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[Resolvido]IA de Carro

em Dom 07 Ago 2011, 18:31
Só preciso de um sistema tipo assim: o Carro adversário até usa um path, mas ele não roda, a sprite é a mesma! Eu queria rodar a sprite de acordo com o path! O resto eu dou um jeito!


Última edição por Roger Jr em Seg 08 Ago 2011, 16:07, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido]IA de Carro

em Dom 07 Ago 2011, 18:43
1o : coloque um título melhor, como (pedido) girar o carro conforme a path.
2o : se voce tá usando pro, use o image_angle = direction no obj. Tem uma pra lite mas não sei como é.
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Re: [Resolvido]IA de Carro

em Dom 07 Ago 2011, 18:44
Sinceramente, se não for para responder, nem faz isso! Moderação é para moderação amigo! E sim eu tenho o GM8Pro eu só preciso fazer ele rodar de acordo com o path!
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Re: [Resolvido]IA de Carro

em Dom 07 Ago 2011, 19:07
eu respondi. : / desculpe, cara, mas o que eu fiz? Não entendi. Eu respondi sim, tá, e só ler de novo. Voce usa pro? Ok. Use isso. Tá.
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Re: [Resolvido]IA de Carro

em Dom 07 Ago 2011, 19:09
eu sei usar o image_angle , mas não de acordo com o path, é ia de carro inimigo entendeu!

E foi mal, mas não gosto quando não respondem nada, ou responde eu deixa em branco!
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Re: [Resolvido]IA de Carro

em Dom 07 Ago 2011, 19:24
Bom, mudando o image_angle de acordo com a direção vai funcionar no seu caso. Já que quando se move um objeto, seja por paths ou qualquer outro movimento, há várias variáveis trabalhando em conjunto, como hspeed e vspeed, direction e speed. Por exemplo:
Código:
se a vspeed for qualquer valor positivo e a hspeed 0
{
vspeed= vspeed
hspeed = 0
direction = 90
speed = vspeed
}
Sendo assim, fazendo com o amigo falou, você pode alterar de acordo com o path sim. Eu testei aqui e funcionou perfeitamente.
Código:
image_angle = direction
Desde que a sprite esteja apontada para a direita, não tem problema com não funcionar. Qualquer coisa só é colocar +90 (apontada para 90 graus antes) e -90(apontada para 90 graus depois). Lembrando que a rotação tem valores naturais (0 até n) para a esquerda.
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Re: [Resolvido]IA de Carro

em Dom 07 Ago 2011, 19:37
É só usar o image_angle no step (a não ser que queira usar isso em outra ocasião). Ou seja, ele sempre vai estar virado na direção que ele esta.
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Re: [Resolvido]IA de Carro

em Dom 07 Ago 2011, 19:38
Mas como ele vai mudar para o direction do patch, é ai que eu quero chegar!
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Re: [Resolvido]IA de Carro

em Dom 07 Ago 2011, 19:40
O editor de paths não tem definição de direção, sendo assim a direção vai sempre ser a do objeto, de acordo com o ponto do path em que ele está, em relação ao anterior.
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Re: [Resolvido]IA de Carro

em Dom 07 Ago 2011, 19:42
e como faço para ele descubrir isso?
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Re: [Resolvido]IA de Carro

em Dom 07 Ago 2011, 19:50
ele não descobre, porque o step não é só da path, é de tudo. A path descobre automaticamente, não importa se tem path ou não, vai sempre (step) virar na direção que esta.
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Re: [Resolvido]IA de Carro

em Dom 07 Ago 2011, 19:51
e como faço para ele descubrir isso?
Mano, coloca a image_angle igual a direction e já é, não tem segredo. O que executa o path é o objeto, qualquer coisa definida em X e Y vai ser executada pelo objeto, o que tiver em sp(eed) também. O path é apenas um caminho(como o próprio nome diz) que irá guiar o objeto, ele não é autônomo. E como eu já disse, a direção é definida de acordo com o ponto atual em relação ao anterior; é digamos, relativa.

Falando em relatividade, há uma caixa de marcação lá em baixo no editor de paths, ela se chama "Relative". Se estiver marcada, o objeto irá se mover a partir do ponto em que está, enquanto se estiver desmarcada, irá para o exato ponto na room.
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Re: [Resolvido]IA de Carro

em Dom 07 Ago 2011, 20:54
lembrando que a sprite do carro tem que estar com a origem centralizada e girada para a direita, mais ou menos assim: ">"
pra que o giro seja exato.
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Re: [Resolvido]IA de Carro

em Seg 08 Ago 2011, 16:02
Consegui! Podem trancar este tópico, pf...
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