[resolvido]Como fazer com que o background mude a cada inicialização do jogo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resolvido [resolvido]Como fazer com que o background mude a cada inicialização do jogo?

Mensagem por Ritton em Qua 27 Jul 2011, 08:23

Olá pessoal da GMBR!Como eu havia dito, estou preparando um desafio para vocês e quero ver quem é capaz de finalizá-lo inteirinho, então, estou caprichando nas sprites e na interface e visual do jogo.Minha pergunta é o seguinte: Como faço para que o background mude após a inicialização do jogo?
Eu já vi que isso é possível em muitos jogos de vídeo game, pois quando iniciamos o jogo, o background do menu principal muda, ou seja, na primeira vez que fomos jogar era azul e quando fomos jogar pela segunda vez já era roxo.Como faço isso?É possível?Tem algum tópico no fórum que fala sobre isso e vocês poderiam me informar?

Abraços! ;)

Última edição por Ritton em Qua 27 Jul 2011, 09:42, editado 1 vez(es)

Ritton

Ranking : Nota C
Número de Mensagens : 673
Notas recebidas : C
Reputação : 2
Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Prêmios
   : 0

Resolvido Re: [resolvido]Como fazer com que o background mude a cada inicialização do jogo?

Mensagem por Markituh em Qua 27 Jul 2011, 09:27

Bom, é simples: Basta você escolher um background aleatório. A função random nos dá essa oportunidade - ela gera um número aleatório, porém as vezes fracionários, que podemos contornar coma função floor - ela arredonda o número para baixo até ficar um número inteiro. Vamos supor que você tenha 4 backgrounds:
Código:
var back;
back = floor(random(3))
if back == 0
{
background_index[numero_do_bg] = nome_do_background
}
if back == 1
{
}
if back == 2
{
}
if back == 3
{
}
background_index é uma variável que muda o background que pertence ao background X na room. Lembrando que o random gera um número entre 0 e o número que você indicou no argumento da função, no caso, 3. Então se você quiser escolher 4 backgrounds aleatórios, você tem que começar do 0 até o 3, já que a contagem começa do 0, e assim vai. Abraços!
Como faço isso?É possível?
Nada é impossível, apenas demanda uma questão de tempo e paciência, e é claro, experiência com o ambiente de trabalho(nesse caso o Game Maker).

"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje"

Links úteis:
Índice de Tutoriais
Manual online do GMS

Markituh

Ranking : Sem avaliações
Número de Mensagens : 2183
Reputação : 106
Prêmios

Resolvido Re: [resolvido]Como fazer com que o background mude a cada inicialização do jogo?

Mensagem por victor_aco em Qua 27 Jul 2011, 10:11

Dúvida resolvida
Tópico Trancado

victor_aco

Número de Mensagens : 666
Reputação : 2
Prêmios

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:01

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: