Quem veio do RPG Maker?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quem veio do RPG Maker?

Mensagem por Henrique-HB em Sex 29 Jul 2011, 23:59

Eu estava pensando nos últimos dias, a maior parte dos grandes nomes do game maker que conheço, não começaram por ele.

O que realmente me deixou interessado no assunto, é que os principais vieram do RPG Maker, como o FZ e até, se estiver enganado me corrija, o Sigiloso. Isso pode nos levar a repensar se essa experiência em outra área não é útil para o resultado geral de nossos projetos.

A comunidade de RPGMaker brasileira é muito mais evoluída que a de Game Maker, mas isso por que também é muito mais velha. Para quem não sabe, o GM no Brasil começou dentro de uma comunidade de RPGMaker, em 2004, ainda na Maker Universe(MU), e a primeira safra de usuários¹ era quase toda composta por ex-usuários de RPG Maker, como é o meu caso.

O ponto importante que quero chegar, é que parece que os usuários que já tiveram experiências com outras ferramentas (nesse caso o RPG Maker) antes do GM, se preocupam mais com certos detalhes que causam um melhor resultado no geral em seus jogos.

Eu lembro que na minha época de RM, fazer um projeto já era desde o começo uma questão de planejamento, pois era obvio que não seria algo possível de concluir em uma semana, ao iniciar o projeto já pensava mais a longo prazo. Agora eu vejo alguns usuários aqui que começam o seu projeto em um dia e já querem lançar no outro, resultando em algo sem nenhum acabamento ou revisão.

Outra coisa interessante, é que o pessoal do RM sempre se preocupou muito na forma como seriam apresentados seus jogos a comunidade. Tópicos bem formatados, imagens de sobra, informações detalhadas de tudo que o projeto possui, enquanto vejo alguns casos em que os usuários se limitam apenas a colocar as informações obrigatórias da seção no fórum.

Será que não seria bom pensar em uma forma de intercambio? Fazer com que os usuários que começam logo no GM entendam como funciona uma cena que já evolui mais durante os anos.

Agora digam ai, quem mais é dinossauro e também veio do RM há alguns anos?
-=-=-=-=-=
¹ - Estou desconsiderando os brazucas na GMC e o Ribamar.


Última edição por Henrique-HB em Sab 30 Jul 2011, 00:04, editado 1 vez(es) (Razão : "Resultam em um resultado". eu TINHA que arrumar isso -.-)

Henrique-HB

Número de Mensagens : 114
Data de inscrição : 23/06/2008
Reputação : 6
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem veio do RPG Maker?

Mensagem por Tiger em Sab 30 Jul 2011, 00:21

Bom eu não sou dessa época, ma eu já mexi por curiosidade o rpg maker, mas o mesmo nunca criei um jogo, somente o game maker que tive mais afinidade, já estou 3 anos no forum, não me considero antigo já que tem muitos membros bem mais antigo e experientes, e desde que eu conheci aqui nunca fui de desenvolver e logo postar o jogo, sou muito perfeiccionista que enquanto não tiver bom o gráfico e a programação, eu refaço tudo de novo ate chegar no resultado desejado.


Última edição por Tiger em Sab 30 Jul 2011, 00:34, editado 1 vez(es)

Tiger

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 852
Idade : 23
Data de inscrição : 26/09/2009
Notas recebidas : D+C+A
Reputação : 8
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 2

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem veio do RPG Maker?

Mensagem por victor_aco em Sab 30 Jul 2011, 00:29

Eu também já mexi com o RPG Maker, mas nunca entrei em nenhum fórum. O único fórum de desenvolvimento de jogos que frequentei antes daqui foi a BRMaker que inclusive suspeito que você era Adm.
Também sou um pouco perfeccionista, talvez seja por isso que nunca tenha publicado um jogo completo meu (ou por incopetencia xD).

victor_aco

Número de Mensagens : 666
Idade : 20
Data de inscrição : 25/03/2010
Reputação : 2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem veio do RPG Maker?

Mensagem por viniciusav em Sab 30 Jul 2011, 02:05

Já utilizei o RPG Maker algumas vezes a bastante tempo atrás, rs... Smile
Nunca conclui um projeto nele e nem participei de algum fórum destinado a essa ferramenta, apenas o conheci por um colega de escola da época em que eu estava no 1º/2º/3º ano do ensino médio (chamado também de Colegial). Gostei bastante, só não tinha muita paciência para aprender a mexer, apesar de que ele me deu uma base legal para o Game Maker.
E por conscidência esse mesmo colega me informou da existência do GM, e pesquisei a respeito dele e o baixei no site Super Downloads (Que direcionou para YoYo Games).
Instalei e o deixei de lado, =/ rs...
Mas não fiquei por aí, tentei encontrar explicações a respeito e encontrei a GMBR. Não me cadastrei, apenas visitava todos os dias e lia post por post.
Hoje, já cadastrado a um bom tempinho, e iniciando o 3º período de Ciências da Computação rs... Smile tenho um conhecimento razoável no GM e tenho conseguido produzir alguns sistemas que utilizarei num "super projeto" que trabalho a aproximadamente 2 anos e 6 meses.
Por falar nele, será um jogo de pokémon com todos os pokémons (atualmente 649) e regiões existentes, onde o jogador terá a opção de jogar offline - single player / offline - multiplayer / online - multiplayer.
Acredito que usuários menos experientes (como eu rs... Smile ), devam mexer no RM para ganhar uma base boa, como por exemplo a organização de um projeto, a criação de um enredo ou uma história, (principais focos que devemos ter tanto no RPG Maker como no Game Maker) e outros pontos que no momento não me recordo.

Grande Abraço

Viniciusav

viniciusav

Número de Mensagens : 131
Data de inscrição : 10/08/2010
Reputação : 3
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem veio do RPG Maker?

Mensagem por Livsk em Sab 30 Jul 2011, 08:44

Minha primeira ferramenta foi o RPGMaker, eu lembro de pesquisar no google programas para fazer jogos, foi +/- assim que descobri ela. Depois de um tempo, descobri o GM, mas por não frequentar fóruns nem ter o hábito de pesquisar, além de ser ingles, também larguei sem fazer nenhum jogo.

O RPG Maker VX (o portugues) ajuda bastante a desenvolver uma história, pois se tratando de um RPG, o jogo deve ser feito totalmente baseado nela.

Também concordo com o viniciusav, acho que mesmo que já saiba mexer no Gm é sempre bom procurar outros meios de fazer games, e existem muitos fóruns para essa essa plataforma, pois acho que é bem antigo.

flw



Livsk

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 364
Idade : 19
Data de inscrição : 02/06/2011
Notas recebidas : C + C + D + D + D + D + B + B + A + C + B
Reputação : 13
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem veio do RPG Maker?

Mensagem por Lukbebalduke em Sab 30 Jul 2011, 09:19

Eu tentei baixar o RPG maker antes do GM, só que algo deu errado, ai meu amigo me apresentou o GM. Começar por uma ferramenta mais facil não deve ser tão facil, por exemplo eu não quero mais largar o GM, assim como eu acho que muitos que estão no RPG Maker não querem largar. Não está errado não o Sigi veio do RPG Maker mesmo.

Lukbebalduke

Ranking : Nota B
Número de Mensagens : 764
Data de inscrição : 06/07/2011
Notas recebidas : B - B - A - B
Reputação : 30
Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 2

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem veio do RPG Maker?

Mensagem por Markituh em Sab 30 Jul 2011, 09:49

Eu sou um dinossauro xD Antes de vir para o GM eu comecei a engatinhar no RPG Maker, frequentei (e ainda frequento, de vez em quando) vários fóruns, inclusive a extinta RPG Maker Brasil. Durante esse tempo, o que mais me impressionou foi a linguagem de script que o programa usa, Ruby, que por ser orientada a objetos por vezes é algo fácil de programar. Nunca criei nenhum jogo, apenas alguns projetinhos de teste, mas foi um começo para minha 'carreira' de desenvolvedor de jogos.

Então, o RPG Maker apenas dava suportes a RPG, apesar de ser possível criar jogos que fujam da temática, porém isso nos levaria a alterar toda a estrutura de script presente, o que levaria muito tempo(sem falar que eu não entendia nada de script nessa época). Foi aí que procurando, achei o Game Maker, uma ferramenta ótima a primeira vista. Quando usei pela primeira vez, achava algo difícil de compreender, como é de praxe; então abandonei-o. Tempos depois, me deu vontade de ir adiante, eu queria ser desenvolvedor de jogos, então tomei vergonha na cara e fui pesquisar no Google alguma comunidade de Game Maker: foi aí que achei este ótimo fórum que é a Game Maker Brasil Smile

___________

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

Markituh

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2183
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem veio do RPG Maker?

Mensagem por Mr.Brum em Sab 30 Jul 2011, 10:49

Eu também comecei pelo RPG Maker, é o que temos de melhor em divulgação para makers iniciantes hoje...
Todo lado que eu pesquisava, so dava ele... aí entrei na comunidade MRM, a qual frequento até hoje... E aí comecei a gostar de criar games...

Mr.Brum

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 913
Idade : 25
Data de inscrição : 28/04/2011
Notas recebidas : D + D + C + C + D + B
Reputação : 41
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 0

http://mrbrumgames.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem veio do RPG Maker?

Mensagem por peixoto em Sab 30 Jul 2011, 11:05

Eu comecei com game maker, fui para o rpg maker, depois 001 action rpg maker, depois para visual basic 2008 depois voltei para o game maker e nunca mais sai Smile

Esperimentei de tudo, mais sempre voltei ao game maker no final Razz

peixoto

Ranking : Nota D
Número de Mensagens : 911
Idade : 21
Data de inscrição : 14/02/2010
Notas recebidas : D
Reputação : 3
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem veio do RPG Maker?

Mensagem por ricaun em Sab 30 Jul 2011, 11:38

Ola galera...

Eu comecei no RPG Maker 2000... Faz tempão meu irmão me apresentou ele, depois nunca mais parei... Passei pelo RPG Maker 2003 e depois o inovador RPG Maker XP, que tinha como alterar totalmente o jogo, tinha uma linguagem de programação (acho que era Ruby). Também usei o RPG Maker VX, mas por pouco tempo.

Nunca terminei um jogo nem entrei em algum fórum, porem o tipo de jogo que eu queria fazer era de plataforma, pra fazer no RPG Maker era complicado...

Achei então o Game Maker e até hoje não fiz nenhum jogo... Acho que gosto só de programar... Hehe...

...

ricaun

Número de Mensagens : 169
Idade : 27
Data de inscrição : 23/09/2008
Reputação : 9
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem veio do RPG Maker?

Mensagem por Tedi Ripper em Sab 30 Jul 2011, 12:14

Oi.
quando pequeno, eu tinha o sonhode criar um jogo, mas n sabia como, e como eu sempre acessava o baixaki (todo dia), um belo dia eu descobri uma categoria que se chamava Cração de jogos lá Feliz , eu vi quando ainda, só tinha Game Maker, Rpg Maker e um outro lá ¬¬
ai eu baixei primeiro o Game Maker, mas eu BOIEI ¬¬, n intendia nada de programação, então prefiri o RPG Maker, baixei o XP, mais n gostei, ai descobri o Mundo RPG Maker, entrei lá e me viciei em RPG Maker Vx, então depois de muuuuiiiiiito tempo eu desisti de rpg maker e resolvi baixar o Game maker (e por muito tempo continuei boiando).
agora, depois de uns muitos anos que mecho com game maker, ja to mais acostumado, mas n sei de tudo ainda.
essa é minha historinha xD
flw galera

Tedi Ripper

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 765
Idade : 19
Data de inscrição : 21/11/2010
Notas recebidas : C
Reputação : 24
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem veio do RPG Maker?

Mensagem por Luan Maia em Sab 30 Jul 2011, 14:14

Eu comecei no RPG Maker 2000, por indicação de um amigo de escola, havia o 2003 mas não gostava muito dele, depois fui para o XP gostei muito dele, porém nunca conclui um único projeto em nenhuma das versões, depois parei com a parte de criação de jogos por um tempo, o que me fez aprender muito sobre hardwares e afins, quando estava na quinta série (ou sexto ano) eu conheci um amigo meu, que é meu amigo até hoje e acho que vamos fazer um jogo pra e-games juntos Happy, que me mostrou a engine do jogo Duke Nukem 3D, ela é muito simples e dá pra fazer excelentes jogos, mas quando estava terminando a sexta série (ou sétimo ano) eu comecei a parar de mexer com a engine do Duke, e fiquei um tempinho sem contato com programação, até que comecei a jogar GTA SA online, e descobri o nome da linguagem de programação usada na criação do Game Mode (que abreviado também é GM), a linguagem de programação Pawn, ela é muito parecida com a linguagem do GM, o Pawn me ajudou muito na lógica da programação, enquanto tinha alguns que participavam da comunidade que participava que não aprendiam nad, eu aprendi rapidamente com muitos estudos, do Pawn eu aprendi juntamente o básico de C++, e parei por um tempo depois de ter aprendido praticamente o avançado da linguagem.
Até que ano passado voltou a vontade de criar jogos, procurei por uma ferramenta, baixei duas, uma que tinha "3D" no nome (não me lembro qual era o nome) e o Game Maker, deixei o Game Maker parado no canto, quando lembrei na semana seguinte procurei por tutoriais do GM no google e a primeira coisa que achei foi a GMBR, como percebi que os usuários são bem receptivos e ativos me registrei nela, porém não me apresentei, li alguns tutoriais do reddragon e comecei a pegar o jeito, me aprensentei, vi que estava começando um concurso chamado Pac-Pac Come-Come e me registrei na primeira semana de uso do Game Maker. O meu jogo ficou com códigos enormes que podiam ser resumidos em uma linha, porem funcionavam, ficou com alguns bugs, é claro foi feito nas minhas 3 primeiras semanas de uso do GM, não usei nada de Drag and Drop (na verdade nem sei usá-lo até hoje rs) e fiquei em 4° lugar no concurso o que me incentivou a continuar com o GM.
Em setembro ou outubro do ano passado eu decidi parar um pouco com tudo sobre computador e experimentar muitas outras coisas, depois comecei a mexer novamente com computadores e comecei a aprender outras línguas. e no começo dessas férias resolvi voltar com GM depois de conversar com meu amigo, que me apresentou a engine do Duke, sobre criação de jogos. Então é isso! Happy
flw

Luan Maia

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 399
Idade : 20
Data de inscrição : 01/07/2010
Notas recebidas : D+C+C+D
Reputação : 2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

http://blogluanmaia.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem veio do RPG Maker?

Mensagem por Igor KinGamer em Sab 30 Jul 2011, 14:52

Henrique-HB escreveu:Isso pode nos levar a repensar se essa experiência em outra área não é útil para o resultado geral de nossos projetos.
Eu nunca mexi com o RPG maker (só com KNP, TGF, MMF, mas mal sabia como fazer jogos), mas, sendo um programa direcionado para fazer RPG's, já deve de início fazer as pessoas darem mais importância/atenção ao planejamento.
De fato, quem o usa deve estar uns tantos passos à frente de quem começa direto no GM.
Por exemplo, eu já tenho as bases para começar um jogo em C/C++, mas eu ainda quero continuar no GM por enquanto porque nele é bem mais fácil cuidar de toda essa parte de design. Melhor criar alguns jogos nele do que já ir pro C, fazer um jogo com uma engine maravilhosa, mas com uma cara horrível que assustaria quem o visse.

[OFF] "Resultam em um resultado", kkkkkk, bom que você fez questão de arrumar. XD

Igor KinGamer

Número de Mensagens : 890
Idade : 21
Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   :
   :
   :

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem veio do RPG Maker?

Mensagem por Fuzenrad em Sab 30 Jul 2011, 15:26

Henrique-HB escreveu:(...) é que parece que os usuários que já tiveram experiências com outras ferramentas (nesse caso o RPG Maker) antes do GM, se preocupam mais com certos detalhes que causam um melhor resultado no geral em seus jogos. (...)
Eu penso um pouco diferente, o pessoal das antigas comunidades de gamedev, como BrMaker e GamingBrasil, ganharam uma bagagem boa de experiência por lá, tanto por já ter alguns padrões, formatação etc, e acabou virando costume, obviamente que não havia tantos programadores quanto hoje, na época o RPG Maker era um dos makers mais conhecidos, o GM era bem 'oculto' nesse mundo, então dificilmente você encontra hoje alguém que já começou com o GM, eu mesmo já tive contato com o GE e MMF, as que eu mais me identifiquei foi o RPGM e o GM.

Além disso, hoje em dia o GM tem muito mais divulgação do que antes, fora que os tempos também são diferentes, com a 'inclusão digital infantil' a quantidade de programadores 'novatos' que surge é enorme, e esses novos programadores chegam aqui praticamente 'crus', sem o que eu chamo de ECHA: Experiência, Conhecimento, Habilidade e Atitude.

Resumidamente, o que eu penso é que o pessoal antigo que veio do RM (ou qualquer outra ferramenta) tem mais bem mais experiência pelo fato de ter participado de outras comunidades.

Fuzenrad

Ranking : Nota A
Número de Mensagens : 1026
Idade : 26
Data de inscrição : 04/07/2010
Notas recebidas : A-A-A-A-B
Reputação : 41
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 1
   : 0
   : 1

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem veio do RPG Maker?

Mensagem por Darkrex94 em Sab 30 Jul 2011, 17:29

Bem eu costumava usar o Scirra Construct,mas não gostei da interface e também não entendia nada de programação,depois foi a fase MUGEN, logo após baixei os dois RPGs Maker (XP e Vx),depois descobri o Game Maker (que me permite uma maior variedade de gêneros para criar),mas sempre que quero criar um rpg continuo usando RPG Maker Razz

Darkrex94

Número de Mensagens : 55
Data de inscrição : 15/07/2011
Reputação : 0
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem veio do RPG Maker?

Mensagem por victor_aco em Sab 30 Jul 2011, 18:32

Pra ser mais especifico eu já "passei" por várias ferramentas de criação de jogos. Quando estava na sexta série (por volta de 2007) eu era doido pra criar um jogo mas tinha net discado e um pc um tanto quanto péssimo.
Primeiro instalei o RPG Maker que encontrei procurando no google (na escola porque em casa não dava pra baixar nada com discada), instalei e comecei a mexer mas quando começou a complicar eu já parei.
Fiz mais uma busca no google e achei o Engine 001 que eu estava até produzindo bem, mas eis que fui mostrar uma versão beta para meus amigos e a reação deles me desanimou.
Desolado fiquei um tempinho sem mexer mas depois decide criar os jogos mas queria algo 3D, então achei o Blender, onde só sabia fazer uma caminhonete.
Com a não aprovação dos meus pais que estavam achando eu um tanto quanto viciado e o meu ato de ignorar a produção e ficar jogando jogos online o tempo inteiro me fizeram afastar desta área por um pouco mais de um ano.
No fim de 2009 e inicio de 2010 me deu na telha criar um MMORPG online muito doido (influência dos jogos online que jogava e fota de ser um novato) foi ai que comecei a pesquisar no google e vim parar nas aulas do João Neto aqui na GMBR, mas não me cadastrei porque os tutos dele estavam incompletos e decepcionado procurei outro fórum.
Então achei a BrMaker onde comecei a mexer com o GM e me aventurar nos meus joguinhos bobos em drag and drop (nada muito exagerado).
Para minha infelicidade a BrMaker acabou e acabei me cadastrando aqui na GMBR.
Gostei muito daqui o pessoal me ajudava nas dúvidas e eu me empolgava ao ver os códigos cabulosos do usuários avançados então deixei de lado o pouco que sabia de Drag and Drop (hoje não sei nada) e comecei a ver as aulas do Alex FC e outros tutos, foi quando eu aprendi GML.
Atualmente to intercalando entre GM, Unity3D e desenvolvimento de softwares.
E, só pra constar, eu nunca concluí um jogo até hoje, aliás ja consegui 2, mas antes de mandar para os concursos consegui corromper os arquivos xD (CQ 008 e CF 01).

victor_aco

Número de Mensagens : 666
Idade : 20
Data de inscrição : 25/03/2010
Reputação : 2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0
   : 0
   : 0

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quem veio do RPG Maker?

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 05:41


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum