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Para que serve esses CMD?

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Para que serve esses CMD? Empty Para que serve esses CMD?

Mensagem por Riivas Dom 31 Jul 2011, 04:08

Código:
//randomly will create an enemy minus your level that way when you're
//stronger more enemies will spawn more rapidly
if floor(random(250-global.level))=0
{instance_create(random(room_width),room_height+16,Enemy1)
if global.level>5
instance_create(random(room_width),room_height+16,Enemy2)
}
if floor(random(250-global.level))=0
{instance_create(-16,random(room_height),Enemy1)
if global.level>5
instance_create(-16,random(room_height),Enemy2)
}
if floor(random(250-global.level))=0
{instance_create(room_width+16,random(room_height),Enemy1)
if global.level>5
instance_create(room_width+16,random(room_height),Enemy2)
}

Gostaria de saber como usar esses cmd e pra que serve?
Me expliquem detalhadamente pois sou newba nisso
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Mensagem por Igor KinGamer Dom 31 Jul 2011, 08:05

A tradução dos comentários que estão no início dos códigos é essa:
Criará aleatoriamente um inimigo menos seu nível. Desta forma, quando você for mais forte, mais inimigos aparecerão mais rapidamente.
A primeira prase não faz muito sentido, mas o resumo do que os códigos fazem é a segunda frase.
Se você for usar esses códigos em algum jogo, por favor, entenda antes como eles funcionam. Se não conseguir entender sozinho, fala aí que eu explico.
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Mensagem por Riivas Dom 31 Jul 2011, 17:52

Igor KinGamer escreveu:A tradução dos comentários que estão no início dos códigos é essa:
Criará aleatoriamente um inimigo menos seu nível. Desta forma, quando você for mais forte, mais inimigos aparecerão mais rapidamente.
A primeira prase não faz muito sentido, mas o resumo do que os códigos fazem é a segunda frase.
Se você for usar esses códigos em algum jogo, por favor, entenda antes como eles funcionam. Se não conseguir entender sozinho, fala aí que eu explico.

Manolinho eles servem para aumentar a qtde e o tempo que os inimigos aparecem.
Mas eu não sei usa-lo. Uma vez modifiquei radicalmente os numeros e fico uma coisa impossivel de jogar pq lotava 500 boneco em vc Very Happy

Me explique como eu uso por favor :X
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Mensagem por lucasgmaker Seg 01 Ago 2011, 12:26

É o seguinte, exemplo:

Um jogo de plataforma, o player pega o item força e aparece mais um inimigo, ou seja, enquanto mais forte for o o player, mais inimigos serão criados.
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Mensagem por Riivas Seg 01 Ago 2011, 14:33

lucasgmaker escreveu:É o seguinte, exemplo:

Um jogo de plataforma, o player pega o item força e aparece mais um inimigo, ou seja, enquanto mais forte for o o player, mais inimigos serão criados.

Ok isso eu entendi sozinho mas oque ta me deixando encabulado é que o numero de inimigos mesmo em forte pra caramba é baixo,por isso eu queria saber mecher neste código que eu postei.

Gostaria de por mais inimigos.

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Mensagem por Igor KinGamer Seg 01 Ago 2011, 16:02

O melhor é que você entenda esses códigos e então faça os seus próprios, de acordo com o seu jogo.

Uma explicação das funções usadas nesses códigos:
random(x) - retorna um número aleatório com duas casas decimais maior ou igual a zero e menor que x.
floor(x) - retorna x arredondado para baixo (o maior número inteiro menor que x).

Transformando os códigos em pseudo-códigos:

se um número aleatório entre 0 e (250-nível) for igual a 0
{
cria inimigo Enemy1 embaixo da room numa posição horizontal aleatória
se o nível for maior que 5
cria mais um inimigo, dessa vez o Enemy2
}
se um número aleatório entre 0 e (250-nível) for igual a 0
{
cria inimigo Enemy1 à esquerda da room numa posição vertical aleatória
se o nível for maior que 5
cria mais um inimigo, dessa vez o Enemy2
}
se um número aleatório entre 0 e (250-nível) for igual a 0
{
cria inimigo Enemy1 à direita da room numa posição vertical aleatória
se o nível for maior que 5
cria mais um inimigo, dessa vez o Enemy2
}

Observe que quanto maior for o nível, maiores são as chances de floor(random(250-nível)) ser igual a 0. Se, por exemplo, o nível fosse igual a 249, isso seria floor(random(1)). Como random de 1 é um número entre 0 e 1, ao ser arredondado, sempre daria 0, e então, todo step seriam criadas instâncias do Enemy1, e se o nível fosse maior que 5, do Enemy2 também.
Você tem que substituir o 250 conforme a sua necessidade, dependendo da quantidade de inimigos que devem vir e de até que nível pode-se chegar.
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Mensagem por Riivas Seg 01 Ago 2011, 16:07

Igor KinGamer escreveu:O melhor é que você entenda esses códigos e então faça os seus próprios, de acordo com o seu jogo.

Uma explicação das funções usadas nesses códigos:
random(x) - retorna um número aleatório com duas casas decimais maior ou igual a zero e menor que x.
floor(x) - retorna x arredondado para baixo (o maior número inteiro menor que x).

Transformando os códigos em pseudo-códigos:

se um número aleatório entre 0 e (250-nível) for igual a 0
{
cria inimigo Enemy1 embaixo da room numa posição horizontal aleatória
se o nível for maior que 5
cria mais um inimigo, dessa vez o Enemy2
}
se um número aleatório entre 0 e (250-nível) for igual a 0
{
cria inimigo Enemy1 à esquerda da room numa posição vertical aleatória
se o nível for maior que 5
cria mais um inimigo, dessa vez o Enemy2
}
se um número aleatório entre 0 e (250-nível) for igual a 0
{
cria inimigo Enemy1 à direita da room numa posição vertical aleatória
se o nível for maior que 5
cria mais um inimigo, dessa vez o Enemy2
}

Observe que quanto maior for o nível, maiores são as chances de floor(random(250-nível)) ser igual a 0. Se, por exemplo, o nível fosse igual a 249, isso seria floor(random(1)). Como random de 1 é um número entre 0 e 1, ao ser arredondado, sempre daria 0, e então, todo step seriam criadas instâncias do Enemy1, e se o nível fosse maior que 5, do Enemy2 também.
Você tem que substituir o 250 conforme a sua necessidade, dependendo da quantidade de inimigos que devem vir e de até que nível pode-se chegar.

Muito bem explicado,chegando eu casa eu tento Very Happy

@off Trampo chato silent
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Mensagem por Igor KinGamer Seg 01 Ago 2011, 16:12

Como eu disse no início do post, mais vale que você entenda a ideia e então comece os seus próprios códigos do 0, até porque você sabe quais são os inimigos que há no seu jogo, quando e em quantos eles devem aparecer, se a partir de determinado nível os inimigos mais fáceis não devem mais vir, etc.
Assim também é com toda engine que você for pegar para implementar num jogo seu. Você deve entender como funciona para adaptar para o seu jogo.
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Mensagem por Riivas Seg 01 Ago 2011, 16:53

Igor KinGamer escreveu:Como eu disse no início do post, mais vale que você entenda a ideia e então comece os seus próprios códigos do 0, até porque você sabe quais são os inimigos que há no seu jogo, quando e em quantos eles devem aparecer, se a partir de determinado nível os inimigos mais fáceis não devem mais vir, etc.
Assim também é com toda engine que você for pegar para implementar num jogo seu. Você deve entender como funciona para adaptar para o seu jogo.

uhum exatamente oque eu fiz. Essa engine eu encontrei na net e não consegui entender esse código , e como sou ruim no GM ainda apelei pra ajuda de vcs.

Very Happy
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