GML Maker - Projeto Off!

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80% GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Ritton em Seg 08 Ago 2011, 21:03


Conheça o software que dará suporte aos seus projetos de Game Maker!

Ficha Técnica


Nome: GML Maker
Versão: 1.0
Produção: Ritton Games
Desenvolvimento: Ritton & Luiz_eldorado
Gênero: Software

Plataforma de Desenvolvimento: Game Maker 8 PRO
Data de Início: 06/08/2011
Data de Lançamento Prevista: Cancelado


Descrição


O projeto é um software capaz de gerar códigos de GML através de um sistema de busca e de acordo com o pedido do software.O que ele pode te proporcionar? Se você é iniciante, ele pode te ajudar a programar seus jogos ou se você é um maker experiente, ele pode agilizar sua programação de maneira simples e rápida. Um software que promete revolucionar o modo de se trabalhar com GM.

O mesmo é um grande banco de GMLs prontas para serem geradas e editadas ao seu gosto. Ele também conta com uma seção para a criação de códigos GML para serem adicionados a enorme biblioteca que a cada 2 meses é atualizada. Um programa totalmente prático que é controlado apenas com o mouse, simplificando os controles.

Funcionamento do Sistema


O sistema funciona de uma maneira muito prática. Você pode escolher iniciar um novo projeto de script GML ou pesquisar pela biblioteca algum código que você necessita. Quando inicia-se um novo projeto, você pode salvá-lo em sua biblioteca pessoal. Também é permitido a exportação do script para ser aberto no Game Maker.

Design


O design está sendo cuidadosamente trabalhado por mim. Estou desenvolvendo ele de uma maneira que seja agradável aos usuários e que ao mesmo tempo realce a simplicidade. O objetivo é criar um software que seja profissional e apresentável ao público de maneira que o mesmo valorize o software. Atualmente, a cor padrão é o verde para valorizar o tema do Game Maker.

Sistemas


Todos os sistemas abaixo serão implantados no software, sendo melhorados a cada atualização. Estaremos trabalhando firme e cuidadosamente neles para que não diminuam o potencial que o programa promete exercer. Os sistemas com seta verde são os concluídos por nós e os azuis são os que ainda não foram realizados. Abaixo a lista de sistemas:

Sistema de Editor de Texto

Esse sistema foi trabalhado para a seção "Novo Projeto". O mesmo consiste em um editor de texto para que usuário possa fazer seus próprios scripts que serão adicionados a biblioteca pessoal ou abrir um arquivo já feito.

Sistema de Exportação

O sistema de exportação foi uma ideia criada pelo Luiz. Após fazer ou abrir um determinado script, basta apenas exportá-lo para o formato GML. O mesmo poderá ser aberto manualmente no Game Maker. As vantagens que este pode proporcionar é que pode ajudar na criação de um projeto de maneira mais fácil, bastando apenas selecionar os scripts para serem exportados e depois modificá-los no Game Maker.

Sistema de Busca

Esse sistema consiste em um navegador interno do programa. O usuário pode utilizar tal sistema para encontrar determinando script nas bibliotecas a partir do uso de palavras chaves. Após encontrar os resultados, o sistema os listará.

Sistema de Listagem (Ds_list)

O sistema de listagem está sendo desenvolvido somente para as áreas das bibliotecas. O mesmo consiste em organizar os códigos em ordem alfabética para que o usuário possa ter mais facilidade ao encontrar determinado script.

Sistema de Atualização Dinâmica

Estaremos trabalhando futuramente em um sistema de atualização dinâmica, através do excelente tutorial do TRFN. O mesmo não deve estar presente até a versão 1.0 ser lançada, por isso os usuários terão que fazer o download manualmente. Ele consiste em atualizar a biblioteca a cada 2 meses.

Screenshots


O design do software está sendo feito totalmente por mim, desde o logo até todos os botões. Fugi da cor verde para sair do tema que está relacionado ao Game Maker. O novo design melhorou bastante em relação ao último e acredito que está mais agradável.


Novo Projeto


Biblioteca GML Maker


Biblioteca Pessoal

Agradecimentos


Gostaria de agradecer os seguintes membros que colaboraram diretamente e indiretamente com o projeto. Sugestões, críticas construtivas e ideias para serem implementadas no programa serão muito bem vindas.

Colaboradores: Por ajudar com a montagem da biblioteca de códigos
Mark Overmars: Criador do GM
YoYo Games: Empresa sócia do criador do GM

Espero que tenham gostado!


Última edição por Ritton em Qui 16 Ago 2012, 18:03, editado 43 vez(es)

Ritton

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Mr. Kaleb em Seg 08 Ago 2011, 21:41

Script de subir rampa:
Código:
for (i = 0; i < 3; i += 1)
{if place_free(x + 1,y - i)
{
x += 1
y -= i
exit;
}}

Mr. Kaleb

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por PedroX em Seg 08 Ago 2011, 21:53

São dois códigos para facilitar, respectivamente, o movimento e a troca (inversão) do sprite:
Código:
hspeed=(keyboard_check(vk_right)-keyboard_check(vk_left))*5;

Código:
if hspeed<>0 image_xscale=sign(hspeed);

Até mais!

PedroX

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por luiz_eldorado em Seg 08 Ago 2011, 22:11

não entendi o que o programa faz. Ele tem uma biblioteca de códigos? Ou tem as funções e variável? Não sei.

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Super Games em Ter 09 Ago 2011, 11:39

luiz_eldorado escreveu:não entendi o que o programa faz. Ele tem uma biblioteca de códigos? Ou tem as funções e variável? Não sei.
Você pode pesquisar códigos nele.

On:
Um bem básico:
Código:
speed=0
Para parar um objeto.

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Ritton em Ter 09 Ago 2011, 12:54

Opa pessoal, obrigado por contribuir!Vamos lá, ajudem esse software crescer!Coloquem códigos usados em tutoriais ou em seus projetos que você acha que gostaria de compartilhar.Obrigado aos colaboradores e seus nomes já estão sendo gravados para serem inseridos no software! Happy


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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por lucasgmaker em Ter 09 Ago 2011, 13:20

Rotação de objetos:

Código:
image_angle+=5  //Roda no sentido horário na velocidade 5

Image_angle-=5 //Roda no sentido anti-horário na velocidade 5

Save e Load Game:
Código:
game_save (NOME DO SAVE AKI)

game_load (NOME DO SAVE NOVAMENTE AKI)

ROOMS:
Código:
room_goto_next() //vai para a próxima room
room_goto_previous () //Volta para a room anterior
room_restart() //reinicia a room
room_goto(nome da room) //Vai para uma room diferente

3D:
Código:
d3d_start() // inicia o 3d
d3d_end() //encerra o 3d

SPRITES:
Código:
cursor_sprite(nome da sprite) //Define um sprite como cursor de mouse no jogo

sprite_delete //deleta um sprite
sprite_duplicate //duplica um sprite
sprite_exists // Se existir um sprite

==============(EDIT) MAIS CÓDIGOS=============================

Visibilidade:
Código:
visible=true  //Objeto fica visível
visible=false // Objeto fica invisível

Arquivos fora do programa:
Código:
execute_program("CAMINHO E EXECUTÁVEL DO ARQUIVO",0,true) //Abre um software (arquivo .exe) fora do GM

splash_show_video(nome do arquivo,true para repetir ou false para não repetir) //Abre um video

INTERNET

Essa é o melhor de todos que eu passei, com ele, é possivel vc saber se estar conectado a internet ou não
Código:
if string(mplay_ipaddress())='127.0.0.1' {
ação aki  // coloque a ação que deseja que aconteça se o usuário não estiver conectado a net
} else {
ação aki  // coloque a ação que deseja que aconteça se o usuário estiver conectado a net

}

Player e outros objetos

Pular
Código:
if place_free(x,y+1)
{
vspeed+=0.5
}
else
{
vspeed=0
if keyboard_check_pressed(tecla){vspeed+=-8}
}

Vidas:
Código:
lives=numero de vidas //Define quantas vidas terá o objeto
lives-=numero //Perde uma certa quantidade de vidas
lives+=numero //Ganha uma certa quantidade de vidas
if lives=número //Quando o objeto ter x de vidas
{
ação //acontecer uma ação
}

Pontos:
Código:
score=numero de pontos //Define quantos pontos terá o objeto
score-=numero //Perde uma certa quantidade de pontos
score+=numero //Ganha uma certa quantidade de pontos
if score=número //Quando o objeto ter x de pontos
{
ação //acontecer uma ação
}





Última edição por lucasgmaker em Ter 09 Ago 2011, 14:51, editado 5 vez(es)

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por vinians em Ter 09 Ago 2011, 14:16

Rotação de Strings:
Esse é um código simples de rodar uma string para fazer tipo de um letreiro virtual. Basta criar um objeto e colocar os eventos descritos abaixo.


No Create
Código:

str_a_rodar = "          Game Maker Brasil              ";
alarm[0] = room_speed * 0.2;
No alarm0:
Código:

str_a_rodar = string_copy(str_a_rodar, 2, string_length(str_a_rodar)) +
              string_copy(str_a_rodar, 1, 1);
             
alarm[0] = room_speed * 0.2;             
No Draw:
Código:

draw_set_color(c_white);
draw_rectangle(x - 5, y - 5, x + string_width(str_a_rodar), y + string_height(str_a_rodar), true);
draw_set_color(c_red);
draw_text(x, y, str_a_rodar);

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por MeGusta em Ter 09 Ago 2011, 14:59

Gravidade
Código:
//Coloque no step
gravity_direction=DIREÇAO DA GRAVIDADE
if place_free(x,y+1){gravity=VELOCIDADE DA GRAVIDADE}
else{gravity=0}


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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Super Games em Ter 09 Ago 2011, 18:49

Movimentação de jogo básico de iniciantes:
Código:
if keyboard_check(vk_left)x-=uma velocidade
if keyboard_check(vk_right)x+=uma velocidade
if keyboard_check(vk_up)y-=uma velocidade
if keyboard_check(vk_down)y+=uma velocidade

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Ritton em Ter 09 Ago 2011, 19:15

é impressionante como o pessoal é preocupado em ajudar os outros!Muito obrigado a todos os contribuintes!Já da pra lançar uma versão de avaliação já, mas ainda necessito de um programador para ajudar!Continuem colaborando...

Obrigado a todos! Happy

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Lauro em Ter 09 Ago 2011, 19:18

LOL, assim teria de ser um programa com mais de quaquilhões de códigos, no game maker, as possiblidades são infinitas.Seria melhor com codes mais simples como
room_next(numb)
"Este código serve para patati patata",
numb= valor tal qual piriri pororó...
ou if, else, etc.

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Markituh em Ter 09 Ago 2011, 20:43

Mover um "elemento" tomando como base sua "área de atuação". Ps.: O elemento precisa estar com as posições X e Y como variáveis. A largura e altura do "elemento" também.
Código:
if mouse_check_button(mb_left) and mouse_get_area(x_do_el,y_do_el,x_do_el+largura_do_el,y_do_el+altura_do_el)
{
x_do_el = floor(mouse_x - (largura_do_el/2))
y_do_el = floor(mouse_y - (altura_do_el/2))
}
mouse_get _rea: Retorna true se o mouse está dentro de uma área, false se não. Tome como base o draw_rectangle. (Ou o conceito de duas vértices de um retângulo em Geometria)
Código:
// mouse_get_area(x1,y1,x2,y2)
var x1,y1,x2,y2;
x1 = argument0
y1 = argument1
x2 = argument2
y2 = argument3

if (mouse_x >= x1 and mouse_y >= y1 and mouse_x <= x2 and mouse_y <= y2)
{
return true;
}
else
{
return false;
}
Isso é útil para fazer movimentação de coisas num jogo. (Espero que o uso do script tenha ficado claro)

___________

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Ritton em Dom 14 Ago 2011, 16:17

Obrigado colaboradores!Seus códigos estão prestes a serem introduzidos e aproveitei também para retirar os códigos do editor de scripts do GM.Realmente está ficando uma bela biblioteca para um software que será lançado em apenas 1 semana.Obrigado e continuem colaborando!

Colaboradores atualmente:

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Obrigados especiais:

YoYo Games
Membros da GMBR
Colaboradores
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Continuem ajudando... Feliz

Abraços!

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Darkrex94 em Dom 14 Ago 2011, 19:06

Bem,o código mais simples que eu achei foi esse:
Ele serve para o personagem atirar algo,sendo que o obj_player é seu personagem,o obj_bullet é o tiro e o obj_enemy é o inimigo
Atirar
No Step do obj_player coloque:
Código:
if keyboard_check_pressed(vk_space)instance_create(x,y,obj_bullet)

No Create do obj_bullet coloque:
Código:
speed={velocidade do obj_bullet}

No Colision:com obj_bullet do obj_enemy coloque:
Código:
instance_destroy()

Acho que é só,mas se algo der errado alguém avise que eu edito.Também gostaria de sugerir o uso de Tag para a busca dos códigos (não sei se você já pensou mas...)

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Ritton em Seg 15 Ago 2011, 14:23

Darkrex94, sem querer você e os outros acabaram de contribuir não apenas para o software GML Maker, mas para o meu futuro projeto assim que esse for lançado: a Biblioteca Maker, um software com tutoriais para ajudar os makers.Obrigado a vocês e a todos, pois será também possível montar tutoriais com estes códigos!

Novo colaborador:

Darkrex94

Até mais e continuem colaborando! Happy

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por moisesBR em Ter 16 Ago 2011, 00:31

Hum... apesar de ainda procurar resposta para um problema no meu code, isto pode ser útil:
objetivo: objeto seguir ou fugir do player e manter-se à certa distância.

if instance_exists(player) {move_towards_point(player.x,player.y,-3)}
//3 é a velocidade (3 aproxima e -3 distancia)
if distance_to_object(player)>60 {speed = 0}
//Se ficar perto ou longe em pixels, ele para.

if instance_exists(ini1)
{move_towards_point(ini1.x,ini1.y,-3)}
if distance_to_object(ini1)>20 {speed = 0}

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por caradealho em Ter 16 Ago 2011, 11:47

Que massa este seu projeto ein, se eu soubesse algum código eu postava, mas eu sou péssimo na programação do GM. Continua aí não pare nunca, THUMBS UP TO YOU!

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Mart10carado em Ter 16 Ago 2011, 13:33

Explosão:
Código:
effect_create_above(ef_explosion,x,y,1,c_yellow); //efeito de explosão,cor da explosao
instance_destroy();

Barra de vida:
Código:
//desenha a barra de vida
draw_healthbar(x - 20,y - 35,x + 20,y - 30,barra_vida,c_black,c_red,c_green,0,true,true)

Barra te texto:
Código:
draw_text(50,50,keyboard_string)

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Ritton em Ter 16 Ago 2011, 13:37

Obrigado a todos!O software realmente está ficando bom!O fonetico está me ajudando muito e nós prometemos que iremos lançar um software brilhante!

Novos Colaboradores:

moisesBR
Mart10carado

Obrigado e continuem colaborando! ;)

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por MeGusta em Ter 16 Ago 2011, 14:20

Gravitaçao radial
Código:
gravity_direction = point_direction(x,y,(OBJ).x,(OBJ).y)//Troque o obj por o objeto que ira atrair o objeto que vai levar esse codigo

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Super Maker em Ter 16 Ago 2011, 14:32

Criar um sol com partículas...
Código:
parte_1=part_type_create()
parte_2=part_type_create()
parte_3=part_type_create()
sol=part_system_create()
part_type_color1(parte_1,c_black)
part_type_size(parte_1,1,1,-.1,0)
part_type_life(parte_1,2,8)
part_type_blend(parte_1,1)
part_type_scale(parte_1,1,1)
part_type_direction(parte_1,0,359,0,3)
part_type_gravity(parte_1,0,270)
part_type_orientation(parte_1,0,359,0,1,1)
part_type_speed(parte_1,1,3,0,2)
part_type_alpha1(parte_1,1)
part_type_color1(parte_2,c_gray)
part_type_size(parte_2,1,1,-.1,0)
part_type_life(parte_2,7,8)
part_type_blend(parte_2,1)
part_type_scale(parte_2,1,1)
part_type_direction(parte_2,0,359,0,3)
part_type_gravity(parte_2,0,270)
part_type_orientation(parte_2,0,359,0,1,1)
part_type_speed(parte_2,1,3,0,2)
part_type_alpha1(parte_2,1)
part_type_color1(parte_3,c_yellow)
part_type_size(parte_3,1,1,-.1,0)
part_type_life(parte_3,9,11)
part_type_blend(parte_3,1)
part_type_scale(parte_3,1,1)
part_type_direction(parte_3,0,359,0,3)
part_type_gravity(parte_3,0,270)
part_type_orientation(parte_3,0,359,0,1,1)
part_type_speed(parte_3,1,3,0,2)
part_type_alpha1(parte_3,1)
part_type_shape(parte_1,pt_shape_flare)
part_type_shape(parte_2,pt_shape_flare)
part_type_shape(parte_3,pt_shape_flare)
start=part_emitter_create(sol)
part_emitter_stream(sol,start,parte_1,1)
part_emitter_stream(sol,start,parte_2,2)
part_emitter_stream(sol,start,parte_3,3)
part_emitter_region(sol,start,room_width/2,room_width/2-3,300,300,ps_shape_ellipse,ps_distr_gaussian)
part_type_alpha3(parte_1,0.6,0.3,0);
part_type_alpha3(parte_2,0.6,0.3,0);
part_type_alpha3(parte_3,0.6,0.3,0);

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por MeGusta em Ter 16 Ago 2011, 14:45

IA Pular se estiver perto de uma subida
Código:
if !place_free(x,y+5){vspeed=-velocidadedopulo}
if !place_free(x,y-5){vspeed=-velocidadedopulo}

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Ritton em Seg 29 Ago 2011, 16:48

Obrigado pessoal!O software realmente virou uma biblioteca de códigos GML!Graças a colaboração de vocês, os códigos fornecidos por vocês ajudaram a construir a seção "Biblioteca GML Maker".O fonetico e eu estamos terminando os restos finais da programação, mas graças a contribuição especial de Pedro Henrique que forneceu a engine de Widgets Windows para ajudar na construção da caixa de texto, a seção "Novo Projeto" está praticamente 80% feita.

Novas colaborações:

MeGusta
SuperMaker

Obrigado por colaborarem, pois com a entrada de fonetico para dividir o projeto comigo, tem 100% de chances desse software ser lançado! ;)

Hoje acaba de terminar a 1ª Coleta de Códigos GML!Em breve iniciarei uma nova campanha!O projeto sofrerá um pequeno atraso, mas em breve sairá!

Até mais! investigador

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por lucasgmaker em Ter 30 Ago 2011, 07:21

Se eu poder ainda colaborar mais...

Banco de dados básico:

Create:
Código:
//Cria uma variavel para as palavras e  manda o player digitar a palavra
palavra=get_string("Digite uma palavra para pesquisar no banco de dados:","")

Ainda no create:

Código:
//BIBLIOTECA Do banco
//if palavra="xxx": Se a palavra escrita pelo usuario for...
//{show_message("xxx")game_restart()}: Aparece uma mensagem com os dados
if palavra="lucasgmaker"
{
show_message("Notas do jogo: E
Warn: 25%
Nenhum concurso vencido")
game_restart()
}
if palavra="gmbr"
{
show_message("O maior forum brasileiro sobre Game Maker
Conteúdo: Engines, tutorias projetos e projetos completos")
game_restart()
}

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Ritton em Qui 01 Set 2011, 19:30

@Lucasgmaker: Obrigado por este código e inclusive eu utilizarei no software!Eu estava confuso em fazer o tal banco de dados, mas você agilizou o meu trabalho e sou muito grato mesmo por isso!Seu nome será adicionado aos créditos por ajudar com a programação do banco de dados.

Em breve voltarei com uma nova campanha, mas se quiserem podem continuar colaborando, pois o tópico ainda não será trancado até o início da próxima.

Abraços! investigador


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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por luiz_eldorado em Qui 01 Set 2011, 19:43

um codigo:
Código:

image_speed=speed/10
Isso deixa a veloc da animacao de acordo com a velocidad (eu acho, mas nao sei se isso inclui o hspeed e vspeed...)

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Ritton em Ter 29 Nov 2011, 15:55

Olá pessoal! Vim resgatar o GML Maker! Estou voltando novamente com o projeto que estava mofando meses aqui no PC e estou recomeçando do zero! Isso mesmo! Tive que fazer isso, pois estava tudo desorganizado e foi um dos fatores que me levou a esquecer o projeto. Também estou encerrando essa coleta de código.

O blog está reativado e hoje acredito que dê para lançar um vídeo de demonstração do progresso. Atualmente, graças a engine de Allison e a GMLibrary do Jiraya, a caixa de texto está praticamente completa. Não tenho previsão para lançar um BETA, mas podem ter certeza que demorará muitooo que farei de tudo para lançar. Como um BETA deve atender pelo menos os mínimos requisitos do software, acredito que demore...

Até mais! Happy

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por dharrison em Ter 29 Nov 2011, 18:20

Ritton, infelizmente não tenho tempo para ficar postando alguns do códigos que possuo aqui, pois como todos sabem minha vida pessoal me deixa ocm poukissimo tempo para mexer aki no fórum.

Não quero te dar trabalho também, mas sinta-se a vontade para usar qualquer uma das minhas engines ou códigos q existem nos meus tutorias.

É que realmente não dá pra eu ficar abrindo ela e isolando os códigos, portanto se for viável a você, sinta-se a vontade.

Att, DHarrison

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Lukbebalduke em Ter 29 Nov 2011, 18:38

Atirar

Código:
//Create
balas=50 carga=150 maxbalas=50 maxcarga=150 cadencia=2 velo=28 preci=7 forca=5 calibre=1 veloreca=50
//STEP
if atirar=1 and balas>=1 and mouse_check_button(mb_left) and reca=0
{
alarm[0]=cadencia
atirar=0
balas-=1
tiro=instance_create(x,y,obj_tiro)
if calibre=1{ tiro.sprite_index=(spr_p10)} if calibre=2{ tiro.sprite_index=(spr_p20)} if calibre=3{ tiro.sprite_index=(spr_p30)} if calibre=4{ tiro.sprite_index=(spr_p40)} if calibre=5{ tiro.sprite_index=(spr_p50)}
tiro.image_angle=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)
tiro.image_angle+=random_range(preci,-preci)
tiro.speed=velo
tiro.forca=forca
}
//Alarm 0
atirar=1

Deixar valor da posição inteiro

Código:
x=round(x)
y=round(y)

Randomizar algo inteiro de um valor a outro

Código:
var=irandom_range(n,n2)

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Super Games em Ter 29 Nov 2011, 18:44

Spoiler:
pinpi escreveu:Atirar

Código:
//Create
balas=50 carga=150 maxbalas=50 maxcarga=150 cadencia=2 velo=28 preci=7 forca=5 calibre=1 veloreca=50
//STEP
if atirar=1 and balas>=1 and mouse_check_button(mb_left) and reca=0
{
alarm[0]=cadencia
atirar=0
balas-=1
tiro=instance_create(x,y,obj_tiro)
if calibre=1{ tiro.sprite_index=(spr_p10)} if calibre=2{ tiro.sprite_index=(spr_p20)} if calibre=3{ tiro.sprite_index=(spr_p30)} if calibre=4{ tiro.sprite_index=(spr_p40)} if calibre=5{ tiro.sprite_index=(spr_p50)}
tiro.image_angle=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)
tiro.image_angle+=random_range(preci,-preci)
tiro.speed=velo
tiro.forca=forca
}
//Alarm 0
atirar=1

Deixar valor da posição inteiro

Código:
x=round(x)
y=round(y)

Randomizar algo inteiro de um valor a outro

Código:
var=irandom_range(n,n2)
Olhe isto que o Ritton disse em sua mensagem anterior:

Olá pessoal! Vim resgatar o GML Maker! Estou voltando novamente com o projeto que estava mofando meses aqui no PC e estou recomeçando do zero! Isso mesmo! Tive que fazer isso, pois estava tudo desorganizado e foi um dos fatores que me levou a esquecer o projeto. Também estou encerrando essa coleta de código.

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Até mais!

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Lukbebalduke em Ter 29 Nov 2011, 18:48

Mals, mais então para quem quiser pegar...

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por GALAXY GAMES em Ter 29 Nov 2011, 18:49

O que é o GML MAKER? vai ser algum programa sobre a linguagem do Game Maker ou é só um nome?

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Super Games em Ter 29 Nov 2011, 18:53

GALAXY GAMES escreveu:O que é o GML MAKER? vai ser algum programa sobre a linguagem do Game Maker ou é só um nome?
É Uma espécie de biblioteca do GML, se é que entende, tente ler a primeira postagem do tópico, poderá esclarecer sua dúvida.

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por GALAXY GAMES em Ter 29 Nov 2011, 18:55

Assim, eu li aqui, parece ser um bom projeto, se quiser ajuda é só falar, entrei de férias hoje, então agora tenho bastante tempo para me dedicar a projetos (pretendo fazer no minimo 5 jogos nessas ferias).

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Ritton em Qua 30 Nov 2011, 22:33

Opa, obrigado Pinpi pela colaboração! Seu nome já está anotado no meu caderno, ok? Inclusive, agora já é possível vocês colocarem seus códigos, falta apenas criar o sistema de ds_list e fazer com que organize os arquivos .inis (aonde ficaram contidos os códigos).

Até mais e agradeço pessoal! Desta vez, se eu deixar de dar notícias é porque tem alguma parte da programação me matando.

EDIT: Adicionei as novas screens do projeto que está sendo refeito do zero. O novo design é uma forma de trabalhar com cores escuras, usando as claras para dar um efeito de luz...

Graças a ajuda do Luiz_eldorado, nós conseguimos montar uma caixa de texto praticamente completa! Utilizando a engine que ele tinha, tivemos que deletar o sistema antigo e criarmos esse novo. Confiram as notícias!

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Super Games em Qui 01 Dez 2011, 10:12

Realmente Ritton, o GML Maker será uma ótima ajuda na hora de criar um jogo no GameMaker, realmente qualquer coisa é só pedir que eu ajudo no programa, ok?Torço para que seu programa seja muito bom e que receba as melhores notas...


Até! flw

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Ritton em Sex 02 Dez 2011, 16:03

Obrigado Tsurugi! Eu e o Luiz estamos trabalhando a fundo no software para torná-lo cada vez melhor. Inclusive, hoje terminamos mais um sistema do software que foi inventado por ele. Trata-se de um sistema de exportação de scripts para que possam ser abertos no Game Maker. Confiram no tópico as notícias e no blog oficial também!

Agora é partir para o conserto de certos bugs e terminar a seção "Novo Projeto" de uma vez por todas. A caixa de texto passou por alguns teste e foi apenas encontrado 1 bug que já está sendo arrumado. Quem diria que o projeto está evoluindo...

EDIT: Opa, tudo bem pessoal? Espero que sim e trago ótimas notícias! De acordo com meu amigo, Luiz_eldorado, já podemos ter uma possível previsão para o lançamento do BETA. O sistema de listagem está completo, incluindo a organização em ordem alfabética dos scripts! Agora estaremos trabalhando no sistema de busca, o último para ser lançado o BETA e futuramente a versão final. Também corrigimos alguns bugs! Olhem as notícias!

Sistema de Busca Completo! Confiram as notícias! Aguardem que o BETA está chegando nessa semana, após executarmos alguns testes e arrumarmos o design.

Até mais!

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por luiz_eldorado em Sex 02 Dez 2011, 19:39

Bem, como vocês sabem, eu e o Ritton estamos aí neste projeto. Esta ficando bem legal, só falta ele arrumar as coisas do design mesmo. xD
Aqui umas screens que eu tirei. (na verdade, nenhum destes scripts é real, é só pra teste mesmo xD)
Spoiler:


Novo projeto

Biblioteca GML Maker
Ah, e Ritton, se quiser poe estas screen no 1º post.
Até mais!

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Super Games em Sex 02 Dez 2011, 21:00

Luiz Eldorado,

Gostaria de saber o que é este "Novo projeto" ai na primeira imagem do spoiler.

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por luiz_eldorado em Sex 02 Dez 2011, 21:08

Esse "Novo projeto" é uma seção em que você pode criar scripts para serem colocados na sua biblioteca pessoal. Lá você faz os códigos e também de editar os já existentes. Também é possível exportar os códigos para serem usados no Game Maker, tornando mais fácil sua utilização.

Até mais!

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Itibere10 em Sab 03 Dez 2011, 09:09

Código de Password para Mudar de Room:

{password=get_string("Enter the Password","")
if password="12345"{
room_goto_next()
}
}
----------------------------------------------------------------
Código de Password para Mudar para o room selecionado:

{password=get_string("Enter the Password","")
if password="12346"{
room_goto(room20)
}
}

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Ritton em Seg 05 Dez 2011, 20:22

Opa, tudo bem pessoal? Venho relatar que desenvolvi um novo modelo de design para o GML Maker, sem ter aquele tema infantil para algo mais "maduro", podemos dizer. Confiram as notícias, o blog e as novas imagens na parte de screenshots!

Agora é arrumar alguns bugs encontrados e terminar o visual. O BETA está chegando, falta apenas termos conteúdo, ou seja, bastantes sistemas em códigos!

Espero que gostem do novo design! Happy

EDIT: Obrigado Itibere10 pelo novo sistema! Ele já será introduzido no software e seu nome será anotado para receber seus créditos de colaboração!

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por thundercats em Seg 05 Dez 2011, 21:00

esse programa vai ser muito util para todos , minha sugestão é que toda semana se possivel , tenha uma atualizacão , assim fica mais facil de informar possiveis bugs e nós do forum podemos dar nossa opnião em relação ao amadurecimento do programa para que ele seja realmente util e simples de se manusear , minha umilde sugestão seria que para o lançamento do Beta o programa já estivece com as funcões basicas, bom é isso ai fico na expectativa aqui flw té+

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Ritton em Qua 07 Dez 2011, 11:21

Opa, tudo bem Thundercats? O BETA já possui as funções básicas do programa, ou seja, todos os sistemas funcionando perfeitamente. Sobre a atualização, essa será a parte mais complicada do projeto, pois exige conhecimentos avançados e a atualização deverá ser 2 em 2 semanas ou de 1 em 1 mês.

Isso acontecerá porque eu estarei um pouco fora do fórum, trabalhando na área de Design, Roteiros e Sonoplastia e não terei tempo de ficar observando e coletando códigos. Ainda estarei criando meu jogo para 2012 e meu tempo encurtará muito, pois planejei fazer um jogo difícil. Verdade! O jogo será muito difícil e aposto que certos membros falaram que é bug...

Verei o que posso fazer... Happy


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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Klior em Qua 07 Dez 2011, 11:35

Não estou encontrando o link para download.

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Ritton em Qui 19 Jan 2012, 14:13

@Klior: Desculpe, mas ainda não tem DEMO disponível. Por quê? Porque ainda falta os códigos e algumas pequenas alterações.

Bom, apenas um bug foi encontrado e os demais consertados. Desculpem ter ficado sem dar notícias, mas ainda estou trabalhando no projeto. Em breve uma DEMO para vocês testarem. Bom, um Closed BETA já está disponível apenas para pessoas que receberam o convite. Confiram as notícias!

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Markituh em Qui 19 Jan 2012, 15:27

Opa, vejo que o projeto ainda procede Smile Olha Ritton, gostaria de contribuir com a atualização do mouse_get_area, um script mouse_get_circle, e futuramente estarei trabalhando em mouse_get_triangle, square e polygon.

    mouse_get_area:
  • O que mudou?
    • Melhor organização do código
    • Explicação comentada no script
    • Agora você pode definir se é para checar dentro, ou fora da área
    • O script verifica se o ponto final é menor que o ponto inicial, e muda o estilo de código.
  • Script
    Spoiler:
    Código:
    /*
    **  Modo de uso: mouse_get_area(x1, y1, x2, y2, inside)
    **      x1 = ponto x de início
    **      y1 = ponto y de início
    **      x2 = ponto x final
    **      y2 = pont y final
    **      inside = defina-o true para checar dentro da área
    **                  define-o false para checar fora
    **
    **  Autor: Mark Nokalt
    */
    var result;
    if (x1 > x2 and y1 > y2)
    {
        result = mouse_x <= argument0 and mouse_y <= argument1 and
                mouse_x >= argument2 and mouse_y >= argument3
    }
    else
    {
        result = mouse_x >= argument0 and mouse_y >= argument1 and
                mouse_x <= argument2 and mouse_y <= argument3
    }
           
    if argument4
    {
        return (result)
    }
    else
    {
        return
            not (result)
    }



    mouse_get_circle
  • O que ela faz?
    Checa se o mouse está dentro de um círculo. Como foi feita depois da atualização mouse_get_area, esta também possui a opção de checar fora da área.
  • Script:
    Spoiler:
    Código:
    /*
    **  Usage: mouse_get_circle(x, y, radius, inside)
    **      x      Posição x do círculo
    **      y      Posição y do círculo
    **      radius  Raio do círculo
    **      inside  dentro ou fora (true = dentro | false = fora)
    **
    **  Author: Mark Nokalt
    */
    var result;
    result = sqrt( sqr(mouse_x - argument0) + sqr(mouse_y - argument1) ) <= argument2;
    if argument3
    {
        return (result)
    }
    else
    {
        return
        (
            not (result)
        )
    }

___________

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por PedroX em Qui 19 Jan 2012, 15:46

Mouse dentro do triângulo:
Código:

// script(x1, y1, x2, y2, x3, y3)
var x1, y1, x2, y2, x3, y3, x4, y4, a, b, c;
//primeiro vértice do triângulo
    x1 = argument[0];
    y1 = argument[1];
//segundo vértice do triângulo
    x2 = argument[2];
    y2 = argument[3];
//terceiro vértice do triângulo
    x3 = argument[4];
    y3 = argument[5];
// Ponto que será checado
    x4 = mouse_x;
    y4 = mouse_y;
// Calculos
    a = (x1 - x4)*(y2 - y4) - (x2 - x4)*(y1 - y4);
    b = (x2 - x4)*(y3 - y4) - (x3 - x4)*(y2 - y4);
    c = (x3 - x4)*(y1 - y4) - (x1 - x4)*(y3 - y4);

//Retorna: 0 se não estiver, 1 se estiver
    return (sign(a) == sign(b) && sign(b) == sign(c));

Markituh, eu tinha esse script pronto.
Acho que facilitará, quem sabe você dá até uma melhorada.

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

Mensagem por Ritton em Qui 19 Jan 2012, 16:09

Obrigado pela ajuda pessoal! Os convites já foram todos distribuídos e logo vem o Open BETA para todo o público da GMBR. Aguardarei as avaliações dos usuários que receberam o Closed BETA para que todos os possíveis bugs sejam arrumados e alterações sejam feitas.

Os scripts estão sendo adicionados a biblioteca. O que falta mesmo é ir a caça pelos scripts até que a biblioteca tenha um grande acervo.

Até mais!

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80% Re: GML Maker - Projeto Off!

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