Perde uma certa quantidade de vidas
lives+=numero //Ganha uma certa quantidade de vidas
if lives=número //Quando o objeto ter x de vidas
{
ação //acontecer uma ação
}

Pontos:
Código:
score=numero de pontos //Define quantos pontos terá o objeto
score-=numero //Perde uma certa quantidade de pontos
score+=numero //Ganha uma certa quantidade de pontos
if score=número //Quando o objeto ter x de pontos
{
ação //acontecer uma ação
}





Última edição por lucasgmaker em Ter 09 Ago 2011, 14:51, editado 5 vez(es)
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Re: GML Maker - Projeto Off!

em Ter 09 Ago 2011, 14:16
Rotação de Strings:
Esse é um código simples de rodar uma string para fazer tipo de um letreiro virtual. Basta criar um objeto e colocar os eventos descritos abaixo.


No Create
Código:

str_a_rodar = "          Game Maker Brasil              ";
alarm[0] = room_speed * 0.2;
No alarm0:
Código:

str_a_rodar = string_copy(str_a_rodar, 2, string_length(str_a_rodar)) +
              string_copy(str_a_rodar, 1, 1);
             
alarm[0] = room_speed * 0.2;             
No Draw:
Código:

draw_set_color(c_white);
draw_rectangle(x - 5, y - 5, x + string_width(str_a_rodar), y + string_height(str_a_rodar), true);
draw_set_color(c_red);
draw_text(x, y, str_a_rodar);
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Re: GML Maker - Projeto Off!

em Ter 09 Ago 2011, 14:59
Gravidade
Código:
//Coloque no step
gravity_direction=DIREÇAO DA GRAVIDADE
if place_free(x,y+1){gravity=VELOCIDADE DA GRAVIDADE}
else{gravity=0}

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Re: GML Maker - Projeto Off!

em Ter 09 Ago 2011, 18:49
Movimentação de jogo básico de iniciantes:
Código:
if keyboard_check(vk_left)x-=uma velocidade
if keyboard_check(vk_right)x+=uma velocidade
if keyboard_check(vk_up)y-=uma velocidade
if keyboard_check(vk_down)y+=uma velocidade
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Re: GML Maker - Projeto Off!

em Ter 09 Ago 2011, 19:15
é impressionante como o pessoal é preocupado em ajudar os outros!Muito obrigado a todos os contribuintes!Já da pra lançar uma versão de avaliação já, mas ainda necessito de um programador para ajudar!Continuem colaborando...

Obrigado a todos! Happy
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Re: GML Maker - Projeto Off!

em Ter 09 Ago 2011, 19:18
LOL, assim teria de ser um programa com mais de quaquilhões de códigos, no game maker, as possiblidades são infinitas.Seria melhor com codes mais simples como
room_next(numb)
"Este código serve para patati patata",
numb= valor tal qual piriri pororó...
ou if, else, etc.
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Re: GML Maker - Projeto Off!

em Ter 09 Ago 2011, 20:43
Mover um "elemento" tomando como base sua "área de atuação". Ps.: O elemento precisa estar com as posições X e Y como variáveis. A largura e altura do "elemento" também.
Código:
if mouse_check_button(mb_left) and mouse_get_area(x_do_el,y_do_el,x_do_el+largura_do_el,y_do_el+altura_do_el)
{
x_do_el = floor(mouse_x - (largura_do_el/2))
y_do_el = floor(mouse_y - (altura_do_el/2))
}
mouse_get _rea: Retorna true se o mouse está dentro de uma área, false se não. Tome como base o draw_rectangle. (Ou o conceito de duas vértices de um retângulo em Geometria)
Código:
// mouse_get_area(x1,y1,x2,y2)
var x1,y1,x2,y2;
x1 = argument0
y1 = argument1
x2 = argument2
y2 = argument3

if (mouse_x >= x1 and mouse_y >= y1 and mouse_x <= x2 and mouse_y <= y2)
{
return true;
}
else
{
return false;
}
Isso é útil para fazer movimentação de coisas num jogo. (Espero que o uso do script tenha ficado claro)
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Re: GML Maker - Projeto Off!

em Dom 14 Ago 2011, 16:17
Obrigado colaboradores!Seus códigos estão prestes a serem introduzidos e aproveitei também para retirar os códigos do editor de scripts do GM.Realmente está ficando uma bela biblioteca para um software que será lançado em apenas 1 semana.Obrigado e continuem colaborando!

Colaboradores atualmente:

The Games Never Finish...
Pedro Henrique
Super Games
Lucasgmaker
Vinians
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Markituh

Obrigados especiais:

YoYo Games
Membros da GMBR
Colaboradores
Amigos

Continuem ajudando... Feliz

Abraços!
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Re: GML Maker - Projeto Off!

em Dom 14 Ago 2011, 19:06
Bem,o código mais simples que eu achei foi esse:
Ele serve para o personagem atirar algo,sendo que o obj_player é seu personagem,o obj_bullet é o tiro e o obj_enemy é o inimigo
Atirar
No Step do obj_player coloque:
Código:
if keyboard_check_pressed(vk_space)instance_create(x,y,obj_bullet)

No Create do obj_bullet coloque:
Código:
speed={velocidade do obj_bullet}

No Colision:com obj_bullet do obj_enemy coloque:
Código:
instance_destroy()

Acho que é só,mas se algo der errado alguém avise que eu edito.Também gostaria de sugerir o uso de Tag para a busca dos códigos (não sei se você já pensou mas...)
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Re: GML Maker - Projeto Off!

em Seg 15 Ago 2011, 14:23
Darkrex94, sem querer você e os outros acabaram de contribuir não apenas para o software GML Maker, mas para o meu futuro projeto assim que esse for lançado: a Biblioteca Maker, um software com tutoriais para ajudar os makers.Obrigado a vocês e a todos, pois será também possível montar tutoriais com estes códigos!

Novo colaborador:

Darkrex94

Até mais e continuem colaborando! Happy
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Re: GML Maker - Projeto Off!

em Ter 16 Ago 2011, 00:31
Hum... apesar de ainda procurar resposta para um problema no meu code, isto pode ser útil:
objetivo: objeto seguir ou fugir do player e manter-se à certa distância.

if instance_exists(player) {move_towards_point(player.x,player.y,-3)}
//3 é a velocidade (3 aproxima e -3 distancia)
if distance_to_object(player)>60 {speed = 0}
//Se ficar perto ou longe em pixels, ele para.

if instance_exists(ini1)
{move_towards_point(ini1.x,ini1.y,-3)}
if distance_to_object(ini1)>20 {speed = 0}
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Re: GML Maker - Projeto Off!

em Ter 16 Ago 2011, 11:47
Que massa este seu projeto ein, se eu soubesse algum código eu postava, mas eu sou péssimo na programação do GM. Continua aí não pare nunca, THUMBS UP TO YOU!
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Re: GML Maker - Projeto Off!

em Ter 16 Ago 2011, 13:33
Explosão:
Código:
effect_create_above(ef_explosion,x,y,1,c_yellow); //efeito de explosão,cor da explosao
instance_destroy();

Barra de vida:
Código:
//desenha a barra de vida
draw_healthbar(x - 20,y - 35,x + 20,y - 30,barra_vida,c_black,c_red,c_green,0,true,true)

Barra te texto:
Código:
draw_text(50,50,keyboard_string)
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Re: GML Maker - Projeto Off!

em Ter 16 Ago 2011, 13:37
Obrigado a todos!O software realmente está ficando bom!O fonetico está me ajudando muito e nós prometemos que iremos lançar um software brilhante!

Novos Colaboradores:

moisesBR
Mart10carado

Obrigado e continuem colaborando! ;)
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