Glória e Mérito aos BRavos - GMBR [V1.3]

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Avaliando Re: Glória e Mérito aos BRavos - GMBR [V1.3]

Mensagem por MatheusReis em Ter 09 Ago 2011, 16:51

Como um 'colega' meu que também está num projeto de luta sabiamente decidiu: 'Se eu for fazer uma parte online para o jogo, será um executável à parte.' Mas a decisão do numero de players será bem mais livre.
Treinamento = fase com um saco de pacadas e 'po**ômetro', fácil.
A edição do modo de inclusão de chars facilitou MUITO mais a adição de sons externos e até mais. Power ups ainda é um caso a pensar. Verei a possibilidade.

MatheusReis

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Avaliando Re: Glória e Mérito aos BRavos - GMBR [V1.3]

Mensagem por Lauro em Ter 09 Ago 2011, 18:34

Se quiser posso ajudar com os sons e soundtracks.
Ps: põe por favor o protagonista do "The Writer" do WILLIAMMUSTAFFA

Lauro

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Avaliando Re: Glória e Mérito aos BRavos - GMBR [V1.3]

Mensagem por MatheusReis em Qua 10 Ago 2011, 23:33

Os sons eu não tenho dificuldade para encontrar/fazer, mas a ajuda com soundtrack eu aceito, mas tem que ser de decente qualidade e ser ORIGINAL, ou seja, uma soundtrack apenas desse jogo, feita para o jogo.
E o TheWriter tava na lista, mas preciso ampliar certos detalhes. Depois explico o que tenho em mente.
****EDIT****
Comecei a fazer a interface básica de batalha e concertar os bugs do char base.
Por favor perdoem o lamentável personagem que escolhi como base, mas é que a sequencia de sprites já estava à mão e eu precisava por o trabalho em dia. Mas é apenas para testes.
Espero que apreciem.

OBS: O contador de tempo não usará aquela fonte.

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Avaliando Re: Glória e Mérito aos BRavos - GMBR [V1.3]

Mensagem por Lucas 5293 em Qui 11 Ago 2011, 09:31

Mathaeuz, vai demorar muito para você publicar seu jogo?
Porque estou criando um jogo sobre um personagem que tem que fugir de seu cachorro, e só estará pronto dáqui a 1 mês, e quero muito que ele esteja no seu jogo.

Lucas 5293

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Avaliando Re: Glória e Mérito aos BRavos - GMBR [V1.3]

Mensagem por MatheusReis em Sex 12 Ago 2011, 22:27

Olha, tenho 2 motivos para não dar uma data para o termino do jogo:

1- Apesar de eu ter fixado esse projeto, ou seja, 'me compromissado' com ele, nem sempre tenho tempo disponível para ele.
2- Conforme o jogo progride novos 'desafios' surgem, além da sempre crescente lista de afazeres dele.

Mas se animem, pois a parte mais demorada será spritear apenas, pois a programação já vai estar simplificada graças ao char base. Enfim, tudo que posso fazer é dar uma 'luz ou outra' aos poucos.
****EDIT****
Um videodroga do teste do saco de pancada. Reduzi a tela para não travar meu pc travado.
http://dl.dropbox.com/u/29285576/GMBR%20vid%20tosco.avi
Não sei se vale realmente à pena em relação ao tamanho, mas a decisão é de vocês.
Depois eu tomo vergonha e chamo alguém pra luta comigo com um char original(quando eu o fizer ).
****EDIT2****
Nesse meio tempo estive meio quieto quanto ao projeto pois ainda estou planejando certas coisas antes de trabalhar. Alguns usuários chegaram a mim perguntando se eu tinha desistido, mas não há com o que se preocupar.
Atualmente a questão é qual será o melhor jeito de produzir as sprites. Estou levando consideração o tempo total para fazê-las, qualidade e facilidade.
Possibilidades:
-FlashMX(como fiz nos ultimos) - Animação suave, mas como não pretendo fazer os personagens em 5 partes novamente, a estrutura do corpo pode parecer esquisita no fim.
Eu também poderia fazer quadro a quadro, mas odeio desenhar no computador(o tablet não é uma substituição completa.
-MS Paint - Além de entrar no conceito do 'odeio desenhar no pc', acabaria envolvendo pixel art, o que requereria muita paciência e tempo, coisas que têm me faltado graças a outros compromissos. No entanto, os resultados seriam animadores.
-Desenhar no papel e Scannear- Uma das melhores ideias. Os desenhos sairiam rápido e com qualidade decente. Combinados com a mesa de luz improvisada que tenho, as animações também teriam potencial. O que me impede de o fazer é...minha falta de scanner ¬_¬...
Estou estudando a possibilidade de usar o scanner de terceiros, mas seria de certa forma um abuso pedir para meu amigo (que se propôs) scannear TODOS os muitos chars que pretendo fazer, por isso *ainda* estou estudando outras possibilidades.
O que acham?

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Avaliando Re: Glória e Mérito aos BRavos - GMBR [V1.3]

Mensagem por Lauro em Sex 12 Ago 2011, 22:35

Talvez scannear seria o melhor.
Ou pedir um spriter particular para o jogo, como Dan ou Sigiloso

Lauro

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Avaliando Re: Glória e Mérito aos BRavos - GMBR [V1.3]

Mensagem por MatheusReis em Sex 12 Ago 2011, 22:42

Seria uma solução, mas ainda quero desenhar todos os chars da primeira versão ;D

MatheusReis

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Mensagem por Lauro em Sex 12 Ago 2011, 22:43

Aí já é com sua vida pessoal, infelizmente não posso fazer nada =(

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Mensagem por Tiger em Sex 12 Ago 2011, 23:09

No scanner acho bem melhor mas o problema e ver como ela vai se movimentar na hora de animar, eu tava quase desenvolvendo algumas sprites no papel do projeto gamemaniac Fighter, tinha feito a sprite do Brazin do Joton com algumas sequencias de ataques e chutes. A vantagem de desenvolver no computador e que não necessita de escanear mas sim apenas esboçar e pintar.

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Mensagem por MatheusReis em Sex 12 Ago 2011, 23:20

Aí que entra a mesa de luz. Pondo um desenho sobre o outro na mesa de luz posso comparar e concertar os efeitos da animação. Eu já fiz isso antes, quando tinha scanner, eu só desenhava mal auehaueh ;D

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Mensagem por Tiger em Sex 12 Ago 2011, 23:39

Bom como tinha falando antes, que eu tinha desenvolvido a sprite do Brazin, aqui esta o esboço da animação que estava desenvolvendo, se for repara ele ta um pouco estranho já que eu não arrumei. Tem outro que não editei mas só pra ver como ficou o resultado que estava trabalhando no projeto.

Chutando


Socando

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Mensagem por MatheusReis em Sab 13 Ago 2011, 14:09

Eu lembro dessas animações, tenho elas salvas no PC.
Dentro da possibilidade de desenhar e scannear ainda existem 2 modos:
-Desenhar frame por frame.(maior perfeição nos frames)
-Desenhar partes e montar no paint. (evitando tremulação entre frames)
Estou fazendo os concept art dos chars que escolhi para montar. Em breve pretendo postar aqui.
****EDIT****
Ótimas noticias. Aboli o método de colisão grossamente feito e antigo. Agora ele é mais preciso e simples. Também comecei a programar meu primeiro char com sprites antigas, então o nosso conhecido SonicTard perdeu a vaga de char de testes o/.


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Mensagem por Dancity em Sab 13 Ago 2011, 15:06

Parabéns, seu jogo está cada vez melhor ;]
Aguardo mais notícias!
Sucesso!

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Mensagem por Joton em Sab 13 Ago 2011, 15:19

Tiger:
Bom como tinha falando antes, que eu tinha desenvolvido a sprite do Brazin, aqui esta o esboço da animação que estava desenvolvendo, se for repara ele ta um pouco estranho já que eu não arrumei. Tem outro que não editei mas só pra ver como ficou o resultado que estava trabalhando no projeto.

Chutando



Socando



Nossa que legal feliz2 felicidade você ter feito esses gif's do brazin, gostei dos efeitos de movimentação do chute e soco, fazer frames no papel deve ser extremamente difícil ressaca

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Avaliando Re: Glória e Mérito aos BRavos - GMBR [V1.3]

Mensagem por Klior em Sab 13 Ago 2011, 17:55

Realmente está ficando muito bom *.*
não vejo a hora de poder jogar

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Mensagem por MatheusReis em Sab 13 Ago 2011, 22:10

Não é fração do que está por vir. Ainda pretendo por mais efeitos de colisão/hit, contador de combo, e a barra de SP que está escondida ainda.
Acabei de fazer o sistema de habilidades compatível com outros efeitos e o novo sistema de dano:

MatheusReis

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Mensagem por Lauro em Sab 13 Ago 2011, 22:12

Mathaeuz escreveu:Não é fração do que está por vir. Ainda pretendo por mais efeitos de colisão/hit, contador de combo, e a barra de SP que está escondida ainda.
Acabei de fazer o sistema de habilidades compatível com outros efeitos e o novo sistema de dano:
LO Mathyuz com cara de Michael Myers???

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Mensagem por luiz_eldorado em Sab 13 Ago 2011, 22:18

Legal, só não entendi o sentido da "fala" do personagem...

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Mensagem por Lauro em Sab 13 Ago 2011, 22:19

luiz_eldorado escreveu:Legal, só não entendi o sentido da "fala" do personagem...
ele sabia que ia ser atacado, por isso gritou FFFUUUUU!!!

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Mensagem por Dancity em Dom 14 Ago 2011, 00:00

Mathaeuz escreveu:Não é fração do que está por vir. Ainda pretendo por mais efeitos de colisão/hit, contador de combo, e a barra de SP que está escondida ainda.
Acabei de fazer o sistema de habilidades compatível com outros efeitos e o novo sistema de dano:

UEHEUHEUHEU, cara ficou muito legal esse balão de fala com o FUUU. Parabéns.
Já to sem mais nada pra comentar, então repito que a cada atualização fica mais interessante. Vai dar um jogaço!

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Mensagem por MatheusReis em Dom 14 Ago 2011, 01:14

=D Espero que assim seja. Agora estou voltando aos ConceptArts.
Acho que escolhi os personagens, dos meus, que vou fazer(pelo menos os que eu pretendo tão na imagem):

Ainda vou filtrar para não sobrecarregar, mas a início é isso.
Alguma sugestão?

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Mensagem por Lauro em Seg 15 Ago 2011, 20:13

Tenho uma ideia bacana:
que tal se inserisse um story mode? Apenas para os principais, como Mirfo, Gobie, e Michael Myers?
E pra cada char (dos principais apenas) tivesse um chefão?
Ou apenas um, no caso o Fred Krugger ou Samara, visto que este possivelmente seja o jogo eleito como "melhor" da gmbr. (MVPC)

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Mensagem por hgb-games em Seg 15 Ago 2011, 21:16

bacana""!! Happy
Editado por LCS: -25% da tua barra por flood.
Leia as regras.

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Mensagem por MatheusReis em Qua 17 Ago 2011, 13:18

Enfim gente, não considerem isso um demo, mas é o que tem pronto até agora. GMBR.zip
Fiquem à vontade pra zuar as configurações do personagem.
O jogo ainda não tem IA, então apenas zoem com um saco de pancada qualquer.

Habilidades
Brisa: frente,baixo,trás, A
Fulgor: baixo,baixo,B,B
Outono: baixo,baixo,baixo,A

Bem, minha inspiração/animo é sempre instável, mas esse é o único jogo que eu pausei sem jogar pelos ares. Como meu animo para jogos de luta vai e vem, em pouco tempo devo trabalhar nele de novo.(Joton, não se preocupe, como já disse não é desistência, é pausa kkkkk).
Se tiver sugestões quanto à game play, fiquem à vontade.

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Mensagem por Lucas 5293 em Qua 17 Ago 2011, 13:31

Cara muito bom as musicas e a tela inicial, jogabilidade, tudo.
Só não gostei que nas opções tem para mudar os controles,
sem querer criquei uma tecla e daí eu não sabia qual era, e salvei e fiquei sem jogar.
Me ensina a fazer aquele carregamento de arquivos externos?

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Mensagem por MatheusReis em Qua 17 Ago 2011, 13:34

Não é necessário 'ensinar'. Apenas entenda as funções de abrir/ler/escrever e fechar arquivos txt.
file_text_open_write(caminho);
file_text_open_apend(caminho);
file_text_write_string(arquivo);
file_text_write_real(arquivo);
file_text_writeln(arquivo);
file_text_open_read(caminho);
file_text_read_string(arquivo);
file_text_read_real(arquivo);
file_text_readln(arquivo);
file_text_close(arquivo);

Além do execute_file(caminho)(acho que é isso)

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Mensagem por Lucas 5293 em Qua 17 Ago 2011, 13:36

Não isso eu sei,
mais tinha um monte arquivos com extensões estranhas;
.dat,.db,.chr

Ou foi você que criou esses arquivos por exemplo;
file_text_open_write("Thumbs.dp");

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Mensagem por MatheusReis em Qua 17 Ago 2011, 13:38

A extensão .db é coisa de arquivo de sistema do windows.
Os ".dat" e ".chr" eu usei pra diferencia os arquivos, mas é tudo txt.(do jeito que você postou mesmo)

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Mensagem por Lucas 5293 em Qua 17 Ago 2011, 13:40

Mathaeuz escreveu:A extensão .db é coisa de arquivo de sistema do windows.
Os ".dat" e ".chr" eu usei pra diferencia os arquivos, mas é tudo txt.(do jeito que você postou mesmo)
Hum interessante.
Sem querer ser chato mais só mais uma perguntinha:
Por que o windows criou o arquivo com a extensão .db?

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Mensagem por MatheusReis em Qua 17 Ago 2011, 13:40

Sinceramente? Não faço idéia.@_@
Um pequeno pulo no google pode resolver isso.

MatheusReis

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Avaliando Re: Glória e Mérito aos BRavos - GMBR [V1.3]

Mensagem por Lucas 5293 em Qua 17 Ago 2011, 13:43

A vantagem de carregar arquivos externos é que:
O carregamento do jogo fica mais rápido?

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Avaliando Re: Glória e Mérito aos BRavos - GMBR [V1.3]

Mensagem por MatheusReis em Qua 17 Ago 2011, 13:49

É mais para "prorrogar o carregamento". Note que quando o Mathayuz é adicionado dá uma pequena travada, no entanto, você não fica secando na tela de loading, você pensa 'ah, o jogo já carregou!' kkkkkkkk
E enquanto eu debugo o jogo eu posso alterar as configurações do char e depois recarregar, sem ter que fechar o jogo e abri-lo novamente.

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Mensagem por Lucas 5293 em Qua 17 Ago 2011, 13:53

Mathaeuz escreveu:É mais para "prorrogar o carregamento". Note que quando o Mathayuz é adicionado dá uma pequena travada, no entanto, você não fica secando na tela de loading, você pensa 'ah, o jogo já carregou!' kkkkkkkk
E enquanto eu debugo o jogo eu posso alterar as configurações do char e depois recarregar, sem ter que fechar o jogo e abri-lo novamente.
Sim eu percebi que dá uma travada
Vou começar a fazer isso nos meus jogos.

Para carregar não duvido muito que seja assim:

Obj_Mathayuz
Evento Step:
Código:
execute_file("execdata.dat")

Lucas 5293

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Mensagem por MatheusReis em Qua 17 Ago 2011, 13:55

É quase isso. XD
O execdata só é usado 1 vez.
A outra metade do carregamento tá no proprio exe.
O execdata é mais para adicionar sprites e criar objetos auxiliares pro char, como projéteis.

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Mensagem por Luiz A. Oliveira em Qua 17 Ago 2011, 14:47

Poxa manolos, não vou mais enviar meu personagem pela minha dificuldade em animar meus sprites :cry:
Vou criar uma faze então, mas oque são layers?

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Mensagem por MatheusReis em Qua 17 Ago 2011, 14:51

Layers são camadas. No caso, usaremos cada um em uma profundidade/velocidade para dar um efeito chamado 'paralax'(uma especie de 3dlização do fundo).

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Mensagem por Tiger em Qua 17 Ago 2011, 19:38

Pelo teste que eu joguei, achei bacana e também gostei do sistema de carregamento que se complementou no jogo antes de começar o jogo, a musicas estão perfeitas mas não sei se vai ser oficiais, e também nem sei mais o que dizer, mas que ta ficando bom.

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Mensagem por MatheusReis em Qua 17 Ago 2011, 21:02

Por incrível que pareça, o projeto atual trará avanços para o GMBR:
-As sprites e backgrounds que estou preparando servirão para ambos os jogos.
-Alguns dos inimigos terão uma IA adaptiva MUITO semelhante à usada em jogos de luta. Por consequência, essa mesma IA pode ser adaptada ao GMBR.

E o melhor!!! Se eu desistir de programar o outro projeto, não haverá grandes perdas apenas de tempo.

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Mensagem por Lukbebalduke em Sab 03 Set 2011, 16:42

Não entendi os requisitos para o cenario. Quanto deve ter de largura e altura do cenario ? A quanto do fim do cenario deve estar o chão (lugar)? Precisa mandar a sprite do chão ou pode colocar direto no fundo ?

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Mensagem por MatheusReis em Sab 03 Set 2011, 21:38

No minimo 640x480 a zona, com 2 a 5 camadas. A altura do chão vem do bom senso de cada um.

ex:
camada 3 (fundo) - céu
camada 2 (fundo) - montanhas
camada 1 - chão.


Última edição por Mathaeuz em Seg 05 Set 2011, 11:48, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Grotle em Seg 05 Set 2011, 00:17

Realmente muito bom o jogo, tomara que você se esforce e consiga terminar esse jogo, porque tem grandes chances de ser um dos melhores do fórum, ou quem sabe até um dos melhores jogos de luta feitos no Game Maker.
Eu fiquei empolgado com o projeto e estou fazendo um personagem, assim que terminar as animações eu mando pra você.

Aliás, uma pequena dúvida: é melhor enviar as animações como strip ou como .gif???

Boa sorte, e parbéns pelo trabalho e dedicação!!

Flws!!

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Mensagem por MatheusReis em Seg 05 Set 2011, 11:07

Boa pergunta, isso agora vai valer para todo char 'de fora':
Novo Regulamento escreveu:-As sprites do personagem podem ser enviadas na forma de .GIF, strip em .PNG, ou .GMSPR, dando preferência à ultima, pois ela nao so grava as sprites como também memoriza as configurações de collision mask e de centro.
-Todas as animações do personagem devem estar em 1 arquivo, exceto efeitos especiais e projéteis.(esses outros 2 tipos podem ter arquivos individuais)
-As sprites em do personagem em .GMSPR devem estar centralizadas 'no pé' do mesmo.
ex:
Nos outros casos o autor deverá indicar onde fica o 'centro'.
Não é algo para seguir à risca, mas vai me ajudar pra caramba se fizer.
Se possível, indicar os frames de inicio,fim e retorno das animações.
('inicio' frame onde a animação começa
'fim' frame onde a animação termina
'retorno' frame para onde a animação retorna quando ela termina)
E também especifique os especiais. Happy

***EDIT***

O entusiasmo é contagiante, eu diria. Graças à interferência indireta no meu ânimo por parte do nuclearpinpi, enviando 2 fases prontas, fiz o sistema de fases externas, que nem tinha começado. Já funciona perfeitamente!




Àqueles que estão fazendo zonas, se desejarem enviar uma BGM junto, sintam-se livres.

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Mensagem por Tiger em Seg 05 Set 2011, 13:47

Wow Surprised eu gostei desses cenarios, aquele do mel ficou dahora xD! Vou montar um também se possível mandar blz? Os cenários vão ter haver com os personagens participantes do jogo? Flw!

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Mensagem por Luca$ em Seg 05 Set 2011, 14:10

Mathaeuz,fiquei impressionado com o projeto!
O projeto está realmente bom.
Daqui a pouco vou tentar fazer uma fase.
Você já tem algum demo ou algo do tipo,pra ajente pelo menos testar o game?
Ou está precisando de algo para ajudar?eu estou de plantidao,se precisar chama,posso ser beta tester,programador,designer,ou oque você precisar.

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Mensagem por MatheusReis em Seg 05 Set 2011, 23:14

@Tiger A única limitação quanto ao tema do cenário é: que seja de um jogo original do fórum. A excessão NESSE CASO APENAS foi a do mel....
Eu gosto de mel... e de laranja... ele me atingiu no ponto fraco, tive que por no jogo kkkkkkkkk Ficou realmente bom.

@GMLucas O link pro download do que estava pronto semanas atrás tava perdido em um dos posts anteriores, vou por no primeiro post tambem.
DOWNLOAD
Essa ainda é a versão antiga.
Obrigado por oferecer ajuda, mas a contribuição de zonas/chars já é suficiente ;D

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Mensagem por Lukbebalduke em Ter 06 Set 2011, 09:52

Tive uma ideia vou fazer um rapido jogo com o cenario da colmeia !

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Mensagem por MatheusReis em Ter 06 Set 2011, 14:17

Sendo assim, tudo ficará 'dentro do regulamento'. Eu programei umas abelhas no background pra ficar mais movimentado hehe.
Também acabo de concluir a IA do jogo. Talvez ainda hoje eu poste o novo link para download. Decidi que agora músicas 'não originais' serão aceitas...
vi que não faz sentido limitar as musicas se os próprios jogos as vezes não usam musicas originais.
zonas escreveu:Colmeia (por Pinpi) / música: Caramelldansen (por Caramell)
Ruinas - The Rock (por Pinpi) / música: NewExpresso (por Prophecy)
Desert - Sbullers (por Grotle) / música: BGM24 - Desert (Ragnarok Online OST)
Estou arrumando uns pequenos bugs na IA e certas configurações do menu.

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Mensagem por Mr. Kaleb em Ter 06 Set 2011, 14:20

Só uma pergunta: como faz para dar o golpe especial? Teve uma vez que eu consegui, mas foi apertando trocentos botões de uma vez.
Bem legal o design das fases, parabéns.

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Avaliando Update - V1.2

Mensagem por MatheusReis em Ter 06 Set 2011, 15:16

Update completo. Os próximos passos serão terminar a gameplay básica, adicionar GFXs e SFXs de batalha e então fazer mais chars.

Download V1.2(mais recente)
ScreenShots da ultima versão:


Skills do Mathayuz:
Brisa(sequência de perfurações): tras,baixo,frente,A com mais de 1/3 do SP
Fulgor(investida em forma de raio): baixo,frente,B,B com mais de 1/2 do SP
30hitCombo(combo em cadeia): baixo,baixo,baixo,A com mais de 2/3 so SP

EDIT- O link de download tá indisponível. Em breve estará de volta.(Por volta das 16:00)
EDIT2 - Link Funcionando.
EDIT3 - Antes de rodar o jogo façam o seguinte:
Código:
Abram a pasta 'zonas/desert_sbullers_grotle' e renomeem 'Cúu' para 'Céu' e 'ChÒo' para 'Chão' nos pngs.
Na pasta 'zonas/ruins_therock_nuclear' renomeem 'Cão' pra 'Chão'.
Isso deve resolver. Essa troca de sinais é problema na hora de descompactar arquivos zip.


Última edição por Mathaeuz em Ter 06 Set 2011, 16:24, editado 2 vez(es)

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Mensagem por Lukbebalduke em Ter 06 Set 2011, 16:12

Fui jogar nas ruinas e...

ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object o_bgmanager:

Trying to draw non-existing background.

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