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carregando mapas como Java

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carregando mapas como Java

Mensagem por Jiraya em Sex 05 Ago 2011, 03:49

bom como alguns devem saber programas criados em linguagem nativa, não tem um "room editor" como o game maker.
já se perguntou como o mapa é carregado nos joguinhos do seu celular?
ou até mesmo em jogos para computador, principalmente rpgs.
em java não existe um editor de mapas embutido, ou seja, o próprio programador precisar criar ou usar um editor de mapas criado especialmente para ele, na maioria das vezes o resultado é o mesmo que o trabalho feito manualmente a diferença é a facilidade.
sem delongas, vim mostrar uma técnica muito usada por programadores de jogos, como java/html5/c++/c#/c/vb/ect
em fim é uma técnica muito flexivel, e praticamente qualquer linguagem de programação pode usar sem muitos problemas.
basicamente, você só passa a numero da tile num arquivo de texto e o programa lê aquilo como coordenada
ex:

como podem ver cada tile tem uma id
se eu fizer um arquivo de texto com o seguinte conteudo
-------------------------------
-----00000----00--------------
-----00000----00--------------
-------------------------------
o programa provavelmente vai carregara 2 montes de blocos verdes
ja se eu fizer o seguinte

---------------
-0000000-------
-0012100-------
-0012100-------
-0000000-------
---------------
terei o seguinte resultado


no começo pode parecer um pouco complicado, mas é algo que se pega com o tempo
eu só postei esse exemplo, para que vocês saibam como é carregar mapas em outras linguagens.
essa é a técnica mais usada, é claro, existem outras Happy.
caso queiram baixar o exemplo aqui esta o link
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http://dl.dropbox.com/u/34810606/Files/JsMapExample.zip
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Re: carregando mapas como Java

Mensagem por vinians em Sex 05 Ago 2011, 08:44

Parabéns amigão! Muita gente que só usa o GM não tem conhecimento disso. É verdade, quando usamos uma linguagem e não um maker, geralmente não temos 'Rooms' e esse jeito é uma ótima maneira de substituir as rooms do GM. Inclusive a mesma técnica pode ser usada para criar um mapa com 2 ou mais camadas, como por exemplo os tiles e os objetos vivos do jogos.
Flws!
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