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por Cerf Dom 26 Nov 2023, 12:01
Ae parceria ajudem por favor!
5 participantes
Página 1 de 1
Ae parceria ajudem por favor!
Tenho uma grande duvida sobre o sprite! Tenho todos os sprites ja feitos e com animaçõese todos os objetos, mas tem 3 coisas me encomodando! 1°: como eu faço a animação, que o sprite contém, se mexer apenas quando eu aperto o botão O sprite está se mexendo sozinho sem eu apertar o botão, e quando eu aperto ele para de se mexer!
Bem essa foi a primeira, segue a segunda: Como faço a room seguir 2 objetos
3°: como faço para um sprite só, atirar para os dois lados por exemplo: aperto left ai ele vira pra esquerda mas atira objetos para a direita e viro pra direita e atira objetos para a direita tbm! entenderam
Espero que tenham uma soluçao pra mim!! vlw parceria!! fiquem na paz!
FELIZ NATAL E ANO NOVO PRA VC'S
Bem essa foi a primeira, segue a segunda: Como faço a room seguir 2 objetos
3°: como faço para um sprite só, atirar para os dois lados por exemplo: aperto left ai ele vira pra esquerda mas atira objetos para a direita e viro pra direita e atira objetos para a direita tbm! entenderam
Espero que tenham uma soluçao pra mim!! vlw parceria!! fiquem na paz!
FELIZ NATAL E ANO NOVO PRA VC'S
Lord G.M.- Data de inscrição : 17/12/2008
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Re: Ae parceria ajudem por favor!
Primeira:
No evento create do objeto com tal sprite, coloque:
image_speed = 0;
No evento de apertar o botão:
image_speed = (quantidade q vc quer);
Segunda:
Especifique, por favor.
Terceira:
Suponhamos que vc tem o sprite virado para a direita.
No evento create:
direita = true;
No evento de apertar para a direita:
direita = true;
No evento de apertar para a esquerda:
direita = false;
No evento step:
if direita == true
{
image_xscale = 1;
}
else
{
image_xscale = -1;
}
//Assim, com só um sprite virado para a direita, vc pode fazer ele virado para os dois lados.
Agora, no evento de apertar para atirar (o botão que vc escolheu, como espaço):
if direita == true
{
tiro = instance_create(x, y, objeto_tiro)
tiro.hspeed = 5;
}
else
{
tiro = instance_create(x, y, objeto_tiro)
tiro.hspeed = -5;
}
//Para fazer isso, a origin do sprite deve estar no centro (pelo menos o x).
No evento create do objeto com tal sprite, coloque:
image_speed = 0;
No evento de apertar o botão:
image_speed = (quantidade q vc quer);
Segunda:
Especifique, por favor.
Terceira:
Suponhamos que vc tem o sprite virado para a direita.
No evento create:
direita = true;
No evento de apertar para a direita:
direita = true;
No evento de apertar para a esquerda:
direita = false;
No evento step:
if direita == true
{
image_xscale = 1;
}
else
{
image_xscale = -1;
}
//Assim, com só um sprite virado para a direita, vc pode fazer ele virado para os dois lados.
Agora, no evento de apertar para atirar (o botão que vc escolheu, como espaço):
if direita == true
{
tiro = instance_create(x, y, objeto_tiro)
tiro.hspeed = 5;
}
else
{
tiro = instance_create(x, y, objeto_tiro)
tiro.hspeed = -5;
}
//Para fazer isso, a origin do sprite deve estar no centro (pelo menos o x).
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
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Re: Ae parceria ajudem por favor!
segunda:
é bem simples!!!
sabe como fazer para a room seguir um objeto né?
então faça o seguinte...
abra a room na qual você quer que essa ação ocorra(da room seguir dois objetos)
va na aba VIEW selecione a opção Enable the use of View, em baixo desta opção a uns negócios escritos assim:
View 0
View 1
ETC...
selecione a primeira(a View 0)
em baixo disto tem um negócio escrito Visible when room starts, selecione esta opção
lá em baixo na categoria OBJECT FOLLOWING selecione o objeto desejado
Vá na categoria View in Room no W e no H coloque o tamanho que quiser...
e vá na categoria Port on Screen e no W e no H coloque o mesmo valor que você pos no anterior!
agora selecione o View 1 (na onde tem umonte de View o, etc...)
selecione o Visible when room starts
na categoria View in room no Y coloca o valor que voce pos no W e no H do View 0 e soma com mais 1
W e H desta categoria coloque do tamanho padrao que voce pos
Na categoria Port on Screen coloque o valor do Y igual o que voce colocou anteriormente... o W e o H do tamanho padrao
escolha o 2 objeto que tera a view e pronto... voce tem 2 views
acho que e isto... se nao deu certo ou voce nao entendeu ou nao era isto que voce queria poste aqui novamente
é bem simples!!!
sabe como fazer para a room seguir um objeto né?
então faça o seguinte...
abra a room na qual você quer que essa ação ocorra(da room seguir dois objetos)
va na aba VIEW selecione a opção Enable the use of View, em baixo desta opção a uns negócios escritos assim:
View 0
View 1
ETC...
selecione a primeira(a View 0)
em baixo disto tem um negócio escrito Visible when room starts, selecione esta opção
lá em baixo na categoria OBJECT FOLLOWING selecione o objeto desejado
Vá na categoria View in Room no W e no H coloque o tamanho que quiser...
e vá na categoria Port on Screen e no W e no H coloque o mesmo valor que você pos no anterior!
agora selecione o View 1 (na onde tem umonte de View o, etc...)
selecione o Visible when room starts
na categoria View in room no Y coloca o valor que voce pos no W e no H do View 0 e soma com mais 1
W e H desta categoria coloque do tamanho padrao que voce pos
Na categoria Port on Screen coloque o valor do Y igual o que voce colocou anteriormente... o W e o H do tamanho padrao
escolha o 2 objeto que tera a view e pronto... voce tem 2 views
acho que e isto... se nao deu certo ou voce nao entendeu ou nao era isto que voce queria poste aqui novamente
Re: Ae parceria ajudem por favor!
Igor KinGamer escreveu:Primeira:
No evento create do objeto com tal sprite, coloque:
image_speed = 0;
No evento de apertar o botão:
image_speed = (quantidade q vc quer);
Segunda:
Especifique, por favor.
Terceira:
Suponhamos que vc tem o sprite virado para a direita.
No evento create:
direita = true;
No evento de apertar para a direita:
direita = true;
No evento de apertar para a esquerda:
direita = false;
No evento step:
if direita == true
{
image_xscale = 1;
}
else
{
image_xscale = -1;
}
//Assim, com só um sprite virado para a direita, vc pode fazer ele virado para os dois lados.
Agora, no evento de apertar para atirar (o botão que vc escolheu, como espaço):
if direita == true
{
tiro = instance_create(x, y, objeto_tiro)
tiro.hspeed = 5;
}
else
{
tiro = instance_create(x, y, objeto_tiro)
tiro.hspeed = -5;
}
//Para fazer isso, a origin do sprite deve estar no centro (pelo menos o x).
Igor KinGamer, eu fiz isso só que agora, quando eu aperto espaço (para atirar) o tiro "nasce" em cima da cabeça dele!
ASSIM:
Ticky- Data de inscrição : 12/10/2008
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Re: Ae parceria ajudem por favor!
Isso porque a y-origin do sprite está em 0 (no editor de sprites). É só vc colocar mais para baixo (por exemplo, até ficar na mão dele (isso se o seu objeto tiver mão)).
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
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Re: Ae parceria ajudem por favor!
Para a dois usa simplesmente no step do objecto view_object[0]="objecto desejado"
por exemplo quando apanhares um cogumelo como no Mário ele fica noutro objecto que é ele grande e nesse objecto no step basta pores view_object[0]=mariogrande.
Espero ter explicado bem senão pergunta-me o que não percebeu
por exemplo quando apanhares um cogumelo como no Mário ele fica noutro objecto que é ele grande e nesse objecto no step basta pores view_object[0]=mariogrande.
Espero ter explicado bem senão pergunta-me o que não percebeu
gilomania3d- Data de inscrição : 10/06/2008
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- Construct 2
- C#
- Javascript
- RPG Maker
- C ou C++
Re: Ae parceria ajudem por favor!
Agora ele tá caindo! fica entrando no meio do bloco que uso para ser o chão!
Que lag.
Que lag.
Ticky- Data de inscrição : 12/10/2008
Reputação : 0
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Re: Ae parceria ajudem por favor!
vc ta falando do tiro?
explique melhor... e com quem vc ta falando...?
EDIT
cara e meio dificil de editar uma coisa so e dar lag(o jogo fica lento), mas acho em qualquer sircunstancia que voce quis dizer BUG(erro de jogo).
explique melhor... e com quem vc ta falando...?
EDIT
cara e meio dificil de editar uma coisa so e dar lag(o jogo fica lento), mas acho em qualquer sircunstancia que voce quis dizer BUG(erro de jogo).
Re: Ae parceria ajudem por favor!
xD
É, vou postar uma "ENGINE" do erro amanhã, por que tenho quem ir!
É, vou postar uma "ENGINE" do erro amanhã, por que tenho quem ir!
Ticky- Data de inscrição : 12/10/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 390
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Re: Ae parceria ajudem por favor!
Tablet escreveu:xD
É, vou postar uma "ENGINE" do erro amanhã, por que tenho quem ir!
BLZ posta lá que é melhor
FLW
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