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Mensagem por Lord G.M. Qua 17 Dez 2008, 17:45

Tenho uma grande duvida sobre o sprite! Tenho todos os sprites ja feitos e com animaçõese todos os objetos, mas tem 3 coisas me encomodando! 1°: como eu faço a animação, que o sprite contém, se mexer apenas quando eu aperto o botão Question O sprite está se mexendo sozinho sem eu apertar o botão, e quando eu aperto ele para de se mexer!
Bem essa foi a primeira, segue a segunda: Como faço a room seguir 2 objetos Question
3°: como faço para um sprite só, atirar para os dois lados Question por exemplo: aperto left ai ele vira pra esquerda mas atira objetos para a direita e viro pra direita e atira objetos para a direita tbm! entenderam

Espero que tenham uma soluçao pra mim!! vlw parceria!! fiquem na paz!

santa FELIZ NATAL E ANO NOVO PRA VC'S santa
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Mensagem por Igor KinGamer Qua 17 Dez 2008, 17:58

Primeira:

No evento create do objeto com tal sprite, coloque:

image_speed = 0;

No evento de apertar o botão:

image_speed = (quantidade q vc quer);

Segunda:

Especifique, por favor.


Terceira:

Suponhamos que vc tem o sprite virado para a direita.

No evento create:

direita = true;

No evento de apertar para a direita:

direita = true;

No evento de apertar para a esquerda:

direita = false;

No evento step:

if direita == true
{
image_xscale = 1;
}
else
{
image_xscale = -1;
}

//Assim, com só um sprite virado para a direita, vc pode fazer ele virado para os dois lados.

Agora, no evento de apertar para atirar (o botão que vc escolheu, como espaço):

if direita == true
{
tiro = instance_create(x, y, objeto_tiro)
tiro.hspeed = 5;
}
else
{
tiro = instance_create(x, y, objeto_tiro)
tiro.hspeed = -5;
}

//Para fazer isso, a origin do sprite deve estar no centro (pelo menos o x).
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Mensagem por Kevin Qua 17 Dez 2008, 18:15

segunda:

é bem simples!!!

sabe como fazer para a room seguir um objeto né?

então faça o seguinte...

abra a room na qual você quer que essa ação ocorra(da room seguir dois objetos)

va na aba VIEW selecione a opção Enable the use of View, em baixo desta opção a uns negócios escritos assim:

View 0
View 1
ETC...

selecione a primeira(a View 0)

em baixo disto tem um negócio escrito Visible when room starts, selecione esta opção

lá em baixo na categoria OBJECT FOLLOWING selecione o objeto desejado Happy

Vá na categoria View in Room no W e no H coloque o tamanho que quiser...

e vá na categoria Port on Screen e no W e no H coloque o mesmo valor que você pos no anterior!

agora selecione o View 1 (na onde tem umonte de View o, etc...)

selecione o Visible when room starts

na categoria View in room no Y coloca o valor que voce pos no W e no H do View 0 e soma com mais 1

W e H desta categoria coloque do tamanho padrao que voce pos

Na categoria Port on Screen coloque o valor do Y igual o que voce colocou anteriormente... o W e o H do tamanho padrao

escolha o 2 objeto que tera a view e pronto... voce tem 2 views

acho que e isto... se nao deu certo ou voce nao entendeu ou nao era isto que voce queria poste aqui novamente
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Mensagem por Ticky Qua 17 Dez 2008, 18:33

Igor KinGamer escreveu:Primeira:

No evento create do objeto com tal sprite, coloque:

image_speed = 0;

No evento de apertar o botão:

image_speed = (quantidade q vc quer);

Segunda:

Especifique, por favor.


Terceira:

Suponhamos que vc tem o sprite virado para a direita.

No evento create:

direita = true;

No evento de apertar para a direita:

direita = true;

No evento de apertar para a esquerda:

direita = false;

No evento step:

if direita == true
{
image_xscale = 1;
}
else
{
image_xscale = -1;
}

//Assim, com só um sprite virado para a direita, vc pode fazer ele virado para os dois lados.

Agora, no evento de apertar para atirar (o botão que vc escolheu, como espaço):

if direita == true
{
tiro = instance_create(x, y, objeto_tiro)
tiro.hspeed = 5;
}
else
{
tiro = instance_create(x, y, objeto_tiro)
tiro.hspeed = -5;
}

//Para fazer isso, a origin do sprite deve estar no centro (pelo menos o x).

Igor KinGamer, eu fiz isso só que agora, quando eu aperto espaço (para atirar) o tiro "nasce" em cima da cabeça dele!

ASSIM:

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Mensagem por Igor KinGamer Qua 17 Dez 2008, 18:35

Isso porque a y-origin do sprite está em 0 (no editor de sprites). É só vc colocar mais para baixo (por exemplo, até ficar na mão dele (isso se o seu objeto tiver mão)).
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Mensagem por gilomania3d Qua 17 Dez 2008, 20:51

Para a dois usa simplesmente no step do objecto view_object[0]="objecto desejado"

por exemplo quando apanhares um cogumelo como no Mário ele fica noutro objecto que é ele grande e nesse objecto no step basta pores view_object[0]=mariogrande.

Espero ter explicado bem senão pergunta-me o que não percebeu
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Mensagem por Ticky Qua 17 Dez 2008, 22:05

Agora ele tá caindo! fica entrando no meio do bloco que uso para ser o chão!
Que lag.
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Mensagem por Kevin Qua 17 Dez 2008, 22:12

vc ta falando do tiro?

explique melhor... e com quem vc ta falando...?

EDIT

cara e meio dificil de editar uma coisa so e dar lag(o jogo fica lento), mas acho em qualquer sircunstancia que voce quis dizer BUG(erro de jogo).
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Mensagem por Ticky Qua 17 Dez 2008, 23:02

xD
É, vou postar uma "ENGINE" do erro amanhã, por que tenho quem ir!
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Mensagem por Kevin Qui 18 Dez 2008, 14:58

Tablet escreveu:xD
É, vou postar uma "ENGINE" do erro amanhã, por que tenho quem ir!

BLZ Happy posta lá que é melhor Happy
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