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[Resolvido]Sprite_add

em Qui 28 Jul 2011, 14:18
como utiliza a função sprite_add
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Re: [Resolvido]Sprite_add

em Qui 28 Jul 2011, 14:24
sprite_add(fname,imgnumb,removeback,smooth,xorig,yorig)

Adiciona uma sprite a partir de um arquivo de imagem externo. O nome do arquivo deve estar entre aspas e com a extensão no final. Em imgnumb você coloca a sub-imagem que deverá ser carregada. removeback define se a cor de fundo deverá ser removida. Smooth arredonda as bordas do desenho, e xorig e yorig definem o ponto de origem da sprite.


Esta função cria uma sprite a partir de um arquivo de imagem externo. Deve estar seguida de uma variável, para retornar sua ID. Exemplo:
Código:
NovaSprite=sprite_add("Nova Sprite.png",0,0,...)

Qualquer dúvida é só perguntar.
flw
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Re: [Resolvido]Sprite_add

em Qui 28 Jul 2011, 14:26
desculpa mas não entendi como utiliza a função
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Re: [Resolvido]Sprite_add

em Qui 28 Jul 2011, 14:31
Esta função irá criar uma nova sprite, a partir de um arquivo de imagem fora do jogo. Ela retornará seu valor para uma variável, que será usada para alterar sprites de objetos e em outras ocasiões comuns.

Exemplo de uso:
Código:
Nova=sprite_add("Nova Imagem.png",0,0,0,32,32);
sprite_index=Nova;

Estas explicações foram as mais básicas o possível. Se tiver mais alguma dúvida, diga o que não entendeu, e não simplesmente "não entendi como funciona a função".
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Re: [Resolvido]Sprite_add

em Qui 28 Jul 2011, 14:43
tipo eu não entendi como que dessas sprite vai ficar no objeto
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Re: [Resolvido]Sprite_add

em Qui 28 Jul 2011, 14:45
--\'

Como eu já expliquei, a nova sprite será guardada na variável que segue a função. No exemplo anterior, seria a variável Nova. Para definir que essa será a sprite do objeto, é só colocar seu valor na variável sprite_index, ou seja:
Código:
sprite_index=Nova
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Re: [Resolvido]Sprite_add

em Qui 28 Jul 2011, 14:47
vou testar ja falo se resolveu sim ou n


Última edição por tecnologiaesites em Qui 28 Jul 2011, 14:56, editado 2 vez(es)
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Re: [Resolvido]Sprite_add

em Qui 28 Jul 2011, 14:55
Esta função não deve ser usada no step, pois seriam criadas novas sprites a cada Step, e isso deixaria o jogo lento, até travar.

Se for usar no step, deve ser seguida de uma condição que evite este "loop"
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Re: [Resolvido]Sprite_add

em Qui 28 Jul 2011, 14:56
não deu certo coloquei esse codigo
Código:
sprite_player=sprite_add("nave.gmspr",0,0,0,32,32);
sprite_index=sprite_player
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Re: [Resolvido]Sprite_add

em Qui 28 Jul 2011, 14:59
Para carregar sprites no formato gmspr, deve ser usada outra função: sprite_add_sprite

Ela funciona assim:
Código:
sprite_add_sprite(fname)
Ela possui poucos argumentos, pois os arquivos gmspr são salvos já configurados.


Para saber mais sobre criação de sprites por códigos, veja meu tutorial que explica isso detalhadamente:
Sprites - Funções e Variáveis
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Re: [Resolvido]Sprite_add

em Qui 28 Jul 2011, 15:04
mas tipo estou utilizando akela gfx la do jiraya so que eu coloquei esse codigo deu certo so que eu coloco para deletar o arquivo apos esse codigo e da erro por que
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Re: [Resolvido]Sprite_add

em Qui 28 Jul 2011, 15:08
Eu não entendi nada do que você disse.

Explique melhor suas dúvidas!
O que a gex do Jiraya tem haver com isso?
Qual arquivo você quer deletar?
Qual erro está dando?

--\'
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Re: [Resolvido]Sprite_add

em Qui 28 Jul 2011, 15:10
estou utilizando esse codigo
Código:
sprite_player=sprite_add_sprite("nave.gmspr");
sprite_index=sprite_player
file_delete("nave.gmspr");
que pela as explicação da gfx do jiraya é carrega a sprite e depois deleta para ninguem ver a sprite entendeu? so que da o erro que a sprite não mostra
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Re: [Resolvido]Sprite_add

em Qui 28 Jul 2011, 15:21
O arquivo de imagem está na mesma pasta que o .gmk?
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Re: [Resolvido]Sprite_add

em Qui 28 Jul 2011, 15:23
sim
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Re: [Resolvido]Sprite_add

em Qui 28 Jul 2011, 15:41
Tente criar a Executavel do game, e coloque o GMSPR na mesma pasta, abra o executavel e Deve está pegando ;)
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Re: [Resolvido]Sprite_add

em Qui 28 Jul 2011, 16:02
Isso não é flod?
investigador

Editado por LCS: Postar apenas para alertar os outros que é flood, leia as regras.
Alertado.

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Re: [Resolvido]Sprite_add

em Qui 28 Jul 2011, 16:20
@tuliocll8 escreveu:Isso não é flod?
investigador


vc está falando do meu post!?

Não eu não repeti nenhum coment e nem postei duas vezes seguidas !!?? Suspect


TOPIC :

eai, deu certo o que eu falei?
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Re: [Resolvido]Sprite_add

em Qui 28 Jul 2011, 17:18
obrigado a todos
mas eu ja tinha resolvido isso ja com o victor jão la era so outra duvida que tava mas podem trancar o topico
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