GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Ontem à(s) 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39

» Versionamento de código com GitHub
por GabrielXavier Seg 08 Jan 2024, 07:32

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por kolesovsup Sex 29 Dez 2023, 07:16


Fonte com sprites

2 participantes

Ir para baixo

Fonte com sprites Empty Fonte com sprites

Mensagem por FishyHatGuy Ter 26 Jul 2011, 16:52

Boa tarde meus caros desenvolvedores de jogos.
Eu desejo utilizar sprites para criar uma fonte personalizada para meu jogo, o problema que apesar de ter feito os códigos, não consigo atingir meu objetivo.

Estou utilizando o GM 8.1 Lite, uso apenas uma sprite com diversas subimagens para a fonte e já implementei o seguinte:

Objeto Texter:

Create:

Código:
global.Text = "";      // Texto a ser desenhado
global.Draw = false;    // Determina se o texto será desenhado ou não
global.Pos_x = 0;      // Posição X do texto
global.Pos_y = 0;      // Posição Y do texto

Draw:

Código:
if global.Draw == true{

    for (i=0; i<string_length(global.Text); i+=1){
   
        draw_sprite(Game_Font, ord(string_char_at(global.Text,i))-32, Pos_x, Pos_y);
        Pos_x += 8;
   
    }

}

/* Verifica a string global Text e desenha as letras de acordo com a própria string
ord(string_char_at(global.Text,i))-32 => Valor inteiro do char na tabela ASCII que
subtraído por 32 equivale à subimagem da sprite utilizada como fonte (image_index).
Pos_x é acrescido de 8 pois esse é o tamanho da fonte (8x8)*/

Um outro objeto executa o seguinte código que afesta este:

Código:
global.Text = "Press Any Key";
global.Draw = true;
global.Pos_x = 96;
global.Pos_y = 196;

Já agradeço qualquer ajuda desde já~ cheers
FishyHatGuy
FishyHatGuy

Data de inscrição : 30/04/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 18
Prêmios : Fonte com sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte com sprites Empty Re: Fonte com sprites

Mensagem por Carlos L. Ter 26 Jul 2011, 17:03

Não é necessário isso o game maker tem uma função que faz exatamente o que você quer, e só coloca-lá no create de algum objeto.
Código:

// Create
global.myFont = font_add_sprite(nomeFonte, primeiroCaracter, proporção, distancia);
// Draw
draw_set_font(global.myFont);
Pronto só isso resolve.
Carlos L.
Carlos L.

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 26/09/2010
Reputação : 8
Número de Mensagens : 271
Prêmios : Fonte com sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte com sprites Empty Re: Fonte com sprites

Mensagem por FishyHatGuy Ter 26 Jul 2011, 17:10

font_add_sprite é exclusivo do Pro, como falei, estou usando o GM 8.1 Lite.

Podem fechar o tópico, já resolvi o problema sozinho x]
FishyHatGuy
FishyHatGuy

Data de inscrição : 30/04/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 18
Prêmios : Fonte com sprites Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Fonte com sprites Empty Re: Fonte com sprites

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos