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gart30

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GML para select char

em Seg 08 Ago 2011, 19:29
ola galera to criando um jogotetando ai quero sabe se existe um codigo de select char (tipo vo fazer 5 chars diferentes ai qero seleciona um e começar a fase) e se possivel tambem o codigo de (começar a fase com o char que eu selecionei)
e quero deixa bem claro ja testei varios codigos algum ate com erros nn vo cita
ja tentei coloca uma banana e uma maçã e clicar em uma e ir pra proxima room ate ai td bem mas a fruta q eu escolhi nn apareçe
quer puder ajuda ajude me pois não sou o pior nem o melhor apenas sou um que procura o conhecimento...
Obrigado a todos que lerem esse post.


Não escreva tudo em negrito.


Última edição por rafael3do em Ter 09 Ago 2011, 22:34, editado 1 vez(es)
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Re: GML para select char

em Seg 08 Ago 2011, 19:39
Tenta aquela ideia do shadow10 de criar um só objeto pra não ter que fazer vários chars.
É mais ou menos assim...
Você cria o menu de escolha de chars e faz esse código...
Código:
if char_selected = 1{
aqui os códigos do char 1
}
if char_selected = 2{
aqui os códigos do char 2
}
if char_selected = 3{
aqui os códigos do char 3
}
Entendeu?


Última edição por Super Maker em Seg 08 Ago 2011, 23:12, editado 1 vez(es)
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Re: GML para select char

em Seg 08 Ago 2011, 19:44
É bem facil,crie 5 novos obj,cada um com a sprite de cada char.
No mouse left pressed do primeiro
Código:
global.char=1
No mouse left pressed do segundo
Código:
global.char=2
e assim vai ate o ultimo char,sempre almentando o valor da global.char
agora crie um botao para começar a faze
no create dele voce coloca
Código:
global.char=1
e no mouse left pressed
Código:
room_goto(nome da room)
substitua o nome da room por o nome da room em que se controla o char e tal.
agora crie mais um objeto e no create dele coloque assim
Código:
if global.char=1{instance_create(x,y,obj_char_1}
if global.char=2{instance_create(x,y,obj_char_2}
if global.char=3{instance_create(x,y,obj_char_3}
if global.char=4{instance_create(x,y,obj_char_4}
if global.char=5{instance_create(x,y,obj_char_5}
Agora coloca esse objeto na room do jogo em que se joga lol
e os outros objetos que voce criou em uma room que seleciona os chars
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Re: GML para select char

em Seg 08 Ago 2011, 19:57
Eu baixei a apostila livre de Game Maker e tem um seção que fala sobre isso(recomendo download):

2.Variáveis globais

Variáveis globais guardam informações que o usuario escolhe. Essas informações são salvas, podendo serem usadas em qualquer outra room. Por exemplo, o usuario escolhe um personagem para jogar(é sobre isso que iremos trabalhar), ele clica no personagem, a informação do personagem escolhido é guardado, e o personagem escolhido é usado em outra room.

2.1Onde usar?

Como é possível guardar informações escolhidas, é muito importante usá-las em seleções de personagens, mudança dos controles de um jogo, criação de contas de usuário (mas para isso é necessário também guardar as informações em arquivos INI, eu acho), entre muitas outras coisas. Com isso é possível perceber como as Variáveis Globais são poderosas tanto na criação de um jogo quanto na de um programa.

2.2Nomeando variáveis globais

As variáveis globais sempre são nomeadas assim:
global.variavel

Crie um objeto. Chame-o de "pers_1". Crie o evento Other > Game Start. Agora digite o seguinte código:

global.pers = 0;

Esse código irá setar a opção "defalt". (é tipo o que está selecionado antes do usuário escolher)

Agora crie outro evento. O evento Mouse > Left Button. Digite o mesmo código citado acima. Isso irá alterar o personagem selecionado para ele, se o outro estiver selecionado.

No mesmo evento, digite mais um código:

room_goto_next()

Crie outro objeto, e nomeie-o como "pers_2". Coloque o evento Mouse > Left Button, coloque o seguinte código:
global.pers = 1;

Isso irá alterar o personagem selecionado para ele, se o outro estiver selecionado.
room_goto_next()

Coloque um sprite diferente para cada um desses objetos.

Crie dois objetos: o sel_1 e o sel_2. O sprite do sel_1 deve ser o sprite do pers_1, o sprite do sel_2 deve ser do pers_2.

Crie outro objeto, chame-o de selecionador. nele digite o seguinte código:

if global.pers = 0 {
instance_create(1,1,sel_1) }

if global.pers = 1 {
instance_create(1,1,sel_2) }

Se a variável global (o item selecionado) for 0, criar objeto sel_1.
Se a variável global (o item selecionado) for 1, criar objeto sel_2.

Com isso ao escolher um personagem, ele será criado na room ao iniciar o jogo.

Créditos ao escritores e colaboradores da apostilas.

Espero que tenha ajudado! felicidade
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Re: GML para select char

em Seg 08 Ago 2011, 20:05
Código:
if global.char=1{instance_create(x,y,obj_char_1}
if global.char=2{instance_create(x,y,obj_char_2}
if global.char=3{instance_create(x,y,obj_char_3}
if global.char=4{instance_create(x,y,obj_char_4}
if global.char=5{instance_create(x,y,obj_char_5}
Agora coloca esse objeto na room do jogo em que se joga lol
e os outros objetos que voce criou em uma room que seleciona os chars
e pra fik assim manolo tu esqueseu
if global.char=1{instance_create(x,y,obj_char_1)}
if global.char=2{instance_create(x,y,obj_char_2)}
if global.char=3{instance_create(x,y,obj_char_3)}
if global.char=4{instance_create(x,y,obj_char_4)}
if global.char=5{instance_create(x,y,obj_char_5)}
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Re: GML para select char

em Seg 08 Ago 2011, 22:07
lol e mesmo vlw por corrigir,eu tava com pressa ia fazer uma guerra no minecraft lol
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Re: GML para select char

em Seg 08 Ago 2011, 22:39
Comecei a jogar o minecraft hoje kkk...Vicia...

Eu acho um geito mais facil você criar apenas um objeto ao invéz de usar o código 'instance_create' você usa o 'sprite_index' que muda a sprite do objeto dai ao invéz de ser assim:
Código:
if global.char=1{instance_create(x,y,obj_char_1)}
if global.char=2{instance_create(x,y,obj_char_2)}
if global.char=3{instance_create(x,y,obj_char_3)}
if global.char=4{instance_create(x,y,obj_char_4)}
if global.char=5{instance_create(x,y,obj_char_5)}

Ficaria assim:
Código:
if global.char=1{sprite_index=spr_player1}
if global.char=2{sprite_index=spr_player2}
if global.char=3{sprite_index=spr_player3}
if global.char=4{sprite_index=spr_player4}
if global.char=5{sprite_index=spr_player5}

Mas, uma desvantagem desse código é que você irá criar 5 botões daí você só coloca para selecionar por exemplo um char quando clicar no botão mas, isso é com você ;).

Daí se tiver alguma 'personalidade' especial de cada char antes do código dessa personalidade você usa o "if sprite_index {comando}"...Eu prefiro esse jeito pois além de economizar em objetos você não precisa ficar copiando os códigos de movimento...(eu usei esse código na primeira versão do meu game ;))

Abraço,flw...
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Re: GML para select char

em Seg 08 Ago 2011, 22:55
mas se eu usar esse code ai eu teria q colocar a personalidade nele ou no propio char ex:
if global.char=1{sprite_index=spr_player1}
if sprite_index {bola de fogo}
assim ou no char?
pq botao ate faço e tal.
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Re: GML para select char

em Seg 08 Ago 2011, 23:11
@rafael3do escreveu:mas se eu usar esse code ai eu teria q colocar a personalidade nele ou no propio char ex:
if global.char=1{sprite_index=spr_player1}
if sprite_index {bola de fogo}
assim ou no char?
pq botao ate faço e tal.

Isso mesmo. Desse modo você usaria somente um char pra fazer tudo.
Se for um jogo de luta você vai precisar unicamente de dois objetos ou chars como queira chamar.
O jogo fica bem leve com esse modo de programação.
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Re: GML para select char

em Ter 09 Ago 2011, 00:01
galera eu consegui a uniao de todos codigo que colocaram nesse post meu acho que ate vou fazer um tutorial depois pois a fusao fico legal consegui economizar obj(char ainda nn sei uso uma banana e uma maçã pra testa mas o resultado ficou bom eles apareçem na fase seguinte Very Happy)
so que ainda n consegi fazer movimento global Sad
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