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Mensagem por hgb-games Ter 02 Ago 2011, 18:19

1 - como fazer o nimigo ir atras do player?
2 - como passar de faze só depois de o player ter pego todas as boinhas?
3 - quando o player fizer a colisão com a bola o inimigo ficar com outro sprite por 6 segundos?

ajuda ai galera, agradeço.

EDIT:
na 3ª pergunta é pra transformar o inimigo em outro sprite não o player, mas isso gera da colisão do player com boliha.


Última edição por hgb-games em Ter 02 Ago 2011, 19:05, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Lauro Ter 02 Ago 2011, 18:29

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Algumas perguntas: Empty Re: Algumas perguntas:

Mensagem por Livsk Ter 02 Ago 2011, 18:31

1- Acho que é isso:

if player.x<x //E se o X do player for menor que o X do inimigo...
{
hspeed=-2 //A velocidade horizontal é de -2
}
else //Se o X do player for maior...
{
hspeed=2 //A velocidade horizontal é de 2
}

2- Essa tem um código mais resumido, mas n lembro qual é, minha sugestão é colocar na colisão do player com a boinhas global.boinhas+=1 no create do player global.boinhas=0 e tu calcula todas as boinha que tu colocou no quarto e bota no step do player
if global.boinhas=10 ///qualquer valor
{
room_goto_next()// ou pode mudar para outra coisa.
}

3- Faz um evento de colisão com a bola (o player) e coloca isso no code
sprite_index=coloca o nome do sprite diferente;
alarm[0]=30/// pode mudar o valor é o de steps 30 steps = 1 segundo
/// lembra ke lá encima da aba do negocio de por o código vai ter algo escrito self, other, tu coloca a ultima opção e seleciona o objeto inimigo.

e coloca no alarm 0 do inimigo sprite_index=sprite_normal;

espero ter ajudado flw!
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Algumas perguntas: Empty Re: Algumas perguntas:

Mensagem por Super Games Ter 02 Ago 2011, 18:45

Primeira pergunta:
De qual forma quer?Se for em um jogo básico ao estilo Top-Down, coloque este código no Step do inimigo a função da aba Move, Step Towards(A Penúltima lá em baixo), logo em seguida configure para o inimigo seguir o personagem, exemplo:
x:objeto do jogador.x
y:objeto do jogador.y
speed:velocidade que o inimigo seguirá o jogador
relative:se será relativo a ação

Segunda pergunta:
Crie uma variável que determine o número de boinhas(Não é bolinhas não?), faça que quando o jogador pegar uma boinhas diminua 1 de valor da variável, e no final, no Step coloque um código que faça que quando pegar todas as boinhas de tal fase, mudar de fase. Exemplo:
Código:
if boinhas=0
{
room_goto_next()
}

Terceira pergunta:
Agora não posso responder, mas recomendo que leia as outras respostas.


Última edição por Super Games em Ter 02 Ago 2011, 18:54, editado 1 vez(es)
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Algumas perguntas: Empty Re: Algumas perguntas:

Mensagem por JV Justino Ter 02 Ago 2011, 18:54

Segunda Pergunta:
Para checar quantos objetos estão na room, usa-se a função instance_number. Para saber se não há nenhum objeto restante na room, é só colocar:
Código:
if(instance_number(obj_bolinhas)=0)
room_goto_next();

Terceira Pergunta:
No evento de colisão com a bola, coloque:
Código:
sprite_index=sprite_tal;
alarm[0]=180;
Por que o alarme foi disparado em 180? Pois 30 steps são um segundo, portanto 30 * 6 = 180.

E no evento Alarm 0 coloque o código para alterar para a sprite desejada.

Espero ter ajudado!
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Algumas perguntas: Empty Re: Algumas perguntas:

Mensagem por victor_aco Ter 02 Ago 2011, 19:30

Bom cara dei uma olhada no faq e achei as respostas, da proxima vez use a pesquisa ok?
Entre no link: https://gmbr.forumeiros.com/t9026-faq-perguntas-frequentes-leia-antes-de-postar-sua-duvida

1 - Item 17 do FAQ
2 - Item 11 do FAQ
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